Humilhados e Ofendidos

Humilhados e Ofendidos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Humilhados e Ofendidos

Orochi Fábio 22/05/2022

Ofensivo...
A estrutura social em Dostoievsky não se furta em nos lembrar a podridão de seus alicerces: sem vacilar na descrição sórdida do espectro humano, o autor também esboça aqui nossas grandes paixões com cuidado e crítica. Somos ainda e apesar de tudo, capazes de grandes gestos, mas pagamos caro por eles, diante de pessoas frias e sem remorsos maiores...

Amanda3913 18/04/2022

Não vou nem me prolongar.
Minha segunda experiência com autor e amei cada pedacinho deste livro. Para mim, a editora 34 é maravilhosa em sua tradução. Se você quer romance e ficção, é exatamente o que temos aqui. Dois pontos me pegaram nesse livro: 1) Como amar alguém traz consequências, nem sempre boas e 2) O quão cruel podemos ser cruéis com o próximo para benefício próprio. Personagens são ótimo!

celle 01/04/2022

atmosfera lenta, não obstante, inquitante e atrativa
Esse é o meu segundo Dostoievski. Não estou seguindo cronogramas e ordens para a leitura de suas obras, para esta eu só estava precisando ler algo curto que me tirasse da ressaca. Errei profundamente, o que eu pensava ao acreditar que uma literatura tal qual esta faria??

Por isso, demorei para finalizá-la. A escrita é arrastada e não há reviravoltas estrondosas (o que não é ruim). É uma leitura confortável e, ao mesmo tempo, muito inquietante. Gostei da experiência e me envolvi com as personagens a ponto de passar muita raiva com Aliocha e chorar com Nelly.

Não a recomendo para qualquer pessoa.
Luan 05/04/2022minha estante
olha só que resenha maravilhosa!!! compartilho do mesmo ponto de vista sobre este livro

Luan 01/04/2022

?? Humilhados e Ofendidos | Fiódor Dostoiévski
Ficção | Romance | 416 pág.

Enfrentamos tanto coisa em vida, por parte com os outros e até de nós mesmo. Sejam coisas boas; sejam coisas ruins. No entanto, se olharmos para aquilo que desprezamos, a cobiça, a ganância, a avareza, a ignorância e o orgulho, se mantiveram de gerações em gerações até hoje na humanidade. Isso não é nenhuma surpresa, embora seja até a própria realidade que se mostrou após pandemia, após (ainda está havendo) uma guerra... isso nos casos recentemente, imagina relatar todos em ordem, coitado de Jesus e Sócrates, teriam de esperar sentado.

A obra Humilhados e Ofendidos, do grande autor russo - lembrando que, apesar do péssimo e vergonhoso comportamento da Rússia em relação aos conflitos atuais, a Rússia também detém uma arte admirável e encantadora - Dostoiévski, expõem nos diversos personagens o orgulho disfarçado ou discarado em suas atitudes e escolhas. O orgulho que muita das vezes ofende e humilha.

A obra é um romance em primeira pessoa, do protagonista Ivan que logo inicia com um evento inusitado diante da morte de um icônico velho chamado Smith que, mais tarde, intrelaçará na história de todos os personagens. Alguns humilhados, outros ofendidos.

Ao todo, se percebe aqui uma profundidade absurda (me refiro no lado bom da coisa) nos personagens e no enredo ao todo. Isso me faz dar muito crédito a obra pelo simples fato de todos alí serem humanos a ?flôr da pele?. Tendo cada um, uma psicologia diferente, notável e problemática para o enredo que se constrói.

Percebo também, a visão precária e assustadora - tenebrosa ao menos - da grande São Petersburg referida na época do século XIX por parte do nosso protagonista. Sua visão, mostra a pobreza, a miséria, o sofrimento... vivência com esses elementos em toda a história.
celle 06/04/2022minha estante
????

@quixotandocomadani 16/01/2022

"O orgulho deixou todo mundo cego."
Se o livro que a gente virasse o ano lendo fosse um sinal de como seria o ano, meu 2022 será perfeito! Esse foi o primeiro livro que Dostoievski escreveu após o período de detenção que passou na Sibéria.

- mostra como sofrem os humilhados e ofendidos por terem seu orgulho ferido, não conseguem vencer a si mesmos e perdoar. Nos faz refletir sobre o perdão e o amor e que às vezes é necessário deixar nosso orgulho de lado para ser feliz.

- todo ser humano merece ser tratado com amor e respeito – em especial os que foram humilhados e ofendidos, esses mais do que todos.

- todas as personagens são perfeitamente construídas e descritas, parece que conhecemos todas melhor do que a nós mesmos

- a narrativa e a história são cativantes e envolventes ao mesmo tempo profundas e reflexivas.

O narrador dessa novela é Ivan Petróvitch, um escritor iniciante, em estado de esgotamento mental e nervoso. Ivan foi criado por Nikolai e sua esposa, cresceu junto com Natasha, sua irmã de criação, que se apaixona por Aliocha. A história de inicia com Ivan presenciando a morte do Sr. Jeremias Smith e seu cão Azorka. No decorrer na história, a vida de todas as personagens vão de entrelaçando de forma muito envolvente.

