Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Biia Rozante | @atitudeliteraria 15/11/2020

Diferente de tudo que imaginei...
O mundo está diferente, seres humanos coexistem com vampiros e lobisomens em uma sociedade que se adaptou e desenvolveu novas regras. Regras essas, importantes para o bom convívio e evolução de cada “espécie”, mas em meio a eles existe ainda uma criatura mais rara e poderosa, os que nasceram sem “almas”, também conhecidos como seres Preternaturais – aqueles que não são nem naturais, nem sobrenaturais -, que com um único toque podem neutralizar o poder de qualquer criatura. E Alexia é um destes seres raros.

Filha de um italiano de quem herdou sua condição especial e solteirona convicta, Alexia é o tipo de mulher prática, inteligente, sagaz e dona de uma língua sem freio, sabe muito bem o que quer e não está disposta a se curvar perante as regras da sociedade vitoriana, nem mesmo quando convidada a um evento que não servem o tipo de chá que ela considera adequado. Dando seu próprio jeitinho acaba por se afastar da aglomeração ali presente e assim que se vê sozinha, bem... ela não está exatamente sozinha e acaba sendo atacada por um vampiro fora de controle e muito determinado em ser frustrante. A confusão está armada, de um lado um vampiro morto e Alexia, e do outro o imponente Lorde Conall, um lobisomem líder de seu clã, enviado pela rainha Vitória para investigar o ocorrido.

“- Ninguém em sã consciência descreveria a srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia.”

O que parecia ser um caso isolado não demora a se revelar um emaranhado ainda mais complexo, colocando Alexia no centro de aparecimentos e desaparecimentos inexplicáveis. O que de fato tem acontecido na alta sociedade?

Alma? Se revelou uma leitura completamente diferente do que eu de fato, esperava. E isso foi muito gratificante. Primeiro porque temos uma “mistura” de vários gêneros literários, temos romance de época, policial e fantasia. Depois porque é o tipo de leitura com alívios cômicos muito presentes, nos diálogos e na maneira como Alexia desafia Conall. É sempre importante frisar que a história se passa na época vitoriana, ou seja, uma época onde as mulheres deveriam ser recatadas, discretas, suaves, para que assim não se colocassem em situações tidas como inadequadas e por consequência manchando a reputação da família, onde o decoro e conservadorismo era o mínimo exigido, e Alexia está inserida neste cenário, só que ela nasceu sem alma, então sua visão é um pouco diferente, o modo como ela encara algumas coisas, como ela enxerga outras e como questiona a sociedade, acabam se mostrando a frente do tempo. Ela quer participar da investigação, ela quer conhecer todas as informações, ela quer ser útil, e não ficar apenas bordando, pintando, sentada em casa.

“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”
Outro ponto que também chama atenção na história é o relacionamento familiar de Alexia, a forma como a mãe a enxerga em relação as outras duas filhas, sempre a menosprezando, diminuindo, a julgando por ser parecer mais com o pai – italiano, e por consequência, ter a pele escura, o nariz mais avantajado, características que não era tidas como belas no meio em que estão vivendo. E isso é algo que gera desconforto.

Quanto ao romance, eu gostei muito da forma como ele foi construído. Alexia não é uma jovem dada a sentimentalismo, ela não busca romance, mas acaba tendo alguns sentimentos despertos por Conall, que por sua vez é alguém em posição superior a dele e também muito taciturno, sua forma de se “envolver” está limitada ao que ele vive na matilha, e portanto isso gera mais algumas muitas cenas engraçadas. Foi realmente divertido vê-los derrubarem as barreiras auto impostas e por consequência atingir um ao outro, no melhor estilo te odeio, mas no fundo te amo.

Para quem busca leitura com protagonistas femininas fortes, dona de personalidade forte e altas doses de risadas, como para quem gosta de romance de época, romance sobrenatural e investigação, fica aqui essa dica muito especial. Com certeza darei continuidade na leitura, pois acredito que Alexia ainda tenha muito a nos entregar.

