Da Magia à Sedução

Da Magia à Sedução Alice Hoffman

Resenhas - Da Magia à Sedução

Geovanna 24/01/2021

Muito melhor do que eu esperava!
Eu esperava uma versão mais detalhada do filme, mas não foi isso que recebi! Fora o início, a história é quase completamente diferente, trazendo discussões completamente ignoradas no filme que não pretendia ser mais que uma comédia romântica água com açúcar.
Eu adorei, recomendo para todos e todas, mesmo tendo visto o filme você vai se surpreender!

Mara Fernandes 17/11/2020

Da magia a sedução.
Bem diferente da adaptação para o cinema que leva o mesmo nome, Da magia a sedução é uma boa história, mas que tive que me forçar a desvincular do filme ao ler.

Com menos magia e emoção do que eu esperava, posso dizer que a história me decepcionou um pouco. Outro ponto negativo são os longos textos sem diálogo que deixa a leitura um pouquinho pesada, no entanto mesmo com essas observações foi um livro que conseguiu me segurar até o final.

A história gira em torno das irmãs Owens, Sally e Gillian, que vão morar com as tias -esquisitas- depois da morte dos pais. Nesta nova cidade as garotas têm de lidar com a má fama que as mulheres de sua família carregam e aprendem desde cedo o quanto o amor pode ser perigoso.

Fernanda Sales 08/11/2020

Assistia ao filme quando criança e amava cada pedacinho dessa história. Esse ano tive o prazer de ler a obra original e gostei tanto quanto a película.
Livro perfeito para ler em dias chuvosos.

MizukaYoshino 06/11/2020

Gostei bastante da história, ainda que tenha aberto o livro com o filme na cabeça (a história é outra, praticamente). Mas achei interessante da mesma forma!

Victória 28/10/2020

Assisti o filme quando pequena e ele se tornou um dos meus favoritos, quando iniciei a leitura pensei que a história fosse parecida, mas no final me surpreendeu muito (de um jeito positivo), depois que iniciei o livro não descansei até terminá-lo.

Rani 21/10/2020

Maravilhoso
Que leitura maravilhosa, Alice Hoffman tem uma escrita muito boa, muito fluída e repleta de realismo mágico. O livro tem algumas diferenças do filme o que não torna ele nem o filme inferior em relação ao outro, ambos são ótimos.
É impossível não se encantar com a força e amor das mulheres Owens.

livros para Julieta 301 08/10/2020

Essa leitura foi o caso onde assisti ao filme primeiro e depois fiz a leitura do livro. Mas vou me explicar... Até pouco tempo atrás, eu não fazia ideia que o filme tinha sido uma adaptação do livro da Alice Hoffman de mesmo nome. O filme é de 1998, eu tinha de 10 pra 11 anos quando assisti o filme pela primeira vez. E de fato gosto bastante do filme, o que com total certeza me influenciou negativamente na leitura do livro.
Particularmente, senti falta das partes centralizadas da Gillian. O livro é todo é voltado pra Sally e suas filhas. Eu senti falta das mágicas que tem no filme. E outro ponto que achei ruim foi a falta de divisão do livro. Não tem capítulos o que torna cansativa a leitura.

Ana Cardamone 05/07/2020

Da magia a sedução
Como eu assisti o filme comecei a leitura esperando muita magia, mas foram poucas as vezes que ela apareceu e de forma bem suave.
Eu gostei muito de como é contado a história das mulheres Owen, da diferença entre as irmãs, da união e da força.

Nathália 25/06/2020

As irmãs Owen
Foi bem interessante ler o livro já que o filme é um dos meus preferidos. As irmãs Owen são bem diferentes, mas as duas tem personalidades fortes, porém Sally é uma mulher mais séria e reservada e Gillian gosta de viver mais livremente, de forma mais despreocupada.
O amor é algo perigoso para elas, as mulheres da família Owen não tem muita sorte em relacionamentos.
O que gostei mais foram os elementos naturais colocados para algum acontecimento. Se algo inusitado acontece existe algum elemento natural, como o sal, para afastar a má sorte ou hortelã para atrair o bem estar.
E o que me surpreendeu no livro foram as filhas de Sally, no livro elas aparecem desde o nascimento até a adolescência, e cada uma das personagens contribui bastante para o desenvolvimento da história.

Magalyne 22/06/2020

Fã da adaptação cinematográfica, descobri no original uma história totalmente diferente daquela protagonizada por Sandra Bulock e Nicole Kidman. As irmãs Owens foram um dos meus primeiros contatos com o mundo bruxo. Uma história sobre o poder do feminino e sobre os fortes laços familiares que o amor pode formar.

Nati Morgan 08/05/2020

Quando o livro não se parece de nada com o filme e o filme é 10x melhor que o livro.
Isso só me aconteceu antes com "O diário de uma paixão".
Da pra ler de forma arrastada, mas pra quem procura aquela união das irmãs do filme e aquele romance, no livro é totalmente diferente.

