Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

rfalessandra 02/09/2022

Sobrenatural e afins
O primeiro livro, intitulado Alma?, que é a porta de entrada, vamos nos familiarizar com esse mundo que autora criou, em plena época vitoriana, existem seres sobrenaturais convivendo entre humanos, como lobisomem e vampiros, e também pessoas como a senhorita Taraboti, que é uma exceção a regra que pode assustar a uns e encantar a outros.

Alexia Taraboti é uma dama que já está se sentindo uma solteirona, sim ela ainda não tem pretendente e nem planos de casamento, ao que ela culpa a sua pele bronzeada e seu nariz um pouco fora dos padrões que foram herdados pelo seu pai italiano, no entanto continua enfrentando uma série de atribulações sociais, e em alguns casos recheados de confusões.

Uma das características que chama a atenção do mundo sobrenatural é que ela não tem alma, sim ela é uma exceção, sendo assim portanto uma aberração quando ela é atacada sem a menor educação por um vampiro numa biblioteca em pleno baile!
O que complica mais a sua situação é que sem querer ela acaba matando o vampiro e fica na mira do assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunçeiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

É um livro envolvente e fascinante que mostra um lado diferente dos seres sobrenaturais que sinceramente eu nunca imaginei lobisomens e vampiros na era vitoriana e valsando pelas atribulações sociais, e sim acontece e muito! Tanto que o Lorde Conall é um partidão, pois é um conde lindo, rico e solteiro, e sim muitas mulheres adorariam fisgá-lo, mas parece que os olhos dele estão voltados para confusão, ou seja, Alexia.

Um livro que é uma mistura de tudo que eu mais amo de romance de época, com personagens fortes e bem desenvolvidos, um enredo bem estruturado e diálogos espertinhos e divertidos, o sarcasmo rola solto e as risadas, kkkkk.
Robison 02/09/2022minha estante
Que legal, deve ser bem interessante este livro. Vou por na minha estante!!!

rfalessandra 02/09/2022minha estante
Poxa, muito legal

Rafa 13/04/2013

Resenha - Alma? - Gail Carriger
Um livro realmente sexy e maravilhoso.

Alexia Tarabotti é solteira, tem 26 anos, e também é uma preternatural (você não leu errado), ela não tem alma, por isso esse termo, ao contrário das criaturas sobrenaturais ela tem o poder da personagem Bella de Crepúsculo, quando um sobrenatural chega bem perto dela, os poderes desse ser na hora cessam. É o que acontece no começo do livro, um vampiro desconhecido e solitário, por motivos desconhecidos a ataca enquanto bebericava uma xícara de chá ao lado de sua sombrinha, acaba por acertar o desconhecido com sua arma, o vampiro estranha sua dentição freada quando chega perto dela, o ato de usar a sombrinha faz com que ele caia no chão, morto. Nessa parte da leitura é impossível parar de ler.

A história se passa na era vitoriana, família tradicional, onde também as moças eram delicadas, com seus vestidos mais pesados que o corpo, um detalhe interessante é que os sobrenaturais eram considerados pessoas normais na época, um humano da sociedade convivia naturalmente com um vampiro, até mesmo tinha o DAS para proteger as leis só dos sobrenaturais, o mesmo comandado pelo Conde Maccon, um lobisomen super sexy. Mas poucos sabem da condição de Alexia, somente a família e alguns sobrenaturais é que sabem. Isso parece ser um motivo para àquele vampiro a ter atacado. Ela é uma ameaça, pelo que parece.

Alguns lobisomens e vampiros começam a sumir, e ela juntamente com o Conde quer investigar, porque querendo ou não ela faz parte disso.

O que dizer da narrativa da autora? Sim, segue o estilo steampunk claro, a leitura é viciante, a narrativa discorre no começo de uma maneira estranha de se ler, mas com o tempo você se interessa e não para mais, ainda mais com essa diagramação linda do livro, não tem como se cansar na leitura, os detalhes das páginas também, achei o trabalho da editora impecável.

A premissa parecer ser chata, porque só o mistério de alguns sobrenaturais sumindo aqui e ali parece que já vi algo parecido, mas a autora conhece o leitor e vai a fundo, porque tem romance, tem mistério, faz da personagem Alexia a mais engraçada do livro, com seu linguajar irônico e com personalidade forte. O que o leitor pode estranhar é que a fala dos personagens é bem diferente, por se tratar de uma época diferente também.

Enfim, um livro muito bom, dá até para tomar um pouco de chá agora e pegar o mesmo livro pra ler de novo. Por que não mais um pouco de diversão? Aposto os fãs de sobrenatural irão adorar.
Cris21 13/04/2013minha estante
Livro perfeito esse, adorei!

cristiane190 16/04/2013minha estante
Gostei quero muito ler.

Manuella_3 20/04/2013minha estante
Adorei sua resenha, Rafa. VOu ler, sim. Quero conhecer o estilo steampunk.

Liana 16/08/2013minha estante
Parabéns pela resenha!

julia 16/12/2013minha estante
pronto...agora fiquei mais instigada ainda..kkk..vou a caça desse livro..ótima resenha..

Tatiana 18/05/2014minha estante
Achei ele um pouco cansativo!
Começa a ficar melhor da metade pra o fim.
Achei os diálogos um pouco chatos.
No entanto, é um livro bom.

