Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Fabiana 29/10/2022

Muito interessante
Eu até gosto de fantasias envolvendo vampiros, lobisomens, mas o que me chamou a atenção foi a sobrenatural Alexia Tarabotti e seu "poder" tão diferente de tudo que já li.
Valeu a leitura

Anna Eloisa 26/10/2022

Meu primeiro steampunk
Um misto de história (império britânico na época da rainha Vitória), ficção científica, mundo sobrenatural (vampiros, lobisomens, fantasmas e preternaturais), futurismo (?) e romance de época! Com uma pitada de humor e uma personagem de personalidade forte! Tinha tudo pra ser perfeito, mas de fato ficou faltando alguma coisa, não sei dizer o que exatamente, mas me soou demasiado superficial! Talvez a culpa seja toda minha por ter criado expectativas grandes demais! Mas, de qualquer forma, foi uma leitura muito boa, o livro é curto então isso é bem animador e flui facilmente!

Elaine 13/10/2022

Adorei!
Esse livro mistura vários gêneros, como romance de época, steampunk e fantasia. Contudo, creio que ele é primariamente um romance, com elementos de outros gêneros. A mocinha, Alexia, é uma solteirona inteligente e que não se encaixa na sua família. Além disso, ela é uma preternatural, sem alma, sendo capaz de neutralizar os poderes dos sobrenaturais com seu toque.
O mocinho, Conall, é um lobisomem alfa e, também, um conde. Ele trabalha no DAS, que é uma agência que lida com questões sobrenaturais. Eu adorei as interações entre ele e a mocinha e o desenrolar do romance.
Quanto à trama envolvendo os sobrenaturais, foi interessante, mas poderia ter havido um pouco mais de investigação antes da parte final.

Ivy (De repente, no último livro) 28/09/2022

Não funcionou para mim
Muito dificil fazer a resenha deste livro. Eu tinha tantas expectativas com essa série. O steampunk me agrada, a trama parecia interessante e Alexia parecia uma protagonista incomum, mas a narrativa da autora simplesmente não funciona para mim. Muitas descrições, muita enrolação, alguns momentos me pareceram confusos, outros arrastados demais, eu não conseguia conectar com a trama, nem com os personagens, não poderia me importar menos com o que aconteceria e o livro se fez eterno para mim (eu quase desisti em muitas oportunidades, mas depois tentava seguir adiante, esperando encontrar a magia que conquistou tantos leitores). Não foi para mim. Mas é um livro que divertiu muitos, então vale a pena tentar ler e ver o que dá. A história é bem incomum, a escrita da Carriger é bem única (para mim resultou negativo, mas...) a ambientação steampunk é interessante porque inclui seres sobrenaturais e eu gosto bastante de livros com vampiros. Não vou seguir por agora com a série, e por enquanto não pretendo ler nada da autora já que foi justamente a escrita dela que se tornou meu obstáculo aqui, mas quem sabe futuramente.

rfalessandra 02/09/2022

Sobrenatural e afins
O primeiro livro, intitulado Alma?, que é a porta de entrada, vamos nos familiarizar com esse mundo que autora criou, em plena época vitoriana, existem seres sobrenaturais convivendo entre humanos, como lobisomem e vampiros, e também pessoas como a senhorita Taraboti, que é uma exceção a regra que pode assustar a uns e encantar a outros.

Alexia Taraboti é uma dama que já está se sentindo uma solteirona, sim ela ainda não tem pretendente e nem planos de casamento, ao que ela culpa a sua pele bronzeada e seu nariz um pouco fora dos padrões que foram herdados pelo seu pai italiano, no entanto continua enfrentando uma série de atribulações sociais, e em alguns casos recheados de confusões.

