Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Helder 12/10/2013

Psicotico
Um dos livros mais sensacionais e mais psicóticos que já li.
Normalmente costumo dar uma passada na sinopse do livro ao fazer uma resenha, para que a pessoa que passar por aqui, possa saber de que se trata o livro, além de ler minha opinião. Porém desta vez não vou falar nada da sinopse deste livro para permitir a você que está lendo esta resenha que seja surpreendido como fui por esta leitura. E recomendo: Não leia mais nenhuma resenha sobre ele. Vá direto ao livro.
Vamos então tentar focar somente na minha opinião sobre Garota Exemplar.
Tinha lido poucas coisas sobre este livro e acreditava que era um livro de suspense, porém ao começar a ler achei que tinha me enganado, pois estava mais para uma comedia romântica de Hollywood : Amy, a fofa, ama seu marido, que é um canalha idiota, aparentemente porque perdeu seu emprego e ficou um cara amargo. Mas sabemos que no fim eles voltarão a se amar e viverão felizes para sempre. Certo??
Este talvez fosse o livro 1, e seguiria assim se fosse algo de Danielle Steel, Nicholas Sparks (Nesse caso algum deles morreria no final) ou Emily Giffin e muitos outros livros feitos especialmente para mulheres e que tem se multiplicado nas livrarias.
Mas ai chega o livro 2. E toda a “fofura Danielle Steel Nicholas Sparks” da autora desaparece e levamos uma enorme rasteira quando vemos o quanto fomos enganados. E ai só me resta aplaudir a capacidade desta autora, que até agora para mim era uma grande desconhecida e que a partir de agora me terá como fiel leitor.
É difícil imaginar o trabalho da autora para montar esta estória. Imagino uma sala com um quadro cheio de post it. Só assim é possível contar a mesma estória, por dois pontos de vistas tão diferentes. E nos fazer amar e odiar tanto os personagens, como se estivéssemos numa montanha russa.
E além de ser um quebra cabeça perfeito o seu texto ainda é ótimo e extremamente cínico

“Na noite anterior, insone e nervoso, eu entrara na internet e assistira a Hugh Grant no programa de Leno em 1995 se justificando com o país por ter estado com uma prostituta. Gaguejando, vacilando, se remexendo como se não coubesse em sua própria pele. Mas sem desculpas: “Acho que na vida você sabe o que é uma coisa boa a fazer e o que é uma coisa ruim, e eu fiz uma coisa ruim... E aí está.” Cacete, o cara era bom — ele parecia constrangido, nervoso, tão abalado que você sentia vontade de pegar na mão dele e dizer: Amigo, não é tão grave assim, não se torture por causa disso. Que era o efeito que eu queria. Vi o vídeo tantas vezes que corria o risco de usar um sotaque britânico.” (pag 737 da vs digital)

“Meus obrigados sempre saem com bastante dificuldade. Não costumo distribuí-los. As pessoas fazem o que devem fazer e depois esperam que você as encha de palavras de gratidão — são como empregados de iogurteria que esperam gorjeta.” (Pag 753 na vs digital que eu li).
“O calor era violento. Clima de mangas de camisa, era como minha mãe teria descrito, sempre mais preocupada com o conforto de seus filhos do que com o termômetro. Clima de mangas de camisa, clima de casaco, clima de sobretudo, clima de parca — o Ano em Agasalhos. Para mim este ano seria clima de algemas, depois possivelmente clima de macacão de penitenciária. Ou clima de terno de funeral, pois eu não planejava ir para a cadeia. Eu me mataria antes.” (pag 811 na vs digital que li).

E ai vem o livro 3. E então pensei: É crueldade demais. É falta de vergonha na cara demais. É psicopatia demais. De Emily Griffin pulamos para Stephen King ou pensando em cinema, saímos de Nora Ephron para Hitchcock.
E o livro fecha de uma maneira que me deixou sem folego e com muita raiva. E confesso que não gostei muito, pois no fim o mal triunfou. E não venha me dizer que a vida real é assim. Difícil de acreditar em relacionamento tão insalubre. Até ali eu dava 6 estrelas para o livro. Como não acredito que aquela convivência pudesse ser possível, vou ficar só na nota 5 mesmo.

A última frase de Nick para Amy é perfeita, mas o mesmo vale para ele.

Tenho pena de Nick, porque toda manhã ele tem que acordar e ser Nick.

Leiam, leiam, leiam!!!!
Renata CCS 15/10/2013minha estante
Nossa Helder! Depois desta resenha, como não ler?

Lucia.Ferreira 20/05/2020minha estante
Esse livro é perfeito. A Amy é a vilã que mais amo na vida. Realista, cínica, interesseira, oportunista e muito, muito esperta. Toda mulher deveria ter um.pouco de Amy em personalidade.

