O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Jhosi 05/03/2024

Uma das mais inesquecíveis amizades...
Sobre as quais já tive a oportunidade de ler.

Um livro tão curtinho e tão repleto de sentimentos!

A inocência de Mário ao travar com Neruda logo que se conhecem é deliciosa de ler.
Nos faz enxergar em sua imatura intensidade, algo do que todos fomos quando muito jovens: mais sonhadores do que realizadores.

A maturidade, o humor agridoce, a experiência traduzida nas falas de Neruda pelo contrário, são capazes de nos fazer ansiar pela sabedoria que vem com o passar dos anos.

A amizade que nasce, se constrói e se solidifica entre ambos tem um tom quase lírico. Quanta diferença, quanta esperança...

Ardente paciência. A necessidade de, acima de tudo, aprender a esperar e fazer da espera momento de crescimento, conhecimento, construção.

Uma obra incrivelmente bela!

Patrícia 02/03/2024

Belíssimo
Leitura leve, rápida, fluida. Verdadeira poesia que encanta, característica presente na escrita de Skarmeta. Personagens que cativam em poucas páginas, pura beleza e poesia.

Giuliana 01/03/2024

O carteiro e o poeta
Mario Jimenez decidiu ser carteiro para não ser pescador igual ao pai, tinha um único cliente que era Pablo Neruda, o poeta. Assim nasce a amizade entre o carteiro e o poeta. Ao conhecê-lo pediu para falar de seus poemas e metáforas, afim de conquistar Beatriz, o seu amor.
Amizade, amor e um contexto histórico no Chile é o que retrata esse lindo livro.

Wanessa Braga 17/02/2024

O carteiro do Neruda
é um romance curtinho, engraçado e apaixonante. Mário não quer seguir o mesmo caminho do seu pai e se tornar um pescador. então, ele se agarra a primeira oportunidade que aparece e começa a pedalar com uma bolsa cheia de cartas para entregar a um único destinatário. o poeta Pablo Neruda.
o carteiro, agora tão próximo do poeta, passa a pedir que o ajude a usar as metáforas, a fim de conquistar Beatriz, seu amor até então, platônico.
tem todo um contexto histórico no plano de fundo. um momento político conturbado do país o que torna tudo ainda melhor.
adorei. :)

Andressa Klemberg 11/02/2024

Apenas um muchacho latinoamericano
Era uma vez um cara sem nenhuma grande aspiração, morador de Isla Negra, assim como Pablo Neruda. Intimado pelo pai a conseguir um emprego, ele tem a sorte de conseguir ser carteiro do poeta e a partir disso os amores pela poesia, pelo poeta, pela ilha e por uma certa Beatriz se entrelaçam à vivência política do poeta e do Chile
Indico a leitura para qualquer pessoa, mas em especial aos leitores do livro Memorial de Isla Negra e para quem tenha conhecido a ilha e a casa de Neruda. A leitura também pode despertar o interesse de visitar as casas-museu de Pablo Neruda, em que constam os itens descritos com vivacidade pelo autor e que moldam o temperamento do poeta. Das três, a mais importante é a descrita no livro, pois foi a grande paixão do poeta.

Juliana.Pegoraro 25/01/2024

O carteiro e o poeta
Sugiro para quem quer ler um romance em que o amor romântico não é o mais importante.

É um livro dinâmico, do jeito que gosto. A leitura é rápida, são poucos personagens, situações bem narradas mas não cansativas com detalhes excessivos.
Comecei a ler porque amo o filme inspirado no livro. Apesar do final triste do filme, me surpreendi com o livro que é igualmente envolvente.

Muito interessante a forma como o autor aborda o momento político do Chile durante os acontecimentos do livro. Realmente admirável a forma leve como foi abordado um momento tão horrível.

umanatalense 07/01/2024

Lindo
"O Carteiro e o Poeta", obra do escritor chileno Antonio Skármeta, é uma narrativa encantadora que entrelaça a poesia, a amizade e o poder transformador da literatura. Publicado originalmente em 1985, o romance nos leva a um pequeno vilarejo chileno durante a ditadura de Pinochet.

A trama se desenrola principalmente através da relação entre o carteiro Mário Jiménez e o ilustre poeta chileno Pablo Neruda, que escolhe a pacata Isla Negra como refúgio. A simplicidade da vida cotidiana contrasta com a complexidade das emoções e eventos políticos que se desdobram ao redor dos personagens.

Skármeta tem a habilidade de criar personagens muito cativantes, a nossa conexão com Mário e Neruda é imediata! Acho que a amizade improvável que se desenvolve entre o carteiro de 17 anos e o renomado poeta serve como uma metáfora para a influência transformadora da literatura e da arte em meio à opressão política.

A escrita de Skármeta é poética e envolvente, capturando a essência da poesia de Neruda. A narrativa é pontuada por diálogos inteligentes e situações engraçadas, equilibrando os momentos de leveza e reflexão. A presença constante de poemas de Neruda ao longo da história eleva a trama a uma dimensão lírica, enriquecendo a experiência de leitura.

"O Carteiro e o Poeta" transcende a barreira do tempo e das fronteiras, tocando em temas universais como amor, amizade e a busca pela liberdade. A obra ressoa como uma homenagem à poesia e à resistência diante das adversidades.