Kellen F. 16/04/2020

Nada a ver com o filme
Levemente picante, pouca magia e meio chato, mas interessante.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 09/04/2020

Sugestão de Leitura
Publicado em 1995 (e adaptado para o cinema em 1998, com a maravilhosa Nicole Kidman), "Da Magia à Sedução" fala da família das Owen, uma linhagem antiga de bruxas cujo principal talento é criar feitiços que fazem as pessoas se apaixonarem perdidamente. Gillian e Sally ficaram orfãs ainda quando crianças e foram criadas pelas tias, em uma casa escura e afastada do centro da cidade, com um jardim caótico abarrotado de plantas, temperos e flores que serviam às poções das tias. Dia após dia, Gillian e Sally viam mulheres entrando na casa à procura de um feitiço que lhes garantisse o amor de determinados homens, e ambas as garotas juraram que jamais se apaixonariam por ninguém.

Gillian logo se mostra uma adolescente mais selvagem e impulsiva que sua irmã Sally e, ao completar dezoito anos, decide sair da casa das tias para ganhar liberdade e conhecer o mundo. Sally sente-se deixada para trás, mas prefere a vida doméstica e uma rotina tranquila. Sally se casa, tem duas filhas e, quando o marido morre, ela decide também sair da casa das tias e começar uma nova vida em outro lugar.
Onze anos depois desta mudança, quando as filhas de Sally já estão crescidas (e começando a descobrir que também são bruxas), Gillian bate na porta de sua casa, numa madrugada assustadora e chuvosa, com seu namorado Jimmy morto dentro de um carro. Gillian e Sally o enterram no jardim e tentam seguir suas vidas como se nada tivesse acontecido, fosse o cadáver embaixo do arbusto de liláses ou o fato de que elas não se viam há quase vinte anos.

Em termos de bruxaria, não há encantamentos explícitos nem margaritas à meia-noite com as tias (elas na verdade não desempenham muito papel no livro). O tom "pagão" do livro está mais presente na forma como Hoffman escreve (que é incrível) e na atmosfera das cenas. Se você se lembra do filme, Sally abre uma loja de cosméticos à base de plantas e as irmãs não hesitam em usar seus poderes ou lançar feitiços; no livro, parecia que as irmãs estavam sempre fugindo de quem eram e tentavam, a todo momento, negar suas origens de bruxa.
Outro toque de bruxaria é a presença de Jimmy na casa das Owen. Por causa de seu espírito, ainda vagando pela Terra e querendo acertar as contas com Gillian, coisas muito estranhas começam a acontecer no jardim, na casa e no bairro onde as Owen moram. Embora estórias de fantasma não costumem me assustar, senti um pouco de medo de Jimmy.

Gostei muito do estilo narrativo de Hoffman neste livro. Não há divisão de capítulos e quase não existem diálogos. As cenas mudam de perspectiva o tempo todo, me lembrando aquelas cenas de filme que são gravadas em uma tomada única e contínua, e o espectador assiste a transição da cena de uma personagem para outra, incansavelmente. Assim, Hoffman, em um parágrafo, narra as coisas do ponto-de-vista de Sally e, na frase seguinte, estamos lendo sob a perspectiva de Gillian e, de repente, algumas linhas abaixo, aparecem os pontos-de-vista das filhas de Sally, e assim por diante. Embora às vezes fosse um pouco confuso, gostei de como este estilo tornou o livro dinâmico e interessante.

Em essência, o livro fala das jornadas de Gillian e Sally para se encontrarem e fazerem as pazes com suas identidades, história e família. As filhas de Sally são um contraponto às duas irmãs, ambas estando, desde pequenas, muito confortáveis em suas próprias peles e decisões. Gillian tenta absorver algumas características de Sally, com o objetivo de tornar-se mais equilibrada, e Sally faz o mesmo. As tias aparecem apenas no final da estória, para ajudá-las a resolver o problema do fantasma de Jimmy, e a presença das duas senhoras parece trazer o fechamento que as irmãs Owen precisavam para seguirem em frente.

Eu gostei muito da leitura. Achei que Hoffman foi inteligente em sua abordagem da bruxaria, menos "As Brumas de Avalon" e mais "bruxas modernas dos anos 90". Também me envolvi com cada personagem do enredo, e Hoffman soube construí-los muito bem, dando a cada um seu momento embaixo do holofote. Mesmo Gary, o policial que aparece investigando a morte de Jimmy, apesar de ingênuo e um pouco sonso, foi uma ótima adição à trama. Por isso, é uma leitura que eu recomendo muito.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/04/sugestao-de-leitura-da-magia-seducao-de.html

Grazi 21/02/2020

Devido ao filme esperava mais do livro.
No inico da leitura, demorei para me acostumar as diferenças do livro, mas do meio para o final acabei gostando.
A autora tem uma boa escrita, muito magica diria.
Gostei das mulheres serem "mulheres normais", as conhecidas curandeiras, e nao terem poderes miraborantes.
Muito bom o livro.