Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

@livrostasticos 19/12/2020

Uma leitura rápida e divertida!
Achei o livro hilário! Eu me diverti muito lendo isso. Belo romance, personagens atraentes, a fusão dos dois gêneros foi o suficiente para me manter entretido.
Nosso personagem principal é Alexia Tarabotti, uma solteirona com sangue constrangedoramente italiano e sobrenatural - uma humana nascida sem alma. Ela é muito divertida. Não é a típica heroína bonita de tirar o fôlego, nem é a típica heroína badass que saí batendo em todo mundo (muito embora ela não tenha medo de usar sua sombrinha como arma); ela deixa a maior parte do trabalho de luta para os outros e usa sua inteligência e a sua de solteirona a seu favor. Ela é ótima! Meu tipo favorito de protagonista!
No geral, acredito que o livro poderia ter dependido um pouco mais tempo para a construção do mundo, mas fora isso, eu me diverti muito lendo! Uma leitura rápida e divertida!

Colecionando Planetas 09/12/2020

Como matar um vampiro com uma sombrinha
Primeiro que esse livro é uma delícia para ler. É uma mistura de romance de época com fantasia e uma pitada gótica de livros como Drácula.

Eu adorei o Conde Maccon, adorei o relacionamento dele com a Alexia, adorei as brigas intelectuais e amo esses amores ?cão e gato?.

Minhas únicas ressalvas são: achei a transição entre focar no romance e focar no relacionamento meio brusca.

Achei que eles queriam se pegar em momentos inapropriados (entendo, porém se estivesse na mira da morte eu ia querer me salvar e não sexo).

Adorei a mistura do sobrenatural com a sociedade londrina e amei muito o livro, fiquei grudada do começo ao fim. Varei madrugas para ler tudo e valeu a pena.

Lobo 30/11/2020

Premissa muita boa, história chata
Todo o universo e sua construção misturado com a Europa Vitoriana e tendo a Idade das Trevas me deixaram muito intrigado e muito empolgado, mas a história em si não a chega a última acontecimentos muito arrastados em capítulos muito longos e cansativo, quando eu não tava incomodado com cenas hots, eu dormia no meio do capítulo de tão entediante, quando aparece o mistério do livro, já estava tão cansado que nem tava mais me importando pra o que era e nem do seu desenrolar, enfim, premissa muita boa, livro excelente pra caso você esteja querendo dormir, mas está sem sono.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 15/11/2020

Diferente de tudo que imaginei...
O mundo está diferente, seres humanos coexistem com vampiros e lobisomens em uma sociedade que se adaptou e desenvolveu novas regras. Regras essas, importantes para o bom convívio e evolução de cada “espécie”, mas em meio a eles existe ainda uma criatura mais rara e poderosa, os que nasceram sem “almas”, também conhecidos como seres Preternaturais – aqueles que não são nem naturais, nem sobrenaturais -, que com um único toque podem neutralizar o poder de qualquer criatura. E Alexia é um destes seres raros.

Filha de um italiano de quem herdou sua condição especial e solteirona convicta, Alexia é o tipo de mulher prática, inteligente, sagaz e dona de uma língua sem freio, sabe muito bem o que quer e não está disposta a se curvar perante as regras da sociedade vitoriana, nem mesmo quando convidada a um evento que não servem o tipo de chá que ela considera adequado. Dando seu próprio jeitinho acaba por se afastar da aglomeração ali presente e assim que se vê sozinha, bem... ela não está exatamente sozinha e acaba sendo atacada por um vampiro fora de controle e muito determinado em ser frustrante. A confusão está armada, de um lado um vampiro morto e Alexia, e do outro o imponente Lorde Conall, um lobisomem líder de seu clã, enviado pela rainha Vitória para investigar o ocorrido.

“- Ninguém em sã consciência descreveria a srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia.”

O que parecia ser um caso isolado não demora a se revelar um emaranhado ainda mais complexo, colocando Alexia no centro de aparecimentos e desaparecimentos inexplicáveis. O que de fato tem acontecido na alta sociedade?

Alma? Se revelou uma leitura completamente diferente do que eu de fato, esperava. E isso foi muito gratificante. Primeiro porque temos uma “mistura” de vários gêneros literários, temos romance de época, policial e fantasia. Depois porque é o tipo de leitura com alívios cômicos muito presentes, nos diálogos e na maneira como Alexia desafia Conall. É sempre importante frisar que a história se passa na época vitoriana, ou seja, uma época onde as mulheres deveriam ser recatadas, discretas, suaves, para que assim não se colocassem em situações tidas como inadequadas e por consequência manchando a reputação da família, onde o decoro e conservadorismo era o mínimo exigido, e Alexia está inserida neste cenário, só que ela nasceu sem alma, então sua visão é um pouco diferente, o modo como ela encara algumas coisas, como ela enxerga outras e como questiona a sociedade, acabam se mostrando a frente do tempo. Ela quer participar da investigação, ela quer conhecer todas as informações, ela quer ser útil, e não ficar apenas bordando, pintando, sentada em casa.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”
Outro ponto que também chama atenção na história é o relacionamento familiar de Alexia, a forma como a mãe a enxerga em relação as outras duas filhas, sempre a menosprezando, diminuindo, a julgando por ser parecer mais com o pai – italiano, e por consequência, ter a pele escura, o nariz mais avantajado, características que não era tidas como belas no meio em que estão vivendo. E isso é algo que gera desconforto.