Hemy Gomes 17/01/2017minha estante
achei suuuper chato, não consegui passar do 3o cap de tão chata a narração, a história e todo o resto

Aninha Schimidt 14/12/2021

Esse livro sugou minha alma (no bom sentido), socorro
Ao abrir ?Alma??, eu já tinha lido a sinopse não só dele como a de outros livros da série, então cheguei com uma ideia pré-formada do que iria encontrar, e acabei levando uma sombrinhada na cabeça e um tombo num porco-espinho, porque foi tudo completamente diferente do que estava imaginando.

Amo steampunk (apesar de não ser um gênero tão comum), amo fantasia, amo romance - juntou os 3? Pensei: ?vai dar bom, mas não é possível que a autora consiga manter 3 pilares desses, alguma coisa vai ficar em falta, e pelo que aparenta o andar dessa carruagem, deve ser o romance?. Mas não é que ela conseguiu fazer com que coubesse tudo??? E quebrei ainda mais a cara porque o romance é exatamente o que mais aparece, muito obrigada. O senso de humor irônico e surreal imbuído na escrita e nos personagens, em especial na protagonista, também é uma grande fonte de fraqueza minha, então desde o princípio a minha alma já estava totalmente vendida à nossa preternatural favorita. E ouvi falar que os próximos livros tem uma pegada ainda mais profunda na parte steampunk (apesar de realmente ter tido uma boa quantidade de ambos neste primeiro livro, definitivamente a construção de mundo em relação ao sobrenatural ficou mais em evidência), então YAY!!!

Adorei o casal, porém ainda acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Além disso, mesmo que no final não tenha sido um problema para mim, os capítulos são muito longos, o que pode fazer com que se torne uma leitura cansativa para algumas pessoas. Quando vi capítulos de 50 minutos, me assustei muito, mas a história estava tão interessante e a narrativa tão boa que acabei me deixando levar e quando me dei conta já tinha terminado o livro e não fiz mais nada o dia inteiro. Diria que foi muito bem aproveitado 💜

A série inteira se encontra no Kindle Unlimited em português, então fica aí a dica!!!
Loki Sa 14/12/2021minha estante
Nooosssaa, que capa é essa hein? Vou me permitir ser sugado tb ( no sentido bom ).

Loki Sa 14/12/2021minha estante
Tem cinco books dessa série, hum, interessante!

Aninha Schimidt 14/12/2021minha estante
Esse primeiro pode ser lido como um livro único, então acho que os outros talvez sejam também aventuras separadas, mas ainda assim é muito bom ler na ordem e direto pra saber o contexto.

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

Alma?
Já fazia algum tempo que eu vinha ouvindo falar sobre essa série e vendo os comentários sempre positivos do pessoal que leu. Porém, como sabia que envolvia o mundo sobrenatural, o qual eu tenho uma leve desavença já faz um tempo, mantive-me afastada até agora. Porém, acho que na verdade escolhi o momento certo para fazer a leitura, porque abracei a história, acredito eu, da forma que ela precisava ser encarada.

Alma? é, antes de tudo, um livro muito divertido. Todas as tiradas, piadas e inserções cômicas são exatamente no ponto e combinam muito com a personalidade dada à protagonista. Suas cenas compartilhadas com Lorde Maccon ou a irmã mantém um tom que deveria ser sério pela situação, mas sempre acaba em algazarra.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”

Vale lembrar que o cenário é a era vitoriana, ou seja, anos 1800. Portanto, estamos lidando com uma sociedade conservadora e quer quer casar suas damas cedo, com bons pretendentes e onde certo decoro é necessário para que a honra da família não seja manchada. E, dadas as devidas proporções, vi a história como um Orgulho e Preconceito, onde Alexia Tarabotti é a moça que já deveria ter casado, mas que não fara isso por imposição, entretanto acaba por ter sentimentos pelo improvável e assustador homem que está em uma posição muito mais elevada que a sua. Já esse homem não consegue expressar seus sentimentos com clareza, levando a várias interpretações que geram as já comentadas cenas engraçadas.

O que eu mais gostei nessa história é o fato de que mesmo como parte integrante e importante da história, a exploração ao sobrenatural ocorre de forma natural e sem a necessidade de “ensinar ou esclarecer” como são os vampiros ou lobisomens desse mundo. Pressupõe-se que sabemos como eles naturalmente agem, o que de fato sabemos, e podemos seguir em frente tirando isso do caminho e todos os pormenores que surgem de redesenhar essas lendas.

“Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.”

A personalidade da protagonista também é um ponto forte. Ela é, sem dúvidas, peculiar. Por não ter alma, a forma como ela vê e sente as coisas é diferente. Não há tanto filtro sobre o que é aceitável ou não dizer e isso se aplica também a certas coisas do comportamento. Isso tudo inserido num período temporal onde qualquer gafe vira algo extremo, torna tudo mais propício à divertimentos. Além é claro de ela ser destemida, corajosa e, como normalmente acontece em romances de época, mais a frente do seu tempo, questionando o que a sociedade impõe como certo.

A narrativa de Gail é muito fluida e Alma? é um livro muito rápido de ler. Eu digo a vocês que dei muitas risadas e foi exatamente o que eu estava procurando naquele momento para me aliviar de algumas leituras mais pesadas. E, sendo assim, até alguns aspectos que, para alguns podem parecer meio bobos ou clichês (eu incluída), pareceram tão bem encaixados que contribuíram para que esse clima divertido fizesse ainda mais sentido.