Uma das características que chama a atenção do mundo sobrenatural é que ela não tem alma, sim ela é uma exceção, sendo assim portanto uma aberração quando ela é atacada sem a menor educação por um vampiro numa biblioteca em pleno baile!
O que complica mais a sua situação é que sem querer ela acaba matando o vampiro e fica na mira do assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunçeiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

É um livro envolvente e fascinante que mostra um lado diferente dos seres sobrenaturais que sinceramente eu nunca imaginei lobisomens e vampiros na era vitoriana e valsando pelas atribulações sociais, e sim acontece e muito! Tanto que o Lorde Conall é um partidão, pois é um conde lindo, rico e solteiro, e sim muitas mulheres adorariam fisgá-lo, mas parece que os olhos dele estão voltados para confusão, ou seja, Alexia.

Um livro que é uma mistura de tudo que eu mais amo de romance de época, com personagens fortes e bem desenvolvidos, um enredo bem estruturado e diálogos espertinhos e divertidos, o sarcasmo rola solto e as risadas, kkkkk.
Robison 02/09/2022minha estante
Que legal, deve ser bem interessante este livro. Vou por na minha estante!!!

rfalessandra 02/09/2022minha estante
Poxa, muito legal

fer 22/08/2022

o melhor dos dois mundos
Outro dos inúmeros livros que eu queria muito ler mas tava parado. Talvez seja pela capa (que eu não gosto nem um pouco) ou pela sinopse que me dá uma sensação de bagunça, eu demorei INFELIZMENTE pra ler essa obra prima que mistura o romance de época (meu gênero favorito) com umas pitadas de elementos fantásticos (gosto também). Mesmo parecendo muita coisa pra encaixar em um livro, isso acontece e acontece muito bem. Ele se trata de uma sociedade vitoriana em que os vampiros, os lobisomens e os humanos aprenderam a viver em harmonia (ou nem tanto). A partir de uma morte acidental de um vampiro (não é spoiler pois acontece nas primeiras páginas) uma série de eventos demonstra que tem um mistério a mais por trás disso.
Para os amantes de fantasia com uma pitada de romance, esse não é o livro. Aqui o romance tem o foco, mas o mistério e a aventura não ficam de lado.
A escrita da autora é muito fluida e eu acabei devorando essa história com um casal principal perfeito (cheio de enemies to lovers) e cenas super engraçadas. A mocinha principal da todo o chame do livro com suas sacadas inteligentes e espírito aventureiro. Mas o mocinho e os personagens secundários não ficam atrás e são bem construídos.
Esse livro faz parte de uma série mas a história nesse livro é bem fechada, então se você não quiser continuar está tudo bem, mas duvido que isso vá acontecer depois de terminar essa leitura.
Recomendadíssimo!

Ana Paula 06/08/2022

Vivas as segundas chances
Tive contato com esse livro há alguns anos (talvez 6 anos ou mais) e não me empolguei e nem cheguei a passar do primeiro capítulo.

Havia decidido que essa série não era o tipo de leitura que me agrada e que nunca mais olharia para essas capas feias novamente.

Ainda bem que tantos anos depois eu resolvi dar uma nova chance pra história de Alexia Tarabotti e qdo percebi já estava devorando as páginas e agora estou encantada com a forma que a autora desenvolveu os acontecimentos e já quero dar continuidade a leitura dos outros livros dessa série.

Só achei que a autora devia ter explicado melhora as colmeias, alcateias e existências preternaturais, pq no começo do livro a gente fica meio perdido.

tiorobin.silva 17/06/2022

Leve e divertido
Comprei o livro a algum tempo, fisgado pelo "steampunk" mas o subtítulo de vampiros, lobisomens e sombrinhas me fez nem abrir. Imaginei que seria um Crepúsculo da vida....
Passando pela estante, estava sem ter o que ler, resolvi abrir o livro por curiosidade mórbida. Imaginei que era mais um romance chato com vampiros.... ledo engano. Confesso que fui fisgado logo na primeira cena.
A interação da srta.Tarabotti com o vampiro foi hilaria, com a chegada do lobisomen fica ainda melhor.
A história é leve, divertidissima, as personagens são interessantes e carismáticas. A descrição do universo é coesa. A química entre a srta Tarabotti e Lorde Maccon transpira pelas páginas.
Me arrependo de não ter lido antes. Agora vou lustrar minhas botas, vestir meu terno de tweed, preparar um chá e embarcar no segundo volume

