Enigma na Capela Real

Enigma na Capela Real Ana Cristina Massa

Resenhas - Enigma na Capela Real

caltanne 25/07/2023

Os invencíveis
"Dizer sempre a verdade, não vale nem meia verdade nem mentirinha sem importância!"

Fazer a releitura desse livro foi tão incrível pra mim, que mal tenho palavras para me expressar. Pensei que não iria gostar tanto quanto gostei quando li da primeira vez, até porque mal me lembrava dos acontecimentos principais da história, mas eu adorei. Achei os personagens divertidos e engraçados, gostei da ambientação e do enredo ao todo. Não é mistério do tipo que dá medo, diria que é um "cozy mistery". E recomendo:)

Dearibeiro 09/07/2023

Mediano
Lembro que foi rapidinho de ler, mas ainda assim foi um dos livros que peguei emprestado na biblioteca da escola que eu menos gostei.

bianquicha 02/10/2022

da escola pra vida!!??
Acho que toda escola no início do ano pede para os alunos comprarem aqueles livros extracurriculares. Esse foi um deles. Li o primeiro ( misterio no museu imperial) e gostei, mas como não tinha muito romance, eu n amei! Li esse ( o segundo da saga dos invencíveis) e me apaixonei, tinha tanto o mistério, como no primeiro, mas tbm tinha romance ( jonas e sophia, ?meu casal). Gostei tanto que comprei o terceiro e pretendo comprar o quarto, o último.

Ju Arantes 19/09/2022

livro de conforto
"Enigma na capela real" foi um livro que me trouxe aquela sensação de conforto enquanto lia e me prendeu o suficiente pra voltar com frequência.
Não é um enredo difícil, bem elaborado ou com vários pontos de interrogação, na real, é bem o cotidiano de um grupos de amigos adolescentes de uma escola do Rio de Janeiro caçando mistérios pra desvendar

Um dos pontos positivos que mais me marcou na leitura foi a construção dos personagens. As ações eram condizentes com as personalidades e isso era evidente em cada fala. Eu realmente gostei muito muito do jeitinho de cada um deles (o Goma maior e melhor >>>>).

Tbm fui muito cativada pelas narrações e informações históricas sobre o tema abordado. E me senti muito bem situada em cada lugar que eles passavam, era visual e memorável. E foi uma mini aventura ir procurando cada localização no google maps e imaginando o que se passava no livro.

Porém, talvez (n que justifique tbm) por conta da época escrita, n há tanta representatividade, as pessoas são meio estereotipadas, tem umas piadas de tio e comentários facilmente canceláveis que, sla, só é um incomodozinho durante a leitura (o livro é infanto-juvenil nem sei o quanto a crítica vale --- ainda acho q vale muito, mas ok)

Mas realmente n é uma história nada muito difícil ou lenta, pelo contrário, a escrita é fácil, leve e rápida. Valeu cada minuto de leitura e vai deixar um gostosinho no coração do lugar q comprei o livro e da época em que o li

bia0:0 03/09/2022

Enigma na capela real
Olá, estou de volta. Bom, esse livro vai contar sobre um grupo de adolescentes chamados Invencíveis que vão investigar um mistério envolta de uma igreja do Rio de Janeiro.
Esse livro é rápido de ler, super leve, interessante. O que eu mais gostei foi da autora ter envolvido história e um assunto importante que é o roubo de peças históricas de igrejas.
Por mais que o livro prometa mistério, acho que também tem a presença forte dos conflitos dos participantes do grupo. O rolê com Jonas, Sofia e Isa não me agradou tanto, achei meio desnecessário. Achei os personagens Goma e Gênio interessantes e o Ed é um tio super legal.
Recomendo para quem está na procura de livros pequenos, esse livro é mais para o público jovem, pré-adolescentes/adolescentes, temos que levar isso em consideração. Até uma próxima.

Rebeca 12/06/2022

PERFEITO
Muito bom, os personagens são bem trabalhados, parece até aqls fanfic do Wattpad, porém numa versão muito melhor.

joana 12/06/2022

??
Invenciveis vai ser sempre incrivel mesmo vc lendo ele 50 vezes e ja ter decorado oq acontece, demorei um seculo pra ler pq to de ressaca e li trilhoes de hqs do kindle e deixei meio de lado mas terminei ??

Fernanda2962 15/05/2022

Muito bom, a leitura e rápida e fluída.
Enigma na capela real é um livro pra todas as idades, muito levinho e gostosinho de si ler.
Lembrei da minha infância lendo.
Concerteza recomendaria pra alguém.

Lucy 27/04/2022

Tipo o Pequeno Scooby-Doo, só que ruim
Tá, eu sei que não é muito justo uma senhora idosa como eu fazer uma crítica a um livro infanto-juvenil. Mas vou fazer assim mesmo, porque né, quem sou eu pra julgar (julgando horrores).

Assim, a sinopse vende uma super estória de investigação, crianças detetives, muitos perigos e aventuras, mas é uma propaganda enganosa. Boa parte do livro se divide nos dramas escolares/amorosos dos personagens, ai o que sobrou foi pra investigação/mistério.

Não sei o que foi mais irritante, o drama da ficha de inscrição que sumiu (q tava bem na cara o que tinha acontecido), ou o drama desnecessário das crianças hetero. Nem sei qual dois dois era mais descesserario. Também teve o drama pessoal do Goma, que pra mim foi até menos irritante do que as crianças hetero.

