A Testemunha

A Testemunha Josh McDowell

Resenhas - A Testemunha

Resenhas Cristãs 26/01/2017

Eletrizante
Marwan Acade (pronúncia: MAR-UAN ASSADI) possui uma empresa de seguros. Não de objetos, mas de pessoas! Ele é pago para proteger ricos e famosos. Quando o velhinho cheio de dinheiro Rafeeq Ramsés o procurava para protegê-lo das garras de uma equipe que matou sua filha e sequestrou sua esposa, Marwan começa a arregaçar as mangas e investigar o caso. A questão é que esse caso é mais estranho do que ele pensava. O verdadeiro bandido não é quem se espera e, a vítima, é mais suspeita do que se imagina. Marwan descobre toda a verdade no primeiro capítulo e, para a sua surpresa, os assaltantes também descobrem que ele descobriu tudo. Rafeeq Ramés é morto no apartamento de Marwan e Marwan escapa por um triz. Como sendo ele a única testemunha do crime, ele também vira o principal suspeito. Como ele não sabe se a polícia quer matá-lo ou apenas interrogá-lo, ele decide fugir e pede a ajuda de seu irmão, Ramy Acade, para investigar o caso enquanto ele foge. Só lendo mesmo para saber tudo por que esse cara passou. Só coisa do arco da velha rsrs.
O livro é eletrizante e você fica curioso a cada capítulo. Os capítulos são curtos e a história é super envolvente. A questão da religião e fé em Deus aparece mais no final do livro que no meio, mas não deixa de ter seu papel fundamental na história. Josh Mcdowell alinha teologia com ficção para envolver o leitores em um suspense policial de tirar o fôlego. Alguns aqui disseram que o final foi sem graça ou aquém do esperado. Concordo. Em parte.
O final foi legal, mas considerando outros finais de livros que eu já li, julguei o final um pouco sem ação. Teve ação, mas esperava mais. Bom, vamos considerar que esse é o primeiro livro de ficção de Josh Mcdowell e ele é mais conhecido pelos seus 80 livros de não-ficção. Portanto, vamos dar uma colher de chá para um estreante.
Recomendo o livro e fiquei super empolgado com a história. Vale a pena. Merece 4 estrelas. Só não ganhou 5 por causa do final que desejou um pouquiiiiiinho a desejar. Afinal, eu acabara de ler um livro de ficção que teve um final de tirar o fôlego. Digamos que meu nível de comparação estava um pouco elevado demais quando comecei a ler esse livro. rsrs A Paz!

ignlopes 30/07/2020

Grata surpresa
Uma forma surpreendentemente eficiente de pregar o evangelho. Não existe uma carga pesada de evangelismo e doutrina bíblica desde o princípio. O autor desenvolve uma história sobre a qual o contexto do plano da salvação é apresentado apenas nos atos finais, mas onde são notórios os efeitos dessa nova realidade na mentalidade e no comportamento do Marwan.

O personagem vai sendo desconstruído de uma forma gradativa e vai sendo moldado a Cristo em um ritmo muito agradável.

Vale um adendo: a edição não é boa, com muitos erros de pontuação e trechos onde a tradução parece ter sido feita de forma automática e sem revisão posterior, mas são situações que não prejudicam a mensagem central.

Erivaldo21 15/04/2021

Uma história policial
O que o personagem principal Marwan Acade sempre tentou buscar são as respostas que fazem sentindo à sua vida e as suas escolhas. Marwan finalmente descobre todas as respostas que sempre procurou. Com um fundo cristão (A testemunha) é uma bela história policial que prende o leitor principalmente na parte de ação e em como as pistas vão sendo aos poucos descobertas. Achei a história mediana e faltou um final mais elaborado.

Beca 31/10/2014

O Livro conta a história de um homem (Marwan), que testemunhou a morte de seu cliente, e nisto ele começa a fugir -pelo motivo de que os assassinos do Ramsés (cliente dele), vão matá-lo-, mas em sua fuga ele reencontra sua ex-namorada, então acontece uns rolos entres os dois, até que ele descobre que os assassinos e a policia-a policia e os detetives, no caso, acham que ele matou o Ramsés-, acharam ele e estão vindo atrás dele, e ele começa a fugir, ele viaja entre a Europa inteira (ou quase). Nesta viagem ele se apaixona, ele mente, ele tem uma conversa séria com o pastor Nour, e só lendo para saber tudo oque este homem passou. Mesmo sendo uma história fictícia, até parece real, é muito incrível!

Na questão de escrita do Josh McDowell, ele escreve muito bem. Ele descreve muito bem a situação. Eu imaginei bem direitinho cada situação.

Como todo livro, tem um vilão, pelo menos quase todos. No caso, este, eu peguei muito ódio dele. E quando o vilão se dava mal, eu morria de felicidade -ai como eu sou bandida-, mas eu também me apeguei muito aos personagens do bem, e eu peguei um carinho por eles, mesmo eles cometendo erros.

Mas oque eu mais gostei foi que o livro me deu a sensação que eu sempre quero quando leio um livro, aquela sensação de ansiedade e amor pelos personagens e raiva por alguns. Na minha opinião, eu acho que todo mundo gosta de um livro que te mude, que te faça sentir sentimentos (essa foi boa, sentir sentimentos) de acordo com a situação. É um livro muito bom, até te prende. Mas o que me deixou decepcionada com ele foi o final, eu esperava, sinceramente, um final mais emocionante, não que o final não foi emocionante, mas eu esperava muito mais.
Mei Ling 13/11/2016minha estante
Oi, Beca! Se não me engano, li este livro ano passado com o incentivo de um colega de classe. Sou muito fã desses livros que envolvem ação, suspense e aventura, e este livro foi realmente algo inesperado para mim. Confesso que também esperava um final digamos...maior, mais detalhado, AQUELE final, mas continua sendo uma grande obra literária, meus parabéns ao autor. Bjs!