Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Josiane.Ferreira 29/01/2022

Bem diferente de todas as outras fantasias que li.
Imagine se todos os sobrenaturais pudessem viver normalmente na cociedade britânica, pois é, esse livro tem uma versão muito legal sobre isso, onde vampiros e lobisomens podem viver tranquilamente com mortais.
Nessa história temos também um tipo de preternatural, os famosos " sem alma" e nossa protagonista, Alexia, é um deles.

Thais 25/01/2022

Tinha uma premissa boa mas foi reduzida a nada.
O livro começa com todo um mistério sobre os vampiros que parece ser o centro de tudo, mas ao decorrer do livro você percebe que a autora simplesmente esquece desse mistério e só vem lembrar quase no final do livro.
Odiei tanto os comentários racistas sobre a pele escura e o nariz da Alexia, cada página a autora fazia questão de falar sobre isso, nojento. Fiquei em dúvida quem era os racistas a autora ou os personagens pela época que viviam.
O romance é gostosinho de se vê sendo construído, a única causa q dei estrelas, é um enemies to lover. Me incomodou certas cenas como a parte que eles são sequestrados e estão em um momento de vida ou morte e começam a se pegar tipo?????? pensar em sair dali seria o mais sensato né.
Os personagens secundários são insuportáveis, o único que salva é o professor, mas de resto não tive apego a ninguém.
O livro é tão confuso e cansativo em certas partes, é tanta descrição desnecessáriaa uns termos científicos que parece que nem a autora entende e só simplesmente jogou lá.
Enfim não sei se vou aguentar chegar ao fim dessa série.
LuaTeresa 15/07/2022minha estante
Tem muito hot?

LuaTeresa 15/07/2022minha estante
Tem hot? Não gosto

Thais 20/07/2022minha estante
que eu lembre n tem nesse

Olgashion 25/01/2022

Que livro delicinha, gente! Fala sobre sobrenaturais tais como vampiros, lobisomens, preternaturais na Inglaterra vitoriana inseridos na sociedade de forma tão natural! Tem ação pra quem gosta, romance, tudo na pitada certa

Lucia 24/01/2022

Achei o início do livro meio devagar, demorei um pouco para engatar, mas depois fluiu bem mesmo. Eu me diverti horrores com as situações vividas pelos protagonistas. Só o que ficou um pouco a desejar foi a trama de mistério do livro que não me prendeu e a conclusão não me convenceu muito. No geral, é um livro divertido que vale a pena.

Vivis 23/01/2022

Alma? Tudo o que eu precisava para reler este começo de ano!
?Ninguém em sã consciência descreveria a Srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia. A moça prosseguiu com determinação, como quem fala com uma criança malcriada.?

O Protetorado da Sombrinha é formado pelos livros: Alma?; Metamorfose?; Inocência?; Coração? e Eternidade.

Hoje a resenha é de Alma?

Alexia Tarabotti, é a nossa protagonista e nos guia por uma leitura divertida, cheia de aventuras, romance e quiproquós em meio a chás da tarde e passeios ao luar.
Vejam bem, ela é uma solteirona de 26 anos, que vive em uma Londres Steampunk, cuja vida social, se divide tanto em chás da tarde perfeitamente educadas, como festas glamorosas em companhias de vampiros, lobisomens, fantasmas, e bem, pessoas normais e pessoas como Alexia.

?A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente? carecia de algo.?

Isso mesmo que vocês leram, temos um mundo sobrenatural perfeitamente mesclado a sociedade humana vitoriana, no universo do Protetorado, as criaturas sobrenaturais existem, e são membros da sociedade, tendo que seguir não somente as regras de etiqueta humana (ordenada pela Rainha Vitoria!), como as próprias regras de cada matilha, colmeia, etc.

?Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.?

