Equador

Equador Miguel Sousa Tavares

Resenhas - Equador

Jacy.Antunes 02/04/2024

O rei de Cascais
Mesmo sendo navegador Carlos , I de Bragança, rei de Portugal nunca visitou a colonia de São Tomé e Príncipe. Em 1905 ele estava preocupado
com a ameaça inglesa de parar a compra de cacau e café produzido nas ilhas. O motivo era a denúncia de que havia trabalho escravo. Para ver in loco as condições de trabalho a coroa inglesa envia o consul David que vem com Ann, a sua mulher.
O rei nomeia Luis Bernardo como vice rei da colonia com o objetivo de impedir que o consul fizesse um relatório desfavorável .
Luis Bernardo parece Carlos de Os Maias. Um dandi rico, imaturo, que foge quando os relacionamentos começam a ficar sérios . Foi para fugir de Matilde, sua amante casada que ele acertou a missão em São Tomé. No desenvolvimento da estória ele assumiu o papel de herói,e torcemos por ele.
A chegada do consul e a sua mulher desencadeia o conflito que é o ponto alto do livro, com um final Interessante.
Equador é o primeiro livro do autor português, e ele construiu um romance tão bom como a Farra do Bode de Vargas Llosa , o ultimo romance histórico que li.
Uma placa na praça do Comércio em Lisboa indica o local do assassinato do rei em 1908, mas ele pode ser visto na cidadela de Cascais observando o Atlantico .

Caio38 17/02/2024

Me prendeu do início ao fim
Mesmo para quem não gosta de livros muito extensos, Equador vai te deixar apaixonado da primeira até a última página. Leitura muito fluida e interessante. Os personagens são muito bem construídos e você com certeza entra na cabeça do personagem principal, todo mundo acha que ele está errado, mas tanto você quanto ele sabem que não, e isso gera um desespero ao decorrer do livro que só dá mais e mais vontade de saber o que vai acontecer.
O final destruiu meu coração, mas não teria como ser melhor, não entro em detalhes porque em Equador desejo que todos tenham a experiência completa. Mas afirmo com certeza que foi o melhor livro do ano até então.

ViviGreg. 03/02/2024

Tinha tempo que um livro não acabava comigo assim. Esse é um romance histórico incrível, me sentia imersa nessa época enos cenários que a história se passa. Criei uma empatia e carinho enorme pelo protagonista, ele realmente me encantou de diversas formas.
Por se tratar principalmente de um enredo durante a luta pelo fim prático (e não apenas legal) da escravidão, me causou muita aflição, mas gostei de ter lido algo uma narrativa que aborada esse tema. Me fez ter uma visão mais real daquilo que acontecia com os escravos africanos nas colônias, deixou toda a história que aprendemos sobre isso mais palpável. Já que sou muito sensível a esse assunto, isso me pertubou bastante e aumentou ainda mais o sentimento de injustiça dentro de mim.
Esse final me pegou de jeito, já estava entrando em desespero nas últimas 50 páginas e acabou de uma forma surpreendente pra mim. Que livro sensacional, me chocou demais e ganhou um lugar no meu coração.

Marcelo.Alencar 31/01/2024

Livraço
Muito bom! Equador é um romance histórico impressionante e muito bem escrito. O livro tem acontecimentos que tiram fôlegos. Impressionante.

Danilo 16/01/2024

História sobre colonização e independência
O livro conta a história de Luís Bernardo, que vira governador de São Tomé e Príncipe com a missão de convencer os ingleses que a colônia da monarquia portuguesa não tem mais trabalho escravo.
Sua saga se passa por meio de hostilidades com os donos das roças e por uma paixão pela esposa do cônsul inglês.
O melhor de tudo é que o livro te transporta pra ilha e tem um final que eu não esperava.

"Equador (...) Possível contração
da expressão 'é com a dor' ('é-cum-a-dor', em português antigo)

Alessandra.Lantimant 12/12/2023

Achei o livro exaustivo. Trata com uma riqueza de detalhes situações que nada contribuem para a história. Lá pela metade do livro (ou seja, mais do que 250 páginas), a história começa a ficar interessante, parece até que ia engrenar. Logo ele volta ao tom enfadonho. O terço final foi mais rápido de ler? provavelmente mais pela ânsia de terminar logo do que por interesse na história.

