O Carteiro e o Poeta

Antonio Skármeta
Antonio Skármeta

Resenhas - O Carteiro e o Poeta

Ju Ragni 11/03/2022

Um amigo me indicou esse livro e falou tão bem dele que fui ler para ver se era verdade mesmo. E é, que livrinho gostoso de ler! Falo livrinho porque é curto, tem 175 páginas, a gente lê de uma vez, mas não é livrinho na história não. A história é imaginária, mas é saborosa, tem o fundo histórico da eleição e queda de Allende, e o poeta Neruda sempre presente. A prosa do autor é de uma simplicidade tão tocante, que me peguei rindo várias vezes, pela inocência e pureza das personagens. Muito bom mesmo.

Martony.Demes 22/02/2022

Que história!
O carteiro e o poeta, de Antonio Skarmeta.

O livro conta uma parte da história de Pablo Neruda, notadamente do período em que ele foi indicado para ser presidente do Chile, mas terminou sendo O Allende (primeiro comunista eleito) o candidato e eleito. Além disso, Neruda ganha o premio Nobel e, como também comunista, ele é indicado como embaixador em Paris. Por fim, ainda como embasamento histórico, o livro apresenta o "suicidio" do Allendi, já como presidente e assim culminar tempos depois na morte do próprio poeta.

Mesmo com todo esse arcabouço histórico vigente, à epoca, o que impressiona na história é a simplicidade das ações do carteiro, de sua relação ingênua de amizade com o grande Poeta. Isso faz conquistar o leitor e a ser conduzido pelo barco da vida remado por Skarmeta!

Nesse ínterim, o carteiro se apaixona e após conquistar a amizade do poeta, ele utiliza de poesias para conquistar Beatriz! Esta por sua vez...[sem spoiler]

É um livro breve! Muito bonito! Ele inspirou um filme homônimo de grande sucesso e indicado a vários oscar's e venceu um!

Ainda não assisti o filme mas pretendo assim que tiver uma lacuna de tempo. Soube que há adaptações.

Fernanda M. 04/01/2022

Metáforas
A sensível habilidade de encontrar a metáfora certa, para declarar o que se pensa através da poesia, foi plenamente compreendida por Mario Jiménez.

Um homem simples com sua bicicleta, vagando pela pequena ilha chilena, emprega-se na agência dos correios, com a tarefa magnífica de entregar cartas e correspondências para nada mais, nada menos, que Pablo Neruda.

O que se põe após a obrigação diária é uma relação de amizade construída pedra à pedra pelas mãos destes dois homens que entendiam a entediante arte de viver, cada um à seu modo, distintamente.

Quando Mario descobre a poesia de Neruda e as "Odes elementares", cientificamente imerge nas suas entranhas, a paixão o adoece.

Beatriz.
A mulher que produziu um incomensurável amor em Dante, foi também capaz, com seu sorriso, de inebriar o jovem carteiro.

Este amor rendeu-lhes um pequeno raio que atingiu a todos naqueles anos em que Pablo já não habitava a ilha, e nos quais Mario arrastava-se a sustentar a família e os tormentos diários de uma vida nada original.

Um encontro tão magnífico, escrito de forma tão doce, pincelou em mim, cores frias e em tons pastéis, como quando o céu se torna azul e cinza e tudo em volta parece desbotar vagarosamente, deixando um suave cheiro de maresia, com lembranças que preenchem as folhas do meu caderno.

José Cláudio 19/11/2021

Não vi o filme inspirado nesse livro, mas gostei bastante do clima da narrativa, além de falar do Neruda ele fala muito da poesia em si mesma, e do carteiro Mário que não quis ser pescador como seu pai. Sem contar que o livro retrata o Chile dos tempos de Allende até o furibundo golpe militar de 1973.

bia 15/11/2021

Leitura leve, rápida e bem tranquila. Apesar disso, a metafórica do livro me incomodou um pouco, por dificultar a leitura. Porém, mesmo assim é uma narrativa muito interessante de ler, que mistura realidade com ficção e apresenta uma amizade muito bonita e especial.

