Subliminar

Subliminar Leonard Mlodinow

Resenhas - Subliminar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Emili 11/05/2014

Não é um livro cansativo!
Nossa, não entendo como várias pessoas não gostaram do livro, achando-o cansativo.
Eu simplesmente adorei! Leonard não perde o compasso, nos mostrando a todo o momento vários experimentos que nos surpreendem. Realmente a mente humana é incrível! Vale muito a pena ler esse livro!
Auristela 14/07/2015minha estante
Estou de acordo contigo. Li numa passada, achei leve, divertido. Enriquecedor.
Abraço,

Auri

Gui Olí 06/07/2016minha estante
E se for comparar com livros acadêmicos, esse não é nada cansativo.
É muito tranquilo de ler! :)

Luaah 27/06/2021minha estante
Também achei tranquilo e interessante, vale a pena ler.

Sy Andrade 09/02/2022minha estante
Também estou gostando

Robson Furtado 03/12/2018

Impressões
A melhor palavra pra definir esse livro é: Interessante. Confesso que esperava mais pelo que me falaram. Enfim, se você já tem algum envolvimento com neurociência, este livro não vai lhe trazer muitas novidades. Ele fala como o inconsciente no entendimento moderno atua. O destaque dele é que o autor cita dezenas de estudos e experiências, estando quase todos nas referências, diferente de muitos livros que lançam aquele famoso "estudos apontam" ou simplesmente tiram a "informação" da bunda (Não significa que todos os estudos citados sejam confiáveis). Caso não tenha tido muito contato com neurociência previamente, o livro vai lhe mostrar como nossa percepção, crenças, pensamentos e comportamentos são moldados e produzidos à luz desse campo de conhecimento. No geral, é uma leitura bem fácil, fluída, rápida e agradável. Não é uma leitura indispensável, mas a recomendo caso goste do assunto ou se quiser conhecer um pouco sobre ele.
Judeu 02/02/2019minha estante
Obrigatório por sua análise. Li outros textos que abarcam um pouco a neurociência como Os Dragões do Éden de Carl Sagan e me interesso um pouco sobre a área. Amo divulgação científica gosto da forma de escrever do Mlô.

Poderia recomendar outras leituras básicas sobre neurociência que seriam, a seu ver, realmente indispensáveis?

Robson Furtado 02/02/2019minha estante
Cara, apesar de gostar muito da área, não tenho tantas leituras sobre os campos de estudo que a compõem. Acho que além do Mlodinow, você pode procurar coisas de autores como António Damásio e Ivan Izquierdo. Se vc gostou da escrita do Mlodinow e Carl Sagan, provavelmente vai gostar dos livros do neurologista Oliver Sacks que puxam mais pra literatura, mas abordando neurociência. O livro Cem Bilhões de Neurônios do autor Roberto Lent talvez seja um bom livro pro que vc está procurando por se tratar de conceitos fundamentais. Talvez valha a pena procurar materiais dos campos de estudo que integram a neurociência.

Judeu 07/02/2019minha estante
Muito obrigado pela resposta. Irei me instruir mais a respeito. Sou de exatas, mas também sou um eterno curioso sobre as ciências em geral.

Breno.Rocha 31/08/2015

Conhecendo um lado novo do cérebro
Se você acha que entende tudo sobre seu cérebro, ou se sabe que não temos controle consciente total sobre ele, vale a pena ler esse livro! Considero que os livros do Leonard Mlodinow são satisfação garantida graças à junção entre sua escrita agradável e precisão científica. Para quem gosta de boa divulgação científica, ou para quem se interessa por psicologia, neurologia e o insconsciente, recomendo muito esse livro!
Felipe 26/09/2020minha estante
Boa tarde. Ainda tem o livro?

Sarah 04/10/2020minha estante
Te deixei um recado ;)

Valério 05/02/2018

Excepcional
Aqueles que, como eu, são incansáveis buscadores de conhecimento sobre si, que querem a todo custo entender porque somos como somos, terão aqui uma importante peça do quebra-cabeças.
Mlodinow explica, de forma clara e detalhada o comportamento que adotamos na maioria das vezes e que pensamos ser fruto de nosso raciocínio e análise, quando não passa de condicionamento. Somos muito menos senhores de nossos atos do que imaginamos.
Uma análise interessantíssima de psicologia social e comportamental.
Um estudo científico que consegue ao mesmo tempo ser leve, tornando-o acessível mesmo para que nunca leu nada sobre neurociência cognitiva.
Subliminar desvenda vários caracteres que explicam o ser humano e sua forma de agir.
Henrique_ 05/02/2018minha estante
Adoro este tema. Vai pra minha lista!

