Subliminar

Resenhas - Subliminar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ismaelmarquesdias 23/02/2024

Vale a leitura.
O livro é interessante para quem quer iniciar no tema. Contudo, embora eu não tenha domínio da área, achei alguns pontos mal abordados e pouco efetivos para sustentar uma análise mais convivente. Como leitura mais avançada para aprofundar no tema, sugiro a leitura do livros "o verdadeiro criador de tudo" do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

Luiza 15/02/2024

A Mente, Mente.
Este livro me deixou com muitas dúvidas e sem certeza nenhuma. É muito bom repensar ações e verificar como a Mente preenche lacunas vaziss. Ótimo livro.

Carla.Parreira 07/02/2024

Subliminar (Leonard Mlodinow). Melhores trechos: "...Organismos mais simples também parecem se comportar segundo a reflexão e a intencionalidade humanas. A mosca-das-frutas, por exemplo, passa por um elaborado ritual de acasalamento, iniciado pelo macho ao tocar na fêmea com a pata dianteira e vibrar as asas a fim de atraí-la para o namoro... Se já é difícil reconhecer comportamentos automáticos nos animais, imagine reconhecer atitudes habituais em nós mesmos... Uma embalagem mais bonita não faz com que o detergente funcione melhor. Mas na verdade a diferença estava na caixa – pois os produtos eram idênticos. Nós julgamos produtos pela caixa, livros pela capa e até balanços anuais de corporações pelo melhor acabamento em papel brilhante. Por isso os médicos instintivamente se 'embrulham' em belas camisas e gravatas; pela mesma razão, não é aconselhável que advogados se reúnam com os clientes trajando camisetas com logotipos de cerveja... As pessoas pensam que apreciam um produto com base nas qualidades, mas sua vivência também se baseia no marketing do produto... Como se esperava, tanto o grupo normal quanto o dos que tinham lesão preferiram Pepsi à Coca-Cola quando não sabiam o que estavam bebendo... Mesmo sem saber disso, quando você experimenta um vinho com a língua, não sente só o gosto de sua composição química, sente também o gosto do preço... Todas essas lições não têm nada a ver com Pepsi ou com vinhos. Significam que o que vale para bebidas e marcas também é verdade para as maneiras como vivenciamos o mundo. Tanto os aspectos explícitos da vida (neste caso, a bebida) quanto os aspectos implícitos indiretos (a marca) conspiram para criar nossa experiência mental (o gosto). A palavra-chave aqui é 'criar'. Nosso cérebro não está apenas gravando um sabor ou qualquer outra experiência, ele está criando a experiência. Essa é uma questão à qual iremos voltar inúmeras vezes... UMA DAS MAIS IMPORTANTES FUNÇÕES do nosso inconsciente é o processamento de dados enviados pelos nossos olhos. Todo esse trabalho difícil acontece fora de sua consciência, e só depois o resultado é apresentado à sua mente consciente num relatório minucioso, com os dados digeridos e interpretados. Em consequência, você não precisa se aborrecer tentando entender o que significa quando os cones e bastonetes na sua retina absorvem este ou aquele número de fótons, nem traduzir os dados do nervo óptico numa distribuição espacial de intensidades e frequências de luz e depois de formas, posições espaciais e significados. Pois, enquanto sua mente inconsciente está trabalhando de maneira febril para fazer todas essas coisas, você pode relaxar na cama interpretando, aparentemente sem esforço, o movimento das luzes no teto – ou as palavras deste livro. Nosso sistema visual não é só um dos mais importantes sistemas no nosso cérebro, ele está também entre as áreas mais estudadas na neurociência. A compreensão de seu funcionamento pode esclarecer muito sobre como funcionam as características duplas da mente humana – juntas e separadas... A visão às cegas é uma síndrome estranha – mais um exemplo, especialmente dramático, das características duplas do cérebro que funcionam de maneira independente... Nosso inconsciente não só interpreta os dados sensoriais, ele os realça. E isso é necessário, pois os dados que nossos sentidos transmitem são de qualidade muito baixa e precisam ser consertados para ser úteis... A audição funciona de forma semelhante. Por exemplo, nós preenchemos