As personagens femininas desse romance merecem destaque, a que mais me cativou foi Nelli, neta do Sr. Smith. E as duas mulheres: Natacha e Katia ambas muito sensatas, verdadeiras, inteligentes e fortes.

Esse livro é prova de que ler os russos não é aquela coisa difícil e chata como é geralmente rotulado.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Mr. Brownstone 14/01/2022

Gostei bastante da história e principalmente dos personagens. Em certas partes a leitura acabou se arrastando um pouco mas ainda assim foi uma boa experiência. Talvez eu faça uma releitura um dia.

Rachel 26/08/2021

Vida cotidiana que surpreende
Nesse romance, a história é contada por Vânia, que por sinal, melhor personagem, me identifiquei! No início parece só coisas do cotidiano da vida dele, frustração amorosa aqui e escritor com bloqueio ali, até que a história começa a tomar forma com aparecimentos de novos personagens e o modo como ele lida com os conflitos que se suscederam?depois de tudo que ele passou?vamos dizer que ele merecia ser feliz, mas?só lendo a história pra entender! Super recomendo!

Juli 14/08/2021

PAIXÕES
História bem interessante que te expõe paixões, poder, dinheiro, ofensas e humilhações, orgulho, perdão, sofrimento, perdas, perversões, injustiças, escândalos, sentimentos puros e maldosos entre outros.

Uma história com bastante tempero dos problemas sociais da Russia oitocentista retratados de forma a despertar o leitor para os acontecimentos posteriores.

Muito bom!!!

kimi 11/08/2021

amei que não tem nenhum personagem raso. todos participam ativamente da história, todos são muito envolvidos e com características únicas. o interessante é pensar que o ivan petróvitch, o protagonista, parece ser o único que não é humilhado e ofendido. as coisas acontecem ao redor dele, com as pessoas que ele ama, mas ele próprio não é o centro. diria mais que ele observa e narra de seu ponto de vista o enredo do livro, mas não deixa de participar das questões. não entendi muito bem o final.

Mari 09/07/2021

Humilhados e ofendidos
Livro maravilhosamente escrito, mas docemente deprimente. Acho que a grande moral é que ninguém é feliz se não deixar o orgulho de lado algumas vezes. Indicaria com certeza para um amigo, mas também indicaria uma terapia pra todos os personagens ?

Evelyn.Christine 01/06/2021

"Teríamos sido sempre felizes juntos"
Nunca tinha ouvido falar nesse livro do autor, mas gostei da Leitura. Foi bom para passar o tempo. Demorei um pouco para entender aonde essa história ia, mas basicamente fala sobre a relação complicada entre pai e filha depois que ela foge com o filho de seu inimigo, o deixando sempre angustiado, humilhado e ofendido. O livro é narrado pelo ponto de vista de Ivan Petrovich que é irmão de criação dela.

alemesquitaneto 30/04/2021

Novelesco
História de um romance bastante novelesco, o que tornou a leitura cansativa em alguns momentos. Pra mim, a paixonite dos personagens foi o menos importante. O que me interessou mais foi a história de Nelly e Smith.

Go vegan 12/04/2021

Que obra!!
Não sei como não está entre as obras primas! Isso é Dostoievski do pé à cabeça! Humano, imperfeito...

Marcio 01/04/2021

História triste
Não li muita coisa ainda de Dostoievski, mas do que já li, esse livro é o mais diferente de todos.
Como sempre temos a perspicácia do autor em desnudar as nuances de cada personagem. Consegue fazer que amemos ou odiemos os mesmos.
Apesar de estar acostumado ao estilo exaustivo com que Dostoievski descreve certas passagens neste livro parece que algumas cenas nunca acabam; ou então voltam mais tarde do mesmo jeito.
O desespero dos personagens passa para o leitor com cenas dramáticas que parecem como uma faca fincada do peito que o autor de vez em quando gira.

Flávio 19/03/2021

Psicológico
Apesar de ler outros livros de Dostó, como Os Irmãos Karamazov, Crime e Castigo, O Idiota e outros, ainda me considero um recém chegado em Dostoiévski, essa obra por ser, digamos, mais simples, na composição dos personagens e do enredo, eu pude perceber melhor a psicologia de cada personagem e isso me incentifou a reler os outros.
A história é simples, seria um folhetim, meio novelesco. Filhas que deixam a família para viver o grande amor, onde suas famílias são inimigas, com muita humilhação e ofensas. Mas o que eu absorvir nessa obra maravilhosa foi os arquétipos psíquicos personagens. O arquétipo feminino da mãe com o perdão, do pai com sua dificuldade de perdoar, mesmo sofrendo, do jovem ingênuo e irresponsável que tem o plano de convencer o pai, mas o pai convence o filho, e que filho consegue? E a mulher que percebe atravez do instinto, o carrasco dissimulado, e consegue expor isso num diálogo sem se acorvardar, já o jovem masculino não consegue e tantos outros, ou seja, Dei conta de adentrar um pouco mais nos personagens de Dostó. Muito massa!