Da Magia à Sedução

Da Magia à Sedução Alice Hoffman

Resenhas - Da Magia à Sedução

Breno 21/11/2012

Livro e Filme
Para os fãs do filme, não é bom se iludirem com toda a magia e efeitos especias existentes. O livro é muito, mas muito diferente do filme. Claro um pouco mais detalhado, mas o filme teve muitas modificações até por que se fosse seguir com precisão o livro não faria tanto sucesso. Toda aquela magia, feitiços e grimórios apresentados no filme não existe no livro. O livro dá mais atenção a coisas simples, não tão simples, mas coisas que temos o conhecimento, como mulheres que fazer trabalhos p/ trazer homens de volta, lendas e mais lendas.
Uma ótima leitura para quem não tem a expectativa de algo mais fantasioso como mostrado no filme.
Marta 29/10/2019minha estante
Adoro o filme, mas o livro me conquistou ainda mais! Sensacional!

Grazi 21/02/2020

Devido ao filme esperava mais do livro.
No inico da leitura, demorei para me acostumar as diferenças do livro, mas do meio para o final acabei gostando.
A autora tem uma boa escrita, muito magica diria.
Gostei das mulheres serem "mulheres normais", as conhecidas curandeiras, e nao terem poderes miraborantes.
Muito bom o livro.

Mousa 04/03/2022

Que alegre surpresa foi esse livro. O começo foi bem difícil e um pouco chato (deduzo que ainda esperava as semelhanças com o filme). Mas a história foi ganhando ritmo e nuances próprios.
Fala muito mais de amor entre as mulheres Owens que com seus homens.
E esse final foi fantástico, só podia ter prolongado um pouco mais no encontro com o Gary.

Victória 28/10/2020

Assisti o filme quando pequena e ele se tornou um dos meus favoritos, quando iniciei a leitura pensei que a história fosse parecida, mas no final me surpreendeu muito (de um jeito positivo), depois que iniciei o livro não descansei até terminá-lo.

Laís Andrade 14/03/2011

Doces ou travessuras?
Quem nunca se deixou levar pelo envolvente mundo da magia? Diferentes obras retratam isso de formas diversas, alguns autores sendo até mais sutis do que outros. Da Magia à Sedução é uma obra escrita por Alice Hoffman e que narra a história de Sally e Gillian Owen, duas meninas que perdem os pais e passam a morar com as duas tias na magnífica casa da rua das Magnólias. Contudo as mulheres da família Owen são perseguidas por uma maldição que leva a morte todo homem que se apaixonar por uma Owen. O livro deu base para a produção de um filme com o mesmo título. A magia descrita em ambos não é algo tão clássico como fazer flutuar uma cadeira apenas com o sacolejo de uma varinha mágica. A magia deste livro é algo que basicamente podemos encontrar em nosso dia-a-dia, algo muito simples: a superstição. Todos nós já ouvimos falar em algo como que jogar sal por cima do ombro esquerdo traz sorte ou que um ramo de guiné atrás da porta afasta maus espíritos. É deste tipo de magia que o filme trata, tangenciando este tema de forma tão agradável e simples que torna a leitura simplesmente mágica. Um livro com cheiros, sensações e confortáveis cenários. Em nada se relaciona com qualquer tipo de religião ou crença. Tive uma depressão pós-término de livro, já que vou sentir falta de me debruçar no universo das superstições e problemas corriqueiros enfrentados pelas mulheres da família Owen. Vale a pena conferir. Boa leitura!

Maddie 28/06/2022

?Noite? e ?Dia?, era assim que as tias chamavam as sobrinhas

~~

Há pessoas que não adianta avisar para que se mantenham longe do desastre. Pode-se até tentar, pode-se dar todos os alertas, mas elas, ainda assim, insistem em andar à beira do precipício.

~~

As tias tentavam incentivá-la a não ser tão boa. A bondade, na opinião delas, não era uma virtude, mas mera fraqueza e medo disfarçados de humildade.

~~

Gillian tira outro Lucky Strike e o acende. Por causa da sua história familiar, ela sofre de um verdadeiro complexo de abandono, por isso é sempre qum vai embora primeiro.

~~

Que maravilha dizer o que se tinha vontade sem ter de ensaiar primeiro, mentalmente, várias e várias vezes, para ter certeza de que isso não causaria uma briga.

~~

Gillian fica parada onde está por algum tempo. Ela inclina a cabeça para trás e fecha os olhos claros contra o sol, e pensa na loucura que o amor pode ser. É assim que ela está, descalça na grama, com a marca salina das lágrimas nas bochechas e um sorriso estranho no rosto, quando o professor de Biologia da escola secundária levanta o trinco do portão dos fundos, para que possa entrar e avisar Sally sobre a reunião na cantina no sábado à noite. Porém, ele nunca chega a atravessar o portão ? fica imobilizado ali mesmo tão logo vê Gillian e, daí em diante, sempre que sentir o aroma de lilases, vai se lembrar daquele momento. Das abelhas circulando a cabeça dele, da tinta dos folhetos em sua mão parecendo tão roxa de repente e de como subitamente ele se deu conta do quanto uma mulher pode ser bela.