Layla.Ribeiro 21/08/2021

Leitura leve e rápida que mistura ficção e vida real, história de uma amizade muito bonita além de classes, de bônus você conhece sobre a política do Chile de Allende à Pinochet. É uma leitura agradável porém a narrativa poética e metafórica não me agradou muito, porém quem não se incomoda com isso irá amar.

meetferrão 15/06/2021

Me incomodou um pouco, mas amei
Amei o livro. É curtinho de ler e bem gostosinho.
No começo eu já percebia umas problemáticas no livro, mas relevei. Infelkzmente, com o avanço da leitura já me sentia um pouxo incomodado com algumas passagens, por conta do Mario sexualizar muito a Beatriz, especialmente no começo do relacionamento de ambos. Entendo que é um livro antiga que se passa numa época mais antiga ainda, mas isso não anula o fato de algumas falas, pensamentos e atitudes de Mario - e até a descrição de certos momentos do narrador - me deixaram desconfortável.
Uma coisa que eu recomendo avisar antes de começar a leitura é que se passa na época da Ditadura Chilena, e quando eu comecei não percebi a mesma e ficava um pouco confuso com a questão política do livro.
Deve-se lembrar também que é um livro antigo então o vocabulário é mais culto e já caiu em desuso.
Enfim, o livro é incrivel e é ótimo para dar uma aliviada de livros mais tensos/tristes. Só tome cuidado com o final que ele é bem triste também, então se preparem se forem le-lo.

gimafe 04/05/2021

Para mim é um livro simples e ao mesmo tempo refinado. Apaixonante e com toques cômicos. É um livro de 1940, então, com uma linguagem mais culta. Conta a história de Mario, que se torna carteiro do grande poeta Pablo Neruda e se apaixona por Beatriz. Na tentativa de conquistá-la pede ajuda a Pablo e entre entregas de correspondência, tentativas de criar poemas e questões políticas chilenas, nasce uma amizade improvável.
Simples, singelo e cativante.
Ganhei este livro de uma grande amiga. O mesmo acabou ganhando um lugar muito especial na minha estante e em meu coração.

garrido79 23/03/2021

Pra não conseguir parar de ler
Narrativa maravilhosa de um filho de pescador que não quer seguir a profissão do pai e se encontra ao virar um carteiro, responsável por entregar as correspondências de Pablo Neruda pré-eleição de Salvador Allende.
O relacionamento do carteiro e o é demonstrado de uma forma simples mas cativante, cercada de romance e da política que envolvida o cenário político chileno da época.
Um livro curto mas envolvente que te faz querer ler sem parar!
Recomendo demais à todos, agora quero ver o filme...

mrsnone 06/02/2021

Amor pela poesia.
Esse livro é a mistura entre ficção e realidade. Conta a história de um carteiro que fica encarregado de entregar cartas ao famoso poeta chileno Pablo Neruda. O carteiro se apaixona pela poesia e pede ajuda a Pablo para conquistar sua amada. Que texto belo! Entre o caos do mundo ? o golpe militar que estava acontecendo na época no Chile ? conseguimos adentrar a um mundo alheio a esse que a realidade estava dando: o mundo da poesia.

Gustavo603 31/01/2021

O carteiro e o poeta
Livro que dá pra ler em um dia, mas você ficará pensando nele por muito tempo.

Conta a história do amor de um carteiro e uma garçonete, apadrinhado pelo poeta.

Gislaine.Novello 29/12/2020

É um livro lindo, impecável. Com ele, ri e chorei, também adquiri certos conhecimentos históricos. Amei!

Daniele.Couto 14/12/2020

Já tinha assistido o filme antes de ler o livro. O livro é bom, mas gostei mais do filme.