Isso Ninguém Me Tira

Isso Ninguém Me Tira Ana Maria Machado

Resenhas - Isso ninguém me tira

Darlene_Poetisa 14/11/2021

Dora e Gabi são primas - Gabi, a prima da cidade grande é cheia de ideias, de busca pela independência e vários interesses e curiosidades sobre o mundo. Dora é a prima do interior que veio morar na cidade grande para estudar, mas só pensa em se casar, voltar para o interior e ter sua própria família. Apesar das diferenças elas são muito amigas e Dora sempre conta para Gabi (e para todos que quiserem saber) sobre sua paixão idílica e completamente platônica por Bruno, um menino mais velho que estuda no mesmo colégio que ela. Tudo começa a se complicar quando Gabi e Bruno se conhecem e se apaixonam. Para a família de Gabi, o envolvimento dela com o garoto é uma grande traição aos sentimentos da prima. Isso ninguém me tira poderia ser apenas mais um romance adolescente, com um triângulo amoroso entre primas, porém Ana Maria Machado entrega mais do que isso: O livro não fala apenas sobre namoro, mas sobre lutar pelo que se deseja, seja namoro, trabalho ou amizades. Nesse sentido, Gabi é uma adolescente bastante madura e firme, enquanto Dora, em sua simplicidade e timidez, é uma menina tradicional,que não busca explorar as próprias oportunidades. E Bruno? Bom, Bruno é o típico namorado que apoia a namorada, mas só até certo ponto, sentindo-se preterido quando ela toma suas próprias decisões sem consultar antes - Ou seja, mesmo sem querer, Bruno é machista. Sem falar a palavra feminismo, Ana Maria Machado acabou criando uma trama feminista para adolescentes, pois a frase do título Isso ninguém me tira não se refere ao namoro e sim a descoberta da independência e da possibilidade de escolhas.

soursnk0 08/10/2021

Isso ninguém me tira.
É uma livro de leitura super
rápida e fluida, da pra ler em um dia.

Dora é obcecada por Bruno e sabe tudo da vida dele, todos estão cansados de só ouvir sobre ele, um dia sua prima, Gabi, acaba conhecendo um garoto na praia, o "Bruno da Dora" e eles acabam se aproximando...

Vi uma menina comentando que não havia gostado da escolha do Bruno, mas na minha opinião sempre esteve aparente quem ele ia "escolher" (entre aspas mesmo até porque uma delas nunca foi opção).

Esse livro passa de uma paixão adolescente pra um amor proibido, relacionamento a distância, ciúmes e etc. Achei o Bruno regrediu no final, ele aparentava ser um personagem melhor mas tornaram ele tóxico.

Apesar disso é uma leitura legal, vale a pena, um livro rápido e fácil pra passar o tempo.

Lai_lainne 19/05/2021

Isso ninguém me tira
Foi uma leitura nacional que me deixou encantada desde o começo, a relação com a vida, problemas da escola e no amor passados por adolescentes, adorei ler um livro nacional que me senti aquecida, é engraçado, bom e você consegue se ver vivendo aquilo ou até pensar mais sobre a vida dos outros personagens.
12/13+

bia 09/04/2021

li esse livro quando tinha uns 13 anos e na época fiquei assim ?? com o final

Ratinha de Biblioteca 08/04/2021

Só parece...
Gabi vê Bruno um dia na praia e se interessa por ele e vice-versa. O problema é que Dora, a prima de Gabi, é apaixonada por Bruno... Ok, parece um jovem-adulto com triângulo amoroso, certo?! Mas esse livro é surpreendente e aborda temas como: a atuação da mulher no mercado de trabalho, a mulher e sua representatividade na sociedade, relacionamentos abusivos, preservação do meio ambiente. Super atual e escrito em 1988. Delícia de ler!

Larissa1313 04/01/2021

essa não é só uma história de amor
"Mesmo quando o amor acaba - e muitas vezes ele acaba -, o que é que fica para sempre?"
um livro esplêndido, no início achei que seria mais um romance clichê, mas a medida que fui lendo percebi que ele tinha algo de diferente... ele conta a história de Gabi (me identifiquei com ela em muitos pontos e tenho certeza que não foi a única) e como ela conheceu e começou a namorar com Bruno, ao longo da história eles passam por diversas coisas e o tempo vai passando, as coisas vão mudando, Gabi vai amadurecendo e Bruno também, muitas coisas típicas de um relacionamento entre jovens acontecem e há ciúmes, brigas, perdão, mas no final percebemos que aquela história não era apenas sobre o primeiro amor de Gabi, mas sobre outra coisa... só lendo pra saber rsss enfim, o livro é curtinho, perfeito, em um dia vc consegue ler e vale muito a pena a leitura!!!

Retalhos e Prefácios 03/01/2021

Adolescência
Quando eu realizei a leitura desse livro gostei muito. Não sei se as meninas de hoje teriam a mesma opinião. Novos tempo, novas percepções. Ainda bem, né!?

Isabela 20/07/2020

Pode ser o seu primeiro livro
Isso Ninguém Me Tira é um ótimo livro para pré-adolescentes que estão embarcando no mundo da leitura. A história não é tão boba quanto parece, pois traz uma ótima lição. Além disso, a leitura flui muito bem, já que a Ana Maria Machado tem um jeito mágico, próprio dela, de nos envolver. Isso sem contar que esse livro me incentivou a ler Dom Casmurro, que é citado várias vezes ao longo da história. Enfim, é um livro super curtinho e fácil de ler. Eu gostaria de tê-lo lido antes, por volta dos meus 11 ou 12 anos.