lacunas de informação auditiva de modo inconsciente... A restauração fonêmica tem uma propriedade impressionante: por se basear no contexto em que você ouviu as palavras, o que você pensa ter ouvido no começo de uma sentença pode ser afetado pelas palavras que vêm no final... De certa forma, todas as mentes humanas são como um cientista, criando um modelo do mundo ao redor, o mundo cotidiano que nosso cérebro detecta pelos sentidos... Lembranças de eventos que teriam acontecido há muito tempo são em especial fáceis de implantar. Não deve ser possível convencer alguém de que viajou a Marte, mas, se sua fantasia de infância é dar uma volta de balão, as pesquisas já mostraram que é possível suprir essa lembrança sem o gasto e o aborrecimento de organizar a experiência real. Nós, os seres humanos, somos tão propensos a falsas memórias que às vezes elas podem ser induzidas por um simples comentário casual de alguém acerca de um incidente que não aconteceu na verdade. Com o tempo, essa pessoa pode 'se lembrar' do incidente, esquecendo a fonte da lembrança. Em decorrência, ela vai confundir o evento imaginado com seu verdadeiro passado... A relação entre dor social e dor física ilustra os vínculos entre nossas emoções e os processos psicológicos do corpo. A rejeição social não é apenas uma dor emocional, ela afeta nosso ser físico... Aqui está como funciona: considere a percentagem de tempo que você passa olhando nos olhos de alguém enquanto está falando e divida pela percentagem que passa olhando para os olhos da mesma pessoa enquanto estiver ouvindo. Por exemplo, se você passar o mesmo período de tempo olhando em outra direção, independentemente de quem estiver falando, sua taxa seria 1.0. Mas, se você tende a olhar para o lado com mais frequência quando está falando do que quando está ouvindo, sua taxa será menor que 1.0. Se você tende a olhar com menos frequência quando está falando do que quando está ouvindo, sua taxa é maior que 1.0. Os psicólogos descobriram que esse quociente é uma estatística reveladora. É chamada 'taxa de dominação visual' e reflete sua posição na hierarquia de dominação social em relação a seu interlocutor numa conversa. Uma taxa de dominação próxima de 1.0 ou maior é característica de pessoas com dominação social relativamente alta. Uma taxa visual de dominação menor que 1.0 é indicativa de posição mais baixa na hierarquia de dominação. Em outras palavras, se sua taxa de dominação visual estiver por volta de 1.0 ou for mais alta, provavelmente você é o chefe; se estiver por volta de 0.6, é provável que você seja o subalterno... Já vimos que – aos olhos de uma mulher – uma voz grave é considerada indicativa de homens mais altos, mais peludos e musculosos. A verdade é que existe pouca ou nenhuma correlação entre uma voz grave e essas características. No entanto, estudos mostram que há uma relação entre vozes mais graves e o nível de testosterona. Homens com vozes mais graves tendem a ter níveis mais altos de hormônios masculinos... A mente inconsciente transforma diferenças difusas e nuances sutis em distinções nítidas. Seu objetivo é apagar detalhes irrelevantes enquanto mantém a informação importante. Quando isso é feito de uma forma bem-sucedida, nós simplificamos nosso ambiente e tornamos a navegação mais fácil e rápida... Esse experimento foi repetido muitas vezes, com amostragens de todas idades e de muitas nacionalidades diferentes, e todos chegaram à mesma conclusão: nós investimos muito em nos sentir diferentes uns dos outros – e superiores –, não importa quão tênue seja a base de nosso senso de superioridade e independentemente do quanto de autossabotagem isso possa envolver... Nós escolhemos os fatos em que queremos acreditar. Escolhemos também nossos amigos, namorados e cônjuges não apenas por causa da forma como os percebemos, mas pelo modo como eles nos percebem. Ao contrário dos fenômenos da física, na vida, os eventos com frequência podem obedecer a uma teoria ou a outra; o que acontece na verdade pode depender muito da teoria em que escolhemos acreditar. É um dom da mente humana estar aberta para aceitar a teoria de nós mesmos que nos impulsiona em direção à sobrevivência e até a felicidade..."