Certamente quero dar continuidade a essa série para ver o que Alexia vai aprontar daqui pra frente. Os próximos livros já lançados aqui no Brasil são: Metamorfose?, Inocência? e Coração?, e acredito que essa série vai agradar tanto quem curte romance de época, como quem é fã de romances mais sobrenaturais, já que faz um mix bem medido das duas coisas.

site: http://resenhandosonhos.com/alma-gail-carriger/

Fernanda 19/03/2013

Resenha: “Alma? " - Gail Carriger (Editora Valentina)
Resenha publicada no blog > http://www.segredosemlivros.com/2013/03/resenha-alma-gail-carriger.html

Resenha: “Alma?” com certeza é um livro intrigante e estiloso. Apresenta uma história sobrenatural repleta de fantasia criativa envolta de muito humor, romance e diversão. A narrativa é instigante e muito misteriosa, e achei super motivadora o modo como a autora iniciou a trama e apresentou os personagens. No começo pensei que, por se tratar de um romance histórico, a leitura fosse ser um pouco cansativa e demorada, porém me enganei completamente. Pelo fato de a história já começar eletrizante, o leitor consegue se envolver completamente e pelo menos no meu caso fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre cada um dos personagens e saber como seria o desenvolvimento deste caso.
O que dizer da irreverente personagem Alexia Tarabotti? Poderia apresentar várias definições e citar muitas coisas ao qual ela fez ou que seria capaz. Posso até falar mais sobre isso logo abaixo, mas acredito que uma palavra a define: Curiosa. Bom, é claro que vou falar mais. Simplesmente me encantei com ela, que me surpreendeu em todos os quesitos. A Srta Tarabotti tem vinte e seis anos, e é uma solteirona diferente de qualquer outra. Ela não é vista com bons olhos pela sociedade, na verdade nem a própria família a trata tão bem como ela merece. E talvez essa seja a explicação para sua baixa estima. Uma pena, pois ela acaba se mostrando uma mulher sem igual, inteligente e ousada. Ela é uma preternatural, o que significa que não tem alma e que consegue anular os poderes de qualquer ser, somente com um toque.

“Lorde Maccon observou-a, com admiração. A Srta. Tarabottti podia ter uma visão crítica do próprio rosto sempre que se olhava no espelho de manhã, mas não havia nada de errado com sua aparência. O conde só deixaria de notar esse detalhe tentador se tivesse bem menos alma e desejos sexuais. Mas é óbvio que ela sempre estragava o momento sedutor ao abrir a boca. Na humilde opinião dele, ainda estava por nascer uma mulher mais irritantemente tagarela.” Pg.15

O contexto se passa diante de uma sociedade vitoriana e é interessante observar como Gail Carriger inseriu os detalhes das cenas de modo eficaz e ao mesmo tempo delicado. Apenas alguns sobrenaturais sabem que a Srta Tarabotti é uma preternatural, e ela tem consciência que precisa ser assim mesmo, pelo fato de a sociedade ser rígida e conservadora. Ou seja, nem todos entenderiam essa sua condição e passariam a vê-la mais diferente ainda e falariam o dobro do que já falam. É ai que algo inesperado ocorre....Um vampiro a ataca sem saber que a mesma é uma preternatural. Nesse momento, acontece algo imprevisível e que acarretará várias outras ações. Com certeza, a sra Tarabotti não esperava por tal ocorrido e acaba se vendo em uma situação meio complicada. Neste decorrer, também somos a apresentados a outro personagem ousado – Lorde Maccon. A partir disso, outros acontecimentos surgem inesperadamente, levantando opiniões divergentes e chamando a atenção de muitos outros seres sobrenaturais. A aventura está lançada!

“A Srta. Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. O que a deixou nervosa. Arrumou o vestido, constrangida, pensando que talvez fosse considerado simples demais. Então, empertigou-se toda. Um solteirona singela e morena como ela nunca pdoeria competir com tamanha grandiosidade; era melhor tirar partido de seus pontos fortes. Estufou um pouco o peito e respirou fundo.” Pg.78

Se você gosta de uma narrativa diferente e carismática, com personagens fortes, incluindo vampiros e lobisomens, está no lugar certo. Ou melhor, encontrou o livro ideal. Mesmo que apresente uma narrativa diferente, logo nos habituamos a escrita pouco usual, aos costumes da época e aos termos utilizados. Enfim, e o que falar da diagramação? Mais uma vez, a Editora Valentina está de parabéns pelo excelente trabalho. Sem falar que a capa é muito bonita e condizente com a história em si. É um livro mais que recomendado. “Alma?” mistura uma fantasia sem limites, bem humorada e inteligente. Ah, não esqueça das sombrinhas!

“Ela virou de lado, suspirou e fixou os olhos no teto, tentando desviar o pensamento de Lorde Maccon, seu dilema do momento, e de Lorde Akeldama, que estava em perigo. Acabou pensando no complicado bordado do trabalho manual mais recente de sua mãe. Aquilo, por si só, era mais torturante que qualquer ato de seus captores.” Pg. 220

julia 11/06/2021

Um livro arrebatador
Eu não gosto de fantasias, vampiros, lobisomens e nem nada do tipo, bom, eu não gostava. Esse livro me agarrou de uma forma inexplicável, a princípio, tive um pouco de preconceito por ter temas irreais. Entretanto, logo nas primeiras páginas, percebi meu ledo engano, fui simplesmente abrasada com o enredo original e personagens cativantes. A cada página lida, eu queria mais. Não consegui largá-lo enquanto não terminasse e descobrisse todas as tramoias. A mistura do romance histórico com o sobrenatural fez-me, e digo isso orgulhosamente, morder a língua.