Helder 20/05/2020minha estante
Concordo que Amy é a melhor vilã, mas por isso eu a odeio! Vontade de atropela-la.

Lucia.Ferreira 20/05/2020minha estante
É exatamente por ele ser tão ameba que eu a amo. Ela é forte, decidida e má, muito má!!

Gus 18/11/2022

?Não tenho mais nada a acrescentar, acho que fiz por merecer
QUE LIVRO É ESSE MEUS AMIGOS? personagens tão crus e fiéis ao real, Gillian simplesmente conseguiu escrever uma história onde acompanhamos personagens em sua plena consciência e insanidade, é bizarro a quantidade de vezes em que podemos nos identificar com as individualidades e bizarrices dos personagem.
Achei Garota Exemplar uma obra extremamente cativante. Confesso que houveram momentos em que fiquei desanimado na leitura, mas era mais coisa minha que do livro.
O livro ter uma história paupável (todavia difícil de ocorrer) traz um sentimento muito estranho de casualidade. Todas as vezes em que nick descrevia um sentimento ou um pensamento, o sentimento de que isso é real e que isso poderia acontecer com qualquer um toma o corpo facilmente.
Estou escrevendo a resenha logo após terminar a leitura, então a emoção do final está tomando conta de mim, desculpem.
O FINAL QUE CONSEGUIU SER SILENCIOSAMENTE AVASSALADOR, que sentimento de desconforto misturado com conformismo, FLYNN FEZ ALGO BIZAAARRO NESSE FINAL O QUE FOI ISSO.
Enfim, recomendarei o livro para todos os meus amigos que curtam o gênero, obra referência total do estilo e se alguém souber mais alguma coisa parecida com isso (acho difícil ser bom igual) por favor me avisem, esse livro me deixou com fome de mais!!!!!

isa. 23/08/2022

Gostei bastante!
O início é meio chato, vc fica esperando as coisas bombásticas mas não acontece. Agora que terminei entendo que foi necessário pra história, e que história hein. Enfim, só confirmou o que acho, que no fim ninguém bate bem da cabeça.

Naty l @so.maisumcapitulo_ 27/09/2022minha estante
Esse livro é muito bom!

Jéssica 22/08/2022

Amy e Nick se merecem
Já tinha assistido ao filme antes, e mesmo assim o livro não passou a ser menos interessante (o livro é sempre melhor que o filme, não?!)

Livro cheio de reviravoltas, hora te faz sentir raiva do Nick e ter pena da Amy, hora te faz ter raiva da Amy e pena do Nick.
Mas no final você sabe, os dois se merecem.

Bia 30/12/2020

Surpreendente! O tipo de livro que você acaba de ler e fica: "meu Deus, o que foi isso???"

Amanda.Cavalcante 08/05/2013

That's the way to do it
(How could this be donne by such a smilling sweetheart?
Oh, and your sweet and pretty face!)

Eu sei que um livro entra na minha lista mental de favoritos quando ele acaba e eu ainda não consigo parar de pensar na história.

Os Dunne são um casal exteriormente perfeito. Lindos, estabilizados econômica e sentimentalmente. Mas tudo começa a mudar.

O foco do livro é o desaparecimento de Amy em seu 5° aniversário de casamento. Seu marido, Nick, logo se torna um suspeito. O suspeito.
Ambos são personagens (personagens?) únicos. Enquanto Nick foi criado em uma família no mínimo sem tanto equilíbrio, com uma mãe infeliz, um pai machista e uma irmã gêmea "esquecida", ele cresce como um príncipe. Mas não no sentido material. Quando sua carreira de jornalista lhe fora retirada, as coisas começam a mudar. Quem é Nick?
Amy cresceu numa família nada menos que incomum. Com ambos os pais psicólogos e autores de uma série de livros famosíssima que leva seu nome, ela cresce a sombra de Amy Exemplar. Mas quem é Amy?
(That everytime I look inside...)

As personalidades das pessoas desse livro são tão maravilhosamente estruturados que mal parecem ficcionais. Não só Amy e Nick, mas Go (irmã gêmea de Nick), os Elliot (pais de Amy), Mama Mo, Rhonda e tantos outros. Se outros personagens são feitos de plástico (Barbies e Kens ambulantes) esses são feitos de algum material muito parecido com carne e ossos.