Quanto ao romance, eu gostei muito da forma como ele foi construído. Alexia não é uma jovem dada a sentimentalismo, ela não busca romance, mas acaba tendo alguns sentimentos despertos por Conall, que por sua vez é alguém em posição superior a dele e também muito taciturno, sua forma de se “envolver” está limitada ao que ele vive na matilha, e portanto isso gera mais algumas muitas cenas engraçadas. Foi realmente divertido vê-los derrubarem as barreiras auto impostas e por consequência atingir um ao outro, no melhor estilo te odeio, mas no fundo te amo.

Para quem busca leitura com protagonistas femininas fortes, dona de personalidade forte e altas doses de risadas, como para quem gosta de romance de época, romance sobrenatural e investigação, fica aqui essa dica muito especial. Com certeza darei continuidade na leitura, pois acredito que Alexia ainda tenha muito a nos entregar.

A Série O Protetorado da Sombrinha, é composta por cinco livros, sendo eles: Alma?, Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Eternidade?, todos já publicados aqui no Brasil pela Editora Valentina.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/09/alma-gail-carriger-editora-valentina-o.html

Daocalia 13/11/2020

Simplesmente divertido
Gente sério, esse livro esta na minha lista a taaanto tempo, e eu simplesmente enrolando! A história é uma delicia, super divertida, a Alexia é simplesmente a personagem mais fora da caixinha que já vi kkkkk mocinha espirituosa kkkk aaaa todo o enredo é maravilhoso, entrou para a lista de favoritos !!
E o que mais gostei, é que o livro acaba com brecha para continuação porem não fica obrigatória a leitura !! Super recomendo !

Beatriz.Ribeiro 10/11/2020

Sobrenatural e afins
Eu amei o livro!!! Foi uma grata surpresa pq nunca havia lido o estilo e devorei o livro. Agora já quero ler a continuação das aventuras da Alexia e lorde Maccon

Nayara Yanne @bibliotecasecreta21 28/09/2020

Alexia Tarabotti não é como as outras damas da sociedade vitoriana. Solteirona, meio italiana e sem alma, ela está acostumada a lidar com o incomum, até que se vê atacada por um vampiro durante um baile londrino e o mata, sem querer. Então Alexia deve trabalhar com Lorde Malcom (conde, lobisomem, líder do departamento que cuida dos assuntos sobrenaturais, e tentador) para provar não ser a responsável pelo desaparecimento de vários seres sobrenaturais em Londres e descobrir quem está por trás desses crimes.

"Alma?" é um steampunk divertido, com uma pitada de humor negro e aventura, que mistura o melhor da Inglaterra vitoriana com o sobrenatural. Nesse universo criado pela autora, sobrenaturais são seres com excesso de alma e, em contrapartida, existem aqueles como Alexia: pretenaturais, seres sem alma e que possuem a capacidade de anular os poderes dos sobrenaturais.

Essa condição de "sem alma" torna Alexia uma personagem que tem uma visão muito clínica da vida, o que faz com que o romance presente no livro seja algo muito divertido de acompanhar, assim como as interações dela com o mundo que é sempre temperada com uma dose saudável de sarcasmo.

Além do universo criado por Gail, o que eu gostei muito no livro foram os personagens, eles possuem um carisma que proporciona ótimas cenas de humor (apesar de eu não ter ideia de como a Alexia aguenta a família dela).

Também gostei da escrita da autora, a leitura flui bem, mesmo tendo algumas palavras mirabolantes que me fizeram parar a leitura e ir atrás de um dicionário.

Resumindo: recomendo esse livro pra quem busca um romance para se distrair, sem grandes dramas e temas pesados, mas também quer algo diferente da maioria dos romances de época e fantasias.

site: https://www.instagram.com/bibliotecasecreta21/

Bekah 18/09/2020

Alma?
O livro se trata de um steampunk que se passa na Inglaterra Vitoriana, voltado para o mundo sobrenatural. A personagem principal Srta. Alexia Tarabotti, tem no sangue uma descendência italiana da qual herdou o fato de ter nascido sem alma, com o poder de neutralizar as criaturas sobrenaturais, com muita irreverência e dotada de coragem e ousadia a fantástica protagonista nos faz rir e mergulhar de cabeça em uma Londres na qual sobrenaturais vivem livremente entre humanos.

O livro além de divertido é inteligente e proporciona bons momentos de risada e apreensão, utiliza de um vocabulário formal e perspicaz, com palavra e termos um tanto complexos, porém fácil de se acostumar.

Recomendo muitíssimo se você assim como eu adora um romance estilo cão e gato, ou melhor dizendo lobisomem e preternatural, cheio de aventuras, personagens maravilhosos e passagens divertidas, com uma pitada de alusões históricas...