Thayna 07/08/2020

Não esperava muito desse livro porque não gosto muito da temática de vampiro e lobisomem, mas acabou me surpreendendo e simplesmente me apaixonei.
Blacktikey 07/08/2020minha estante
Mas e então, você acha q ele explora muito o clichê do clichê, ou ele é mais original?

Thayna 07/08/2020minha estante
eu achei bem original, porque mistura romance de época com fantasia e o gênero steampunk.

Blacktikey 07/08/2020minha estante
Eu nunca li isso com steampunk. Pra mim , só isso já é novidade. Trata-se de uma franquia de livros?

Thayna 10/08/2020minha estante
sim, este é o primeiro livro da coleção.

Blacktikey 10/08/2020minha estante
Ahha legal

stsluciano 02/04/2013

Em um primeiro momento, Alma? não me chamou tanto a atenção. Por mais que goste de personagens femininos fortes e que, com muito bom humor, lidam com as adversidades de seu tempo, fazendo troça das convenções sociais sem, no entanto, comprometê-las por completo, Alexia acabou me passando despercebida, o que se provou uma verdadeira injustiça.

Alexia Tarabotti é uma jovem de vinte e seis anos que ainda não arranjou um marido, o que faz dela, em pleno período vitoriano, uma solteirona sem esperança alguma. Para completar, possui sobrenome, nariz, tez e um corpo italiano, herdados do pai; que muito contrasta com suas meio-irmãs, frutos do segundo casamento da mãe, que estão perfeitamente dentro do que os costumes da época pedem, quase como se ela fosse Lady Edith Crawley, a feia filha do conde Grantham, em Downton Abbey, quando comparada com suas belas irmãs.

Isso faz com que Alexia viva em uma situação que muitas princesas de contos de fadas viveram, sendo preterida e cutucada em qualquer ocasião em que se desponte a oportunidade, mas com uma importante diferença: Alexia é dona de uma língua solta, irônica, mordaz e um comportamento completamente à frente de seu tempo, aliados a uma condição que faz dela um ser único: ela é uma preternatural.

O livro começa com a autora nos apresentando Alexia chamada de Srta. Tarabotti entediada em um baile onde nem mesmo se serviu uma comida decente, dando uma escapada para fazer um lanche rápido, mas um vampiro entra em cena e parte para atacar a moça. O que ele não sabe é que ela, sendo uma preternatural, ou sem alma, é capaz de anular os poderes sobrenaturais das criaturas: ao simples contato, vampiros e lobisomens perdem suas características fantásticas e se tornam humanos enquanto tal contato durar. Com a ajuda de sua sombrinha que possui, não por acaso, uma ponteira de prata o vampiro acaba sendo morto, com razão pois se mostrara bastante mal-educado.

Pouco depois entra em cena Lorde Maccon, um lobisomem que comanda o DAS uma espécie de gabinete do governo que regulamenta a atividade sobrenatural, de modo que nada saia dos trilhos para investigar a morte do vampiro e não fica surpreso ao encontrar Aléxia na cena do crime, uma vez que ela tem talento para entrar em confusões. Fica logo claro também, devido a animosidade entre os dois, que Alexia e Maccon formam o casal com tensão sexual do livro.

É preciso explicar a sociedade na qual Alexia vive. Sendo um livro do subgênero steampunk, isso quer dizer, à grosso modo, que a autora escreve uma história no tempo passado onde se tem a presença de elementos tecnológicos posteriores à esta época, porém desenvolvidos com a tecnologia presente nela. Como o livro é ambientado no século dezenove, vemos chaleiras automatizadas movidas à vapor, elevadores à manivela e etc.

Mas, o mais importante para compreender o livro, é saber que na sociedade onde ele é ambientado, a existência dos seres sobrenaturais é conhecida há um bom tempo, tanto que no período eles já estavam, inclusive, inseridos na sociedade observando estritas regras de convivência com os seres humanos mortais, como não transformar ou se alimentar de uma pessoa sem a mesma estar de acordo existindo inclusive prostitutas de sangue, que se deixam morder por vampiros em troca de dinheiro e informar ao DAS quando da transformação de um novo membro.

Por isso, o ataque súbito que Alexia sofre deixa Lorde Maccon alarmado, pois algo de muito errado deve ter acontecido para que aquele vampiro deixasse sua colmeia para se alimentar desta forma, contrariando todas as regras de convivência mútua. À margem disso, a intrigante sobrenaturalidade de Alexia, e seus poderes ganham certa notoriedade, e o leitor logo se perguntará se, sendo ela capaz de neutralizar os poderes de lobisomens e vampiros, não seria também a fonte de uma possível cura?

Talvez eu precise explicar também o comportamento de Alexia. Apesar de ter a língua solta e não conseguir ficar calada quando, muitas vezes, seria mais fácil o fazer, ela não é amoral ou alheia a críticas. Como todo mundo ela se sente envergonhada, ferida, subestimada, a diferença aqui é o que ela faz para dar à volta por cima.

Gostei muito do texto da autora, Gail Carriger. Guardadas as devidas proporções, e isso graças à ambientação de época do texto, ele fica parecendo algo como Jane Austen com um belo senso de humor a própria autora se diz fã de Austen que dá um tom leve ao livro, que ajuda e muito no andamento do mesmo.

Acho que a autora conseguiu construir uma excelente obra, com uma ambientação onde todos os personagens se encaixam e são memoráveis, como o Professor Lyall, que é o Beta na alcateia de Lorde Maccon; Floote, fiel mordomo, sempre pronto a ajudar Alexia; Ivy, a melhor amiga dela; e, claro Lorde Akeldama, um vampiro efeminado por quem ela nutre especial afeição e não parecem soltos ou supérfluos, nem mesmo com relação à trama.

