Humilhados e Ofendidos

Humilhados e Ofendidos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Humilhados e Ofendidos

Carla 02/07/2022

A temática central é a compaixão /Perdão
Este é o primeiro romance escrito por Dostoiévski, após o período de exílio na Sibéria, onde o autor põe a nu a pobreza, desumanidade e crueldade das classes privilegiadas ( elite peterburguense da época) sobre as mais desfavorecidas. Um aspeto do romance que me prendeu, logo de início, foi o contraste brilhante feito pelo autor entre a nobreza de caráter e a nobreza de classe.
A personagem Ivan faz-nos ter esperança na humanidade: altruísta, amigo, solidário, generoso e abnegado.
Diria que o livro funciona como uma espécie de guião para se viver de modo mais feliz e mais leve, sendo a condição primordial , para se atingir tal objetivo, o saber perdoar, que como sabemos é tão difícil, e a capacidade de ser empático e ter compaixão para com o próximo.

Recomendo vivamente a leitura da obra, pois através de uma escrita doce , visto que o romance é redigido num ambiente romântico e de ideal romântico do início ao fim,leva-nos a fazer várias reflexões profundas sobre a alma humana.

Rafael Stefano 06/06/2013

Gostei bastante do livro. É ágil, fácil de ler, e sempre tive medo de chegar na literatura russa com medo de ser complexa demais. Amei a forma como ele me fez amar e odiar as personagens ao mesmo tempo.

Lia Earnshaw 24/03/2023

A obra é uma reflexão profunda sobre as relações humanas, a moralidade e a natureza humana. Dostoiévski apresenta personagens complexos e profundos, que enfrentam dilemas éticos e morais em meio a um ambiente opressivo e hostil.

O livro tem dois núcleos de personagens, um deles são os "humilhados e ofendidos" e o outro são os ricos perversos. Dentre esses núcleos, alguns personagens são cinzas, o que dá mais complexidade pro livro.

A obra é uma reflexão profunda sobre as relações sociais, a moralidade e a natureza humana. Dostoiévski apresenta personagens complexos e profundos, que enfrentam dilemas éticos e morais em meio a um ambiente opressivo e hostil.

Confesso que achei que a narrativa demorou um pouco para se desenvolver, o que pode afastar alguns leitores menos pacientes. Mesmo assim, no geral, eu gostei muito do livro e recomendo para aqueles que buscam uma leitura densa e enriquecedora.

Outra coisa que eu não gostei tanto é que ele desenvolveu toda uma trama em cima de um fato mas deixou o final completamente a mercê do leitor para que ele pensasse o que quisesse. Parece que o objetivo não era tanto contar uma história, e sim elaborar uma crítica.

Mr. Brownstone 14/01/2022

Gostei bastante da história e principalmente dos personagens. Em certas partes a leitura acabou se arrastando um pouco mas ainda assim foi uma boa experiência. Talvez eu faça uma releitura um dia.

I7bela 21/11/2023

É sempre um deleite lê-lo tão atual, tão pessoal. A narrativa que constrói personagens tão singulares e cheios de particularidades te aproxima do ser. Os questionamentos que levam a culpa, ao sofrimento e autoflagelo sempre acompanham o narrador.

As críticas sociais que permeiam o livro que cita a miséria, pobreza e a relação de poder entre os favorecidos na sociedade e os pobres é explícita.

Outros questionamentos que afloram em mim enquanto lia alguns trechos em específico: “devemos sempre perdoar as incertezas do amor do outro? Perdoar por amar demais? Esperar o amor? Em situações de injustiça social posso e devo interferir?!” O amor idealizado leva a desgraça de alguns personagens e é doloroso, triste, cruel. O orgulho que semeia desde uma criança até o narrador.

Enfim, amo os pensamentos que só Dostoiévski me leva.

Misa 27/12/2022

Impressões
É um livro interessante, trás boas reflexões enquanto humanos. Mas é uma leitura um pouco difícil e densa. Então eu demorei mais de ler. Mas acredito por eu não estar acostumada com esse tipo de leitura.

Monique 20/04/2018

Primeiro livro de Dostoievski
Dostoievski tem supremacia em sua escrita, desenvolvimento de história, personagens e conclusões. Tenho certeza de que ele não deveria ter outra função, senão esta.
Ele tem aptidão para contar a história de cada personagem, envolvê-los numa trama, desenvolver suas historias e seus finais. Chega ser difícil pensar em uma unica palavra que o defina e o qualifique tão bem.
Já não é o primeiro livro que leio dele e sempre fico estarrecida e sem palavras com a sua desenvoltura, sua inteligência e racionalismo.
Humilhados e Ofendidos foi o primeiro livro a ser lançado por ele e já prova como o autor tem o domínio da história e de seu desenrolar sem rodeios, sem apresentar dificuldades no relato ou furos de história. Tudo é muito bem fechado.
Me emocionei no final da história, foi difícil de me conter e de não ter empatia com tal situação. As pessoas narradas nesta história são ofendidas pelo destino e humilhadas por suas condições.
Uma leitura suprema, agregando um conhecimento intelectual que nenhum autor contemporâneo é capaz de fornecer. Sem dúvida, Dostoievski é um clássico de mesma magnitude que Tolstoi, Chalamov, Tchekhov, Gogol, Bulgakov, entre outros altamente conceituados na Rússia.
Ele é o pai do Realismo.

Viktorya Zalewski 05/06/2018

Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Dostoiévski, me intrigou de muitas maneiras. Em primeiro lugar, é inevitável dizer: é um livro bastante romanesco. Há mocinhos, há o vilão, há cenas com um drama exagerado, especialmente para os dias de hoje, e alguns personagens sofrem de doenças causadas "pelos nervos ou por tristeza", originando cenas clássicas de livros do século XIX que nos cansam um pouco.

