Os assassinatos na Rua Morgue; A carta roubada

Os assassinatos na Rua Morgue; A carta roubada Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os assassinatos na Rua Morgue; A carta roubada

gQuaresma 10/01/2022

Leitura de Janeiro do grupo de leitura
Alan Poe mostrando sua genialidade na trama, pega na mão do leitor e leva adiante através das várias camadas que muitas das vezes mal se pode imaginar existir em apenas um conto!

Os Assassinatos na Rua Morgue foi uma leitura sugerida no grupo de leitura que temos no WhatsApp, obrigado amigo que fez essa sugestão, agora me sinto na obrigação de ler mais coisas do mestre Alan Poe!

Fabio Shiva 31/08/2010

Foi com muita alegria que voltei a esse mundo fantástico e tão querido de Allan Poe
Ganhei o livro de amigo secreto ontem e no mesmo instante comecei a devorar essas páginas tão amadas!

Além dessa clássica história, que aqui recebeu o título de “Assassinatos na Rua Morgue” (mais fiel ao original “The Murders in the Rue Morgue”), a edição que ganhei traz ainda cinco outras histórias:

* “O demônio da perversidade” – aqui Poe apresenta a interessante ideia de que muitas vezes somos compelidos a fazer algo pela única razão de que não devemos... há algum fundo de verdade nessa ideia!

* “Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados” – ainda não conhecia essa história! Escrita num estilo bem diferente do habitual de Poe, numa linha de contos de fada.

* “Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar” – outra clássica! Muitas das histórias de Poe nascem de ideias bem originais, como é o caso dessa: é possível hipnotizar alguém que está prestes a morrer?

* “O gato preto” – megaclássico!!! Confesso que até hoje tenho medo dessa história!!!

* “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo” – finalmente pude reler essa história, que li pela primeira vez ainda criança, com 11 ou 12 anos. E finalmente pude desfazer um grande malentendido. O final da história havia me deixado estupefato na época, e só agora pude ver que o texto todo tem um tom irônico e de deboche, que meu olhar infantil não havia captado...

Viva Edgar Allan Poe!!!

(25.07.10)

Ana 30/04/2021

trauma
tive que ler para uma prova da escola e não consegui concluir o livro, muito chato e maçante.

Vitoria 29/12/2021

Genial
A construção de Dupan é brilhamente genial, Poe é certeiro e perspicaz ao criar uma figura caricata tão astuta e não é atoa que ele inspirou outros grandes investigadores como o Sherlock Holmes do Arthur Conan Doyle.
A carta roubada foi como um quebra-cabeça para mim, tudo foi lentamente caminhando, peça por peça, até completar o gran finale.

Annagavinho 15/04/2023

Essa não é minha primeira vez lendo Poe, lembro quando criança li o conto do Gato Preto, e achei "legal", mas não me senti madura o suficiente pra ler mais obras . Recentemente em um sebo encontrei esse livro com dois contos muitos famosos do Poe
Os assassinatos ma Rua Morge e A carta ROUBADA, entre ele meu preferido gostei mais de A carta ROUBADA .
Considerado um autor muito importante do universo do terror, e de poemas e contos góticos.

Veronica.Goncalo 09/10/2011

Os assassinatos na Rua Morgue; A carta roubada
O livro é bom, mas o Dupin fala demais. O primeiro conto é melhor porque tem um assassinato um tanto intrigante; já o segundo é parado ... só na narrativa, e o desfecho previsível.

Joao.Arquimedes 13/04/2020

Um pouco decepcionado com o livro , achei a narrativa com algumas fugas de ideais , descarrilhando em certos trechos . Irei ler outros livros de Edgar e espero me surpreender .

giovana 14/05/2022

os assassinatos na rua morgue
por ser do allan poe, achei que ia ser até legal, mas foi o livro mais decepcionante que eu já li. além de eu não entender nada da história o final é tão nada a ver e tão decepcionante. além de eu ter que ter lido por causa da escola, a professora era insuportável e interrompia a leitura de todo mundo. não gostei. não leria de novo, peguei trauma
.giovana 15/05/2022minha estante
arrasou mana

giovana 15/05/2022minha estante
quebrando tabus ??

