Entre os Vândalos

Entre os Vândalos Bill Buford

Resenhas - Entre os vândalos

Jão 22/11/2010

Entre os Hooligans
Entre os Vândalos foi o livro que eu mais gostei de ler. A violência realmente seduz e Bill Buford demonstrou essa atração como ninguém. Através de uma imersão no mundo do hooliganismo ele mostra como e porque ela acontece.

Gabriel.Santoro 24/03/2017

A influência dos valores das massas sobre o indivíduo
O livro não se limita ao contexto das torcidas inglesas e dos hooligans, relata "o canto da sereia" das massas, a forma paulatina com que os valores de um grupo se sobrepões aos valores do indivíduo, em determinado momento de convívio com os hooligans, o autor se vê com os mesmos desejos em que ele repudiava no início do livro. Um excelente material para entender que as ações de uma "firma" ou de uma "torcida organizada" falam muito mais sobre os seres humanos do que do próprio futebol.

Fabio Martins 30/07/2015

Entre os vândalos
Durante os anos 1980 e início da década de 1990, a Europa, principalmente a Inglaterra, vivia uma onda de violência nos estádios e em seus arredores. Os chamados hooligans, grupo de torcedores organizados dos clubes ingleses, brigavam entre si, aterrorizavam os torcedores e os afastavam dos estádios.

O jornalista Bill Buford, americano que vivia em Londres nessa época, percebeu essa selvageria e se interessou em vivenciar isso. Juntou-se a torcedores do Manchester United em uma viagem a Turim em um jogo contra a Juventus. Lá, pôde acompanhar de perto a selvageria dos ingleses contra os italianos e contra a própria cidade.

Apesar de traçar o perfil dessas pessoas (homens de classe média-baixa), Buford não se prende em discutir um plano sociológico do assunto, mas prefere relatar o que vivenciou, com histórias reais chocantes, durante esses anos no meio dos hooligans. Ao se aprofundar mais no assunto, descobriu e até mesmo conviveu com grupos de torcedores neonazistas ingleses.

O autor também se infiltrou na torcida inglesa em jogos da Copa do Mundo de 1990, na Itália. Apesar de ter as mesmas características das torcidas dos clubes (beberrões, sujos, violentos), os fãs da seleção nacional tinham uma particularidade: o patriotismo exagerado. Atacavam os estrangeiros, principalmente negros e árabes, sem o menor pudor e cantavam insistentemente a música Rule Britannia*, espécie de hino patriótico bretão.

Sem teses sociológicas, suposições e estudos detalhados, o livro Entre os Vândalos, expõe a realidade nua e crua de quem vivenciou de dentro a fúria dos hooligans ingleses que assombrou o mundo há três décadas atrás.

*Rule Britannia, Britannia rule the waves/ Britons never, never shall be slaves

site: lisobreisso.wordpress.com

Valdirene 04/03/2013

O universo das torcidas organizadas
Se vc quer saber o porque de tanta violencia no estadios, tantas mortes por nada, leia esse livro. Mostra a realidade, como funciona esse mundo obscuro. Morrer, matar por nada, por pura diversão. Um absurdo completo. Alias Bill Buford teve uma coragem impressionante, se misturar com esse povo, correndo varios riscos. Um relato muito impressioante.

Jacqueline 14/10/2013

Entre os vândalos...
Bill Buford narra sua história ao lado dos hooligans de uma equipe da Inglaterra que viaja para outros países para honrar o seu time. A visão de Bill muda com o passar do tempo e todo o seu entusiasmo de iniciante acaba se tornando uma visão realista a respeito da violência que isso envolve, gerando até uma perceptível desaprovação das atitudes do grupo por parte do autor no fim da obra.
Milton 13/04/2015minha estante
/SPOILER/SPOILER/

Foi sensacional ver a diferença que o hooliganismo causa na vida de um cidadão. Bill Buford no início do livro, era um leigo quanto as torcidas e o futebol, não sabia distinguir um torcedor fanático de um torcedor comum. No fim do livro, mostrou-se diferente. Quis viajar até até a Itália para ver a partida da seleção inglesa, mas desistiu pelo fato de saber que não haveria uma grande briga.

O relato dele sendo agredido pelos policiais na Copa do Mundo também foi sensacional.

Wladimir 30/01/2017

Uma análise da violência de massa
Em primeiro lugar, é importante dizer que "Entre os Vândalos" não é um livro sobre futebol. É, sim, importante ter noção do contexto histórico em que se passam os vívidos relatos de Bill Bufford, mas, a meu ver, a essência dessa obra está na análise do comportamento de massa e da sedução provocada pela violência de massa. Não se trata da violência pela violência ou da violência justificada em diferenças de clube de futebol. Ter um clube (ou torcer por seu país), nesse contexto, significa apenas se entremear numa realidade em que há um sem número de semelhantes dispostos às mesmas coisas.

As variadas sensações vividas pelo autor (excitação, medo, etc...) em diversos momentos em que esteve em contato com membros das "firmas" inglesas dá a precisa conotação do fenômeno que tenta explicar. Enfim, é uma obra que vale muito a pena ser lida e, reitero, embora o contexto seja o futebol, "Entre os Vândalos" não é um livro sobre futebol.