E nossa mocinha tem uma certa fama na sociedade, vejamos, nem toda essa fama é justa afinal, ela sofre muito preconceito, por ser filha de um italiano, por ter uma beleza herdade dessa descendência, pela língua não somente afiada mas por ser inteligente, preferir livros a pessoas, e por não ter se casado ainda. Afinal, ela não tem alma, e isso a torna muito mais exigente! O que a coloca como a típica mocinha dos livros de época, determinada, a frente de seu tempo, levemente teimosa, nem ai para as convenções da época (apesar de tentar com afinco, não ser um escândalo...)

E ela estava levando sua vida social como sempre, indo a festas que sua mãe a ordena a ir, mas se escondendo na biblioteca do lugar, até que do nada ela é atacada por um vampiro, como ela não é uma mocinha que desmaia à toa, ela simplesmente não espera a morte e nem um príncipe encantado e com sua sombrinha inseparável ela salva a si mesma! Obviamente tem mais a se contar dessa cena, mas leiam...

É claro que isso faz surgir em seu caminho Lorde Maccon (Lobisomem alfa da matilha de Londres, membro do DAS [Departamento de Arquivos Sobrenaturais] e por acaso, alguém que não suporta Alexia, e esse sentimento é aparentemente mutuo, já eu vivem para trocar farpas e discutirem sempre que se esbarram!)

?A jovem concluiu, naquele exato momento, que Lorde Maccon possuía dois modos de operação: irritado e excitado. Perguntou a si mesma com qual deles preferiria lidar no dia a dia.?

Essa investigação é tudo o que Alexia menos queria em sua vida, mas digamos que ela lida muito bem com ela!

Temos de tudo nessa trama, suspense, aventuras, ação, cenas apimentadas e hilárias, e obviamente um romance.

Eu adorei esse livro.

E adorei a escrita da Gail!

Resenha completa no Blog:

Laryssa Barros 23/01/2022

Estou apaixonada!!!
Que livro incrivelmente instigante. Eu amei tudo nesse livro, o suspense, o romance, o elemento sobrenatural, tudo foi tão bem trabalhado, que eu realmente não tenho nada de negativo a falar. Amei os personagens, o desenvolvimento de cada um... se bem que tenho algo que me deixou desapontada: Eu criei certa expectativa a cerca de dois personagens formarem um casal, mas a autora não fez isso rs... fora isso, perfeito! ?

Carol *_* 21/01/2022

...Uma agradável história...
Eu não sou a melhor pessoa para resenhar, mesmo assim preciso escrever o quão agradável foi conhecer tal história. Alexia uma mocinha incrível, decidida e que não abaixa a cabeça. O conde um homem cadelinha dela que simplesmente não sabe como dizer que a ama. A ambientação, o mundo sobrenatural, todo bem abordado. Divertido com uma pegada sensual. Simplesmente incrível.

Joy 13/01/2022

Vampiros, lobisomens e sombrinhas.
Meu gênero favorito de todos os tempos é fantasia urbana, vou deixar essa informação aqui.
Quando eu vi que além de ser fantasia urbana, Alma? se passa no século XIX eu fiquei imediatamente interessada.
E acho que por isso minhas expectativas estavam altíssimas, pois me peguei não gostando tanto assim.
Mas mais chocada ainda eu estou por não saber dizer exatamente o motivo.
Amei a Alexia, o Lorde Maccon, o universo que autora criou, preternaturais e coisa e tal, mas não fui fisgada.
E estou extremamente chateada. Não foi uma leitura ruim, e até terminei rápido, mas não fiquei empolgada com a trajetória da protagonista.
Acho que a escrita da autora não me cativou, ou algo assim.
Teve coisas que me incomodaram também, como por exemplo a cor da Alexia, que até agora eu não sei qual é. Ela é italiana e tem pele escura (?), ou pelo menos mais escura que o aceitável pela sociedade britânica (???) mas é descrita de forma bem ruim, ora ela é morena ora bronzeada ora cor de oliva ora cor de café ora pele dourada, que raios??? Sem falar que na capa ela é branca??? Sei lá, não gostei.
Sou curiosa e quero saber que rumo a vida da Alexia vai tomar, mas não por agora.

