O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Camila | @abismos.literarios 19/07/2023

"A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa."
[resenha publicada no IG: @abismos.literarios]

Publicado originalmente em 1985, o livro nos contará a história de Mario Jimenez, jovem que não tinha muita perspectiva pessoal e profissional até se deparar com uma vaga como carteiro. Seu trabalho então será ficar responsável pelas correspondências de um único homem: ninguém menos que o poeta Pablo Neruda.

Com o passar dos dias, uma belíssima relação de amizade vai crescendo entre os dois. Entre reflexões, versos e humor, somos conquistados por esses dois personagens. Uma amizade que encanta e aquece. Entre o desenrolar dessa relação, também vamos acompanhando os acontecimentos da política chilena na época, a disputa entre a esquerda e direita, a ditadura que se instalou contra o governo democrático e os impactos sociais da censura e restrições, impacto comercial e a opressão.

"Poucas vezes em sua vida havia notada que tinha um coração tão violento."

Em meio ao caos, acompanharemos Mario descobrindo os impactos da paixão. Se descobrindo na poesia, e pedindo ajuda a Neruda para conquistar Beatriz. Será possível viver um grande amor nesse cenário?

"Tem que me ajudar porque não sei o que dizer a ela. Vejo-a diante de mim e é como se eu fosse mudo. Não me sai uma única palavra."

Com uma narrativa fluída e poética, esse livro – apesar de curtinho – é repleto de emoções e reflexões. Completo, por assim dizer. Foi uma experiência incrível realizar essa leitura; entre os versos e metáforas, essa história vai marcar o leitor. Terminei esse livro me sentindo desolada, ao mesmo tempo que queria mais dessa história. Vale a pena conferir!

"A única coisa certa é que respiramos e deixamos de respirar."

site: https://www.instagram.com/p/Cu4YiESLGsn/

Matheus656 11/07/2023

Em 11 de setembro de 1973, o chile, que até então era uma das democracias mais estáveis ??da américa latina, entrou em uma ditadura militar que durou até 1990, após o golpe liderado por pinochet contra o governo democrático de salvador allende. nesse período, foram cometidas violações sistemáticas dos direitos humanos, a liberdade de expressão foi limitada, os partidos políticos foram suprimidos e o congresso nacional foi dissolvido. dito isso, e dentro desse contexto histórico, temos ?o carteiro e o poeta?, um romance (como o título sugere) no qual um carteiro se torna amigo íntimo do poeta pablo neruda.

o livro é delicioso. skármeta desenvolve uma linda narrativa entre aprendiz e professor, abordando temas como amor, paixão, política, ditadura e mudanças. existem alguns eventos reais integrados na história que deram, na minha opinião, uma credibilidade enorme ao enredo, já que cria-se o questionamento durante toda a leitura se os fatos narrados de fato aconteceram ou não. um truque bastante eficaz e que enche de emoção - principalmente ao lermos o final da obra.

o texto é dividido em duas fases: a primeira, baseada na admiração, desejo e paixão entre os protagonistas, e a segunda, que chega a ser excepcionalmente mais emocionante do que a anterior, gira em torno do exílio, da vida e, em contrapartida, também da morte. uma ode à poesia, ao amor e à amizade.

a obra tem diálogos deliciosos - adjetivo que se repete nessa resenha, já que não há outro que possa caracterizar essa leitura - e espirituosos, personagens encantadores e algumas reflexões evocativas. pequeno e poderoso.

?o carteiro e o poeta?, de fato, é uma delícia de se ler, porque todos precisamos de um pouco de poesia nas nossas vidas. indico demais a leitura.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 01/07/2023

Olá queridos amigos leitores! A primeira dica de leitura desse mês de Julho foi um presente da @editorarecord que no primeiro capítulo já teve um plot twist, o poeta do título é Pablo Neruda.

O livro de 1985 repaginado e publicado esse ano pela editora nos traz Mario um homem que não gosta de trabalhar, mas que vê na vaga de carteiro uma chance de o pai parar de ralhar com ele para que comece a se mexer.
Por sorte ele consegue a vaga, e terá que entregar cartas para um único cliente do correio.
Um homem que recebe um grande número de cartas que fez os últimos carteiros desistirem, seu nome é Pablo Neruda.
Nos primeiros contatos com o poeta, Mario vai mudando, aprendendo sobre metáforas, e até deixando Neruda encucado. Com a proximidade, Mario acha uma boa ideia pedir ajuda com as palavras para conquistar sua amada Beatriz.