Ana 30/01/2024

Foi uma experiência bem interessante, tive um professor que usou muito desse livro em suas aulas, relembrar esse tópicos e ler o livro na íntegra foi bem satisfatório, foi bem fluido e cativante, gostaria de ler mais títulos do autor em um futuro próximo.

Auristela 05/01/2024

A mensagem subliminar e a mais importante está na última página. Para uma leitura dinâmica, vá direto até lá: “Nós escolhemos os fatos em que queremos acreditar. (…) Assim, meus pais não dormiram naquela noite, e meu pai ficou ensinando minha mãe a costurar.”

Olívia Saldanha 20/09/2023

Incrível
Mais um daqueles livros que a gente precisa ler e reler para absorver ao máximo seus conhecimentos.
Super recomendo!

Cristina 07/09/2023

Achei a primeira metade do livro O cérebro bruto muito bom, principalmente sobre nossa memória. A segunda parte sobre O Inconsciente social, alguns estudos não me chamaram a atenção.

Taylor 03/07/2023

Desvendando os mistérios da mente
Achei esse livro bom demais. Ele entrega o que propõe com excelência: explica e exemplifica de várias formas como o nosso inconsciente influencia na consciência.

Longe de ser apenas um tema "curioso", é algo que considero bem importante, afinal de contas não é possível, por exemplo, falar em autoconhecimento sem entender nossas próprias limitações e as consequências de nossos instintos mais naturais e imutáveis.

A leitura dessa obra é lançar uma luz à várias questões que, muitas vezes, nós passamos e não entendemos perfeitamente o que é ou como acontece.

Estela.Mayra 24/02/2023

A mente inconsciente
Muito bom livro. Gostei mais dos outros dois (O Andar do Bebado e Elástico), mas acho que isso é inclusive explicado dentro deste livro: damos mais créditos as coisas que vão de encontro com o que acreditamos ou preferimos. Impressionante ver como somos influenciados por vieses e entender o lado positivo e negativo desse aspecto.

@amandaiidag 09/01/2023

Pontos
As pessoas tem um desejo básico de se sentir bem consigo mesmas. Tendemos a desenvolver vieses conscientes em favor de características semelhantes às nossas;
Descrições floreadas não levam apenas as pessoas escolherem tal produto como também as levam a classificá-los como melhores;
Fonte rebuscada da letra leva à dificuldade de ação = ?efeito fluência?. Se a forma for difícil de assimilar, isso afeta nosso julgamento quanto à substância da informação;
Fatores do ambiente como música, aroma, limpeza afetam o inconsciente;
Nosso cérebro não está gravando um sabor ou qualquer outra experiência, ele está criando a experiência;
Nossa mente insconsciente está ativa, é independente e tem um propósito. Ela pode estar oculta mas tem efeito visível e um papel crítico na forma que nossa mente consciente responde ao mundo;
Uma das mais importantes funções do nosso inconsciente é o processamento de dados enviados pelos nossos olhos como interpretar cores, detectar situações e movimentos, perceber profundidade e distância, reconhecer rostos
Nossos processos de memória são análogos à forma como os computadores armazenam imagens, só que nossas lembranças tem a complexidade de fazer com que os dados da memória que armazenamos mudem com o tempo;
Para evitar esquecimentos é necessário que a mente ativa o lado consciente primeiro;
Somos seres sociais. A falta de ligações sociais constitui o principal fator de risco para a saúde, comparando aos efeitos de cigarro, pressão arterial alta, obesidade e falta de exercício físico;
Oxitocina é liberado em toques físicos e carinhoso, nas mulheres durante o parto. É produzido quando as pessoas tem um contato social positivo uma com as outras, promovendo confiança;
Sorriso partilhado leva ao conforto, pode ser um sinal de amizade;
Linguagem corporal e comunicai não verbal não se limitam a simples gestos e expressões;
A direção e a forma de um olhar são sinais importantes de dominação na sociedade humana;
A habilidade não verbal confere vagantes tanto na vida pessoal quanto na profissional e tem papel importante na percepção de afeto, credibilidade e poder de persuasão;
Braços cruzados significa que a pessoa esta fechada para que o outro está dizendo. Para adotar postura aberta, tende-se a inclinar;
Jogar ombros para trás para não gerar sentimento de medo, manter a curta distância para não sinalizar posição social mais baixa;
Voz em tom agudo foi considerada menos verdadeira, menos enfática, menos potente e mais nervosa;
Discurso mais lento foi considerado menos verdadeiro, menos persuasivo e mais passivo;
Portanto, deve-se procurar falar mais firme, rápido e com tom menos agudo possível;
Vendedores tem ritmo mais acelerado, pode soar mais inteligente e convincente;
Discurso expressivo, com modulação na altura e no volume e com mínimo de pausas notáveis, aumentam a credibilidade e incrementam a impressão de inteligência;
Aparência influência no ar de inteligência, sofisticação ou competência;
Pessoas tendem a se estabelecer em grupos para intensificar sua auto imagem. Estudos mostram que pertencer a um grupo em comum pode até superar pessoais negativos;
Forçar um sorriso pode fazer você se sentir mais feliz;
Precisamos reconciliar a pessoa que gostaríamos de ser com a pessoa que tem os pensamentos e ações com os quais vivendo todos os momentos do dia;
Mente humana foi projetada para ser tanto cientista quanto advogados, tanto um buscador consciente de verdade objetiva quanto um advogado insconsciente apaixonado por aquilo em que acredita, isso confere nossa visão de mundo;
Ambiguidade abre porta para o esteriótipos, para julgarmos mal pessoas que não conhecemos muito bem. Também abre porta para nos julgarmos mal;
Percepção das pessoas em relação à realidade é moldada por suas preferências;
Nosso insconsciente pode escolher entre um número de interpretações para alimentar nossa mente consciente;
Acessar dados emocionalmente relevantes, nosso cérebro, de modo automático, inclui nossos desejos, sonhos e vontades;
Realizações dependem do realizador acreditar em si mesmo e ser otimista. Acreditar em si mesmo é uma força positiva na vida!;
Nosso inconsciente está em suas melhores condições quando nos ajuda a criar um sentido positivo e sólido do nosso eu;
Pessoas bem consigo mesmas são mais cooperativas na administração de situações e mais propensas a encontrar soluções construtivas para seus conflitos. São melhores para resolver problemas, mais motivadas para se dar bem e tendem a persistir diante de um desafio;

