Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Fabiana 08/03/2020

Alma?
Romance, comédia, aventura, drama e nas entrelinhas critica ao preconceito, distinção de classe e submissão feminina.

Alexia Tarabotti, é uma preternatural. Um ser que suga os poderes de vampiros e lobisomens.

Tudo começa quando a heroína mata, acidentalmente, o vampiro que tentou morde-la e o caso passa a ser investigado pelo lobisomem Lorde Maccon (não sem as diversas intervenções da heroína).

Leitura rápida e divertida.

Lobo 30/11/2020

Premissa muita boa, história chata
Todo o universo e sua construção misturado com a Europa Vitoriana e tendo a Idade das Trevas me deixaram muito intrigado e muito empolgado, mas a história em si não a chega a última acontecimentos muito arrastados em capítulos muito longos e cansativo, quando eu não tava incomodado com cenas hots, eu dormia no meio do capítulo de tão entediante, quando aparece o mistério do livro, já estava tão cansado que nem tava mais me importando pra o que era e nem do seu desenrolar, enfim, premissa muita boa, livro excelente pra caso você esteja querendo dormir, mas está sem sono.

Naná 18/04/2021

Uma grata supresa
Confesso que comecei o livro mais por uma obrigação por ser uma grande fã de steampunk e a série ser extremamente aclamada nesse sentido, mas acabei me apaixonando por Alexia e todo o seu mundo sobrenatural (ou seria preternatural?)

Cinthia 26/06/2021

NOSSA! QUE LIVRO!!!!!

Tem tudo que eu mais gosto em uma história.
Pra começar é um romance histórico, com uma protagonista inteligente, ousada, engraçada e impertinente e um mocinho muito sexy, protetor e apaixonado que vivem um relacionamento entre tapas e beijos.
Se isso não bastasse ela não tem alma e ele é um conde lobisomem, mas não tem nada de estranho nisso já que a sociedade inglesa é integrada por diversos seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fantasmas, etc).
Juntos os protagonistas enfrentam diversos perigos (aí entra a parte Steampunk da narrativa) para desvendar um mistério que tem causado o desaparecimento de alguns destes seres sobrenaturais.
É uma história romântica, engraçada e emocionante que eu recomendo a todos que me perguntam sobre um bom livro.

Colecionando Planetas 09/12/2020

Como matar um vampiro com uma sombrinha
Primeiro que esse livro é uma delícia para ler. É uma mistura de romance de época com fantasia e uma pitada gótica de livros como Drácula.

Eu adorei o Conde Maccon, adorei o relacionamento dele com a Alexia, adorei as brigas intelectuais e amo esses amores ?cão e gato?.

Minhas únicas ressalvas são: achei a transição entre focar no romance e focar no relacionamento meio brusca.

Achei que eles queriam se pegar em momentos inapropriados (entendo, porém se estivesse na mira da morte eu ia querer me salvar e não sexo).

Adorei a mistura do sobrenatural com a sociedade londrina e amei muito o livro, fiquei grudada do começo ao fim. Varei madrugas para ler tudo e valeu a pena.

Bekah 18/09/2020

Alma?
O livro se trata de um steampunk que se passa na Inglaterra Vitoriana, voltado para o mundo sobrenatural. A personagem principal Srta. Alexia Tarabotti, tem no sangue uma descendência italiana da qual herdou o fato de ter nascido sem alma, com o poder de neutralizar as criaturas sobrenaturais, com muita irreverência e dotada de coragem e ousadia a fantástica protagonista nos faz rir e mergulhar de cabeça em uma Londres na qual sobrenaturais vivem livremente entre humanos.

O livro além de divertido é inteligente e proporciona bons momentos de risada e apreensão, utiliza de um vocabulário formal e perspicaz, com palavra e termos um tanto complexos, porém fácil de se acostumar.

Recomendo muitíssimo se você assim como eu adora um romance estilo cão e gato, ou melhor dizendo lobisomem e preternatural, cheio de aventuras, personagens maravilhosos e passagens divertidas, com uma pitada de alusões históricas...