~~

Existem algumas coisas, afinal de contas, que Sally Owens sabe com toda a certeza: sempre jogue o sal derramado sobre o ombro esquerdo. Plante alecrim junto ao portão do jardim. Acrescente pimenta ao purê de batatas. Plante rosas e alfazema para ter sorte na vida. Apaixone-se sempre que tiver uma oportunidade.

May 07/03/2021

Da magia a sedução é um dos meus filmes preferidos e quando li esse livro também me apaixonei. Como algumas pessoas disseram a narrativa do livro é um tanto quanto diferente se tu comparar com o filme, mas ainda assim uma ótima história. A família Owens é definitivamente encantadora!

Vanessa1340 08/10/2020

Essa leitura foi o caso onde assisti ao filme primeiro e depois fiz a leitura do livro. Mas vou me explicar... Até pouco tempo atrás, eu não fazia ideia que o filme tinha sido uma adaptação do livro da Alice Hoffman de mesmo nome. O filme é de 1998, eu tinha de 10 pra 11 anos quando assisti o filme pela primeira vez. E de fato gosto bastante do filme, o que com total certeza me influenciou negativamente na leitura do livro.
Particularmente, senti falta das partes centralizadas da Gillian. O livro é todo é voltado pra Sally e suas filhas. Eu senti falta das mágicas que tem no filme. E outro ponto que achei ruim foi a falta de divisão do livro. Não tem capítulos o que torna cansativa a leitura.

Larissa1313 27/06/2021

Conheci a história das irmãs Owens pelo filme, que leva o mesmo nome do livro, e, desde então, se tornou um dos meus filmes preferidos. Não tinha conhecimento de que o filme tinha sido baseado em um livro, então, assim que descobri, fui atrás da história original...

De início, se parece bastante com a história que conheci na minha infância, porém ao decorrer da leitura foi ficando um pouco discrepante daquilo que eu conhecia.

É um livro bom, rico em detalhes e, em alguns momentos, prende a nossa atenção de forma surpreendente, entretanto, o filme me pareceu mais completo e com uma história mais mística, envolvendo mais magia do que o próprio livro.

Beatriz 18/03/2022

Um livro divertido, com uma história simples e uma escrita envolvente, do tipo que se você devora em um dia. Ele reforça alguns estereótipos de "bem contra o mal", e categoriza os personagens como totalmente bons ou completamente ruins, o que para um leitor de longa data pode parecer "aquela história clássica de novo". Apesar de tudo vale a pena respirar fundo e acompanhar essa história.

Beatrizbya641 06/12/2023

A coisa mais perigosa de todas, em questões de amor, era ser concedido o desejo do coração de uma pessoa.
Talvez eu tenha errado ter lido o livro com a mesma expectativa de quando eu assistir o filme. É claro que existe um abismo entre os livros e suas respectivas adaptações cinematográficas porém eu não imaginava que o abismo fosse tão gigantesco.

Não gostei da escrita, mais parecia um monólogo do que uma narrativa,senti falta de uma interação maior entre a Sally e a Gillian durante a infância.

Os pontos positivos foram que, quem de descobrir que Maria era ancestral das meninas e não sua mãe, também revelaram que a mãe dela se chamava Regina, e foi contado como a maldição a afetou.Também achei interessante falar,ainda que de forma superficial, sobre o casamento das tias.

Infelizmente não gostei o suficiente para ler os outros livros da família Owens

@emcadacapa 18/04/2024

Pura magia!
É simplesmente espetacular ler esse livro após ver o filme algumas (muitas hehe) vezes, a história se expande de forma mágica.

Para quem não é familiarizado com o filme cult do final dos anos 1990, estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman... Da Magia à Sedução conta a história de uma família de bruxas que possuem uma maldição, quando se apaixonam o homem acaba morrendo. Esse é o ponto de partida do livro, mas ele se torna bem mais do que isso.

?O que ela estava pensando? Que o amor era um brinquedo, algo fácil e agradável, feito apenas para diversão? O verdadeiro amor era perigoso, dominava a pessoa por dentro e a prendia com suas garras e, se não se livrasse dele bem depressa, ela poderia acabar fazendo uma loucura em nome dele.?

Família, amores e poções mágicas... Tudo isso você vai encontrar nessas páginas em uma narrativa deliciosa que vai encantar, fazer rir, sofrer, chorar e ter esperança ao mesmo tempo. Sally e Gillian são mulheres complexas que por mais que possuam dons diferentes das demais, são totalmente iguais a todas as outras mulheres. São irmãs e, por mais irritadas que estejam uma com a outra, vão se proteger e se amar acima de tudo.