@wesleisalgado 18/11/2023

Novelão histórico
Muitas vezes parecia um novelão da minha infância passado nas tarde do SBT. Entendo que a trama precisava do triângulo amoroso em si pra funcionar, mas essa é a parte mais fraca do livro.

Historicamente é bem didático, e as descrições da ilha S. Tomé e Príncipe, as plantações de cacau , a vida escravagista nas fazendas, até mesmo o clima de calor escaldante com chuvas torrenciais, foi o que mais me agradou.

Apesar da 500 páginas, a leitura é muita rápida e não senti ela enfadonha em momento nenhum. Tirando a história pregressa de David e Ann na Índia. Se você é fã de romances históricos, eu não sou, vai ter uma experiência muito melhor que a minha. E como eu não esperava muito, a leitura se mostrou muito positiva. Recomendo!

Sil 21/10/2023

Mais um romance histórico!

O livro traz questões sócio-políticas de Portugal no início do século XX: suas colônias, a escravidão colonial até o fima da monarquia, além de conflitos com a Coroa Britânica.
Para mim, o fato de ter parágrafos imensos e capítulos longos, tronou a leitura arrastada. Entretanto, a história é interessante e envolvente.

Marina 17/10/2023

Mesmo sendo bem recomendado, demorei para iniciar a leitura por receio de achar enfadonha ou cansativa. Pensei que não teria como eu me interessar numa história sobre um português que vai morar em São Tomé e Príncipe, na época colônia de Portugal. Mas me enganei, o livro é muito bem escrito e nos deixa preso na história querendo saber o que vai acontecer. Me apeguei aos personagens e gostei de saber mais sobre a história dessa outra colônia portuguesa, não deixa de ter relação com a história do Brasil, mesmo que numa escala diferente.

Isabela 21/09/2023

Foi Okay.
Fiquei com a sensação de que o livro tinha potencial, mas não foi atingido. O começo é difícil de pegar na leitura e o final ficou com todos os conflitos e reviravoltas da história- a impressão que dá é que o autor precisava acabar logo o livro e começou a colocar tudo de uma vez. Achei que quebrou um pouco o personagem principal e foi ficando cada vez mais raso.

Por Garoto 09/09/2023

Depois de anos, veio aí!
Apesar do que eu achava, a leitura desse livro foi bem agradável, ainda que a gramática seja diferente da nossa.
A estória em si é muito boa, acompanhar a empreitada de Bernardo como governador de São Tomé e Príncipe aqui e ali me lembrava a sensação que eu tinha ao ler Os tambores de São Luis, de Josué Montelo, experimentando outro período de tempo com toda tempestuosidade e frio na barriga que estar deslocado no tempo te pode fazer sentir.
Conforme chegava ao fim, confesso que me senti bem triste com o andamento das coisas e até mesmo da missão de Bernardo e David, cuja amizade é uma perda muito triste, quanto mais por aquele motivo.
Só dei quatro estrelas pra esse livro pelo simples fato do excesso de descrição das coisas, que é característico desse estilo de escrita.

Guilherme Ramos 21/08/2023

Incontornável
Livro com uma leitura fluida e excelente contexto histórico. Personagens interessantes, exploradas com profundidade e de personalidade vincada. A relação entre Luís Bernardo e David é muito bem conseguida. Recomendo muito!

Sira Borges 10/08/2023

Equador
Li esse livro em 2015/16. Romance histórico maravilhoso, com personagens e, principalmente, um cenário muito bem desenvolvido. Tão perfeito que dava pra sentir o calor e a umidade das ilhas de São Tomé e Príncipe!! E o final... que pancada!!!!

Léo 07/08/2023

Eis que um empresário, um tanto boêmio e mais um neoliberal, é convocado pelo rei de Portugal a ser governador da colônia de São Tomé e Príncipe. No entanto essa é a parte fácil, ele vai ter que se aliar aos colonos, para fazer uma social e não deixar ngm transparecer atos ou pensamentos escravagistas na frente de um cônsul inglês que vêm constatar os avanços neste tema pelos portugueses.
Nessa espiral de caos as personagens começam a tomar forma e uma história épica vai ganhando enredo.
As nuances de cada personagem e suas relações foram o que mais me prenderam. É possível conversar com cada um deles e anteceder suas falas depois de um tempo imerso nessa Ilíada portuguesa!
Excelente!