A Série O Protetorado da Sombrinha, é composta por cinco livros, sendo eles: Alma?, Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Eternidade?, todos já publicados aqui no Brasil pela Editora Valentina.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/09/alma-gail-carriger-editora-valentina-o.html

Rosália Salvatore 21/10/2021

Muito melhor do que eu imaginei
Esse é exatamente o tipo de livro que eu sempre ignorei por causa da capa horrorosa e eu nunca tinha visto ninguém dizer que havia lido esse livro e gostado dele, isso mudou alguns meses atrás quando vi um youtuber recomendando ele em um video e eu finalmente descobri que ele tem vampiros na história, como minha obsessão por vampiros voltou achei que seria legal dar uma chance pra ele e foi a melhor coisa que eu já fiz.
Desde a primeira cena do livro eu já gostei da protagonista, ela é muito decidida e esperta, o que precisar ser feito ela vai lá e faz, além de ser muito divertida, a dinâmica de todos os personagens funciona muito bem , o par romântico da protagonista é incrível e na primeira cena deles juntos você já consegue sacar que vai rolar algo entre os dois .
Eu amei a forma como a autora desenvolveu o mistério que tem na história e como esse mundo funciona, a forma como os seres sobrenaturais lidam uns com os outros, e toda a questão da Aléxia não ter alma e no que isso implica para ela, eu com certeza quero dar continuidade na série e saber mais sobre coisas que ainda não estão muito bem resolvidas, e é claro poder me divertir mais com esses personagens

@livrostasticos 19/12/2020

Uma leitura rápida e divertida!
Achei o livro hilário! Eu me diverti muito lendo isso. Belo romance, personagens atraentes, a fusão dos dois gêneros foi o suficiente para me manter entretido.
Nosso personagem principal é Alexia Tarabotti, uma solteirona com sangue constrangedoramente italiano e sobrenatural - uma humana nascida sem alma. Ela é muito divertida. Não é a típica heroína bonita de tirar o fôlego, nem é a típica heroína badass que saí batendo em todo mundo (muito embora ela não tenha medo de usar sua sombrinha como arma); ela deixa a maior parte do trabalho de luta para os outros e usa sua inteligência e a sua de solteirona a seu favor. Ela é ótima! Meu tipo favorito de protagonista!
No geral, acredito que o livro poderia ter dependido um pouco mais tempo para a construção do mundo, mas fora isso, eu me diverti muito lendo! Uma leitura rápida e divertida!

Psychobooks 23/04/2013

Faz algum tempo que eu 'descobri' o gênero Steampunk (saiba o que é aqui) e adorei todos os aspectos que envolvem esse tipo de livro. Tem algum tempo, eu comprei o livro Soulless em promoção para o meu kindle e ainda não tinha tido a oportunidade de ler, quando a editora Valentina lançou esse título em português, finalmente consegui encaixar esse livro nas minhas leituras. Alma? faz parte de uma série com cinco livros, todos já lançados em inglês e com a previsão de lançamento do segundo volume em português para setembro desse ano (2013).

- Enredo

Alma? se passa na era vitoriana, uma época em que os seres sobrenaturais não precisavam se esconder e viviam em harmonia com os humanos, por isso, não era permitido alimentar-se dos humanos, a menos que eles consentissem.

Alexia Tarabotti é uma solteirona de 26 anos - sim naquela época, uma mulher de 26 anos que ainda não tinha casado, era considerada uma solteirona, um caso perdido -, que guarda um segredo: ela é uma preternatual, ou seja, não tem Alma. Nem mesmo seus familiares sabem sobre sua condição sobrenatural, apenas o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais -, e alguns seres sobrenaturais que necessitam saber de sua condição para que possam se previnir contra seus efeitos, pois ela é capaz de neutralizar os poderes sobrenaturais com um toque.

Durante uma festa, ela resolve dar uma escapada para a biblioteca e pedir um chá, mas acaba sendo atacada por um vampiro e para defender-se, usa sua inseparável sombrinha e acaba matando o vampiro. Eis que entra em cena Lorde Maccon e o Professor Lyall, dois lobisomens que trabalham no DAS e querem saber em quais condições ocorreu esse incidente. Ao fazer uma investigação mais detalhada sobre quem seria o vampiro desavisado, eles descobrem que alguns vampiros e lobisomens que não vivem em suas respectivas comunidades estão desaparecendo.

- Narrativa e Personagens

A narrativa da autora é bastante fluida o que impõe um ritmo rápido de leitura. Escrito em terceira pessoa, a autora soube como introduzir seus leitores no mundo sobrenatural que ela criou, sem ter que fazer muitas descrições ou dar explicações enfadonhas e desnecessárias. O que me incomodou - e MUITO -, foi o uso de alguns termos que ela escolheu para se referir à sociedade dos vampiros, dizendo que eles vivem em colméias, têm abelhas rainha e zangões; sinceramente, eu não conseguia levar a sério quando esses termos apareciam.