Lanny 12/01/2022

Diferente
Um livro diferente do que estou acostumada a ler. De início foi estranho, me parecia mais uma tentativa de comédia pastelão com alguns diálogos bem esdrúxulos. Mas depois me acostumei com o estilo e ficou melhor de aceitar a história do jeito que ela é.

Como sou a louca do romance, esse livro ganhou 3.5 por causa do romance que, apesar dos pesares, foi muito bom.

Aline dos Santos 21/12/2021

É realmente uma leitura muito gostosa de fazer. A princípio quando vi avaliações e depois iniciei a leitura, achei que iria abandonar o livro. Levei um tempinho pra conseguir engatar, acho que foi depois do segundo capítulo, e então realmente fiquei ansiosa por ler mais e mais.
Gostei muito do Jeito irreverente da protagonista e me diverti com o romance entre os personagens.
Adorei!

Woldsten 19/12/2021

Adorável e instigante
Uma fantasia maravilhosa, com um enredo que te prende na história.
Uma pitada cenas picantes na medida certa, que deixa enredo bem excitante e com um gosto de quero ver no que vai dar, bem adequado para uma história de época.
A receita de fantasia, romance, um pouco de suspense e cenas picantes formou um ótimo conjunto.
Estou ansiosa para ler o segundo livro da série.

Aninha Schimidt 14/12/2021

Esse livro sugou minha alma (no bom sentido), socorro
Ao abrir ?Alma??, eu já tinha lido a sinopse não só dele como a de outros livros da série, então cheguei com uma ideia pré-formada do que iria encontrar, e acabei levando uma sombrinhada na cabeça e um tombo num porco-espinho, porque foi tudo completamente diferente do que estava imaginando.

Amo steampunk (apesar de não ser um gênero tão comum), amo fantasia, amo romance - juntou os 3? Pensei: ?vai dar bom, mas não é possível que a autora consiga manter 3 pilares desses, alguma coisa vai ficar em falta, e pelo que aparenta o andar dessa carruagem, deve ser o romance?. Mas não é que ela conseguiu fazer com que coubesse tudo??? E quebrei ainda mais a cara porque o romance é exatamente o que mais aparece, muito obrigada. O senso de humor irônico e surreal imbuído na escrita e nos personagens, em especial na protagonista, também é uma grande fonte de fraqueza minha, então desde o princípio a minha alma já estava totalmente vendida à nossa preternatural favorita. E ouvi falar que os próximos livros tem uma pegada ainda mais profunda na parte steampunk (apesar de realmente ter tido uma boa quantidade de ambos neste primeiro livro, definitivamente a construção de mundo em relação ao sobrenatural ficou mais em evidência), então YAY!!!

Adorei o casal, porém ainda acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Além disso, mesmo que no final não tenha sido um problema para mim, os capítulos são muito longos, o que pode fazer com que se torne uma leitura cansativa para algumas pessoas. Quando vi capítulos de 50 minutos, me assustei muito, mas a história estava tão interessante e a narrativa tão boa que acabei me deixando levar e quando me dei conta já tinha terminado o livro e não fiz mais nada o dia inteiro. Diria que foi muito bem aproveitado 💜

A série inteira se encontra no Kindle Unlimited em português, então fica aí a dica!!!
Loki Sa 14/12/2021minha estante
Nooosssaa, que capa é essa hein? Vou me permitir ser sugado tb ( no sentido bom ).

Loki Sa 14/12/2021minha estante
Tem cinco books dessa série, hum, interessante!

Aninha Schimidt 14/12/2021minha estante
Esse primeiro pode ser lido como um livro único, então acho que os outros talvez sejam também aventuras separadas, mas ainda assim é muito bom ler na ordem e direto pra saber o contexto.

yezi 13/12/2021

surpreendente
de primeira não me animou muito e eu por conta da escrita um pouco rebuscada acabei demorando pra me envolver. mas conforme foi desenvolvendo fui me interessando mais. li vários momentos sem prestar atenção e acabei perdendo algumas informações kkkkkkkk
mas no final valeu a pena a leitura e pretendo ler o segundo volume. (se alguém quiser trocar cmg me chama)

Rafaela Regis 08/11/2021

Alma? - Gail Carriger
E finalmente chegou a vez desse lindo!! Sim, eu estava esperando ansiosamente para vir aqui e comentar sobre esse livro maravilho! O Protetorado da Sombrinha da autora Gail Carriger é uma série “steampunk” (subgênero da ficção científica, com raízes no cyberpunk) que possui cinco volumes e todos já publicados pela Editora Valentina e muito adorada pelos leitores ao redor do mundo.