Fernanda 12/06/2022

Aquela farofinha?
Antes de ler, não lembro de ninguém que tenha me recomendado a história e para minha surpresa ela entregou tudoooo ??
Amei essa mistura de romance de época, fantasia e mistério que gera uma grande farofa que não tem como não gostar. Entretenimento puro.

Fernanda 16/06/2022minha estante
Oi, tem sim cenas hot.

LuaTeresa 16/06/2022minha estante

Michelle 14/05/2022

Alma?
Primeiro, ela não tem alma. Segundo, ela é uma solteirona cujo pai é italiano e está morto. Terceiro, ela foi rudemente atacada por um vampiro, quebrando todos os padrões de etiqueta social. Para onde ir a partir daí? De mal a pior, aparentemente, porque Alexia acidentalmente mata o vampiro - e então o terrível Lord Maccon (barulhento, bagunçado, lindo e lobisomem) é enviado pela Rainha Vitória para investigar. Com vampiros inesperados aparecendo e vampiros esperados desaparecendo, todos parecem acreditar que Alexia é a responsável. Ela pode descobrir o que realmente está acontecendo com a alta sociedade de Londres? Sua habilidade sem alma de negar poderes sobrenaturais será útil ou simplesmente embaraçosa? Finalmente, quem é o verdadeiro inimigo?

Michelle 15/06/2022minha estante
tem um pouco sim, mas é leve

Queria que não tivesse ?

Lara.Oliveira 09/05/2022

Surpreendeu!!!
Para começar, foi o primeiro livro com essa temática de lobisomens e vampiros que li(sim, nunca li Crepúsculo e nem pretendo). Gostei do modo como foram explorados, como seres que agora vivem na sociedade, sem precisarem se esconder.
Como foi o primeiro livro, espero que ainda muita coisa aconteça, que fiquem mais graves, por assim dizer.
Amei a interação entre o casal protagonista, naquele estilo cão e gato kkkkk. O Connal principalmente, com a maior pinta de brabo, de turrão, me surpreendeu muito; e a Alexia, que nunca dava o braço a torcer, está muito longe de ser uma protagonista fraca e passiva, gostei muito dela!
Eu classifico como um livro que gostei quando ele arranca expressões do meu rosto( sorriso, surpresa...), principalmente no sorriso hahaha, e foi isso que aconteceu, me peguei sorrindo que nem besta.
Então sim, acho que é um livro que vale a pena ser lido e estou bem ansiosa para o próximo!

Miry 30/04/2022

Protagonista de centavos
Ai sinceramente que história chata do cacete, hein! Tinha tudo pra ser legal mas a protagonista é uma tapada.

A autora escolheu as palavras mais difíceis pra falar coisas simples, nem Pero Vaz de Caminha quando escreveu pra Portugal usou palavras tão complicadas.

Miry 16/06/2022minha estante
Tem sim amg!

LuaTeresa 16/06/2022minha estante

Miry 16/06/2022minha estante
Por nada ???

Isabele Catarine 09/04/2022

Surpreendente
Não costumo ler livros com temática sobrenatural, então comecei a ler com certo receio porém eu fui completamente surpreendida, o livro é super fluído e rápido de ler com um bom desenvolvimento apesar de ter ficado confuso em algumas partes. Amei o romance no estilo gato e rato, a Alexia é maravilhosa e não abaixa a cabeça pra ninguém, o mocinho alfineta mas é cadelinha dela desde o início kkk
Fiquei um pouco incomodada com o modo que a mocinha é rebaixada em vários momentos, ela mesma se vê como alguém feio que não conseguiria se casar, mas levando em consideração a família dela não é de se admirar que a autoestima dela seja tão baixa.
De modo geral, é um livro muito bom pra quem gosta de histórias com seres sobrenaturais e indico também pra quem gosta de romance com protagonista forte.

