Da Magia à Sedução

Da Magia à Sedução Alice Hoffman

Resenhas - Da Magia à Sedução

Andressa1296 10/03/2023

Leitura bem fluida
Se você acha que é igual ao filme não é... tem similaridades mais a história é muito mais profunda conta a vida de cada uma e tmb das filhas e das tias... é bem interessante entender o motivo do porquê as coisas acontecem... Esperava um pouco mais de magia de feitiços mais foi bem legal a leitura....

Claire Scorzi 28/10/2011

Drama familiar, toque mágico, poesia
Uma surpresa. Se "Da magia à sedução" inspirou um filme, guarda significativas diferenças dele - o que faz do livro uma obra mais original, menos óbvia, que na verdade evita alguns dos efeitos fáceis do filme (particularmente em sua parte final).

Construído como um drama familiar, o romance tem suas peculiaridades nos detalhes acrescentados - as sugestões de magia, a ambiguidade em boa parte do tratamento do tema, uma linguagem fortemente poética, uma insistência em transformar o simples em magia. Após a primeira parte, cada uma das seguintes - "Premonições", "Clarividência", "Levitação", títulos que não devem ser entendidos ao pé da letra - inicia-se com uma alusão a crenças ou superstições.

A destacar, as primeiras 30 páginas. Formam o que poderia ser um chocante conto de terror com um leifmotiv caro a Lovecraft, o das pessoas que fazem uso de forças que depois descobrem não poder controlar, mas serem controladas por elas. A narrativa que começa como um pequeno drama de amor vai ganhando contornos cruéis.
Eduarda Sampaio 26/07/2015minha estante
Adoro esse filme, Claire! Não sabia que era um livro. Agora fiquei curiosíssima.

belligna 18/01/2023

Eu sou apaixonada pelo filme desde criança e não fazia ideia que era uma adaptação. Descobri semana passada e fui atrás pra ler e eu simplesmente AMEI! Sei que é totalmente diferente, por isso separei bem as coisas e digo o seguinte: Tanto o livro quanto o filme são maravilhosos! A leitura é muito fluida, fiquei totalmente presa desde o começo. Gostei muito da escrita da autora e estou perdidamente apaixonada pelas Owens.

Confesso que estou um pouco confusa em relação a ordem dos livros então vou ler de acordo com o lançamento. Estou BEM ansiosa pra ler todos. Recomendo muito!

"Existem algumas coisas, afinal de contas, que Sally Owens sabe com toda a certeza: sempre jogue o sal derramado sobre o ombro esquerdo. Plante alecrim junto ao portão do jardim. Acrescente pimenta ao purê de batatas. Plante rosas e alfazema para ter sorte na vida. Apaixone-se sempre que tiver uma oportunidade."

anxela 09/01/2022

uma leitura delicinha
Um dos melhores livros que li em 2021. Nada muito ambicioso, mas uma leitura deliciosa com uma narrativa divertida. Logo que acabei fui ver o filme empolgada pra ver como fariam os cenários da história, mas sinceramente achei que o filme traz o pior do livro. Acho que a graça do livro é que sempre ficamos em dúvida se existe magia nesse mundo, e acho que isso traz uma doçura que o filme destrói. Recomendo demais, para amantes de bruxaria até para quem só quer ver a história de uma família curiosa.

Jucilene 26/04/2021

A história é interessante, mas um pouco arrastada. Li o livro por causa do filme. Gostei mais do filme, porque não se estende tanto em alguns pontos como no livro e, principalmente, para mim, por causa da 'maldição' da família Owens que só existe no filme e o final do livro é muito anticlimático.

itslaviana 10/07/2023

Esse é um dos casos onde o filme é superior ao livro e não falo isso porque é um dos meus títulos favoritos. A história tem potencial, claro, mas sinto que poderia ter tirado metade das páginas e isso não faria nenhuma diferença na narrativa.
Há um instante em que a leitura se torna maçante. E cheguei a conclusão que se talvez a autora tivesse explorado mais o poder das Owens e menos o crescimento das filhas da Sally teríamos um enredo mais proveitoso.
A única personagem que me cativou na história foi a Gillian. Aliás Sandra, quem interpretou Sally no cinema, tirou leite de pedra, viu? A personagem do livro é bem sem sal.
No mais, é uma leitura que vale apenas para descobrir um pouco mais do universo, caso já goste do filme, no contrário, às 1h44m que gastará vendo a produção do Griffin Dunne compensará mais. ?

Magalyne 22/06/2020

Fã da adaptação cinematográfica, descobri no original uma história totalmente diferente daquela protagonizada por Sandra Bulock e Nicole Kidman. As irmãs Owens foram um dos meus primeiros contatos com o mundo bruxo. Uma história sobre o poder do feminino e sobre os fortes laços familiares que o amor pode formar.

Juliana.Cristina 22/12/2022

Fantasia
Gosta da escrita, e da forma que os personagens são bem desenvolvidos, leitura rápida. Não tem coisas muito mirabolantes, mas mesmo assim é bem interessante como a autora acrescenta supertisoes de forma a enriquece a estória.

Samantha @degraudeletras 25/10/2011

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Diferente da maioria das histórias sobre bruxas que circulam por aí nos livros e filmes, as bruxas de Hoffman são mais reais do que qualquer outra. Sim, porque elas não invocam demônios como as bruxas de Anne Rice ou fazem feitiço usando uma varinha como as de J.K. Rowling, as Owens se utilizam dos princípios mais básicos da religião pagã Wicca e de seus simbolismos. Sempre dando o valor devido às cores que usam em suas roupas, a direção em que o vento sopra, a maneira como as plantas, os animais e a Lua estão se comportando e até mesmo que 'ingrediente secreto' usar em uma refeição ou no peitoril de uma janela, tudo isso para continuar em constante harmonia com o mundo.