?A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa?

Com uma escrita com pitadas de humor, somos cativados pelas conversas entre poeta e carteiro, no melhor estilo pequeno príncipe com dose de questionamentos mais adultos.

Também somos apresentados a política chilena, pois o livro levanta questões relevantes de esquerda e direita no governo da época, e também o envolvimento do próprio Neruda com cargos políticos, chegando a quase se candidatar a presidência.

Além disso, a narrativa nos fala de amizade, de uma sociedade ainda mais machista e patriarcal do que a que temos hoje, e faz diversas referências a artistas e políticos chilenos.

A edição está muito caprichada, com uma letra confortável para a leitura, que torna bem fácil devorar o livro em algumas horas de leitura.

O Carteiro e o Poeta está disponível em formato físico e digital, e foi adaptado para a Netflix com o título de Ardente Paciência.

#ocarteiroeopoeta #ardentepaciencia #ardientepaciencia #pabloneruda #antonioskarmeta

Léo 25/05/2023

Essa amizade improvável numa escrita meio prosa cômica, meio biográfica vê-se um neruda bonachão, mas recluso. Ajudando um jovem que sonha em viver fora da casa dos pais, casar com uma linda jovem e viver a sua vidinha pacata. Mas nada disso sai conforme o esperado, neruda é um político (sen querer querendo) e o jovem o idolatra! Daí vem o sumo dessa história...

Thaynao 25/04/2023

Um livro de romance, que conta a história de um jovem ao qual busca pelo amor. O livro um tanto enigmático em seu início, livro simples, mas bem poematizado.
Para falar a verdade não é o estilo em qual eu mais gosto.
Mais é uma história bonita de amor e tbem de amizade.

anabia 01/04/2023

O Carteiro e o Poeta.
Livro curtinho e leve. Gostei bastante, li rapidinho.
Uma leitura realmente interessante, emocionante, engraçado e apaixonante.

Yara 17/03/2023

Perfeito
Não dava por esse livro e terminei encantada. É um romance como poucos, com uma profundidade e sensibilidade únicas. Leitura obrigatória para quem ama filosofar sobre a vida.

Gabriela Freitas 19/02/2023

Livro viajante da Mestra Dea.

Viajei com o livro, fiz anotações pertinentes, fiz gracinhas e criei um ?Lexa Dici? para palavras de dicionário.

Espero que gostem tanto quanto eu, pois acredito ter sido releitura, uma vez que devo ter lido na época da escola (e tenho uma versão mais antiga dele em casa!).

mariana113 21/01/2023

O Carteiro e o Poeta. (e o chile, o comunismo, e beatriz)
Gostei muito do outro livro do Antonio, por isso decidi ler esse. Confesso que não consigo pensar em uma resenha muito legal pra esse livro, já que li tão rápido.
Achei que, por conta do outro livro, a escrita seria mais simples, mesmo que não seja tão difícil. Em algumas partes cheguei a apenas passar o olho pela página e continuar a ?cena? na minha cabeça da parte que eu entendi por último.
Ainda assim, gostei muito do livro, e em poucas páginas cheguei a me apegar tanto aos personagens que sofri com suas dores. É uma leitura rápida, mas não leve.
Belizia 02/12/2023minha estante
Aconteceu o mesmo comigo em alguns trechos.

Jh_modos 01/01/2023

O carteiro
Livro bem curtinho,li para um trabalho da escola, nos mostra muito do contexto histórico da época e explora muito bem os personagens

jhullia 06/12/2022

eu volto ao mar envolto pelo céu, o silêncio entre uma e outra onda estabelece um suspense perigoso: morre a vida, se aquieta o sangue até que rompe o novo movimento e ressoa a voz do infinito

Lorayne.Stinguel 29/05/2022

Além de engrandecer belos trechos de Neruda, também contou uma linda história de amizade. Achei graça em alguns trechos e me identifiquei bastante com o Neruda do livro. Foi um livro bem legal, mas não entendi o final. Vou assistir ao filme para tentar entender, rs.