Morfologia do Conto Maravilhoso

Resenhas - Morfologia do Conto Maravilhoso

Sanoli 25/05/2015

Minhas Impressões
Morfologia do Conto Maravilhoso

site: http://surteipostei.blogspot.com/2015/05/morfologia-do-conto-maravilhoso.html

Marcus Oliver 29/10/2020

Maravilhoso
Perdão pela ironia do título e com o título da obra.
Essa obra é magnífica, pois ela foca em algo muito comum no Brasil, mas que muitos negligenciam: os contos folclóricos. Sim, um conto maravilhoso se relaciona perfeitamente com os contos folclóricos, há algumas pequenas mudanças entre os gêneros, mas o estudo de Propp pode ser aplicado em ambos.
Um livro pequeno, na parte teórica, mas que se torna extenso e muito mais completo por conta de seus apêndices, ensaios e artigos de Meletinski, Lévi-Strauss e V. Propp.
Apenas com os apêndices já conseguimos entender como criar uma narrativa folclórica e maravilhosa, este livro para quem tem crianças - e é claro gosta de teorias literárias - é uma mão na luva, pois aplicando a estrutura de Propp você poderá contar várias histórias de mesma estrutura, mas sempre inéditas e os pequenos adorarão elas.
A teoria de Propp foi um marco no campo teórico e é a partir dele que muitos outros estudos foram surgindo, pois tomaram de base sua teoria, eu mesmo utilizo seu livro em minha dissertação de mestrado.
O melhor de tudo é que a teoria de Propp é extremamente simples de compreender e até mesmo um leigo de estudos literários, entenderá com tranquilidade, porque ele aborda algo que temos muito contato: contos maravilhosos/de magia/folclóricos/de fadas. Contamos várias histórias e nossos pais e avós contaram várias outras, por isso, estamos atentos e acostumados com o que Propp teoriza. Após ler você imediatamente verá que a teoria de Propp acaba se aplicando à outras narrativas, como filmes, séries e quadrinhos. É a partir dessa obra que você treinará seus olhos para compreender melhor outras narrativas.
A obra de Propp tem outro mérito enorme, demonstrar como se aplica o método científico na área de humanas da maneira mais empírica possível, ele fará comparações entre obras e aplicará sua teoria.

SadRato 07/06/2023

É para conhecer um estudo
Esse livro é fruto de uma pesquisa de Propp sobre os contos de magia no fim dos anos 1920. O livro causou algumas polêmicas. No final, há dois artigos com uma briguinha de academia entre Strauss e Propp. Amo uma treta literária.