50livros 07/07/2020

Livro bom para se transportar para um passadpo incomum
QUE LEITURA SENSACIONAL! Sério, não deixem de ler! A leitura me arrancou inúmeras gargalhadas, me fez não querer largar o Kindle e já ficar desesperada pelo próximo volume. A escrita da autora é muito incrível, porque ela consegue usar um toque antiquado a ela, fazendo parecer que foi escrito na época vitoriana e não nos dias de hoje (meus parabéns especiais também à tradutora, que fez um trabalho excepcional aqui). O humor é fino, mas fácil de entender. Os personagens são excêntricos, o que nos faz torcer por todos eles. O mistério que o final revela é muito bom e promete agitar ainda mais as coisas no decorrer do caminho. Simplesmente amei o livro e recomendo tanto para quem adora fantasia, ficção científica ou romance, além de para quem procura uma leitura descomplicada e deliciosa.

site: https://www.50livros.com/post/resenha-de-alma-s%C3%A9rie-protetorado-da-sombrinha-vol-01-de-gail-carriger

Núbia Esther 20/08/2013

Alma? é o primeiro livro da série The Parasol Protectorate Series (O Protetorado da Sombrinha no Brasil). A série já foi finalizada e conta com cinco livros, e este ano a Editora Valentina começou a publicar as aventuras de Alexia Tarabotti aqui no Brasil. E quem diria que a mistura de elementos steampunk com vampiros, lobisomens, fantasmas e, no caso da srta. Tarabotti, preternaturais poderia dar tão certo? Garriger mostra que sim, e cria uma sociedade vitoriana repleta de dirigíveis, sociedades científicas e bailes de gala e na qual os humanos e seres sobrenaturais aparentemente convivem em harmonia…

Alexia Tarabotti, por não ter o biótipo considerado ideal para os ingleses, já se considera uma solteirona de carteirinha e preza por sua independência, leia-se, fazendo o que bem quer na hora que lhe apetece e não levando desaforo para casa, sem papas na língua, na maioria de suas discussões, quase sempre é a última a ter a palavra. Ela também tem um pendor por sombrinhas de bronze com ponteiras de prata e vamos dizer que não é pelo lado estético que ela é apaixonada. Mas, além da tez morena e o nariz pronunciado, a protagonista também herdou do pai italiano, ou melhor, ela não herdou porque ele também não a tinha para transmitir. Alma. Isso mesmo, Alexia nascera sem alma. De acordo com o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais – ela é uma preternatural e todo sobrenatural de boa linhagem sabia que ela deveria ser evitada. Afinal, como uma sem alma ela é capaz de anular o poder de qualquer um, seja ele vampiro, lobisomem ou fantasma. Mas, então porque aquele vampiro desavisado e mal-educado lhe atacou? Foi tendo que lidar com esse novato que as coisas passaram dos limites e o vampiro acabou morto. Entra em cena então o carrancudo, pouco civilizado e muito lindo, Lorde Conall Maccon. Lorde Maccon é o Alfa dos lobisomens de Londres e investigador do DAS, e definitivamente, tem sérios problemas quando a srta. Tarabotti, por quem não consegue deixar de se sentir fascinado ao mesmo tempo em que vive tendo ânsias de esganá-la, está envolvida. E dessa vez a história é séria. Vampiros e lobisomens estão sumindo e muitos sobrenaturais acham que Alexia é a responsável. Agora eles precisam trabalhar juntos para resolver esse enigma e a tarefa acaba ficando muito mais divertida quando é temperada por um romance de soltar faíscas.

Com diálogos eloquentes, críticas mordazes aos costumes, uma boa dose de suspense, muita investigação, teorias científicas e personagens cativantes Alma? foi uma agradável surpresa. Como não se encantar pelos chapéus extravagantes da srta. Hisselpenny, pelo excêntrico vampiro Lorde Akeldama, pela fleuma de Floote, ou a falta dela em Lorde Maccon, totalmente desajeitado em sua corte à Alexia, ou o contido professor Lyall e seus conselhos e ações para lá de argutos? Além é claro da protagonista de personalidade forte, ideias férreas e que por si só já provoca rebuliço suficiente? Carriger também soube aproveitar muito bem fatos históricos. O livro está repleto de História, é claro que explicada à luz da existência dos sobrenaturais, o que contribuiu para criar um arcabouço robusto para a trama criada por ela e deu origem a uma sociedade vitoriana caricata em sua diversidade, na qual ficção científica e tradicionalismo caminham de mãos dadas. Uma mistura de steampunk, sobrenatural e romance para nenhum fã do gênero colocar defeito.