Mas não deixe isso te parar, pois há muitos pontos singulares na obra. E um deles, é claro, é a maestria do "psicólogo" Dostoiévski ao fazer personagens com sentimentos tão complexos e sinceros. É o caso dos pais Ikhmenev com sua filha, Natasha. De classe média, terão de enfrentar hierarquias e o orgulho social para manter o cuidado pela família.

Natasha e Alyosha, provavelmente, são os personagens mais interessantes do romance: nem heróis, nem vilões, mas pessoas com sentimentos confusos, que sofrem e fazem sofrer. No final, Natasha explica o porquê de amar Alyosha - uma descrição de sentimentos que eu achei de uma profunda complexidade. A personagem Helena também tem um desenvolvimento muito interessante.

E, com certeza, o maior tema do livro é o perdão. Quem já foi traído ou machucado, sabe como perdoar não é fácil. Dói muito. E ver os personagens nesse processo é muito lindo.
Por isso recomendo ao livro a quem ousa se deixar tocar e também consegue relevar alguns dramas exagerados. Para quem não se interessa pela complexidade humana dos sentimentos, sugiro a leitura de outra obra.

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A história começa com a apresentação dos personagens principais: Ivan Petrovich, um escritor fracassado que vive em um quarto de um pequeno apartamento de São Petersburgo com seu cachorro, o cão de rua chamado Frisk; Natasha, uma jovem que mora com sua avó, a duquesa, mas que é abandonada por seu pai e que, por acaso, conhece Ivan Petrovich em um passeio pelo parque; e o Príncipe Valkóvski, um aristocrata corrupto e egoísta que é pai de Natasha, mas que se recusa a reconhecê-la como sua filha.

Natasha se apaixona por Ivan, mas ele a rejeita, porque acredita que não pode dar a ela a vida que ela merece. Enquanto isso, o Príncipe Valkóvski tenta manipular a situação para seus próprios fins, ao mesmo tempo em que se envolve em uma série de negócios corruptos que acabam por arruiná-lo. Ivan, Frisk, Natasha e a duquesa acabam sendo envolvidos nas consequências desses eventos, o que leva a uma série de conflitos emocionais e éticos.

O romance explora temas como a redenção, a humilhação, a dignidade humana e a ética da responsabilidade pessoal. Ele retrata a sociedade russa do século XIX, com todas as suas desigualdades e injustiças, mas também com sua beleza e humanidade.

Comentário:

"Humilhados e Ofendidos" é uma obra importante na obra de Dostoiévski, pois explora temas que são centrais em muitas de suas obras, como a redenção e a ética da responsabilidade pessoal. O romance também apresenta uma imagem poderosa da sociedade russa do século XIX, com suas complexidades e contradições. Além disso, os personagens são retratados de maneira vívida e realista, tornando-se figuras complexas e multifacetadas em vez de simples tipos literários. No geral, este é um romance que oferece uma visão poderosa e comovente da condição humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

ealveselis 27/09/2023

Todos humilhados e ofendidos.
Personagens complexos, e uma história com um final surpreendente.

O coração ferido da pequena Nelly me tocou muito, me questionava em diversos momentos sobre como ela poderia ser tão geniosa, tão orgulhosa, tão teimosa. Pequena menina com o coração ferido e a alma em pedaços, o tanto que ela sofreu, e foi humilhada??, e mesmo com todos as adversidades ele não perdeu seu caráter.
Essa mesma pequena consegue relatar toda a sua história e trazer um insights maravilhoso sobre perdão e respeito.

Matheus Cunha 17/04/2014

O Mestre.
Um final de matar!

Carina 19/02/2014

A Complexidade das Classes
Humilhados e Ofendidos, talvez eu não consiga descrever o tanto que me identifico com esse livro e com os livros do Fiódor Dostoiévski. E mesmo depois de ler ele algumas vezes, sempre encontro mais alguma coisa, uma parte que passou despercebida e que quando leio novamente me surpreendo. Os livros dele são assim, tem sempre uma coisa nova nessa incrível literatura velha.
Fiódor é envolvente, faz com que a gente enxergue as duas faces da mesma moeda de um jeito que nenhum outro escritor faz. E é por causa disso que, para mim, ele foi e sempre será o melhor escritor que já existiu.

Numa narrativa atraente, o livro foi elaborado para os dois seguintes temas: "Orgulho x Perdão".

Um amor até que correspondido, mas de maneiras diferentes. Vânia (Ivan) queria Natacha como sua. Para ela, ele era um irmão. E é assim que ele se comporta durante todo o livro. Ela teve uma paixão pelo filho de um príncipe, um cabeça de vento, leviano. Uma fuga. Um pai humilhado pelo bestial príncipe e ofendido pela filha, que o abandonou. Uma mãe que chora. No meio dessa trama toda surge uma criança: Elena, mais conhecida como Nelli. Nelli, pobrezinha. Uma criança terrivelmente maltratada. Maltratada pelo infeliz destino que teve e que no decorrer do livro você descobre que ela está ligada a tudo e a todos. Nelli consegue fazer com que o pai de Natacha, Nikolai, perdoe sua filha quando ela foi deixada pelo filho do príncipe. E para conseguir fazer Nikolai perdoar sua filhinha, ela teve que vencer o seu próprio orgulho e contar a sua história de vida.
É uma história extremamente complexa, com diálogos inteligentes e envolventes, que te faz querer ler o livro de uma só vez.
Um livro para ser lido e relido.
Recomendo!

CGM

Andrea Fernanda 16/01/2021

Foi meu primeiro livro de Fiodor Dostoiévski, demorei um pouco pra engrenar a leitura mas gostei. Não é um livro que eu leria novamente mas estou ansiosa para ler os clássicos dele!