Subliminar

Resenhas - Subliminar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Robson Furtado 03/12/2018

Impressões
A melhor palavra pra definir esse livro é: Interessante. Confesso que esperava mais pelo que me falaram. Enfim, se você já tem algum envolvimento com neurociência, este livro não vai lhe trazer muitas novidades. Ele fala como o inconsciente no entendimento moderno atua. O destaque dele é que o autor cita dezenas de estudos e experiências, estando quase todos nas referências, diferente de muitos livros que lançam aquele famoso "estudos apontam" ou simplesmente tiram a "informação" da bunda (Não significa que todos os estudos citados sejam confiáveis). Caso não tenha tido muito contato com neurociência previamente, o livro vai lhe mostrar como nossa percepção, crenças, pensamentos e comportamentos são moldados e produzidos à luz desse campo de conhecimento. No geral, é uma leitura bem fácil, fluída, rápida e agradável. Não é uma leitura indispensável, mas a recomendo caso goste do assunto ou se quiser conhecer um pouco sobre ele.
Judeu 02/02/2019minha estante
Obrigatório por sua análise. Li outros textos que abarcam um pouco a neurociência como Os Dragões do Éden de Carl Sagan e me interesso um pouco sobre a área. Amo divulgação científica gosto da forma de escrever do Mlô.

Poderia recomendar outras leituras básicas sobre neurociência que seriam, a seu ver, realmente indispensáveis?

Robson Furtado 02/02/2019minha estante
Cara, apesar de gostar muito da área, não tenho tantas leituras sobre os campos de estudo que a compõem. Acho que além do Mlodinow, você pode procurar coisas de autores como António Damásio e Ivan Izquierdo. Se vc gostou da escrita do Mlodinow e Carl Sagan, provavelmente vai gostar dos livros do neurologista Oliver Sacks que puxam mais pra literatura, mas abordando neurociência. O livro Cem Bilhões de Neurônios do autor Roberto Lent talvez seja um bom livro pro que vc está procurando por se tratar de conceitos fundamentais. Talvez valha a pena procurar materiais dos campos de estudo que integram a neurociência.

Judeu 07/02/2019minha estante
Muito obrigado pela resposta. Irei me instruir mais a respeito. Sou de exatas, mas também sou um eterno curioso sobre as ciências em geral.

Raphael 10/05/2020

Ótima leitura
Esse livro serve àquelas pessoas que acham que são donas de si e tem total controle sobre seus atos. Elas estão enganadas

Damata 05/02/2019

Como opera o vasto submundo da mente humana.
Mlodinow demonstra como possuimos 2 cérebros que operam de formas e forças diferentes. É no nivel inconsciente que interpretamos tudo o que vemos, escutamos, lembramos e sentimos do mundo a nossa volta. Vasto conhecimento em neurociência e psicologia, demonstradas nas mais recentes descobertas. Recomendo para quem quer entender melhor os mecanismos que nosso cérebro utiliza para interpretar o mundo. Além dele ter sido um dos melhores amigos do físico Stephen Hawking.

Cris609 26/08/2021

Inaceitável e lamentável
Mesmo enfadonho, chato e nada envolvente haveria um quê de informação relevante para se tirar desse livro, não fosse a absurda piada racista colocada no capitulo final. Não consigo acreditar que dentre as sessenta resenhas que encontrei aqui nenhuma mencione o fato do autor ter se servido de uma piada absolutamente racista para explicar um dos seus pontos de vista. É inaceitável que uma editora publique uma obra que contrarie a leis do país e aceite uma imoralidade velada dessas. Decepcionante.

Pedro 14/03/2021

Contextualiza e ajuda na compreensão do inconsciente
Boa leitura, estruturada e com bastante fontes e referências, a despeito de contar com vários exemplos de experimentos, o que poderia torná-lo cansativo, é bem escrito, o que deixa a leitura agradável. Complementa um pouco mais o estudo da neurociência, somado a outros títulos como "O Poder do Hábito" (Chales Duhigg) e "Nudge" (Richard Thaler), auxilia ainda mais o entendimento dos nossos vieses.

Anitta.Rodrigues 27/02/2019

Livro incrível
O livro é demais. Com certeza entrou para minha lista de favoritos. Após (e durante) a leitura é impossível não se surpreender com os fatos apresentados e questionar todas as suas ações.
A visão sobre mim e minhas ações e atitudes, desejos e pensamentos foi melhor entendida após esse livro, também o pensamento em relação ao próximo.

Terminei a leitura agora e já quero reler.

vicareno 26/09/2019

Isso sim é que é "autoajuda"!
Não me entendam mal, mas ao contrário do gênero literário consagrado por essa nomenclatura (geralmente uma metralhadora de clichês que te faz se achar o cocô do cavalo do bandido por não ter força de vontade) os livros de Mlodinow realmente têm a capacidade de nos ajudar a vivermos mais levemente, já que nos auxiliam a nos conhecer mais enquanto espécie, bem como a interpretar os eventos da vida em toda a sua complexidade e aleatoriedade (e aqui lembro de "O andar do Bêbado" o autor).
A única maneira de vivermos a vida de modo pleno e sem neuroses é aceitando a vida como ela é, mas buscando compreender os mecanismos que nos constituem, especialmente aqueles sobre os quais não temos controle, como o nosso inconsciente. E este livro nos dá repertório nesse sentido.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Leonard Mlodinow, autor do best-seller O andar do bêbado, investiga, de forma divertida e brilhante, como o inconsciente modela nosso comportamento e determina nossas decisões e juízos sobre o mundo, as pessoas, as coisas.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788537809594

Naty 16/02/2020

Instigante e interessante
É incrível como a mente humana é vasta e complexa e parece que nunca a entenderemos completamente. Talvez realmente nunca a entenderemos por completo, mas sempre podemos descobrir um pouco mais sobre o funcionamento dela. Nesse livro aprendemos de maneira simples e agradável um pouco sobre o funcionamento da mente humana. O motivo de agirmos e pensarmos de certas maneira. Recomendo muito para os curiosos desse vasto mundo que é a mente humana.

Isa 21/02/2014

Psicologia e ciência para iniciantes :)
Com Subliminar, Mlodinow utilizou pouco mais de trezentas páginas para estabelecer os avanços feitos nas partes do cérebro que mexem com nossas decisões, preferências e intuições. Fundamentando-se em pesquisas famosas (e outras nem tanto), ele consegue abordar o assunto de modo engraçado (a mãe dele é a melhor) e até dinâmico, por meio de ilustrações.

A leitura foi consideravelmente rápida, apesar de eu perder o interesse entre um experimento e outro, já que basicamente três quartos do livro referem-se à tentativas de descobrir a verdade ou de chegar mais perto dela por meio deles. Para ler um capítulo facilmente e sem pausas, é preciso ter muita vontade :P. Lendo a sinopse, não imaginei que ele envolveria tanto a ciência - neurologia e afins -, mas isso não interferiu na minha leitura; aliás, eu até gostei ainda mais do livro!

Ele abre os olhos para aquelas decisões pequenas que fazemos no cotidiano e que pensamos fazê-las ao acaso, mas que, na verdade, algo em nosso cérebro nos convenceu a escolhê-la bem antes e por uma razão que pode ou não ser lógica - como a dos sobrenomes. Mlodinow me fez questionar cada ponto da minha vida e ainda conseguiu me fazer sorrir, apesar da pequena crise de existência feita por ele. Acredito que este foi um dos meus primeiros livros mais voltados à assuntos científicos (biologia, psicologia, sociologia) que eu já comprei e li por livre e espontânea vontade. Para aqueles que desejam se inteirar nesses assuntos, recomendo bastante esta obra.

camerighi 18/06/2020

Sensacional
Eu adorei o livro. É cheio de relatos científicos relacionados ao estudo do inconsciente e como isso nós afeta diariamente.

Dvalmont 29/12/2013

Simples e surpreendente
Um livro excelente, de - apesar do assunto - fácil leitura e muitas vezes até engraçado. Mlodinow discorre sobre como nossa mente é suscetível ao inconsciente e como esta ferramenta nos ajudou a sobreviver e atravessar os tempos de forma não perfeita, porém precisa. Uma ótima leitura e bem reveladora...

Brasil Vermelho 17/05/2020

Introdução básica do subconsciente
Tentou esclarecer as muitas maneiras com que a mente inconsciente de uma pessoa funciona.

Mas só disse que existe um subconsciente que toma as decisões. Bem simples, uma introdução básica ao assunto inconsciente.

Não é necessário ler esse livro pra começar a adentrar o assunto subconsciente. Tudo poderia ser resumido em um capítulo.
edugvs 31/03/2021minha estante
Em nenhum momento do livro o autor usa o termo ?subconsciente?. Na academia esse termo também não é aceito, os dois sistemas, ou as duas formas de pensar introduzidas por Kahneman, são divididos em consciente e inconsciente.

Pierre 29/03/2021

O autor tem uma linguagem muito fluida e interessante. Tive a sensação que estava ouvindo ele falar.

Luan Poppe 28/09/2018

Demorei um pouco pra ler o livro, mas de umas duas semanas pra cá consegui ler de forma constante, então acho que essa demora não prejudicou minha experiência com o livro.

De forma geral, achei o livro interessante, especialmente em relação ao conteúdo que foi passado pelo autor. É muito fascinante ver como o nosso incosciente tem tanta influência sobre nós, nossas ações e pensamentos. Nesse aspecto, o livro é muito bom e traz muitas informações interessantes. Porém, tenho que admitir que não gostei muito do ritmo de narrativa do Leonard. Por vezes parece que a escrita fica meio arrastada, por vezes não empolga tanto quanto acredito que poderia empolgar. Uma das coisas específicas que me incomodou um pouco foi constantemente ele explicar com detalhes como pesquisas foram realizadas. Acho que ele perde muito tempo explicando essas pesquisas, e foca menos no que a gente pode concluir a partir dessas pesquisas.

Por fim, achei o livro bom, mas termino de ler com a sensação de que ele poderia ser melhor. No mais, recomendo para quem quer entender um pouco mais como nosso inconsciente influencia todas as áreas de nossa vida!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6