Duda 05/07/2020

Reli esse livro porque eu sempre guardei com carinho ele, desde a primeira vez que li, há 15 anos atrás e queria saber se ainda era uma história que eu guardaria no peito.
E.. nossa, é muito diferente de ler depois de adulta.
Primeiro porque a minha memória colocava a confusão romântica das primeiras vinte paginas como se fosse a história de quase o livro todo e não é.
Apesar de ter um pseudo triangulo romântico no começo, ele é a parte menos importante da história, apesar de ser responsável por alguns atritos ao longo do livro.
A história começa com Gabi explicando como conheceu o Bruno, o problema é que ela já conhecia ele de tanto que sua prima, Dora, falava dele. Só que Dora cultivava um amor completamente platônico por Bruno, já que ele mal havia conversado com ela. Mas Bruno e Gabi conversam e se gostam muito. O problema não está apenas na situação da Gabi com a Dora, e sim que Dora contava para a família toda sobre Bruno como se realmente algo existisse entre os dois.
Por isso, mesmo quando Dora volta a morar com os pais no interior, Gabi sofre dificuldade de aceitação da família dela com o namoro com o Bruno. O que a força a se relacionar em segredo com ele. e junto disso é uma jornada de amadurecimento de Gabi como uma mulher independente e é essa a melhor característica desse livro.
Então, apesar de parecer ser um livro sobre um triangulo amoroso à primeira vista, ele é um livro sobre crescimento e emancipação da protagonista, permeado pela sua relação com Bruno e com seus pais.

É um livro que, se eu lesse hoje, talvez não desse cinco estrelas, mas por memória a tudo que ele me ensinou, eu tenho certeza que ele faz parte da minha formação e minha forma de pensar continua sendo favoritado e cinco estrelas porque tenho muito muito carinho por essa história.

Ana 14/04/2018

Faz muito tempo que li este livro, e ainda me recordo da história, nossa... deu muita saudade aqui. Acho que eu tinha uns 8 anos quando li este livro pela primeira vez, me lembro de ter achado linda a capa, e também de ficar horas e horas olhando as ilustrações.
O enredo é simples:
Dora é prima de Gabi e foi passar uns tempos na cidade dela.
Na escola da cidade de Gabi, Dora conhece e se apaixona por Bruno, um lindo menino que infelizmente também é a paixão de Gabi. Dora inventa que está namorando Bruno. Aí um dia acontece uma confusão, pois Gabi e Bruno começam a namorar. E agora?
Amo estas histórias de paixões adolescentes, acho que não importa a minha idade, eu sempre irei gostar.
Recomendo este livro a todos os jovens que gostam de ler.

Anderson 14/04/2018minha estante
Gostei da resenha Ana. Percebe-se que és uma mulher sensível e romântica. Eu também gosto de um romance romântico.

Sathy 30/03/2017

Não gostei de quem ele escolheu u_u
A história é interessante, mas o casal que segue o drama não é o que eu gostaria.

Van 14/11/2015

Aprendi uma lição importante...
Gente, eu li esse livro em um dia, porque é bem pequeno, ele me fez lembrar dos tipos de livros que pegava emprestado na biblioteca nos tempos de escola, que nostalgia veeey! kkkk

Enfim, Maria Machado conta a história de uma adolescente chamada Gabriela, apelidada de Gabi, que muito amiga de sua prima Dora, ouvia suas especulações acerca de sua paixão por um colega da escola, o Bruno, sua prima vivia suspirando, dando um jeito de esbarrar com ele nos corredores e sempre estando nos eventos que ele participava, e todo esses momentos eram relatados por ela a todos da família, mas sua prima nunca tentava desenvolver uma amizade com ele, nem mesmo conversava ou prosseguia a um assunto quando ele o puxava ou lhe perguntava alguma coisa. (Quem nunca?)

Até que certo dia, estando sua prima e ela na praia, o Bruno puxa assunto com a Gabi e eles se apaixonam um pelo outro, sem saber que este era o carinha que sua prima era apaixonada, mas como ele é a paixão da sua prima e todos da família sabem disso, é travada uma batalha em sua família devido a sua relação com o Bruno.

A Gabi é uma personagem bem jovem, mas durante essa jornada de luta pela sua paixão, ela amadurece bastante e percebe o quanto isso é importante para ela, onde começa a perceber o quanto a sociedade é machista e algumas pessoas a seu redor também, como seu pai, sua mãe, e até mesmo seu namorado.
Durante a história ela constata o quanto a sua personalidade é a única coisa que ninguém pode mudar, pois é o que ela é, e realmente o que nós somos ninguém muda, a não ser nós mesmos, e se deixarmos mudarem, e eu amei essa lição que a personagem transmite, pois de fato nos relacionamos, ás vezes dá certo, ás vezes não, construímos amizades, e perdemos ás vezes até com a mesma velocidade, mas a nossa essência não muda: que é o que aprendemos e o quanto nós amadurecemos. Ah! Não isso ninguém nos tira! ;)

"Ninguém me tira o que é meu. E o que é meu não são as pessoas nem coisas, não é um namorado nem um trabalho nem uma campanha. É o que eu mesma sou, e vou passando a ser a cada dia, meu jeito, meu amor à vida, minha maneira de tentar construir os meus sonhos. Isso ninguém me tira mesmo."

Julia 08/01/2015

Li para a escola anos atrás, desde então já reli várias vezes. Mudou a minha vida em várias aspectos em um momento do colégio em que eu precisava de alguém me falando o que ninguém podia me tirar. Recomendo muito!