Um comedor de ópio

Um comedor de ópio Charles Baudelaire

Resenhas - Um comedor de ópio

genni.goncalves 29/09/2023

...O sofrimento é o ópio do povo...
A leitura desse livro me tocou de maneira bem pessoal.
São os relatos de um consumidor de ópio (culposamente ou dolosamente viciado, eis a questão. Isso importa a essa altura?), droga potente, comentados por Charles Baudelaire.
Não vou destrinchar a obra em seus aspectos e elementos literários, narrativos, etc. Gostaria apenas de deixar um simples comentário.
Você, assim como eu, sejam quais forem as batalhas que enfrenta, que além disso também é acometido de um vício, seja ele lícito ou ilícito; seja o cigarro ou a bebida, sejam as drogas alucinógenas, estimulantes ou depressoras, sejam os remédios... Você se identificará com os sofrimentos do personagem; talvez até com sua solidão e retiro. Com suas angústias. Com suas tentativas e recaídas. Com sua desolação e dores.
A mensagem que fica do livro, pelo menos pra mim, é: sua dor é vista, e não ignorada. Independente da cortina moral e pudores da época na qual se desenrola a narrativa (e que, apesar dos mesmos pudores, muitos jaziam inertes em vícios e prazeres culposos sem ousarem jogar luz nos problemas da época; escolhendo, antes de tudo, manter as aparências "perfeitas" e estigmatizar os falhos), o personagem foi visto em suas angústias assim como ele tinha a sensibilidade de ver aos outros.
É um problema de saúde física, mental, emocional e social que perdura até os dias de hoje e que deixa muitos desolados inertes ? embora queiram se mover pra fora do abismo ? e à mercê de suas próprias desesperanças.

Lance 27/04/2016

Prosa do genio da poesia
Interessante, enigmatico, com um ar "oriental" repleto, claro, de ópio. Li quando novo, mas ainda sinto aquele ar de mistério quando vejo a capa.

site: http://www.jalobato.com/#!livros/c1gz