Iara.Antunes 15/03/2022

Essa história trás uma ótima premissa na parte sobrenatural, sobre os sem alma que tem poder peculiar sobre os sobrenaturais. Foi pouco abordado.

A história focou muito no romance e nas descobertas da portagonista sobre a parte amorosa.

É introduzido o "vilão" mas não é abordado muita coisa. É deixado a abertura talvez para próximos livros da série.

O livro é interessante sua proposta de avanços científico, com Londres vitoriana e como sobe os lobisomens e vampiros , mas não é focado nisso só plano de fundo nesse primeiro livro.

Foco é na Alexia na sua personalidade e inteligente maior do esperado a mulheres na época. Sua rixa com Lorde Macon um romance de amor e ódio.

Legal as interações do casal, mas queira mais ver a parte da fantasia pelos temas abordados o pra mim ficou a desejar.
MWeirich 15/03/2022minha estante
Frustrante quando um livro não aborda toda a história e foca em apenas numa parte específica.

Iara.Antunes 15/03/2022minha estante
Exatamente!

Bianca | @estanteliiteraria 14/03/2022

Eles têm muita química e são cheios de personalidade
Quando Alexia é atacada por um vampiro ela precisa fazer de tudo para sobreviver e acaba tendo que matá-lo. Mas o fator mais estranho era que o vampiro não fazia ideia de sua condição, preternatural, ao tocar um sobrenatural ele se torna um humano comum durante o toque. Todos os sobrenaturais deveriam conhecer sua condição. Por isso, ela inicia uma investigação por conta própria, desafiando Lorde Maccon.

De cara já amei a interação da Alexia com Lorde Maccon, essas implicâncias que eles tem um com o outro sempre me conquista e obviamente já comecei a torcer para que eles fossem um casal. E para o meu espanto o primeiro momento de romance entre os dois me surpreendeu por ser tão cedo. Não senti que foi rápido, mas achei que a autora iria dar aquela enrolada, então amei ela não ter estendido. Eles têm muita química, cheios de personalidade e as cenas deles são sem dúvidas as melhores do livro.

Inicialmente achei a leitura bem lenta, mas acredito que foi algo mais pessoal do que o livro em si. A escrita da autora é mais robusta e não estava esperando, então é natural sentir a diferença da expectativa. Mas deslanchei na leitura e não conseguia largar. A sociedade que a autora criou é muito interessante e dá abertura para ela trabalhar de todas as formas, estou ansiosa para o que irá desenrolar nos próximos volumes.

Amei os personagens secundários e espero que tenha mais deles no decorrer da série. Mas sempre há uma exceção, a família da Alexia foi extremamente racista e ficou claro que não só eles, mas quando a família é racista com um parente tudo se torna pior. Tudo que falavam afetou tanto a Alexia que ela não se sentia boa o bastante para ser a fonte de desejo de Lorde Maccon. Foi a única coisa que realmente me incomodou na leitura, queria trucidar todos que falavam.

O plot central do livro foi bem interessante, ele deu um boa introdução do que possivelmente está por vir. Por um tempo não conseguia ver possibilidade para como iria se resolver, mas a autora encontrou uma forma de casar tudo. Enfim, o livro termina bem fechado, mas com possibilidade de continuação. Se você está querendo ler algo diferente e está sem tempo, esse é um livro rápido que você não precisa ler a continuação logo em seguida. É uma leitura gostosa e diferente.

site: https://www.instagram.com/estanteliiteraria/

Bianca | @estanteliiteraria 15/06/2022minha estante