Valério 05/02/2018minha estante
Então vai gostar. Abs

bhets 14/06/2022

A gente é tudo doido
Livro mtooo bom!!

Aborda assuntos de neurociência, psicologia e filosofia

?O otimismo natural da mente humana é um de nossos maiores dons.??
Vitória 14/06/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler!!

Vanessa Gravini 11/08/2013

Cansativo
Foi possível perceber como a mente trabalha para fazer certas escolhas, porém, o livro se torna enfadonho a partir do momento que descreve inúmeros estudos de caso; até entendo que sejam importantes, mas tudo o que é demais cansa. Finalmente acabei de ler (já não via a hora)
Diego Lops 25/01/2018minha estante
Conhecimento e informação demais cansa. Cansa os cérebros preguiçosos.

Xsavier 13/09/2013

Livro bem embasado, conhecimentos sólidos.
De cara: É um livro que voce precisa "vencer".
Os assuntos nao são simples nem romantizados -embora tenha uma piadinha aqui e ali- portanto quem tem pratica, ou quer ter, em por a cuca pra funcionar vai se dar bem.
Alguns podem até sentir dificuldade "extrema" se nao tem afinidade com o tema psicologia ou nunca leram nada do gênero.
Mas nao se preocupe, vá até o fim pois valera por muitos anos o que eu descreveria como compilação de conhecimentos de vanguarda.
vilma1500 28/12/2014minha estante
Elucida mto de nossos comportamentos e atitudes mas torna-se cansativo e enfadonho com constantes dados e pesquisas...fiz download e nao, nao compraria...

Heros Pena 05/02/2022

Bom, traz alguns fatos e pesquisas interessantes, mas no geral achei uma leitura cansativa, talvez porque não seja minha área.
Ricarda Caiafa 10/07/2022minha estante
Esse eu tenho e está na minha lista para ser lido em breve.

Brasil Vermelho 17/05/2020

Introdução básica do subconsciente
Tentou esclarecer as muitas maneiras com que a mente inconsciente de uma pessoa funciona.

Mas só disse que existe um subconsciente que toma as decisões. Bem simples, uma introdução básica ao assunto inconsciente.

Não é necessário ler esse livro pra começar a adentrar o assunto subconsciente. Tudo poderia ser resumido em um capítulo.
edugvs 31/03/2021minha estante
Em nenhum momento do livro o autor usa o termo ?subconsciente?. Na academia esse termo também não é aceito, os dois sistemas, ou as duas formas de pensar introduzidas por Kahneman, são divididos em consciente e inconsciente.

AllanATS 10/10/2015

“Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto” Gilbert Chesterton
Leonard Mlodinow consegue com sucesso transmitir através de seus livros conhecimentos científicos de maneira brilhante e fácil para o público leigo ou com pouco conhecimento dos moldes da ciência. Embora possua formação em física, suas análises em outras áreas como psicologia e estatística são riquíssimas e de boa referência sendo utilizado até em estudos dessas áreas.

O livro subliminar almeja através de seus capítulos deixar claro o grande poder da mente subconsciente e como ela influencia diversos dos nossos comportamentos. Através de referências clássicas e atuais ele busca mostrar o quanto nós subestimamos esse incrível lado da mente que é pouco estudado e que fornece os principais cernes do conhecimento humano.

O livro é dividido em duas partes formado por 10 capítulos. A primeira parte é definida “O cérebro duplo”, apresenta como os cientistas atualmente vêm e classifica o papel do cérebro em atividades conscientes e inconsistentes e como essas atividades estão correlatas. Nessa parte conhecemos mais sobre as diferentes partes do cérebro e como elas se relacionam entre si.

A segunda parte do livro “O inconciente social” transmite a ideia de como a mente evoluiu para os moldes atuais gracas a importância do processo social. Nossa mente se adaptou ao padrão social para garantir a sobrevivência de nossa espécie. Mesmo isso tendo um lado positivo, muitas coisas ruins também podem ser observadas dessa evolução. A capacidade de classificar as coisas e as pessoas facilita a maneira como nossos blocos de pensamentos são construídos, mas trás alguns aspectos negativos como o preconceito e os esteriótipos. Afinal, quem nunca viu um japonês e pensou que ele é bom em matemática?