bhets 14/06/2022

A gente é tudo doido
Livro mtooo bom!!

Aborda assuntos de neurociência, psicologia e filosofia

?O otimismo natural da mente humana é um de nossos maiores dons.??
Vitória 14/06/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler!!

Chann 15/04/2022

Porque fazemos certas coisas e outras não?
Em Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas, escrito por Leonard Mlodinow, são apresentadas informações de como nossas decisões nem sempre são nossas. Este livro chegou até ao meu conhecimento devido a uma conversa em sala de aula com um professor (o tema da conversa envolvia o assunto: “todo mundo sempre vai pra casa passando pelo mesmo caminho”. Levantei a mão e disse: “Eu não.”). O professor em resposta disse: “então você vai gostar de ler Subliminar, isto foi em 2012. Mas somente em julho de 2013 eu o comprei o livro e guardei até 2020. Então após algumas situações inusitadas da vida me veio a lembrança deste livro e comecei a lê-lo.
Na parte I de Subliminar é apresentado “O cérebro duplo”, capítulo no qual aborda sobre o consciente e o Inconsciente tal qual foi feito em Rápido e Devagar escrito por Daniel Kahneman. Nos capítulos seguintes aborda sobre os sentimentos, como as memórias são construídas, lembrança e esquecimento, e termina com a importância de ser social. Na parte II os temas são: O inconsciente social apresenta temas como: interpretando as pessoas; julgando as pessoas pela cara; classificação de pessoas e coisas; in-groups e out-groups; sentimentos; e finaliza com o eu. A leitura desta obra lançou um facho de luz sobre o porquê algumas atitudes são tomadas e posições são defendidas pelas pessoas, incluindo esta que escreveu esta resenha.

Gabi Mauruto 15/02/2022

Para entendermos um pouco mais de nós.
Um livro muito rico para entendermos sobre nosso inconsciente e qual o papel dele sobre quem somos.
Achei um livro muito bom pois trás de forma simples e didática ( e divertida, através doa comentários pessoais do autor) o entendimento científico e factual sobre o tema.
Li resenhas dizendo sobre o livro apresentar muitos experimentos e tornar a leitura massante...
Sobre um assunto tão denso e ainda pouco palpável como esse, daria menos crédito a um livro que me apresentasse pouca base científica. Parabenizo o autor pelo trabalho árduo da justificativa científica.

Não deixo 5 estrelas apenas por um deslize muito péssimo ao final do livro, com o uso de um piada bem racista para exemplificar um fato. Achei desnecessário!

Mas considero o livro de grande valia para quem gosta do assunto e para quem tem curiosidade em entender mais sobre esse ser tão complexo que é o humano.
Pontos

Heros Pena 05/02/2022

Bom, traz alguns fatos e pesquisas interessantes, mas no geral achei uma leitura cansativa, talvez porque não seja minha área.
Ricarda Caiafa 10/07/2022minha estante
Esse eu tenho e está na minha lista para ser lido em breve.

Bruno.Marconato 29/01/2022

Excelente!
"O raciocínio motivado, a memória motivada e todas as outras idiossincrasias de como pensamos em nós mesmos e no nosso mundo podem ter seu lado negativo; contudo, quando estamos diantes de grandes desafios o otimismo natural da mente humana é um dos nossos maiores dons."

Escolhi esse trecho para representar a ideia do livro de Mlodinow. Para mim, ele ilustra com perfeição o grande papel do inconsciente nas nossas vidas: possibilitar a própria vida. Ao decorrer do livro o autor aborda diferentes esferas que o inconsciente influencia, como a percepção do eu, das outras pessoas, das nossas escolhas e até mesmo os nossos sentimentos.

A leitura é fluida e eu não encontrei pontos de difícil compreensão, a linguagem é facilitada e colocada de um jeito descontraído.

No geral, um livro excelente, recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6