A srta. Tarabotti tem a pele morena, cabelos escuros, nariz proeminente e seu pai era italiano, características que não são consideradas atraentes para uma mulher daquela época. Além dessas características físicas, nossa protagonista não tem papas na língua e fala tudo o que lhe vem a mente, sem nenhum tipo de filtro. É engraçada, sarcástica, não liga para os protocolos exigidos pela sociedade, mas no fundo, se ressente por não ter uma relação amorosa. Sua amiga Srta. Hisselpenny - outra solteirona -, é muito divertida e usa chapéus extravagantes e acredita ter um grande senso de moda.

Lorde Maccon é o alfa de sua matilha, comanda o DAS, é escocês e ainda não está familiarizado com os protocolos exigidos pela sociedade londrina. É atrapalhado, tem um físico que chama atenção, sedutor, solteiro, tem muitas posses, por isso, é considerado um ótimo partido. O Professor Lyall, é seu beta e procura compensar a falta de jeito de seu alfa, é fiel, inteligente e tem uma personalidade cativante.

Alguns personagens secundários roubam a cena, como o fiel mordomo Floote e o excêntrico vampiro Lorde Akeldama a quem a srta. Tarabotti sempre recorre quando precisa de conselhos sobre o mundo sobrenatural.

- Gostou da leitura, Mari?

Sim, gostei bastante! O enredo envolve mistério, ação, romance e tem uma pitada sexy e 'hot' que irá agradar muitas pessoas que estão cansadas de serem enroladas por personagens 'castos'. Alma? é uma leitura repleta de bom humor e sedução. Se você está cansado de vampiros e outros seres sobrenaturais, saiba que a autora desenvolveu seu enredo com foco na trama policial e não em vampiros e lobisomens, vale a pena dar uma chance para esse livro.

O que algumas pessoas podem achar um ponto negativo, é que Alma? faz parte de uma série, pelo o que eu encontrei em pesquisas na internet, a série é composta por cinco livros, todos já lançados em inglês e com a previsão de lançamento em português do segundo livro para setembro desse ano. Vale ressaltar que o enredo desse livro é desenvolvido com começo, meio e fim, ou seja, ao final da leitura, todos os mistérios foram resolvidos, o gancho deixado para o próximo livro não deixa o leitor morto de curiosidade ou sem respostas, apenas curioso para companhar as aventuras desses personagens divertidos e agradáveis.

- Edição brasileira

A Editora Valentina é nova e esse é o primeiro livro deles que eu leio, acho válido comentar um pouco sobre essa edição. A diagramação é caprichada, com letras de tamanho médio, bom espaçamento e folhas pólen soft (amareladas). A capa original foi mantida, apenas a fonte usada foi modificada. No final do livro tem uma pequena entrevista com autora para que os leitores possam conhece-la um pouco melhor.

"- Muito desgastante mesmo para ela - opinou a srta. Tarabotti, que não resistiu à tentação de fazer um comentário. - Pessoas que realmente pensam, bem ao lado da casa dela. Pela madrugada!"
Página 31