[Pode conter algum spoiler]
Acho que uma das coisas de Garota Exemplar que eu mais achei "putz, que real" é o estereótipo criado por Amy para designar as supostas "Garotas Legais". Me faz pensar, existem Garotas Legais? De fato,
todas nós, garotas, somos levadas a padrões estipulados Deus sabe quando, por Deus sabe quem (bom, obrigada sociedade, por complicar tudo). Então, penso que todas nós, mesmo feministas, temos um
quê de Garota Legal, no sentido prejorativo que só quem leu sabe. O que fazer? Não sei. Só quis exteriorizar isso.
[Fim de um suposto spoiler]

Todos os seus conceitos a respeito de cada um (mas NICK E AMY, impressionantemente) são construídos, reconstruídos e demolidos em segundos. Gillian é engenhosa, inteligente e prende os leitores em uma
história que se desenrola e faz pensar (debater, surtar, delirar) à respeito da mente das pessoas. No que elas sentem. No que elas são capazes de fazer.
Não há mocinhos e vilões em Garota Exemplar, e pode apostar que é difícil achar algo assim. Não há inocentes.

Somos todos culpados, mas somos todos vítimas. É a vida, certo?
Particularmente, senti um misto de raiva, pena, histeria e compreensão em todo o livro. É uma história surpreendente demais, até pra quem acertou na teoria. Nada de "Rá rá rá, eu pensei nisso" mas um "Eu até achei... mas COMO? WTF?". Gillian mexe com as pessoas, profundamente. Ela vai te desmontar, só para montar novamente.
E vice-versa.

"Somos um longo clímax assustador"

(Hold on to your kite. Just don't let me down!)
Gabi 30/04/2013minha estante
caramba, precisam colocar a opção "adorei", "enlouqueci", "preciso ler esse livro depois dessa resenha", e precisam tbm te dar uma porcentagem nos lucros. metade das vendas vai ser tua responsabilidade a partir de agora, hahahah. continue assim. daqui a pouco tu vai escrever teus livros ;)

Amanda.Cavalcante 22/05/2013minha estante
Vale muito a pena. Planejo ler mais livros dela. Espero que a autora seja maravilhosa, não só o livro.

Ana 16/07/2021

leiam e assistam o filme !
esse livro. Mds sem palavras pro casal mais assustador e psicótico Nick Dunne e Amy Elliot q já li na minha vida.
com toda certeza venho a dizer que o livro é muito mais incrível do que o filme, mas nao deixamos de elogiar a divid fincher pelo filme muito bem feito também !
E para Gillian Flynn: sua escrita e personagens são os mais belos possíveis.
próximo dela que irei ler é objetos cortantes.?

Iamjessicaeduarda 02/07/2020

É bom, mas não gostei tanto.
Um livro legal interessante tem umas reviravoltas que prendem, mas não chega nem as pés de objetos cortantes que é extremamente fantástico.

Juclara 12/07/2022

Meu Deus
Depois de meses sem ler, peguei um put!! Livro fod!!!. Esse final acabou com meu psicológico, o livro me surpreendeu do começo até o fim, quando eu achava q tinha entendido tudo, o livro dava uma volta totalmente diferente, muito bom!!!

LaBelleDeNuit 29/07/2022

Você confia no(a) seu(ua) companheiro(a) ?
Se você procura um livro de romance clichê, onde o marido faz de tudo para encontrar a sua esposa para que possam viver felizes para sempre, está no livro errado. Mas, se você pretende ler um livro com investigação, reviravoltas e um plot um tanto surpreendente, recomendo Garota exemplar.

Amy, com toda a sua excentricidade, consegue nos envolver, através de relatos em seu diário que são mostrados até quase a metade do livro, fazendo com que os leitores se envolvam e sintam vontade de fazer justiça com as próprias mãos.
Já Nick, seu marido, passa boa parte do livro com atitudes suspeitas, fazendo com que os leitores passem o livro inteiro se questionando se ele é realmente inocente ou tem culpa no desaparecimento de Amy.
No final do livro, depois de tantas reviravoltas, vemos quem realmente tem culpa na história, e sinceramente, eu me senti meio trouxa assim que fechei o livro.
Mas, para você que ainda vai iniciar a leitura, a pergunta que não quer calar: Onde está Amy Dunne?

joaop01_ 05/05/2023

5/5 ?
Sabe quando você termina um livro, e o final dele te deixa com um vazio? (Ocorreu em 1984). Tudo o que a Amy fez passou "impune" e lá vão eles, Nick e Amy ter uma família com a mais precisa psicopatia. Mas vamos falar de pontos positivos e negativos

Pontos positivos: O livro mostra os dois lados da história, mostrando como Nick é um cara ruim e infiel e Amy uma psicopata extremamente detalhista.

Pontos negativos: Pra mim, a sensação de impunidade que cerca a Amy foi bem ruim, eu gostaria de ver ela sendo punida de alguma forma, indo para a prisão, por exemplo.

Enfim, um livro que conta como um relacionamento tóxico pode acabar literalmente com a sua vida.