O último capítulo lembrou-me um livro de auto-ajuda (talvez por ser todo focado em como o cérebro enxerga o “eu” ) e trás de uma perspectiva científica o quão o ser humano é especial e único.

O verdito final…

Sinto-me confortavelmente feliz toda vez que termino de ler um livro como o do Mlodinow pois, enxergo-me com uma visão diferente (como uma pessoa diferente daquela que abriu o livro). Visto que o conhecimento ganho com esse livro pode influenciar em nosso padrão de vida e ajuda a perceber o porque de pequenas atitudes inconsistentes que tomamos todos os dias.

Recomendo a leitura em longos períodos, pois é um livro que trás a tona questões reflexivas (além de pequenos testes) e que pode precisar de algum tempo pensando e tentando implementar algumas coisas que são apresentadas.

Recomendo a leitura aos profissionais que trabalham com a mente (psicólogos, psiquiatras, etc)

Aqueles que já se interessaram e estão adicionando em suas listas de leitura duvido que, ao término do livro, vocês não se sintam com mais conhecimento de como sua cabeça funciona!

Outras resenhas estão disponíveis lá no Blog ;) Livrorando.wordpress

site: https://livrorando.wordpress.com/
Claudio 26/09/2017minha estante
Parabéns pela resenha Allan. Conseguiste fazer um breve resumo do livro com as suas devidas considerações.

Dvalmont 29/12/2013

Simples e surpreendente
Um livro excelente, de - apesar do assunto - fácil leitura e muitas vezes até engraçado. Mlodinow discorre sobre como nossa mente é suscetível ao inconsciente e como esta ferramenta nos ajudou a sobreviver e atravessar os tempos de forma não perfeita, porém precisa. Uma ótima leitura e bem reveladora...

Ju 16/02/2014

A importância do inconsciente
Resenha em no link a baixo.

site: http://blogwordaddicted.blogspot.com.br/2014/02/resenha-subliminar.html

ismaelmarquesdias 23/02/2024

Vale a leitura.
O livro é interessante para quem quer iniciar no tema. Contudo, embora eu não tenha domínio da área, achei alguns pontos mal abordados e pouco efetivos para sustentar uma análise mais convivente. Como leitura mais avançada para aprofundar no tema, sugiro a leitura do livros "o verdadeiro criador de tudo" do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Francisco 29/07/2014

Um belo nó no pensamento
Costumamos achar que sabemos tudo sobre nós mesmos, nossa maneira de agir, nossos valores, nossas escolhas e muitas vezes chegamos a nos orgulhar de não nos deixarmos influenciar por fatores externos aquilo que consideramos ser a nossa visão de mundo. Mlodinow vem nos mostrar que as coisas não são bem assim e que nosso inconsciente é bem mais poderoso do que podemos supor em nossas escolhas e atitudes para com o mundo em que vivemos. Não mais aquele inconsciente teórico e repressor explanado por Freud, mas um inconsciente fruto da evolução do cérebro humano, uma ferramenta perfeitamente construída que nos possibilitou sobreviver mesmo com todas as chances negativas num mundo dominado por feras e acidentes naturais devastadores.
O novo inconsciente fruto de muita pesquisa científica e tecnológica que permitiu desvendar mecanismos cerebrais anteriormente só imaginados de forma teórica e que provam a enorme capacidade adaptativa do ser humano. Não apenas somos uma máquina extraordinária, mas também uma máquina em evolução constante e ainda cheia de surpresas a serem desvendadas.
Mlodinow (que é físico e colaborador de uma das mentes mais privilegiadas do mundo, Stephen Hawking, além de ter sido consultor em algumas séries televisivas de sucesso como Jornada nas estrelas e MacGyver), vai desvendando pequenos e valiosos segredos descobertos nas últimas décadas de uma forma divertida e fluente, com uma correção científica precisa e nem um pouco enfadonha, que nos desperta um agradável prazer em prosseguir a leitura e ir testando aquilo que conhecemos sobre nossa forma de pensar e se relacionar com o mundo a nossa volta
É um livro para ser lido com calma, aproveitando as informações explanadas nos muitos experimentos descritos e que vão formando um incrível panorama do funcionamento de nossa mente, ali cada informação é importante e cada descrição acrescenta algo em que se pensar nesse curioso e fantástico desafio de entender a nós próprios.

site: www.kikosofia.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6