O primeiro livro, intitulado Alma?, que é a porta de entrada, vamos nos familiarizar com esse mundo que a autora criou, em que em plena época vitoriana, existem seres sobrenaturais convivendo entre os humanos, como lobisomens e vampiros, e também pessoas como a srta. Alexia Tarabotti, que é uma exceção a regra que pode assustar a uns e encantar a outros.

Alexia Tarabotti é uma dama que já está se sentindo uma solteirona, sim ela ainda não tem um pretendente e nem planos de casamento, ao que ela culpa a sua pele levemente bronzeada e seu nariz um pouco fora dos padrões que foram herdados pelo seu pai italiano, no entanto continua enfrentando uma série de atribulações sociais, e em alguns casos recheadas de confusões.

Uma de suas características que chama a atenção do mundo sobrenatural é que ela não tem alma, sim ela é uma exceção, sendo assim portanto uma aberração quando ela é atacada sem a menor educação por um vampiro numa biblioteca em pleno baile! O que complica mais a sua situação é que sem querer ela acaba matando o vampiro e fica na mira do assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Conall Maccon, conhecido pelo seu titulo Lorde Maccon, é um lobisomem alfa e líder da sua matilha Woolsey e que por acaso também é o chefe da DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) e bem, ele tem um relacionamento conturbado com Alexia, relacionamento esse que não podemos dizer com certeza se é de amor ou ódio, mas que deixa uma pulga atrás da orelha querendo saber mais sobre o desenrolar dessa convivência.

Alma? é um livro envolvente e fascinante que mostra um lado diferente dos seres sobrenaturais que sinceramente eu nunca imaginei lobisomens e vampiros na era vitoriana e valsando pelas atribulações sociais, e sim isso acontece e muito! Tanto que o Lorde Conall é um partidão, pois é um Conde lindo, rico e solteiro, e sim muitas mulheres adorariam fisgá-lo, mas parece que os olhos dele estão voltados para confusão, ou seja, Alexia.

Com personagens fortes e bem desenvolvidos, um enredo bem estruturado e diálogos espertinhos, Gail Carriger conquistou essa leitora, sim eu amo diálogos espertinhos e divertidos e juntando isso a personagens fortes, o sarcasmo rola solto e com ele as risadas, kkkkk.

Um livro que mistura tudo que eu mais amo com romance histórico, claro que eu não ia deixar de fora esse detalhe, sim roupas esplendorosas, bailes, convites para o chá e chapéus pra que te quero aos montes e é claro dicas de beleza com o vampiro mais fashion de todos os tempos, sem falar nas aulas de namoro para seres sobrenaturais que dão o que falar. Recomendo!

site: https://dlivros.blogspot.com/2020/04/resenha-alma-gail-carriger.html#more

Fernanda Menon 04/11/2021

Divertidíssimo
Alma? não é um dos livros mais comentados na comunidade literária, porém, com certeza valeria maiores indicações!
Um livro divertidíssimo de se ler!! É uma fantasia repleta de lobisomens e vampiros com toques de um romance histórico um tanto quanto cômico. A ambientação é muito bem feita, permitindo que o leitor se sinta muito próximo dessa protagonista, que diga-se de passagem é inspiradora!
A cada capítulo, uma reviravolta, a cada página, um diálogo interessante, a cada instante, uma situação cômica que rende risadas e suspiros... esse livro vale cada segundo de leitura!
Se você gosta de romance e fantasia com uma pitada de comédia, esse livro é uma baita indicação de leitura!!