O Alienista e Outros Contos

Douglas Tufano

Resenhas - O alienista e outros contos

brunomathiasss 19/03/2023

Leitura Fantástica!
Livro imprescindível para aqueles que querem compreender o processo histórico da loucura no Brasil. Extremamente atual e nos recorda que sempre temos que lutar pela luta antimanicomial, pois esta logica psiquiatrica que vemos no conto foi a responsável por excluir da sociedade todos aqueles que eram diferentes, para proteger um ideal do que era "normal". Mas o que é ser normal? E quem pode dizer o que é e o que não é normal? Mas enfim, livro aborda um tema muito extenso mas que é extremamente importante na atualidade.
Alessa_08 19/03/2023minha estante
Minha obra favorita de Machado, é espetacular

brunomathiasss 19/03/2023minha estante
Sensacional, agora estou lendo os livros do Paulo Amarante pra me aprofundar no tema

Carmem.Toledo 20/04/2016

Soberba científica
O livro traz contos maravilhosos de Machado de Assis, entre eles, "O alienista", uma crítica à soberba intelectual e científica, comum na sociedade do século XIX.

Sheylinha.Martins 23/03/2021

Minha releitura com a Editora Moderna
As releituras são feitas sempre com outros olhos, né?! Principalmente quando resolvemos reler alguns anos depois... toda a experiência adquirida, o desenvolvimento crítico e outros fatores ampliam consideravelmente a releitura de uma obra. Além disso, tenho que elogiar o trabalho da Editora Moderna: essa edição ficou linda! Letras confortáveis, a orientação pedagógica e as notas escritas por Douglas Tufano auxiliam muito a leitura. Eu achei incrível! Indico essa versão a todos, sobretudo aos jovens leitores que precisam fazer prova desse livro busquem essa edição :)

Rk 03/06/2020

Contos
Os primeiros contos são realmente fantásticos. Toda a historia do alienista me deixou animada e presa ao livro, mas alguns outros contos não me mantiveram presa da mesma forma, alguns contos terminem pelo sentimento de obrigação pra terminar um livro. Mas isso não resume um livro de contos. Sempre terá contos que não gostaremos tanto mas não devem ser o motivo de não ler um livro.

Patti Vieira 28/09/2023

Machado de Assis tinha o dom de trazer em histórias curtas uma riqueza de detalhes sobre as características das personagens. Mesmo com uma escrita do século XIX, o texto flui muito bem, além de nos fazer viajar para aquela época, imaginando cada personagem, cada cenário.
Pri.Kerche 28/09/2023minha estante
Resenha perfeita!

Antonio.Junior 28/06/2020

O Contista
Assim como grande romancista Machado de Assis se destaca por seus contos com muita ironia, humor e uma satírica análise da sociedade carioca do final do século XIX. Nesta coletânea se destacam os contos O Alienista, O Enfermeiro e Missa do Galo.

Esle 29/11/2021

Divertidíssimo
A história é muito divertida, toda a cadeia de eventos e pensamentos é muito bem desenvolvida e intricada, é merecida a sua fama de Clássico da Literatura Brasileira, Machado de Assis não peca nem pela falta, nem pelo excesso, o livro não deixa de ser interessante nem por um simples momento.

Recomendo a Leitura, é um livro curto e interessante, que nos traz, ainda, como bônus, o que nos faz questionar o que verdadeiramente vem a ser a sanidade, se não a definição dada pela cultura de cada povo.

Vladia Castro 30/09/2023

O alienista e outros contos
Machado de Assis. Contos do Machado no seu melhor estilo. O alienista é o principal. Aquele humor sarcástico, a crítica aos costumes da sociedade da época (que tem nos dias de hoje também!) fazem do estilo machadiano único!!!!

Rafaella 21/06/2023

Simplesmente Machado de Assis
Machado é um escritor sensacional e não é atoa que é um clássico da literatura brasileira.
O alienista é um conto maravilhoso e definitivamente foi o meu favorito dos contos desse livro.

Nath Nakaishi 01/12/2010

Sabe que no fim das contas me peguei pensando, será que ele que é o louco? Será que ele é louco só porque no fim de tudo ele decide aceitar a maioria e ir pra a Casa Verde?

Do jeito que as coisas andam, acho que o mundo todo devia estar na casa verde, inclusive eu.

Silvio 26/04/2024

Ele mostra determinadas características do ser humano, tais como: dúvidas, desejos, anseios, medos, crenças, dificuldades e atitudes diante delas, amores, ódios e outras mais.
Pode-se perceber que os "problemas" do homem não são próprios do século XXI, nem iniciados nessa época; sempre existiram e são os mesmos, com ínfimas e irrelevantes diferenças.
A busca pelo saber, fama, poder, riquezas sempre fez parte da vida humana.

Sarah Pureza 22/06/2020

Muito bom!!
Machado de Assis é um escritor brilhante e além de seu tempo. Criou contos atemporais e que refletem a sociedade atual, essa é a característica que mais amo no seu trabalho. Recomendo a leitura para quem quiser adentrar em outros mundos e na própria cultura brasileira.

Paulo 23/07/2020

Bons contos
Gostei bastante de alguns contos e pouco de outros, mas é interessante ver um pouco mais de Machado, ler como ele queria mostrar o comportamento humano.

Lara.Palhano 16/09/2023

Não gostei pq li pra escola com 0 vontades e pq fui obrigada!
sei que é tipo um clássico, mas digamos que não é meu estilo kkk
xoxo kkkkk

Breno 26/09/2023

Ranking dos contos (melhor - pior)
1. O Alienista
Confesso que demorei para me acostumar com o jeito machadesco de literatura. Nunca tinha lido nenhum conto do autor - minto, já li A Cartomante (mas de fato não foi a mesma sensação comparando aos contos desse livro) - e fui de boca no mais famoso. O Alienista de fato merece todo o prestígio que possui, me senti em uma série de suspense da netflix durante a leitura.
governo - população - desvalorização científica

2. Um Homem Célere
Último conto do livro. Estava terminando achando que não podia ficar melhor, até que surge Um Homem Célere. Aqui eu percebi que os contos do Machado poderiam ser perfeitamentes adaptados para um filme, pois sua estrutura já relata muito desse ar cinematográfico. A personagem principal realmente é muito bem construída apesar de todo mistério.
pianista - casamento - morte

3. Singular Ocorrência
Na primeira vez que tentei ler, pulei. Por preguiça mesmo. Tinham tantos monólogos que meus olhos não conseguiam acompanhar, porém quando parei para ler minunciosamente e vulneravelmente, me apaixonei. É uma típica fofoca sobre a vida turbulenta de uma senhora. Outro ponto que enalteço o Machado é o detalhamento de todos os seus contos, sem exeção. É tudo tão perfeitamente detalhado que você realmente se sente como uma personagem. Muito imersivo e apaixonante.
fofoca - vida indigna - dificuldades com o amor

4. Entre Santos