O bom é que a história do primeiro livro da série tem conclusão, apesar de abrir um leque de possibilidades para serem utilizadas nos próximos livros. Gosto disso porque não deixa o leitor com um baita de um Cliffhanger nas mãos, que às vezes torna exasperante o esperar das cenas dos próximos capítulos. É sempre bom ter uma história bem concatenada, que tenha sentido sozinha, mas que ao mesmo tempo transparece que pertence a um arco maior que será delineado conforme novas aventuras forem surgindo. E mal posso esperar pelas novas aventuras de Alexia. Definitivamente fui cativada por essa sociedade vitoriana impagável criada por Carriger. Nunca gostei tanto de vampiros e lobisomens juntos.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/08/20/alma-gail-carriger/

Nani 02/07/2015

*** Muito melhor que o esperado - um romance histórico sobrenatural e engraçado ***
Série "Protetorado da Sombrinha" (Parasol Protectorate):

1. Alma? (Soulless)
2. Metamorfose? (Changeless)
3. Inocência? (Blameless)
4. Heartless (livro original inglês, publicado em 2011, ainda sem versão em português)
5. Timeless (livro original inglês, publicado em 2012, ainda sem versão em português)

Há tempo eu não pegava um livro que eu não conseguia largar.

Esse ano minhas leituras estão, em sua maioria, fracas. Os melhores livros até agora foram "Não Pare!", "O Pessegueiro" e "Ligeiramente casados" que apesar de bons, não eram da minha própria estante! "Alma?" é o primeiro livro meu que eu adorei esse ano.

"Alma?" eu tinha ganhado de presente há quase um ano, num Amigo Secreto de Páscoa. Quem me tirou foi minha querida amiguinha Sté, do blog Devaneios Estrellares. Só tinha lido as duas primeiras páginas dele e apesar de serem duas boas páginas, eu não tinha dado atenção ao livro e ele ficou lá, quase esquecido. Até umas duas semanas atrás.

Eis que, há alguns dias, participei de um Evento Literário da Editora Valentina, promovido pelas irmãs autoras do Blog Rainha do Sobrenatural na Livraria Cultura de Porto Alegre (minha cidade). Clica AQUI para ver o que rolou no evento, a cobertura dada pelo blog das gurias. Além de brindes e do sorteio de alguns livros, no Evento falaram um pouquinho de cada um dos últimos livros lançados pela editora e lá estava a série do Protetorado da Sombrinha, da qual "Alma?" faz parte.

Rolaram alguns spoilers e eu fiquei bem irritada com elas, mas mesmo assim, resolvi tentar ler.

Agooooora... Começa a minha resenha.

O livro é muito legal. Eu não esperava gostar. Afinal, a mistura Steampunk + Sobrenatural + Romance de Época não pareceu atrativa, eu nunca gostei dos fru-frus e do machismo nos romances de época e nunca tinha lido nada estilo Steampunk, mas considerava uma viagem.

Em certos momentos o livro tem cara de "Cinderela", principalmente quando aparece a família da Alexia. Gente do céu! A mãe é uma megera e as irmãs tolas dela... Que loucas sem noção! Em outros momentos o livro lembra (e muito) os romances de Jane Austen, com festas, bailes, chás e tal. E também me lembrou bastante de "Anjo Mecânico" (Série As Peças Infernais, Cassandra Clare) em vários momentos, devido aos cientistas malucos e tal.
Os sobrenaturais, segundo a série, tem excesso de alma. Dá para entender melhor com o aparecimento de alguns personagens. Alexia, a protagonista, é preternatural. Isso quer dizer que o fato de ela não ter alma acaba fazendo com que qualquer sobrenatural que a toque se torne mortal novamente (somente durante o toque), perdendo as características que o tornam especial.