É admirável quando, em um livro de estreia de uma série, o autor consegue fazer com que nada seja gratuito, com cada passagem tendo sua relativa importância, e terminá-lo sem deixar pontas soltas que não àquelas que darão oportunidade de prosseguir com a série. Pelas minhas contas, essas pontas soltas foram duas, e, em minha humilde opinião, renderão bastante no futuro.

Pra finalizar, destaco o trabalho gráfico da editora Valentina. O acabamento do livro é muito bom, desta vez gostei muito da capa, ela tem um ar misterioso que apenas Londres sob a neblina pode ter, e as páginas trazem elementos que se somam à identidade visual da série, agregando valor ao produto final.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/03/alma-o-protetorado-da-sombrinha-o.html
Dani 03/04/2013minha estante
Hey!
Eu acabei de ler a resenha no seu blog e vim dar (a mesma) opinião aqui.
Sou bem leiga quando se trata do gênero "steampunk", mas a história depois de umas boas lidas em resenhas e relidas em sinopse, começou a me chamar a atenção.

Eu adorei o estilo da personagem principal, mas preciso tirar uma dúvida: a história é uma série de 5 livros? o.O

No mais, adorei a resenha!
Ela ficou ótima!
Espero poder ler este livro em breve!

Michele 03/04/2013minha estante
Adoro suas resenhas: completas , sinceras , sem puxação de saco , e fiquei tãoooo feliz que vc gostou do livro , tb aprecio quando uma serie termina sem me deixar loucaaaa varridaa querendo a continuação , ta certo que ficar um pouco curiosa ´´e bom mas nada demais , acho que vou amar esse livro tanto quanto amei a capa .

Michele 03/04/2013minha estante

Pandora 03/04/2013minha estante
O que a pessoa não faz por mais uma chance de ganhar um livro, até comenta duas vezes o mesmo texto! To louca para ler esse livro e se ganhar vou economizar uns trocados néh?!?! ;)

SahRosa 06/04/2013minha estante
Até o momento, eu não tinha ideia do que esperar desse livro. Quando soube do lançamento, a capa e sinopse me conquistaram, e agora com a sua resenha minhas expectativas estão ainda maiores, espero poder gostar quando ler!

Lucas 07/04/2013minha estante
Steampunk é um gênero que me atraiu, e me disseram que esse livro é minha cara, ainda não sei por que hahaha
Sua resenha está muito bem feita, muito bem escrita. E a primeira que compara a autora à Jane Austen. Uau, ela deve ser boa então haha

Maristela 07/04/2013minha estante
Como disse no blog, eu quero muito ler esse livro. Achei muito interessante a sua resenha e gostei bastante.

Ivi 09/04/2013minha estante
adorei a descrição da protagonista: Fora dos padrões e forte!!! Quero ler!!!

cristiane190 09/04/2013minha estante
Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
A capa não me agradou muito.

Paty 16/04/2013minha estante
Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural.

Clara 17/04/2013minha estante
Bom, o livro chamou muito minha atenção. Adoro e sou viciada neste tipo de temática! Espero ler o livro em breve! Adorei a resenha, deixou um gostinho de quero mais!

Thici Rodrigues 20/04/2013minha estante
Adoro o gênero, adorei a história e pela sinopse vi que os personagens são apresentados em sua devida ordem e em um contexto fácil pro leitor levar a história sem ficar "voltando", odeio quando os personagens são jogados nos primeiros capitulos e você que quiser que se vire pra decorar nomes e história. Quero muito ler ^^

Saleitura 22/04/2013minha estante
Luciano você quando gosta da leitura já percebo pela resenha.realmente Alma? Ultrapassou as expectativas. Uma história que nos prendeu do início ao fim e a autora o fez muito bem. Alexia me cativou assim como o Lorde Maccon. Um casal super hilário e vai dar muito o que falar. ótima resenha e um A vale comemoração.

Laura 28/04/2013minha estante
Muito ansiosa pra ler esse livro, pena que sei que seu eu gostar vou comprar todos os outros livros da série, isso que dizer, falindo hahaha.

Joy 30/04/2013minha estante
Quero muito ler esse livro, e essa resenha só me deixa com mais vontade!

Beth 30/04/2013minha estante
Vou ler com certeza.Gostei do que li em sua resenha e aprendi mais um pouco sobre este livro.

Pamela Liu 30/04/2013minha estante
De início, também não tinha em interessado pelo livro, mas depois de ler tantas resenhas positivas, fiquei curiosa sobre ele.
Adorei a ideia de Alexia ser uma preternatural, sendo capaz de anular os poderes dos seres sobrenaturais com um toque, tornando-os humanos.
Achei bastante interessante esse gênero steampunk! Fiquei com muita vontade de ler esse livro! =)

Fernanda 12/06/2022

Aquela farofinha?
Antes de ler, não lembro de ninguém que tenha me recomendado a história e para minha surpresa ela entregou tudoooo ??
Amei essa mistura de romance de época, fantasia e mistério que gera uma grande farofa que não tem como não gostar. Entretenimento puro.
LuaTeresa 15/06/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Fernanda 16/06/2022minha estante
Oi, tem sim cenas hot.