Cris 14/09/2020

Esperava mais
Demorei um pouco para me envolver com a história, a personagem principal é interessante, mas a não me prendeu.
Eu tinha expectativas para esse livro, que não foram atingidas, o livro é bom para passar o tempo.

gabivbritto 14/09/2020

Divertido, sexy e criativo
Eu não conhecia essa série de livros e nem a autora quando baixei o ebook para ler. Me surpreendi muito com a escrita envolvente e bem desenvolvida de Gail, mas mais ainda com a criatividade do universo criado por ela nessa obra. Confesso que estava esperando mais um clichê sobrenatural e me deparei com um enredo muito original! Até mesmo o par romântico másculo demais da protagonista (algo que costuma me irritar um pouco), conseguiu me tirar boas risadas. Pelo que vi em algumas resenhas, o leitor consegue acompanhar o desenvolvimento da autoconfiança da personagem principal ao longo dos diversos livros da série, e eu adoraria vê-la se libertar de suas inseguranças, mas o final de "Alma?" conseguiu me deixar suficientemente satisfeita e não sei se darei continuação à leitura dessa coleção (já que costumo sofrer com a famosa preguiça de séries longas...). Ah, e foi um ótimo primeiro contato com o steampunk!

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 07/09/2020

"Não quero me precipitar agora. Você é inexplicavelmente tentadora. Ela anuiu, batendo com suavidade na cabeça dele. – O sentimento é mútuo, (…). Para não dizer inesperado"
Estou completamente APAIXONADA!
Amo tudo que a confusão desse livro traz, seres sobrenaturais, uma mocinha solteirona convicta que não se importa muito pra Sociedade, um lorde que fica caidinho rapidinho, convenções sociais inglesas regadas a muitos bailes, chás e bolos, muita aventura e um romance incrivelmente delicioso.
A narrativa é incrivelmente fluida, engraçada e te prende nas primeiras páginas, com personagens super bem construídos, e que me deixaram com gostinho de quero mais e super ansiosa pro próxima da saga!

Thainá Bonfim 25/08/2020

Achei bastante interessante e estou ansiosa para conhecer mais da mitologia por trás das criaturas sobrenaturais

Marina @outononoslivros 09/08/2020

Solteirona, fora dos padrões e meia italiana. Esses ja são quesitos mais que o suficientes para tornar a vida de Alexia difícil na sociedade Londrina Vitoriana, sociedade essa da qual também fazem parte vampiros, lobisomens e fantasmas. Acontece que além de suas particularidades, Alexia é também uma pretenatural, ou seja, com um simples toque é capaz de neutralizar qualquer sobrenatural.

É claro que isso a coloca em problemas, principalmente quando um vampiro a confunde com o jantar e ela acaba matando-o sem querer. A partir de então ela se vê no meio de uma investigação do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), comandado pelo insuportável Lobisomem Alpha Lorde Maccon.

Este é o primeiro livro da série Steampunk O Pretetorado da Sombrinha. Nele somos apresentados aos personagens principais e devo dizer que Alexia me conquistou na primeira frase. Ela não possui filtros, fala o que quer para quem quer e é formada por uma mistura de inocência emocional e sagacidade, além de ser um ímã para problemas.

Ao se juntar ao Lord Maccon para investigar o desaparecimento de vampiros e lobisomens, podemos também acompanhar o nascimento do romance entre os dois. Romance esse cheio de momentos sensuais mas que também rendem boas gargalhadas. Vale destacar também a presença do beta de Lord Maccon, o professor Lyall, que muitas vezes me lembrou o Dr. Watson, fiel escudeiro de Sherlock Holmes.

Esse foi o meu primeiro contato com a literatura Steampunk, entretanto senti um pouco de falta das máquinas que caracterizam esse tipo de literatura. Mal posso esperar para ler o próximo livro da série!!

Thayna 07/08/2020

Não esperava muito desse livro porque não gosto muito da temática de vampiro e lobisomem, mas acabou me surpreendendo e simplesmente me apaixonei.
Blacktikey 07/08/2020minha estante
Mas e então, você acha q ele explora muito o clichê do clichê, ou ele é mais original?

Thayna 07/08/2020minha estante
eu achei bem original, porque mistura romance de época com fantasia e o gênero steampunk.

Blacktikey 07/08/2020minha estante
Eu nunca li isso com steampunk. Pra mim , só isso já é novidade. Trata-se de uma franquia de livros?

Thayna 10/08/2020minha estante
sim, este é o primeiro livro da coleção.

Blacktikey 10/08/2020minha estante
Ahha legal

Isabela | @readingwithbells 31/07/2020

"Alma?" é o primeiro volume da série "O Protetorado da Sombrinha", publicado pela @edvalentina
Alexia Tarabotti é uma solteirona sem alma que segue os padrões da sociedade londrina. Ela consegue sugar poderes se outros seres sobrenaturais.
Em um baile, ela é atacada por um vampiro e sem querer, acaba matando-o. Lorde Maccon, um poderoso lobisomem, entra na história para ajuda-la a resolver os mistérios que rondam os vampiros.
Se você gosta de vampiros, lobisomens, fantasmas, seres sem alma, steampunk e um toque de mistério, então esse livro é para você!