A Alexia é muuuuuuito engraçada. Na primeira cena do livro, já nas duas primeiras páginas, ela é atacada em uma biblioteca por um vampiro desnorteado buscando morder seu pescoço. O que ela faz? Se defende usando seu dom e sua inseparável sombrinha de babados, mas não sem antes dizer: "Mas que topete! Ainda nem fomos apresentados!" E por aí vai. A gente dá várias risadas com ela.

Antes de falar do maravilindo mocinho-lobisomem, preciso mencionar que a Alexia tem um melhor amigo gay, claro, o Lorde Akeldama, um vampiro que eu acho que deve ser daltônico, porque seu gosto por roupas é bizarro. Ele tem sua "colmeia" (explica-se melhor no livro, o funcionamento de sociedades de vampiro é um pouco diferente das que normalmente lemos) e esta é povoada apenas de homens jovens, bem vestidos e que o veneram... tá podendo ele, né? O Akeldama me faz lembrar um pouco o Lorde Varys (Game of Thrones) no sentido de que ele também é um pouco "Mestre dos Sussurros" estando a par de toooodas as fofocas e informações importantes que estão rolando.

O mocinho da série é o lobisomem Alfa de Londres, Lorde Conall Macon, Conde de Woosley, que é designado como chefe investigador de assuntos sobrenaturais da cidade e acaba dando de cara com Alexia em diversas ocasiões e um clima (climãooo!) vai surgindo entre os dois. O negócio chega a ser até bem hot em alguns momentos, viu? Foi mais um detalhe que me fez gostar mais ainda da série.

Acho que foi a dose perfeita de tudo. De sobrenatural e de romance de época. Quando começava a ficar meio chatinho, logo tinha uma cena hot pra ajudar. Como já falei, ouvi spoilers antes de ler, mas foi a dose correta disso também, porque mesmo conhecendo muitas coisas da trama, a leitura foi ótima e não deixou em nenhum momento a desejar!

Também já fiquei sabendo do que vem pelo livro dois e ouvi muito dizerem que esse livro um é bem melhor que o livro dois, mas mesmo assim quero le-err!!!

Total recomendo! Em breve lerei "Metamorfose?" que chegou hoje pelo correio da AMAZON para mim =D YEY!

Recomendaria?? SIM! Para fãs de sobrenatural e para fãs de romances de época! Até mesmo para fãs de romances HOT, com uma quedinha de sobrenatural.

Releria?? Sim! Ansiosa para começar o meu "Metamorfose?" , o livro dois.

site: http://asletrasdaanne.blogspot.com.br/2015/06/resenha-27-alma-gail-carriger.html

Queds 25/07/2020

Nossa protagonista Alexia não tem alma. É solteirona e filha de italiano. Segue a vida dentro dos padrões da sociedade londrina e em um evento da temporada acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro.

Alma? Me surpreendeu, comecei o livro e achei que não iria curtir, Que Engano !!! O livro é uma mistura de alguns gêneros, e dei super certo , temos romance de Epoca, com todo p seu clichê Nobre , solteirona , mãe casamenteira kkkk temos o universo fantásticos com lobisomem, vampiros, fantasmas e seres sem alma, o suspense também está presente com todos os seus mistérios e investigação e o steampunk presente nos faz recordar dia filmes estilo Sherlok Holmes. recomendo muito Alexia Tarabotti é a mocinha fora dos padrões e nos faz rir muito com suas aventuras e "dedinho podre" para se meter em confusão.

Recomendo esta leitura para quem desejam fugir um pouco da Zona de Conforto, dar risada, se aventurar em um mundo com seres fantásticos que vivem em uma sociedade londrina do séc XIX , com algumas cenas picantes. Temos também muita ação, aventura e uma pitada de romance com uma narrativa fluida mesmo os capítulos sendo extenso.

Marcela 30/04/2020

No universo criado pela autora, existem humanos, seres sobrenaturais clássicos (que passam por uma transformação, como vampiros, lobisomens e fantasmas) e seres preternaturais (designação atribuída a pessoas que, devido a uma condição genética, não possuem alma e conseguem anular os poderes de um sobrenatural a partir do toque). É interessante notar que, na Inglaterra vitoriana de Gail Carriger, os seres sobrenaturais convivem pacificamente com os humanos, tendo regras a cumprir, tais quais: o devido registro no Departamento de Arquivos Sobrenaturais; a formação de colmeias (como são chamados os covis de vampiros ao redor de seu líder) e alcatéias de lobisomens, nos quais podem agregar humanos que os servem, interessados na transformação; e etiquetas sociais, como por exemplo, não atacar humanos.

Em meio aos bailes da alta sociedade londrina, cheia de mães casamenteiras, há espaço para a fantasia, para a investigação policial (quando o DAS é acionado para acompanhar os estranhos eventos que passam a se suceder, como desaparecimentos de conhecidos e aparições de outras criaturas estranhas que atacam inocentes), para a ficção científica com um leve toque de horror e até para a comédia e a sensualidade -- a cargo das interações entre nossa protagonista, Alexia Tarabotti (uma mulher que desafia todos os padrões daquela sociedade: continua solteira aos 26 anos; tem traços mediterrâneos e personalidade forte, sendo inteligente, destemida e sarcástica; e, além de tudo, ainda é preternatural), e Lorde Conall Maccon, o conde que também é um lobisomem alfa membro de alto escalão do DAS.

Embora eu já tenha lido várias fantasias urbanas cheios de comentários sarcásticos da protagonista feminina que dão tom de comédia ao enredo geral, e com esse toque de romance, nunca tinha lido nada de steampunk e, certamente, não esperava que tudo isso pudesse se mesclar de uma forma coesa. Mas que surpresa foi ver que esse livro, que marca o início da série "O Protetorado da Sombrinha", une o melhor dos dois mundos, tal qual Hannah Montana. Demorei um pouco a engatar a leitura em parte por ser o primeiro contato com esse tipo específico de ficção, mas principalmente porque os capítulos são meio longos (coisa que eu particularmente não gosto muito). Mas, passado o estranhamento inicial, aos poucos, a narrativa foi me envolvendo e, quando eu menos esperava, estava me divertindo bastante e morrendo de curiosidade para saber o desfecho da história. E, tirando conclusões a partir do primeiro volume, posso apostar que essa série vai entrar para o time das minhas fantasias favoritas por sua originalidade e irreverência.

Lucas 18/07/2013

Alexia Tarabotti (ou só srta. Tarabotti) mora em Londres, onde humanos e seres sobrenaturais vivem em paz. Ela é preternatural: ao tocar em um ser sobrenatural, consegue anular seus poderes. Tudo isso porque Alexia não tem alma, já os seres sobrenaturais tem em excesso. Sendo tão rara, a srta. Tarabotti corre grande perigo. Com o desaparecimento inexplicável de vampiros e lobisomens na cidade, a moça começa a investigar o que está havendo e um perigo maior se esconde por trás de tais acontecimentos. Com a companhia do sedutor lobisomem, Lorde Maccon, dono de um sex appeal incrível, Alexia embarcará numa grande aventura, recheada de perigosos, descobertas e um amor até então desconhecido.

Alma? é o tipo de livro que ao olhar capa e sinopse o leitor pode presumir: Vampiros e lobisomens? Assunto mais que batido. E é verdade. Tais seres sobrenaturais já estão saturados no mundo literário e cinematográfico. E não é que, felizmente, Gail, apesar do tema clichê, conseguiu criar uma história parcialmente original e muito bem feita? O clima vitoriano já é um ponto positivo, com aquelas roupas pomposas, damas e cavalheiros da alta sociedade londrina do século XIX. Soma-se isso com personagens muito bem construídos, uma narrativa fluida, e um casal de tirar o fôlego e pronto, teremos o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha.

A srta. Tarabotti é uma personagem louvável. Sarcástica, ácida e inteligente, tudo na medida certa. Em pouco mais de trezentas páginas, a autora conseguiu trabalhar a personalidade de cada personagem muito bem, sem perder o fio da meada do enredo. O Lorde Maccon, por exemplo, é encantador. O amor que surge entre ambos não é infundado, como nas histórias que a garota entra na escola nova, vê o cara bonito, se apaixona perdidamente. O sentimento que um nutre pelo outro é muito mais que isso, já que se conhecem há anos. E ainda há uma pitada de humor nas cenas mais quentes, conseguindo até arrancar algumas risadas de quem lê. Destaque também para o Lorde Akeldama, um vampiro que, pelo meu entendimento, é gay. É ótimo ver que cada vez mais personagens assim são colocados nos livros a fim de quebrar tabus e preconceitos.

Inserir um romance numa história sobrenatural quase sempre é um problema. Isto se deve ao fato de o autor acabar de perdendo na criação da protagonista, trazendo sempre aquela menina cheia de inseguranças e que entediam o leitor. Alexia e Lorde Maccon não são assim. É prazeroso ver como a relação deles é madura e natural, sem aquele amor à primeira vista que existem em livros teens. A ênfase que Gail deu no romance foi a quase mesma dada para o enredo, deixando tudo melhor ainda. O mistério que permeia a história não é tão tangível, mas instiga, sim, o leitor a ir até o fim para descobrir mais e mais.

Alma? é tudo que eu não esperei. Me surpreendi com o livro, pois pensava que não me agradaria. O steampunk presente lembra muito os filmes no estilo Sherlok Holmes. A única ressalva é sobre o final, que foi muito bem enlaçado, então existe uma dúvida sobre o que Gail trará na continuação. No mais, recomendo muito a leitura para quem quer sair da zona de conforto em estilo literário, pois a aventura de Alexia Tarabotti é incrível.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-alma.html
Tamy 20/07/2013minha estante
Concordo com vc em vários pontos, inclusive que o lorde vampiro é gay, o que trouxe ao livro uma sensação de veracidade! Adorei a Alexia da forma como ela é e os personagens são autênticos o que é o máximo!

Gramatura Alta 16/07/2020

Lobisomens mais vampiros mais sombrinhas mais Inglaterra Vitoriana em um romance de época. A combinação que tem tudo para dar errado, no entanto foi um dos melhores livros que li até hoje. Em ALMA?, Alexia Tarabotti não tem alma, literalmente. Além de ser uma solteirona italiana, considerada como feia e excessivamente temperamental, após ser atacada por um vampiro e matá-lo acidentalmente, ela ainda precisa lidar com o jeito crítico e bagunceiro do Lorde Maccon, lobisomen alfa e escalão máximo nos assuntos sobrenaturais.

Entre tiradas mordazes e um relacionamento repleto de química, os dois se apaixonam e vivem o dilema de um amor entre raças. Quase um ROMEU E JULIETA versão steampunk, é impossível não se encantar com o clima excêntrico que permeia cada uma das páginas.

Para além disso, os personagens, a Alexia e o Maccon, são carismáticos, divertidos e espirituosos. Enquanto uma fã assídua de romances, mais ainda de romances de época, não aguento tantos personagens estereotipados, sem um pingo de personalidade.

Embora os dois repitam alguns clichês, como do mocinho bad boy que só quer ser amado e da solteirona repleta de personalidade, as desconstruções e a forma com que são apresentados, permitem que tais características se tornem, também, um dos pontos fortes da obra.

Não podemos deixar de lado os outros personagens secundários. Ainda que não tenham o mesmo protagonismo e espaço dos principais, são o clássico exemplo de quando pensamos “gostaria de um spin-off só para saber mais dele”.

Um pequeno problema, mas com fácil solução, foi a tradução. Embora eu não tenha visto em nenhuma parte menções à tradução, imagino que tenha um certo entrelaçamento entre o português brasileiro e o de Portugal.

Encontrei algumas expressões e conjugações de frase que não foram tão fáceis de entender em um pequeno contato, contudo nada que prejudicasse a leitura como um todo.

Tanto é que, mesmo com tais peculiaridades, ALMA?, escrito por Gail Carriger, é uma narrativa envolvente. Inclusive deixo de recomendação para que quando você decida começar a leitura, tenha tempo livre. Desde as primeiras páginas, a história já é envolvente e cativante. É o famoso caso em que você senta para ler, mas só sente vontade de parar depois que acaba.

Eu ouvi só mais um capítulo? E assim se passaram 305 páginas. Recomendo para todos os fãs de romance e fantasia. Vocês vão se divertir!

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/07/16/alma/

Adrielly.Barreto 27/04/2020

Divertido mas não sei se quero terminar a série. É um livro bem razoável.