Link - http://www.psychobooks.com.br/2013/04/resenha-sorteio-alma.html

Janise Martins 24/03/2020

Alma?
Esse livro é um Steampunk = Período Vitoriano + Ficção Científica + Fantasia.
Vampiros, lobisomens, fantasmas, preternaturais (pessoa sem Gail Carriger alma) vivem tudo junto e todos sabem da existência do outro. Claro, e ainda bem, que cheio de regras, senão seria uma loucura.
A nossa protagonista srta. Tarabotti, que não é possuidora de beleza e é intrometida, inteligente, e, é uma preternatural. E em uma festa sem querer matou um vampiro. Pois é, e quem vai investigar para que ela não seja acusada de assassinado é um lobisomem. Quase uma novela mexicana louca, mas eu amo novela mexicana (não me condenem).
Esqueci de falar que um preternatural anula o poder do sobrenatural, ou seja, se ela tocar o vampiro, ele deixa de ser vampiro, se tocar o lobisomem ele deixa de ser lobisomem, mas somente enquanto está em contato com ele.
Pois bem, no desenrolar da história foi rolando um “love” entre o lobisomem, que é um alfa, lindo, um conde e o responsável pelo DAS, Departamento de Arquivos Sobrenaturais (tipo polícia), que está encarregado das investigações sobre o assassinato do tal vampiro.
Só que a história vai crescendo, porque começa a surgir vampiros estranhos e a sumir outros tantos, assim como lobisomem. A srta. Tarabotti começa a ser perseguida e o conde redobra a sua segurança, o que não adianta. E acontece uma reviravolta, uma confusão. Logo a gente descobre que há um grupo insatisfeito com os sobrenaturais e querem eliminá-los e para isso ele têm um plano “científico” o qual usa os próprios sobrenaturais como experimento para alcançar o plano para eliminá-los. A coisa fica feia para a srta. Tarabotti e o conde, na verdade, mais um monte de sobrenaturais.
A escrita é boa, às vezes é chata nos detalhes, mas tudo bem. Os diálogos são inteligentes, os personagens são bons, mas não me ligou, inclusive demorei a ler. Não é ruim de ler, nem a história é ruim, mas não sei direito porque não me agradou.
E foi assim.
Bjoo.

site: http://janiselendo.blogspot.com.br/2016/10/alma.html

Beatriz.Ribeiro 10/11/2020

Sobrenatural e afins
Eu amei o livro!!! Foi uma grata surpresa pq nunca havia lido o estilo e devorei o livro. Agora já quero ler a continuação das aventuras da Alexia e lorde Maccon

Fabiana 08/03/2020

Alma?
Romance, comédia, aventura, drama e nas entrelinhas critica ao preconceito, distinção de classe e submissão feminina.

Alexia Tarabotti, é uma preternatural. Um ser que suga os poderes de vampiros e lobisomens.

Tudo começa quando a heroína mata, acidentalmente, o vampiro que tentou morde-la e o caso passa a ser investigado pelo lobisomem Lorde Maccon (não sem as diversas intervenções da heroína).

Leitura rápida e divertida.

Colecionando Planetas 09/12/2020

Como matar um vampiro com uma sombrinha
Primeiro que esse livro é uma delícia para ler. É uma mistura de romance de época com fantasia e uma pitada gótica de livros como Drácula.

Eu adorei o Conde Maccon, adorei o relacionamento dele com a Alexia, adorei as brigas intelectuais e amo esses amores ?cão e gato?.

Minhas únicas ressalvas são: achei a transição entre focar no romance e focar no relacionamento meio brusca.

Achei que eles queriam se pegar em momentos inapropriados (entendo, porém se estivesse na mira da morte eu ia querer me salvar e não sexo).

Adorei a mistura do sobrenatural com a sociedade londrina e amei muito o livro, fiquei grudada do começo ao fim. Varei madrugas para ler tudo e valeu a pena.

Naara 13/05/2020

Inesperado
Livro muito bom. A autora criou utilizou da beleza do século XIX para criar esse mundo onde sobrenaturais vivem entre os não sobrenaturais. E trouxe também aquele romance que nos instiga a ler, que começa com briguinhas sem explicação, mas que vemos a faísca por delas

Naná 18/04/2021

Uma grata supresa
Confesso que comecei o livro mais por uma obrigação por ser uma grande fã de steampunk e a série ser extremamente aclamada nesse sentido, mas acabei me apaixonando por Alexia e todo o seu mundo sobrenatural (ou seria preternatural?)

House of Chick 19/05/2013

A primeira coisa que me chamou muita atenção neste título foi a capa. Ela é tão linda que assim que eu a vi na primeira vez pela internet fui correndo conferir sobre o que tratava esta história e, olhando o catálogo da nova editora, Valentina, que lançou este volume aqui no Brasil, fiquei louca com a sinopse (e com as outras capas de livros que eles vão lançar). Sei que as vezes eu começo algumas resenhas falando da capa, mas é que eu amo tanto os designs de algumas delas que não posso deixar de comentar, mesmo que eu saiba que não se deve julgar um livro assim, mas no meu caso muitas vezes é ela que me dá o empurrão inicial para eu procurar saber mais sobre a história e, mais vezes do que gostaria de admitir, somente a beleza da capa já me deixa louca para ler um livro.