O livro é dividido em partes, ele não a divisão normal de capítulos, é o texto corrido do inicio ao fim da parte. Para alguns isso pode ser um pequeno problema, mas garanto a você que um vez que a escrita da autora lhe ganhar, você nem vai perceber isso, vai apenas querer ler mais e mais.

Super indico a leitura desse drama/romance com um toque de bruxaria, por mais que esse seja o segundo livro na cronologia da história, ele pode ser lido primeiro, sem problema nenhum.

judithlance 23/04/2024

Seduzente! ?
Assisti ao filme quando era criança e desde então ele tem sido um dos mais marcantes para mim... Amo muito o filme! Então decidi ler ao livro que inspirou esse filme tão cativante... não foi diferente com o livro!

De início foi uma leitura fluida, leve, que me prendeu bastante; estava cada vez mais interessada. Me interessei bastante pela Sally, me identifiquei.

Algo ruim na leitura foi a parte em que a Kylie quase foi atacada; isso me deu um bloqueio de leitura, depois disso não fiquei tão interessada e fiquei bem enojada. Foi uma parte pesada. Passei a ler sem interesse, o que estava tornando a leitura lenta e chata. Porém, depois de um tempo, consegui voltar a ler... Fico feliz por ter continuado!

É muito interessante acompanhar a vida delas, ler as personagens que inspiraram a filme. Acompanhar as gerações da família Owens, a dinâmica das irmãs, Sally e Gillian, o cuidado de Sally com a irmã, as personalidades diferentes das duas, e também das filhas de Sally.

O filme não é fiel ao livro, mas ainda assim ambos são ótimos. Senti falta de magia no livro, talvez por isso dei 4,5 estrelas. Fui com sede de magia, procurando por bruxaria e feitiços kkkk. Outro ponto negativo foi o não esclarecimento a respeito da maldição; queria saber o que vai acontecer ao Ben e ao Gary, visto que homens por quem as Owens se apaixonam acabam morrendo. Mas ok! Foi uma leitura legal e cativante, além disso, tem outros livros, talvez haja mais esclarecimentos.

As mulheres Owens são mulheres fortes, independentes, unidas, e apesar de tudo, sempre dão uma chance ao amor, pois é o que vale a pena. Mulheres apaixonadas!

nathmaia 18/01/2022

A verdadeira magia é a relação que existe entre irmãs
Ao contrário da maioria das pessoas, eu li o livro antes de assistir ao filme e o resultado foi muito positivo. Fiquei bem satisfeita com a forma fluida que a autora desenrola sua escrita e tece os acontecimentos da trama, apesar de exagerar nos exemplos kkkk. É um bom livro, de ritmo um pouco lento, onde a autora vai contando a vida de Sally e Gillian, mulheres que, diferentemente de suas tias, não são bruxas e são apenas mulheres ?normais? (por mais que elas não se sintam assim), fortes e resilientes. Os exemplos de irmandade no livro são maravilhosos, tanto de Sally e Gillian quanto de Antonia e Kylie (e até as tias). Adoro ler histórias sobre irmãs e principalmente sobre aquelas que estão dispostas a fazer de tudo uma pela outra. As descrições da autora são bem poéticas e, na minha opinião, essa é a maior marca do livro. Além disso, é muuuito bom ler uma história em que as mulheres não dependem de um homem em absolutamente nada e fazem por si mesmas a vida que elas querem que aconteça.

Alessandra @euamolivrosnovos 01/11/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Gillian e Sally foram morar com suas tias, ainda quando crianças, devido à morte dos pais. Diferentes uma da outra, as meninas não conseguiam se entender, mas tinham em comum o fato de serem alvo de comentários na cidade, por serem consideradas estranhas.

O amor fez com que ambas saíssem da casa das tias, mas a tristeza conseguiu encontrá-las, repetindo a sina da família Owens, que sempre viveu amaldiçoada por sua ancestralidade.

O destino forçará as irmãs a se reunirem e elas precisarão encontrar forças para superar tudo o que virá pela frente.

O que achei?

Uma sequência com menos elementos mágicos, mas que soube manter a essência de uma história cativante.

Embora eu tenha curtido mais o enredo das tias, conhecer suas sobrinhas foi uma grata surpresa, pois a autora trouxe uma carga dramática ainda maior para esse livro, que me conquistou logo de cara.

Uma narrativa fluida e rápida, que trouxe temas como a maternidade e a força feminina de maneira leve, mas não menos intensa.

Sally foi minha personagem favorita, uma mulher cheia de camadas e obstinada, que arregaçou as mangas depois do luto e fez o melhor que pode para as filhas, dadas as circunstâncias. Me emocionei muito com tudo o que ela passou.

Assim como o primeiro volume, esse livro não é dividido em capítulos mas em alguns tomos, porém, a trama não fica cansativa em nenhum momento.

Para quem não sabe, existe uma adaptação cinematográfica com o mesmo nome, estrelada por Sandra Bullock e Nicole Kidman, lançada em 1999 e que ainda preciso conferir.

Recomendo muito os dois livros e espero que você goste dessa história tanto quanto eu!

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos