Toda poesia

Toda poesia Paulo Leminski

Resenhas - Toda Poesia

Mike 15/04/2024

O poeta curitibano
Que densidade poética as construções de poema de Paulo Leminski. Arrisco dizer se que não estive nem na metade da capacidade de compreender sua genialidade.

Ana Elisa 12/04/2024

19ª leitura de 2024
Sempre fui louca para ler algo do Paulo Leminski e esse livro estava nos meus desejados há uns bons 10 anos, fiquei tão feliz quando encontrei ele para troca no skoob. Para minha surpresa ou esquecimento, quando o livro chegou e fui ler a biografia, descobri que ele era Curitibano kkkkkk rindo de vergonha.

Como qualquer livro de poesia, tem aquelas muito boas, aquelas confusas, aquelas difíceis de ler e engolir, então não poderia ser diferente com Paulo Leminski. Fiquei feliz que sua grande parte eram haicais, que são uma das minhas paixôes.

Compartilhei alguns escritos enquanto lia e marcava meu progresso e vou deixa-los aqui também:

"ano novo

Rock and roll"

"Quem me dera
Um mapa de tesouro
Que me leve a um baú
Cheio de mapas do tesouro."

Rayssa414 26/03/2024

Não compreendi a maioria dos poemas
"Hesitei horas
antes de matar o bicho.
Afinal,
era um bicho como eu,
com direitos,
com deveres.
E, sobretudo,
incapaz de matar um bicho,
como eu."

SasaWene 14/03/2024

Amei esse cara é surreal muito bom os poemas dele.
Aqui vou colocar um dos poemas que mais amei dele.

LÁPIDE 2
EPITÁFIO PARA ALMA

aqui jaz um artista
mestre em desastres

viver
com a intensidade da arte
levou-o ao infarte

deus tenha pena
dos seus disfarces

iszbellz 11/03/2024

Toda Poesia ?
Paulo Leminski, um poeta cheio de criatividade! Nunca tinha lido esse tipo de poesia, mas com certeza vou consumir mais!
Dá para refletir bastante com suas poesias, apesar de muitas terem uma escrita bem complicada de entender.

?Você para
a fim de ver
o que te espera

só uma nuvem
te separa
das estrelas?

?Acaso é este encontro entre o tempo e o espaço
mais do que um sonho que eu conto
ou mais um poema que eu faço??

?Esta vida é uma viagem
pena eu estar
só de passagem?

?O papel é curto.
Viver é comprido.
Oculto ou ambíguo,
Tudo o que digo tem ultrassentido?

?Acordei e me olhei no espelho
ainda a tempo de ver
meu sonho virar pesadelo?

?Depois de muito meditar
resolvi editar
tudo o que o coração
me ditar?

Lorrayne98 11/03/2024

Vicío
Leminski apresenta uma poesia simples e certa de tão quebrada que é. Esse livro apesar de ter volume se é lido rapidamente, e eu me apaixonei pela escrita leve, clara, sucinta. E peguei um vício ao me ver agora em algum lugar e produzir algo como os eternos haicais de P.L. Para quem quer começar a ter conhecimento de poesia, ou se aperfeiçoar é uma ótima obra, para refletir, aprender, e rever.

John mayer é muito bom 11/03/2024

Achei mais ou menos, mas a culpa é minha
Sinto que não aproveitei muito bem a viagem desse livro e com certeza vou voltar a ele mais tarde. Dessa forma, fica difícil defini-lo aqui. Só consegui compreender melhor o autor quando cheguei aos textos finais do livro. Foi minha primeira tentativa no mundo da poesia, mas acho que se tivesse um conhecimento prévio sólido iria compreender melhor. Enfim, vale a pena, mas leia os clássicos primeiro!

NAvia.Milena 01/03/2024

"Meu problema só dói quando queima"
"Os dentes aflitos da vida
Preferem a carne na mais terna infância
Quando
As mordidas doem mais e deixam cicatrizer indeléveis
Quando
O sabor da carne ainda não foi estragado pela salmoura do dia a dia
É quando ainda se chora
É quando ainda se revolta
É quando ainda..."

"Quando eu tiver setenta anos então vai acabar adolescência
Vou largar a vida louca e terminar minha livre-docência
Vou fazer o que meu pai quer
Começar a vida com um passo perfeito
Vou fazer o que minha mãe deseja
Aproveitar as oportunidades de virar pilar da sociedade e terminar meu curso de direito
Então ver tudo em sã consciência
Quando acabar a adolescência"

Davi Teixeira 19/02/2024

Bom e diferente
Apesar de não ser o estilo de poesia que eu gosto, achei um bom livro. É inegável a originalidade do Leminski, nunca li nada parecido com o que ele escreveu. O estilo haicai é novo pra mim, gostei da simplicidade e da objetividade contidas em alguns poemas.

marianabalvez 14/02/2024

Doses de alegrias para viver a vida
Eu amo esse livro e a forma como vemos nele todo o coração de Leminsk! Esse livro me acompanha desde 2013 e sempre revisito meus poemas preferidos, em cada tempo da minha vida uma interpretação é cabível. Leminski é atemporal, sua obra é completa, rica e me enche de alegria. Livro perfeito!!!

Leticia_gg 22/01/2024

A grandeza do menos
Primeiro de tudo, preciso deixar claro que qualquer resenha que eu faça será 100% enviesada porque sou completamente apaixonada pela poesia do Leminski. Dito isso, vamos lá.

Sonho com esse livro há tanto tempo que, quando consegui comprá-lo por 20 reais, quase chorei de alegria. E que livro! Ter essa antologia nas mãos não parece real até agora.

Os poemas curtos que encerram uma enormidade, as risadas misturadas ao aperto no peito, a ironia e a seriedade que se abraçam... Cada página é uma grata surpresa. Leminski diz grande sem dizer difícil, e nisso reside a sua força.

"Toda poesia" abraça desde os leitores que têm medo de poemas até aqueles que são obcecados pelos mais variados versos.

Com ele, menos é mais sem ser pouco. Quem se furta ao prazer de lê-lo está maluco, e tenho dito.

"um pouco de mao
em todo poema que ensina

quanto menor
mais do tamanho da china"

thai :D 16/01/2024

A única razão pela qual o livro não ganha cinco estrelas é que, como é uma compilação de textos do Paulo Leminski, alguns são perfeitos e outros são chatos.

Mas vale muito a leitura

victoria.baie 15/01/2024

Gosto muito do quanto o paulo leminski nunca ta nem ai pra muita coisa so falava o que queria e ainda em formato de haicai realmente um homem a frente de seu tempo

Dressa gratiluz 13/01/2024

8 ou 80
Esse livro de poesias verdadeiramente oscila entre oito e o oitenta na minha opinião. Isso porque, existem poesias que de fato são muito boas; no entanto, outras são completamente bizarras; tão bizarras que o leitor chegar a se questionar se o autor fez uso de alguma substância indevida ou apenas estava nos induzido a questionar os valores estéticos da poesia e do fazer poético. Em certas poesias o autor nos cativa com seus versos e em outras damos risadas de espanto, mas apesar de não ter gostado o suficiente desse livro, acho que talvez seja válido realizar a experiência dessa leitura, aliás, o gosto literário de cada um é individual e cada um tem o seu...

Bquinlan 08/01/2024

?Pessoas deviam poder evaporar
quando quisessem
não deixar por ai
lembranças pedaços carcaças
gotas de sangue caveiras esqueletos
e esses apertos no coração
que não me deixam dormir?