Kas 11/06/2010

Detalhes aos olhos do leitor
* " Os assassinatos na Rua Morgue " :

Um conto bastante interessante pelo fato da crítica em relação não só à Polícia Parisiense, mas para todas as pessoas, que procuram respostas de algum problema olhando apenas para o próprio, esquecendo de pequenos detalhes que não há relação alguma com este.

Como todo bom conto policial, você se obriga a terminar de ler; mas um ponto fraco do conto é justamente essa crítica de Dupin com todos os outros, o que às vezes voce sente que ele é simplesmente um " esnobe ", com seu sistema de observação de detalhes.

O ponto " muito positivo ", é que estas observações podem ser vistas até por aqueles que nunca leram alguma obra desse gênero, fazendo assim ao término do livro, aquela sensação de " eu tinha reparado nisto "

Recomendadíssimo este conto.

* " A Carta Roubada " :

Ao contrário da outra obra, A Carta Roubada, não dá chance ao leitor fazer observações, pois estas apenas são contados como relatos de Dupin em relação às " dicas " do Chefe de Polícia, sobre a personaidade ladrão, dito logo ao início do conto; que faz à solução deste caso.

Em comparação ao primeiro conto, este considerei muito fraco, apesar dá análise das pessoas sobre sua personalidade e como ela se altera conforme necessidade, ou vice-versa; e Dupin aparentar-se um pouco menos " esnobe ".

Lipe 15/07/2019

A Carta Roubada
Dupin é base inspiratória para a criação de Sherlock Holmes, Conan Doyle, e Hercule Poirot, Agatha Christie!
Mas, Poe quebra paradigmas da complexidade investigativa, por desde o início do conto, apresentar o criminioso (ladrão) para o leitor e por finalizá-lo com uma solução simples (puramente analítica) para o encontro da tal carta roubada, que contém conteúdos que podem servir de chantagem e suborno.
Luiz298 15/07/2019minha estante
Clássico dos clássicos

Lipe 15/07/2019minha estante
Poe é um escritor que estamos sempre (re)lendo.

Luiz298 16/07/2019minha estante
Com certeza. Junto de Lovecraft e Doyle, são grandes gênios. E, sinceramente, lendo Martin, creio que ele aprendeu muito com eles.

Lipe 16/07/2019minha estante
Um dia, vou ler Martin.
Queria ser um leitor mais assíduo da literatura contemporânea.

Luiz298 17/07/2019minha estante
Já fui (talvez ainda seja) assim como você, um grande amante dos clássicos. Martin é surpreendente. A série trouxe Got para os holofotes, mas a complexidade é a escrita dele vão muito além do que foi feito como roteiro. Vale muito a pena.

Dayse.Carla 06/04/2021

Não é meu primeiro contato com o autor, mesmo conhecendo "Os assassinatos na rua Morgue" fiquei encantada com a inteligência e perspicácia de Dupin. Leitura fluída e fácil.

Malu 25/12/2022

Os assassinatos da Rua Morgue
Edgar Alan Poe consegue ambientar um crime hediondo de maneira brilhante, nos dando descrições detalhadas dos corpos e nos deixando no mistério de quem cometeu tal crime.
Um belo conto de suspense..
Obs: não foi essa a edição que li. Li apenas esse conto, disponível em e-book no Kindle Unlimited. Como não o encontrei na base de dados, escolhi essa edição.

adeade 12/02/2023

Gostei muito do primeiro conto, apesar do final meio ??? bem viajado, achei interessante, com uma boa ambientação inicial, boa construção de personagens (os dois protagonistas, no caso) e um final inesperado e impactante

já o segundo, não me agradou muito. achei a parte sobre matemáticos longa e maçante e uma certa enrolação em algo muito óbvio, como se a intenção fosse estender o máximo possível