LuaTeresa 16/06/2022minha estante
Obrigada por avisar

gabivbritto 14/09/2020

Divertido, sexy e criativo
Eu não conhecia essa série de livros e nem a autora quando baixei o ebook para ler. Me surpreendi muito com a escrita envolvente e bem desenvolvida de Gail, mas mais ainda com a criatividade do universo criado por ela nessa obra. Confesso que estava esperando mais um clichê sobrenatural e me deparei com um enredo muito original! Até mesmo o par romântico másculo demais da protagonista (algo que costuma me irritar um pouco), conseguiu me tirar boas risadas. Pelo que vi em algumas resenhas, o leitor consegue acompanhar o desenvolvimento da autoconfiança da personagem principal ao longo dos diversos livros da série, e eu adoraria vê-la se libertar de suas inseguranças, mas o final de "Alma?" conseguiu me deixar suficientemente satisfeita e não sei se darei continuação à leitura dessa coleção (já que costumo sofrer com a famosa preguiça de séries longas...). Ah, e foi um ótimo primeiro contato com o steampunk!

Camis 30/05/2013

Brilhante!
Alma?, primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha, me encantou desde o momento em que vi esta capa. Embora não a tenha achado lindíssima, ela com certeza deixou um ar de mistério no ar que me fez ansiar pela leitura do livro. A série steampunk trouxe uma heroína incomum para o mundo literário: Alexia Tarabotti, ou srta. Tarabotti, uma preternatural.

Pra quem não sabe, os preternaturais são seres que não são nem naturais, nem sobrenaturais, eles simplesmente não tem alma. Para que um humano sobreviva às transformações para se tornar um vampiro ou um lobisomem, ou até mesmo um fantasma, é necessário que o mesmo tenha uma quantidade de alma específica. É por isso que artistas, músicos, pintores, entre outros artistas em geral, possuem a tendência de sobreviverem à "metamorfose", pois estes possuem um quantidade de alma maior. Já os preternaturais, que não possuem esse elemento, além de não poderem se tornar um ser sobrenatural, tem uma outra característica peculiar: eles anulam os poderes não-naturais dos outros seres, fazendo com que um ser sobrenatural se torne humano temporariamente com apenas um toque.

Na antiga Londres do século XIX, os seres sobrenaturais já vivem em harmonia com seus co-habitantes humanos. Existem bares especiais para vampiros, um governo paralelo que defende os interesses dos sobrenaturais perante a Rainha Elizabeth, prostitutas de sangue, festas de comemoração pela lua cheia, e o DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), que tem a função de controlar os lobisomens, fantasmas e vampiros da região.

Apesar de solteirona e fora dos padrões de beleza da sociedade, graças a sua descendência italiana, Alexia não se deixa abalar pelos comentário afetados, que sempre tinham como protagonista a solteira de nariz avantajado de 26 anos da cidade. Com sua inteligência, humor sagaz, paixão pela leitura, condição preternatural e atitude audaciosa, Alexia sempre se intrometia nos assuntos do DAS, que tinha como seu diretor o Lorde Maccon, o lobisomem Alfa da alteia da região, alguém por quem ela dizia nutrir somente sentimentos ruins.

Ainda assim, os assuntos do Lorde e da solteirona não estavam tão relacionados até o dia em que, em pleno baile de gala, Alexia assassinou um vampiro recém transformado que nada tinha de educado (afinal, ele a atacou sem nem ao menos perguntar seu nome!). Quando srta. Tarabotti começa a ser investigada pela colmeia de vampiros da região e sofre uma tentativa de sequestro, Lorde Maccon percebe que não pode mais ignorá-la, e o que quer que esteja acontecendo na sua cidade, em que vampiros errantes e lobos solitários estão desaparecendo, Alexia com toda certeza está envolvida. E ele precisa protegê-la.

Esse foi o primeiro livro steampunk que li, e adorei a experiência. Sem sombra de dúvidas, Gail conseguiu criar uma protagonista inusitada, audaciosa, inteligente, forte, atrevida e instigante. Em vários momentos desejei dar uns tapas na srta. Tarabotti por sua atitude abelhuda, mas ainda assim em nenhum momento deixei de torcer pela moça. E não somente a protagonista ganhou meu coração, mas também Lorde Maccon (com seu charme e brutalidade de um Alfa) e o Lorde Akeldama (com toda a sua extravagância à flor da pele), deixando claro que a autora mais do que soube desenvolver seus personagens.

Com um cenário repleto de bailes de gala, anquinhas, cortes, chás ingleses e protocolos, típicos do século XIX, Alma? carrega o leitor para um ambiente criativo e histórico. Além do enredo histórico e da narrativa leve, mas às vezes carregada de palavras ou expressões antigas, Gail soube deixar seu leitor angustiado por mais. Principalmente quando ela fez Lorde Maccon e Alexia trabalharem juntos, o que nos rende várias risadas e suspiros. Se você não leu, leia!

"(...) Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata. (Página 186)"

Caroline507 03/06/2013minha estante
Já marquei como um dos próximos na minha lista de vou ler assim que ver na livraria!
nunca li nda steampunk

Thay Ribeiro 20/06/2013minha estante
O q mais me atraiu no livro foi o sobrenatural!
Não sou fã de livros históricos, mas fiquei bem curiosa com a história!!!

Rodrigo Lessa 11/07/2013minha estante
Tem muuuuuuuuuuito tempo que quero ler este livro, estou até participando da promoção com Dedos cruzados e ansioso, querro mt mt mt mesmo. Adoro a Gail, ela é super foda. Gostei bastante da ideia de varios seres bem diferentes nessa historia, o departamento, o contexto, nossa, tudo é bem legal!