Uma narrativa bem interligada e cheia de pormenores em ações cotidianas. As descrições das preferências e gostos de cada personagem fazem o leitor (ou pelo menos eu) se perguntar se realmente não as conhece. Cada uma com sua personificação bem marcante e diferenciada.

Alice Hoffman ao longo do romance além de descrever, analisa numa visão bem 'bruxinha' o dia-a-dia das Owens, que são dotadas de uma beleza de tirar o fôlego. E por conta de tal beleza estonteante, os homens que as vê geralmente caem de amor por elas (seria algum feitiço? ), mas as mulheres da família são amaldiçoadas e todos os homens que alguma Owens se apaixona, acaba morrendo de uma forma nem um pouco ' normal'. Sally e Gillian tentam fugir deste lado obscuro da família, que as levou a serem motivos piadinhas e brincadeiras de mau gosto no período da escola, tanto para enterrar o passado como com uma esperança de poder amar, se apaixonar sem estar sob a maldição.

Eu poderia simplesmente dizer que amei o livro e o daria um milhão de estrelinhas no Skoob, mas mais do que isso, Alice Hoffman me cativou de uma maneira sem precedentes e ela entrou para minha lista de escritores preferidos.

@viajantedaleitura1 23/03/2024

"O amor vale a soma de si mesmo e mais nada."
Depois de ver o filme de 1998, não esperava encontrar a história em livro, mas, aqui está:
Mil vezes melhor que o filme!
A narrativa em capítulos longos deixa a história ainda mais bonita. A viida da linhagem das bruxas Owens, fazendo do gênero do livro, uma mistura de romance, drama e fantasia.
Uma família composta por mulheres, que são distinguidas e excluídas como bruxas, desde pequenas sofrendo todo tipo de rejeição, seja por arrogância ou puro medo... até que na calada da noite alguém da cidade precisasse de uma ajudinha extra para algo que queria muito e sozinha não podia resolver. As bruxas resolviam.
Como numa espécie de maldição, as mulheres Owens eram afastadas do amor: Sally teve seu amor perdido, assim como as tias e não pensou por muito tempo em tê-lo presente.
Já Gillian fez inúmeras tentativas, até se ver com um cadáver no banco do carro, aliás, ela vivia se metendo em confusão em nome do amor.
Uma história que no filme foi detalhado com muita violência contra mulher, mas no livro o que mais chamou a atenção foi a união da família, quando havia um problema, todas se ajudavam, com magia, sim -- afinal por mais que tentassem esconder, eram bruxas-- mas, principalmente, com amor.
Vale muito a leitura!
Amei demais e já vou correndo começar o livro 2 ( que na verdade é prequel deste livro), doida para saber mais sobre essas mulheres maravilhosas!

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/

Alexia 19/08/2023

Não me prendeu muito a leitura e não gostei muito da forma que a história é narrada.

Li de forma beeem arrastada

Cacauwan 30/12/2011

Esperava mais
Quando li o livro, já tinha visto o filme muitas vezes. De fato, o filme é um dos meus preferidos. Como estava acostumada a me surpreender quando lia livros após ter visto as respectivas adaptações cinematográficas, este foi uma bela decepção. Esperava muito mais, e terminei o mesmo pensando que meu ditado "Os livros são sempre melhores que os filmes" finalmente havia encontrado uma exceção. O livro é bom sim, mas continuo achando que o roteirista para a adaptação conseguiu superar a autora e criar algo ainda melhor.

Hari-Nama 31/12/2021

Há mais de duzentos anos as mulheres Owens eram responsabilizadas por tudo o que saísse errado na cidade.

Depois da história contada em As Regras do Amor e da Magia, em que tia Frances e tia Jet sentiram na pele o poder da antiga maldição relacionada às mulheres da família Owen, agora essa era também a sina de suas sobrinhas, Gillian e Sally!

Quando crianças, as irmãs eram alvo de comentários, consideradas estranhas, provocadas na rua, apontadas por onde passavam. Com sua casa centenária, poções exóticas e uma legião de gatos pretos, suas tias idosas quase pareciam encorajar os dons das meninas para a bruxaria. Mas tudo o que elas queriam era distância de qualquer coisa relacionada ao assunto.

Uma faria isso se casando; a outra, fugindo com seu namorado, um bad boy. Mas os laços entre as irmãs, assim como os caprichos do destino, as uniriam outra vez, como num passe de mágica. Será que Gillian e Sally aceitariam o poder que estava no sangue de todas as Owens? Conseguiriam se livrar de uma vez por todas da maldição que pairava sobre elas?

Amanda Trevisan 11/04/2023

Amei ver as diferenças entre o livro e o filme, embora seja simplesmente apaixonada pelo filme eu amei ler sobre todas as irmãs Owens.

Grazi 21/02/2020

Devido ao filme esperava mais do livro.
No inico da leitura, demorei para me acostumar as diferenças do livro, mas do meio para o final acabei gostando.
A autora tem uma boa escrita, muito magica diria.
Gostei das mulheres serem "mulheres normais", as conhecidas curandeiras, e nao terem poderes miraborantes.
Muito bom o livro.