A investigação em si, parece ser bem promissora e interessante. Pessoas suspeitas aqui e ali, um fantasma da Imperatriz Leopoldina que sabe usar internet, contexto história bafonico. Mas o livro perde tanto tempo com essas besteiras de drama infanto-juvenil, que quando finalmente focam na investigação, já tá tão cansativo que nem tem mais graça. Eu fiz leitura dinâmica porque não aguentava mais.

Os pontos positivos foi a pesquisa histórica da autora a cerca tanto da igreja, quanto da Leopoldina (a de verdade). Não sabia que roubo de patrimônios históricos era uma parada tão recorrente, e que estão roubando os nossos. E a linguagem é super fácil. Veja bem, é de fácil compreensão, mas é inteligente. Uma boa leitora para crianças curiosas (e com mais paciência do que eu).

Pelo jeito os Invencíveis são uma serie, e sinceramente fico dividida em querer ler mais por causa das investigações, e de não querer pra não passar raiva. Vamos ver o que faço até lá.

Ray 19/02/2022

Amei
Achei o livro super interessante, fácil de ler e ainda é educativo.
Gostaria de ter lido esse livro e as outras continuações quando era pré-adolescente.

mariaaa 27/09/2021

os invencíveis são mt piticos
escrita muito facil de ser lida, o livro se desenvolve rápido e sem enrolação, se a pessoa quiser, dá pra ler em 1 dia. História ok, os plots não são muito inesperados mas da para se entreter. eu gosto bastante dos personagens dos invencíveis, acho eles bem soft e comfort characters, o que faz ser legal acompanhar a relação entre eles. o fato que eu acho muito interessante é o livro de passar no brasil, mais especificamente no rio de janeiro, e explorar a historia e cultura brasileira. eu tava enrolando um pouco para ler esse livro mas dps de terminar, eu até pensei em ler a continuação

7lyth 17/08/2021

Um livro incrível para dar de presente a um pré adolescente. Li na pré adolescência tbm e foi referência pra mim nas aulas de História do Brasil.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2018

Enigma na Capela Real
"Uma igreja. Um mistério. Cinco adolescentes. Muita história. Esses ingredientes foram mais do que suficientes para Ana Cristina escrever a serie Os Invencíveis, composta de quatro livros. Gênio, é o líder de um grupo de cinco amigos que se unem para desvendar mistérios. Completamente apaixonado por livros, computadores e mistérios, sempre consegue carregar com ele Goma, Isa, Jonas e Sofia para aventuras. Em o Enigma na Capela Real mais uma vez eles se envolvem em uma aventura perigosa.

Durante visitas a igreja Gênio conhece Murph, o guarda esquisito da Capela, que tenta assusta-lo com histórias sobre o fantasma da Imperatriz Leopoldina. Gênio que acredita apenas no que os olhos podem ver, resolve que este mistério de fantasma precisa ser resolvido. Com outras pequenas intrigas que unem a história cada capítulo fica mais interessante.

A história envolvente mistura fatos reais sobre a chegada e permanência da família real no Brasil e imaginação. Despertando a curiosidade de andar pelas ruas do Rio de Janeiro tentando imaginar o que acontecia na cidade maravilhosa quando esta abrigava a Corte Portuguesa.
Para aqueles que apreciam uma boa história e gosta de imaginar como teria sido se estivesse em tempos passados, a serie Os Invencíveis é uma ótima recomendação.

Apesar de possuir todos os clichês de uma serie infanto juvenil o livro desperta o interesse por conhecer o passado e traz a nossa imaginação um pouco de Brasil. A trama principal nops chama a atenção por se tratar de um lugar que conhecemos e de personagens que constituíram realmente o Brasil, por isso vale a pena a leitura. "

Link da resenha: http://bardaliteraria.blogspot.com/2017/06/o-enigma-na-capela-real-de-ana-cristina.html

Esse livro se encontra disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=472220&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

moizesrodriguess 21/11/2015

Livro magnífico!
Meu livro preferido da série Os Invencíveis!
O mistério desse livro é muito grande, os personagens cada vez mais cativantes e aventura cada vez maior e... mais perigosa!

Vi uma evolução dos personagens nesse livro que não notei nos outros, principalmente no último. Eles estão mais atentos, focados...

O Goma continua hilário como sempre! Toda vez que eu me via rindo era do Goma hahah
Adorei o clima noir que livro ganhou! Claro que não foi nada pesado, afinal trata-se de um infanto juvenil, mas ainda assim tornou a atmosfera do livro um pouquinho mais assustadora. Só um pouquinho!

Adorei a história! Os acontecimentos que ocorreram com os personagens! Seus momentos juntos! Suas decisões, enfim... Tudo!
Claro que a Isa estressa a gente mais um pouco nesse livro (tinha que ser ela u.u), mas ela é incrivelmente legal e apaixonante, por isso é impossível não gostar dela, mesmo que seja só uns 40% (ou menos haha)

Fiquei super ansioso pela continuação (que, só para deixarem vocês curiosos, está ainda mais cheia de mistérios) - O Segredo do Colecionador.
Vale DEMAIS à pena ler essa série!
Demorei um pouco à lê-la e até hoje me arrependo por ter procrastinado tanto conhecer pessoas tão incríveis como Gênio, Sofia, Jonas, Isa e, claro, Goma!

Sem falar que nesse livro somos apresentados também ao tio Ed, com certeza você vai adorar ele, assim como me amarrei no avô do Gênio e no Barão!

Ah!
E antes que eu me esqueça...
Cuidado com as sombras! Elas podem estar mais próximas do que imaginamos!