Lisa 12/07/2013minha estante
O livro parece ser muito bom, estou louca para lê-lo.

Moniiqueta 12/07/2013minha estante
Ah meu eu quer ler Alma ? tipo assim para ontem..já me inscrevi em tantas promoções esperando ganhar o livro HAHAHAHA .
Pela sua resenha e todas as outras o livro parece e deve ser ótimo.. COm uma protagonista totalmente diferente da sua época, sem alma e totalmente hilária...ela é meu tipo de mocinha..forte e que fala o que pensa..
Conhecer um mundo vitoriano não é bem o meu gosto..mais pelas resenhas Alma ? me conquistou tanto que isso é o de menos para mim.. Quero saber como é essa loucura..esse mundo cheio de seres sobrenaturais..seres sem alma..Acho que vale a leitura..ainda mais sendo os personagens tão bem elaborados.

Beth 15/07/2013minha estante
Muito bom a resenha. Que vontade me deu de ler este livro. Já estou namorando ele há um bom tempo. Amei.

Line :) 19/07/2013minha estante
Me apaixonei pelo livro devido à capa, só então me atentei à sinopse.e a partir dai fiquei louca querendo a série.

Amei sua resenha, pois você mostrou que terá os temas que adoro sobrenatural e romances de época....amei saber que Gail deu uma visão diferente sobre vampiros e lobisomens... nos faz querer mais ainda ler os livros.. Parabéns pela resenha.

bjs

Gel Borges 23/07/2013minha estante
Olá flor...
Esse livro está na minha lista desde o lançamento e com sua resenha minha curiosidade aumentou.
Louca para ver no que dá essa mistura de sobrenatural com romance de época!
Parabéns!

Gabrielle 24/07/2013minha estante
A capa me chamou muito a atenção e ler a resenha me deixou mais ansiosa a ler o livro, é mais um que vai para a minha lista de eu quero kkk

DomDom 02/08/2013minha estante
É impressionante a quantidade de resenhas positivas que li em relação a esse livro. Pelo jeito, ele merece todas elas mesmo. Só passei a ter conhecimento desse termo "Steampunk" através desse livro, mas já tinha assistido filmes do gênero. Acho que a autora acertou em cheio todos os elementos que ela inseriu nessa série, personagens complexas, trama interessante, etc.
Muito curioso pra ler.

Tâmara Moya 02/08/2013minha estante
Oi flor
Lendo a resenha parece que o livro é ?divertidíssimo?.
História de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas? tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
Adorei a resenha.
Bjus

Thais 06/05/2021

Confesso que comecei esse livro umas 3 vezes. Não passava do primeiro capítulo. Mais na quarta vez me forcei a ir em diante, pois era um livro que certamente eu iria gostar. E realmente. Amei. Não sei porque não consegui ler antes. O tipo de fala é um pouco difícil por ser passar na era vitoriana. Ri muito com a personagem principal. Ela tem um gênio maravilhoso kkkkk recomendo a leitura.

Blog MDL 13/09/2013

Alexia Tarabotti é o tipo de mulher que passa completamente despercebida nos bailes da alta sociedade londrina. Com 26 anos de idade, solteirona, pele morena e um nariz protuberante, ela não podia esperar outra coisa. E é por isso que a decisão de tomar seu chá com torta de melado na biblioteca não poderia ser nada mais nada menos, que perfeita. O que ela não esperava era ser atacada por um vampiro que além de não ter o mínimo senso de moda, não sabia da sua condição de sem alma e ainda ousava cecear em sua presença! Contudo, ao contrário de outras moçoilas, a srta. Tarabotti sabia muito bem se defender e não teve o menor pesar em usar sua sobrinha e seus palitos de cabelo para matar essa criatura tão ousada. Mas é a partir desse fatídico homicídio realizado em legítima defesa que ela encontra novamente o Lorde Maccon, um lobisomem alfa, mau humorado, lindo e... responsável por investigar a confusão que ela se meteu que tem todos os indícios de fazer parte de uma trama muito maior.

Acredito que assim como eu, muitos leitores estão saturados de livros com temática sobrenatural por sempre terem a impressão de que estão lendo a mesma história sendo que contada por um autor diferente, com uma capa e um título diferenciado. Mas se nesse momento você estiver pensando isso de ‘Alma?’ pode esquecer já! Pois para minha surpresa foi entre as páginas desse livro que vi que sim, é possível um autor explorar criaturas já conhecidas no mundo literário sem cair nas garras do clichê.

Para começar, temos como personagem principal a Alexia Tarabotti, ou apenas srta. Tarabotti, uma dama da Era Vitoriana que possui uma personalidade extremamente forte e uma língua afiadíssima. E como se isso não bastasse, ela ainda é uma preternatural – ser que não é sobrenatural tão pouco natural – e tem o dom de anular os poderes de todas as criaturas sobrenaturais, o que acaba envolvendo-a em grandes e divertidas confusões. Contudo, é quando o Lorde Maccon entra em cena que o leitor se rende totalmente aos encantos dela, já que ela não economiza nas brigas e quase sempre protagoniza ao lado dele as cenas mais cômicas do livro. Para a felicidade do leitor um romance tórrido entre os dois também é explorado e como a garota romântica que sou, os momentos em que eles ficaram juntos me arrancaram vários suspiros. Ademais, a autora também soube desenvolver as características dos personagens secundários e tornou cada um peculiar ao seu modo, já que temos desde um vampiro gay a um cientista que planeja descobrir o peso da alma de cada ser vivo.