Em “Alma?” conhecemos Alexia Tarabotti, uma jovem de vinte e seis anos que ainda é solteira (o que, para época, é uma idade bem avançada para continuar neste estado civil) e tem um temperamento muito forte, além de não ser submissa e guardar um grande segredo: ela é uma preternatural, ou seja, ela não possui uma alma. Nossa protagonista também tem um dom muito especial, de neutralizar os poderes sobrenaturais de outras pessoas, apenas com o seu toque.

Poucas pessoas sabem do seu segredo, somente aquelas que realmente precisam saber, já que este foi herdado de seu pai e, como sua mãe se casou de novo, ela vive com duas irmãs chatas que ficam a lembrando sobre seu estado civil.

Os seres sobrenaturais são reconhecidos na sociedade, e até mesmo contam com um representante que assessora a rainha em relação a assuntos envolvendo esses seres. Os únicos sobrenaturais que ainda não são conhecidos pelas pessoas em geral são os preternaturais, o grupo do qual nossa protagonista faz parte.

Quando Alexia resolve sair de uma festa para ir à biblioteca, ela acaba sendo atacada por um vampiro e para se defender utiliza sua sombrinha e acaba matando esse vampiro. Agora, então, começa uma investigação para saber mais a respeito do que aconteceu e acabam descobrindo que vampiros e lobisomens estão “sumindo”.

A narrativa é muito gostosa e cativante, além de ser bem fluida, fazendo com que a gente não consiga largar a leitura até terminar a última página. O livro contém mistérios e romance, além de ação, o que achei bem legal já que a história não fica nem um pouco parada e sempre tem novos acontecimentos.

Esse livro mescla sobrenatural com Steampunk (onde tecnologia e elementos de épocas mais antigas estão lado a lado) e eu sempre adoro a experiência de ler algo assim. Também curti muito o desenvolvimento dos personagens em geral e os diálogos inteligentes.

Esse é o primeiro livro de uma série, O Protetorado da Sombrinha (por sinal adorei esse nome!), de vários volumes (já foram publicados cinco livros em inglês), e posso afirmar que já estou louca pelas continuações.

A editora Valentina, apesar de nova no mercado, já pode ser considerada uma das grandes, não pela quantidade de títulos publicados, que ainda são poucos, mas pela qualidade dos seus trabalhos, tanto nos termos de tradução, revisão e parte gráfica, quanto no atendimento ao público, já que todos da editora são super simpáticos com os leitores em geral.

Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostam de um bom livro, e procuram algo que contém algumas cenas um pouco mais picantes, muita ação, aventura e uma pitada de romance com uma narrativa fluida e cheia de acontecimentos.

Confira outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 12/10/2013minha estante
Ansiosa pra ler esta história tão incrível.
elizabethmsalles@hotmail.com

Cris 14/09/2020

Esperava mais
Demorei um pouco para me envolver com a história, a personagem principal é interessante, mas a não me prendeu.
Eu tinha expectativas para esse livro, que não foram atingidas, o livro é bom para passar o tempo.

lorennamoura 26/06/2020

Esse ano eu decidi que iria ler mais fantasias, e esse livro me chamou atenção por se passar em Londres no séc XIX.. Sorri muito, pretendo ler o restante da série "o protetorado da sombrinha".

gariglio 15/03/2020

Alma? Sombrinha e Chá
Uma obra encantadora, divertida e surpreendente.

O livro steampumk (da Era Vitoriana na Inglaterra) conta a história de Alexia Tarabotti, uma solteirona, metade italiana, órfã de pai e sem alma. Isso mesmo. Sem alma, ou preternatural, como queira.

Os sobrenaturais são possíveis graças ao excesso de alma, que ela consegue anular com um simples toque. Puft. Mas quase ninguém sabe dessa proeza.

O enredo é cativante, leve, envolvente, com uma protagonista mordaz, irreverente, perspicaz e nada sonsa. Além disso, Alexia é uma personagem cuja sombrinha é famigerada por sua mortalidade, dado que a narrativa começa por ela matar com esse acessório um vampiro que a atacou sem nem mesmo se apresentar. Aonde estavam os bons modos de tal vampiro?

Você acaba envolvido na história e, sem nem perceber, já não consegue parar de ler.

Extremamente original, com um romance maravilhoso de bônus (e muito sensual, por sinal) e bastante ação, o livro é viciante e com absoluta certeza, merece ser lido. Uma pérola que eu li em um domingo aleatório e que me deu vontade de beber chá (e olha que eu nem gosto de chá).