A obra conta com duas adaptações cinematográficas lindas, produzidas em 1994 e 2022. Em 1996, o primeiro filme foi premiado com cinco estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Eu fiquei absolutamente encantada pela escrita de Skármeta e pretendo ler outros livros seus logo! Recomendo este livro a todos que buscam uma leitura emocionante, repleta de beleza e profundidade.

milton_rocha 27/10/2023

Deliciosa história
O livro é leve, cativante e possui uma história deliciosa de se ler. Na contra capa é possível ler a seguinte frase "Tempestuoso, engraçado e apaixonante, conta a história de um amor platônico de um carteiro simples por uma bela garçonete, incendiado pela poesia de Pablo Neruda". De fato trata-se de um amor platônico em sua mais pura demonstração, pois mostra um amor puro, profundo e belo, um amor de qualidade inconfundível de Mario (carteiro).

A demonstração da construção do amor com mais palavras no contato do carteiro e de Neruda é algo emocionante de se ler e ver (no caso do filme). Uma beleza recitada em formato de descrição pseudo-jornalística que vale a pena se ler. A simplicidade do carteiro em conjunto com a profundidade do que passa o personagem de Neruda, com pequenas pérolas de poesia no meio é um combo muito interessante.

O carteiro descobre a possibilidade real de se tornar um poeta, e a evolução da história mostra que ele consegue, mesmo que não note e coloque um peso relevante na presença do Poeta (Neruda), a sua existência já traz um novo poeta e uma nova visão para o seu mundo.

"É muito antigo e afiado o punhal definitivo, rapaz".

Viviany8 18/10/2023

Fofo
Esse livro foi o que deu início no meu vício em livros de romance(uns dos).
Ele é fofo,lindo e da vontade de viver naquele tempo(só o romance kkkkk).
Mais deixou muito solto algumas partes fazendo ler tudo de novo(e não foi por gostar).
Leia pois é fofo mas adianto que vai ficar um pouco perdido.

Juno.Cruvinel 01/10/2023

Leitura curta, mas gostosa!
Achei interessante conhecer um pouco mais sobre o Chile e sobre Pablo Neruda. O livro tem uma linguagem simples e é bem rápido de ler, mas traz algo bacana pra gente!

eupoetizo 29/09/2023

Indicação do professor de introdução aos estudos literários, super amei. Leitura curtinha, mas muito interessante ??

Beatriz3695 26/09/2023

? O carteiro e o poeta?
? O carteiro e o poeta? é um livro muito gostoso de se ler. A narrativa é envolvente, a escrita é fácil e os personagens prendem a atenção.

Camille 08/09/2023

O sr acha que o mundo inteiro é a metáfora de alguma coisa?
Já conhecia o autor por outra obra - o dia que a poesia derrotou um ditador - que é um dos meus livros favoritos, então pode imaginar que minhas expectativas pra esse estavam super altas! e ele conseguiu superar todas!
eu amo a escrita do skármeta. é fluida, rápida e ao mesmo tempo avassaladora e metafórica a ponto de te fazer ficar pensando e pensando e pensando?
sou grande fã da literatura chilena, como pode escreverem só livros bons? preciso conhecer esse país imediatamente!!!!!
enfim, eu amei esse livro! leitura maravilhosa pra madrugada de um feriado. :)

Maysa 23/08/2023

" - A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa!"

Meu primeiro contato com o autor foi lendo O Carteiro e o poeta, e me apaixonei muito pela escrita e suas histórias. Então, quando vi que esse livro estava entre as escolhas que poderia ser feita, eu logo a escolhi. E não me arrependo.

Eu gostei bastante desse livro, embora ainda o primeiro que li seja meu queridinho. Esse livro assim é muito poético, desde as poesias por si só como os diálogos e narração, gostei muito disso.

Nele conhecemos Mario, um jovem carteiro que recebe apenas uma pessoa para levar as correspondências, o Pablo Neruda, um grande poeta, e logo o jovem se vê encantado por Neruda e suas poesias.

Mario tem um objetivo: ser amigo de Neruda. E com essa tentativa logo ele consegue seu objetivo, e se torna um grande amigo de Neruda e com a ajuda do poeta irá tentar conquistar uma moça por quem se apaixonou.

Por meio de poesias, uma grande amizade e um contexto turbulento da política é que o livro é narrado, o que dá a ele um toque ainda mais especial e real.

Neruda é um grande poeta e conquistou muitas coisas com seu trabalho maravilhoso e ver ele em uma ficção foi muito legal e também foi possível aprender mais sobre a história política do Chile e o Golpe de Estado que ocorreu e o início da ditadura.

Eu gostei muito da leitura e recomendo, mas já deixo avisado, o final é extremamente melancólico. Mas cada página vale a pena ser lida.

Jessy 27/07/2023

? ?Quero que você vá com este gravador passeando pela Ilha Negra e grave todos os sons e ruídos que vá encontrando. Preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa.?

O carteiro e o poeta é um livro curto, de 174 páginas, que fala do envolvimento entre um poeta simples e um dos mais famosos e queridos poetas chilenos, Pablo Neruda. A história se desenvolve quando Mario se torna o carteiro pessoal de Neruda, uma vez que o poeta mora em uma casa com uma longa subida e todos os dias recebe muitas e muitas cartas.

Mario fica então encantado com a grande sorte que tem, e decide se aproximar aos poucos do escritor, até que possa finalmente receber um livro com uma dedicatória calorosa, algo como ?para meu grande amigo Mario?. Eis então que Mario se apaixona à primeira vista por uma garçonete, e quem vai ser o seu confidente amoroso? Pablo Neruda.

Além de trazer as expectativas nacionais e internacionais que existiam no período para uma possível indicação e nomeação do Prêmio Nobel de Literatura à Pablo Neruda, Antonio Skármeta também aborda uma época bastante conturbada e triste do país, a época pré-golpe militar. Essa é uma história fluida, recheada de poesia, mas não é apenas isso, ?O carteiro e o poeta? é uma grande carta de amor dedicada a Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, ou como nós conhecemos: Pablo Neruda.