Narrado em terceira pessoa e com uma linguagem madura, ‘Alma?’ é um steampunk que traz uma trama rica e que possui um verdadeiro plano de fundo. Nele, a autora explorou os mais diversos assuntos, sendo o universo das ciências o principal deles. Contudo, ela faz isso de forma tão leve que a leitura em nenhum momento ficou morosa, pelo contrário, a forma como ela abordou o tema paralelo ao modo em que ela deu pistas para a resolução do enigma do livro que é o aparecimento e desaparecimento de vampiros e lobisomens, só fez com que eu me se sentisse impelida a concluir a leitura sem demora.

Uma curiosidade a respeito dessa história é que os seres sobrenaturais vivem livremente e até possuem um órgão responsável por gerir todos os regulamentos que essas criaturas possuem, o DAS, que é chefiado por ninguém menos que o Lorde Maccon. Mas não é só isso, a autora foi além e até escreveu uma aparição da rainha Vitória no seu livro e posso dizer desde já, acredito que ela vai ter mais participações nos próximos volumes da série.

Infelizmente não posso falar muito mais do que isso para não soltar spoilers, mas eu queria que vocês soubessem que eu realmente adorei o livro. A leitura foi tão diferente das que eu já tinha feito que assim que acabei de ler a última página senti aquele vazio próprio de quem se apaixona por uma história, sabe? Mal posso esperar para que os próximos volumes sejam lançados aqui no Brasil, estou muito ansiosa para saber o que aconteceu depois daquele final de tirar o fôlego. Sendo assim, encerro por aqui fazendo um pedido para você que ainda não leu o livro: Leia ‘Alma?’ já! Tenho certeza que você não vai se arrepender.

site: http://www.mundodoslivros.com/2013/07/resenha-alma-por-gail-carriger.html
RUDY 17/09/2013minha estante
Gostei muito!
Parabéns!
cheirinhos
Rudy

Blog MDL 09/10/2013minha estante
Obrigada, Rudy!
Fico muito feliz que tenha gostado.
Beijos,
Isabelle.

Tania 21/03/2021

Apesar de não ser muito fã de livros de época, me encantei com esse livro. Ri muito com a personagem Alexia, que tem uma inteligência perspicaz, uma língua ferina e uma personalidade marcante. Gostei bastante do personagem Lorde Maccon, um alfa da alcatéia dos lobisomens que é puro mau humor. Achei um livro diferente, com uma escrita fluída. Pretendo ler os outros da série. Recomendo!!!!

Wagner Fernandes 25/11/2022

Vampiros, lobisomens, sombrinhas e... chá!
"ALMA?" (Gail Carriger, editora Valentina, 2013)
Alexia e Lorde Maccon não se suportam. Ela tem 26 anos (e é uma solteirona! A autora não poupa o uso dessa frase no livro todo. "Solteirona!" 26 anos! É uma MENINA!... Tempos estranhos aqueles!).
Ela tem o raro dom de anular os poderes dos seres sobrenaturais e por isso se torna alvo de interesses do governo inglês e de inimigos.
Lorde Maccon é um lobisomem que já viveu cerca de 200 anos e é chefe do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais). Claro, ele se mantém jovem e bonitão.
Depois de encontrar Alexia na biblioteca na mansão de um magnata e descobrir que ela matou um vampiro desconhecido (ah, porque matar vampiros é algo fora das normas sociais, claro), Lorde Maccon fica aborrecido com a presença constante da moça no DAS, onde ela quer solucionar o caso para limpar sua reputação e evitar que sua família descubra seu envolvimento no caso. A mãe teme escândalos e as irmãs mais novas (do segundo casamento da mãe) só pensam em trivialidades. Alexia é inteligente, culta, moderninha para os padrões da época... e FILHA DE ITALIANO (isso se destaca no livro todo! As irmãs - loiras de olhos azuis - desprezam Alexia por ela ter... nariz italiano e pele mais escura).
Alexia se refugia nos livros e na busca de conhecimento.
Quanto ao caso do vampiro, os jornais não citam a identidade da "jovem que matou um homem na biblioteca", mas a elite sobrenatural de Londres descobre que foi Alexia. Assim, olhos atentos estão à espreita para vigiar a mulher capaz de matar vampiros e anular os poderes dos sobrenaturais. Muitos querem capturar Alexia, e agora Lorde Maccon e o DAS precisam protegê-la e descobrir quem era o misterioso vampiro e quem está atrás de Alexia Tarabotti. Mas essa aproximação entre ela e Maccon vai despertar certos desejos... Cenas muito engraçadas acontecem por causa disso. rs
Os opostos se atraem.
Numa análise geral, imagino a aventura de Alexia como um episódio de mangá ou anime. Tem todo o clima de certos gêneros de "desenho japonês": as piadinhas, as expressões, o humor característico. "Alma?" Ficaria PERFEITO se adaptado para uma animação. É isso: um roteiro de anime.
A conclusão é perfeita. Apesar de ser uma história completa, ela abre possibilidades para novos livros. E a série tem 5. Espero que as sequências sejam boas como a primeira.

OBS: E descobri algo interessante: existe, SIM, um MANGÁ muito lindo dessa série. (Eu não disse que a trama tinha um clima de mangá?).
Dá pra conferir a arte maravilhosa no Google. Procure "Soulless manga". As páginas de quadrinhos são belíssimas.
Enfim, mais um ótimo livro. Minha 41° leitura do ano.
Leitura recomendada para pura diversão e altas gargalhadas.
Nota: 5,0