Estética da Criação Verbal

Estética da Criação Verbal Mikhail Bakhtin




Resenhas - Estética da Criação Verbal


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Lorena 24/06/2023

Essencial
Para quem estuda análise do discurso, para linguistas ou para qualquer um que deseje conhecer um pouco mais sobre as teorias desse pensador tão importante.
comentários(0)comente



Elexandra.Amaral 29/03/2021

Pouco objetivo
Ler "Estética" é um exercício de paciência, pois Bakhtin o escreveu em círculos, por isso a impressão que tive foi a de ler, com palavras diferentes, a mesma coisa em capítulos diversos.
comentários(0)comente



Joachin 01/12/2012

O teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, em A estética da criação verbal, pensou alguns envolventes postulados que podem também auxiliar na compreensão do papel do autor e do que seria a relação personagem – ou herói – e escritor. Na primeira parte das suas reflexões sobre a relação entre autor e herói, Bakhtin critica de forma enérgica o procedimento metodológico que busca fazer comparações entre a trajetória do personagem e a biografia do autor, esperando encontrar na arte literária um mero reflexo do mundo existente e vivido. Não se trata de negar o valor do estudo e a elaboração das biografias, mas sim de alertar os estudiosos da literatura, sejam críticos ou historiadores, de que essa postura acaba negligenciando a complexidade “do principio criador existente na relação do autor com o herói. Daí resulta, de um lado, a ignorância e a distorção da pessoa ética, biográfica, do autor, e, do outro lado, uma incompreensão geral do todo constituído pela obra e o autor” (BAKHTIN, 1997, p. 31.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR