Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas

Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Raphael 31/05/2015

Encantadoramente Novo.
Supernova – O Encantador de Flechas, é o primeiro livro da “Supernova”, cujo o autor – Renan Carvalho -, já escreveu a continuação, que tem o nome de A Estrela dos Mortos. O livro conta a história de Leran Yandel e sua família, em especial de sua irmã, Luana Yandel. Ambos moradores de Acigam, uma isolada cidade, cercada há 15 anos por muros que impedem que os cidadãos entrem ou saiam dela sem o controle extremo de seu Governo, liderado pelo Rei Evandro Cardorcia. Além do isolamento físico, a cidade é isolada também ideologicamente. Dentro dos muros é ensinada uma ciência que não condiz com a ciência real, ensinada nas cidades fora do domínio de Cardocia.
Logo no início, descobrimos que o jovem Leran tem um poder de concentração muito grande sobre as coisas da natureza. Muitas vezes, tal peculiaridade era confundida com falta de concentração, já que frequentemente ele abandonava os acontecimentos ao seu redor para focar sua atenção em elementos da natureza. Entretanto, com seu avô Bretor, Leran aprende que tal característica se dá pelo fato de ter a habilidade de controlar as energias da natureza, canalizando-as em seu favor.

Leran acredita que este será o maior contato que ele terá com ciência real, já que o Governo detém o monopólio do ensino, e os ensinamentos de seu avô trazem muitos riscos. Contudo - Leran e seu avô - ao voltarem da loja de um velho comerciante no centro da cidade - se veem no meio de um conflito entre “magos”, nome dados aos cidadãos capazes de controlar as energias, e soldados do Governo Ditatorial. Leran acaba ainda por presenciar o assassinato de um dos magos, por um tipo diferente de soldado chamado de Silenciador, que até aquele momento ele desconhecia. Durante a investida deste soldado, Leran e seu avô são atingidos pelo “silêncio”, efeito produzido pelos soldados diferenciados. É neste ponto que o jovem começa a ter noção real do que se passa a sua volta.

A narrativa do autor é ágil e faz com que os acontecimentos descritos acima ocorram de maneira muito rápida. Logo temos um Leran muito envolvido no conflito da Guilda, que é a reunião dos magos, proporcionando muita ação. O leitor é instigado a virar as páginas de maneira voraz, em busca do próximo conflito.

A obra, que é dividida em quatro partes, traz uma reviravolta marcante na Parte III. Que para mim, é o que faz o livro ser tão bom como é. Durante as duas primeiras partes, o livro é narrado pelo jovem, no tempo presente. Enquanto na terceira parte, temos a inserção da narração de Judra, uma personagem marcante no livro, e de extrema importância. É com ela - entre o presente e o passado - que podemos entender diversas nuances que nos deixam aflitos durante o livro. A narrativa, que continua com ritmo acelerado traz consigo elementos que elucidam a história momentaneamente.
Mas é claro, que como em toda Saga, o autor nos deixa com um Cliffhanger de arrancar os cabelos, apesar de desvendar a maioria dos mistérios que envolvem Acigam logo no primeiro livro. O autor nos deixa com o primeiro capítulo de Supernova - A Estrela dos Mortos, com Leran e sua irmã. E com isso Renan Carvalho consegue nos deixar admirado com sua escrita simples, contudo extremamente envolvente, que carrega enxurradas de críticas construtivas.

site: http://www.memoriasliterarias.com/2015/05/resenha-supernova-o-encantador-de.html#comment-form

AndyinhA 31/05/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Falta de foco e muita enrolação.
Uma pena uma história tão interessante e realmente diferente do que anda sendo publicada ter esses itens como lembranças principais ao terminar de ler. Não sei se este é o primeiro livro do autor, mas faltou uma lapidação em algumas partes e com isso sua história poderia ter atingido outros patamares.

A história de Leran é confusa. Ela começa falando da criação de um mundo, muda de foco para o rapaz que será protagonista que ao mesmo tempo não sabe de nada que se passa ao redor e em próximos capítulos já nos conta toda a política do seu mundo em detalhes que talvez só quem estivesse na base da resistência poderia nos fornecer, volta para a irmã quem na verdade tem um certo destaque, mas que quase nunca é mencionada. Fala de lutas, amores, brigas, mas tudo é extremamente exagerado, indo do 8 ao 80 em questão de páginas. Tudo é em excesso, seja as explicações, as cenas de lutas, a politicagem ou os outros detalhes no livro e isso deixou a leitura bem arrastada.

A ideia do enredo é boa, um mundo com uma criação envolta em deuses e energia, com magos e resistência à magia e claro, alguém que quer usar isso para seu próprio benefício, ok, muitos diriam que já leram isso em outros lugares e eu também, mas o autor consegue fugir do mais do mesmo. Apesar de não exatamente acertar a mão, vemos as ideias ali e se a história tivesse sofrido uma revisão mais intensa e cortado alguns pontos em excesso ou ter sintetizado tudo em um único livro (sim, é uma série e nem sei quantos livros teremos) acho que iríamos nos lembrar dele rapidamente.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/04/poison-books-o-encantador-de-flechas.html
Taisa 31/05/2015minha estante

Bella Nine 22/10/2015minha estante
Exatamente o que tá me incomodando. Ainda tô na parte III, com a Judra e, de verdade, como isso tá enfadonho. Uma coisa que eu questiono é: por que o livro em primeira pessoa, se o autor não sabe trabalhar com a coisa do ponto de vista? E outra, essa falta de pensamentos coerentes, reflexões realmente condizentes com o que tá acontecendo, de verdade, como eu tô achando TODOS os personagens vazios, sem graça, tudo muito forçado.
Uma coisa que minha amiga e eu estamos questionando: quando o Leran começou as aulas de encanto, ele nunca quis saber porquê o avô tava ensinando ele em segredo? O avô nunca falou a verdade e conseguiu ensinar algo sem precisar dar satisfação? E é como você disse: Em um parágrafo o garoto fala como as pessoa são medíocres aceitando tudo do governo e como ele não quer ser como eles e, no parágrafo seguinte, ele diz que o destino dele é ser comerciante como avô porque ele não sabe p que é viver lá fora e é isso que ele tem que se contentar. NÃO FAZ SENTIDOOOO!!!!

Tamires 27/05/2015

Resenha postada no blog: Garota Indecisa
Uma leitura fantástica, ele foi meu livro viajante, o coitado já está até "acabadinho " de tanto andar em mochilas, malas, porta-luvas do carro e tc.

O livro se passa em Acigam, uma cidade onde o povo vive isolado e alheio ao mundo lá fora por conta de um governo controlador. Murros cercam a cidade e impede que qualquer um saia ou entre.
Mas nem sempre foi assim, á muitos anos atrás o povo através de viagens conheciam outras culturas e através delas obtiveram o conhecimento da ciência e magia, e como conhecimento é poder o governo proibiu tais ciências, trancou os portões da cidade e condenou qualquer um que fosse pego praticando magia.
Foi nesta época de quase guerra, que surgiu a Guilda, um grupo de pessoas conhecedora da verdadeira ciência, mas infelizmente o governo não deixou passar e logo revidaram atacando-os com a ajuda de seus aliados: os Silenciadores, criaturas capazes de derrotar, matar e anular a magia. Foi assim que a Guilda desapareceu, e durante anos a cidade foi silenciada, vivendo das migalhas do governo em uma paz aparente, sendo induzidos a acreditar de que aquilo era o melhor que eles podiam ter, e nada que existisse fora daqueles murros valeriam a pena.

Supernova no aeroporto de RJ ás 2AM

A família Yandel esconde muitos mistérios, Leran está acabando o ensino médio, prestes a fazer 18 anos é o melhor na turma quando o assunto é arco e flecha, ela tem uma irmã, Luana com quem mantém uma amizade muito forte apesar de tão diferentes. seu pai morreu quando eram muito jovens e sua mãe evita falar sobre o assunto, e tenta a todo custo deixar os filhos fora de problemas e do seu avô Bretor, com quem ela não se da bem por motivos misteriosos.
Apesar de contrariar a mãe Leran sempre faz visitas ao seu avô depois da aula, na verdade as visitas que acabam se tornando aulas, onde ele aprende sobre a verdadeira ciência, é lá que ele aprende sobre os elementos e a controlá-los. a primeira parte do livro é cheio de magia e mistérios e conforme eles vão sendo desvendados sendo introduzidos a uma distopia cheia de ação e conflitos.
Apesar da submissão do povo, a calmaria da cidade vem sendo abalada por conflitos e ataques de silenciadores, e a Guilda é obrigada a intervir. Segredos envolvendo a família de Leran são descobertos e ele juntamente com sua família são incapazes de ficarem de fora desta guerra.
Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está
estimulando uma guerra civil."
Em meio a tanto caos, Leran conhece Judra, uma jovem orfã e para variar cheia de mistérios também, foi nesta parte que o autor resolveu introduzir uma pitada de romance, que ao meu ver não foi essencial, mas deu uma tranquilidade na leitura, mas como gosto da ação, eu dispensaria.
Quem ama distopia vai adorar o livro, nem vou citar todos os personagens secundário que eu amei pois me apaguei demais, e claro tive meu coração partido várias vezes nesta leitura, mas confesso que meu lado sádico ama quando o livro foge do comum e acaba matando meus personagens favoritos, haha.
Me identifiquei muito com Luana, e apesar de gostar de Leran o personagem não me chamou tanto a atenção, foi isso que mais gostei do livro, você não precisa gostar da personagem o enredo e a escrita fácil do autor por si só te encanta.
"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
o livro veio cheio de ilustrações lindas, por onde passava queria mostrar as páginas para as pessoas, fiquei toda boba. Fora os extras que o livro possuí, enfim é leitura nacional que não perde nada para as distopias aí de fora. O contexto, a escrita, as tramas e conflitos sobre o governo nos fazem refletir, e muito. Logo quando li me lembrei de um trecho de uma música que reflete bem alguns partes do livro:
Paz sem voz, não é paz é medo.

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

PorEssasPáginas 23/05/2015

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas
Insatisfação. Sono. Pressa. Desapego. Em poucas palavras, esses são os sentimentos que você terá ao ler Supernova. Com um mundo razoável, roteiro interessante, personagens enfadonhos e abuso de clichês, Supernova consegue ser apenas mais um na lista de fracassos da alta fantasia brasileira. Para agilidade da resenha os clichês estarão marcados em roxo. Vamos dissecar o cadáver.

Supernova conta a história de Leran (tive que olhar no livro porque não lembrava o nome do personagem), garoto órfão de pai, muito bom no arco e flecha, que vive em um mundo a magia é proibida e seus praticantes são caçados. Leran se descobre capaz de usar magia, e juntamente com outros magos, tentará derrubar o poder, proteger sua família, salvar o dia e ficar com a garota. Poxa, escrevendo assim o livro até parece bom.

Começamos o livro com um prólogo de criação do mundo, muito inútil e desnecessário assim como vários capítulos e cenas futuras. Explicações sobre magias (fogo!terra!água!ar! coração!luz!trevas!) e cenas inteiras de estudos sobre magia e como ela funciona tornam a leitura de Supernova ainda mais arrastada.

Um detalhe muito criativo de Supernova são os silenciadores, caçadores de magos que são cheios de apetrechos e são assassinos muito bem treinados. Eles foram muito bem aproveitados no livro e quando aparecem são um sopro de ar fresco.

Quanto aos demais companheiros da aventura de Leran, nenhum se destaque a não ser talvez Galek que possui motivos para vingar seu pai dos silenciadores, sua irmã Laura e sua namoradinha Judra - ambas não são oque parecem.

O livro muda bastante de tom pelo capitulo 16, quando temos a visão de um silenciador - parece até que estamos lendo outro autor! Onde estava esse cara antes? Mas alegria de leitor dura pouco e logo voltamos a algumas cenas ensebadas na corte do rei e diálogos que não adicionam em nada a trama.

Possui um final levemente surpreendente, mas nada de novo no gênero. A irmã de Leran - Luana (sim, eu tive que consultar no livro de novo) deixa de ser um peso morto e torna-se uma personagem muito útil, assim como a rainha Nagisa mostra sua verdadeira face.

Este livro poderia ter se beneficiado muito de outro escritor. O autor poderia ter vendido suas idéias e elas estariam melhor cuidadas na mão de alguém bom, que soubesse criar personagens envolventes - dos quais o livro carece muito, tornar a história concisa e deixar somente o relevante. Leran não consegue capturar o leitor em momento algum, principalmente com tantos clichês no começo do livro.

Supernova também possui algumas ilustrações bonitas e esta edição vem com acréscimo de um capítulo do segundo livro - o qual dispensei completamente pois não acompanharei a série de forma alguma.

Se o vir na livraria, ignore.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-supernova-o-encantador-de-flechas
Bella Nine 22/10/2015minha estante
Sabe o que parece? O autor se preocupou tanto em criar esse monte de informações - muito clichê - que esqueceu uma das coisas mais importante: entender seu personagem. O autor inventou de escrever em primeira pessoa , por quê? Escolher primeira pessoa te obriga a conhecer seu personagem, a como ele enxerga o mundo - forma coerente, please, porque o autor foi muito infeliz nas criações das poucas reflexões que fez na visão do Leran. - Será que se a obra fosse em terceira pessoa ela seria melhor?

Poly 21/05/2015

A isolada cidade de Acigam vive em uma ditadura e sofre a ameça de uma guerra civil entre o governo tirado e a Guilda, um grupo de pessoas que utilizam os ensinamentos da Ciência e das Energias.
Os soldados do governo chamam os membros da Guilda de magos por praticarem artes desconhecidas e utilizarem de forças energéticas. A Guilda exige direitos para a população e melhorias no desenvolvimento da cidade e o governo quer impedir isso a todo custo.
Em Acigam vive um garoto, Leran, que está terminando a escola e é muito bom em atirar com flechas. Ele é órfão de pai e mora com a mãe e irmã Luana no subúrbio. Ele tem um avô comerciante (e mago) que mora no centro e o ensina controlar energia secretamente.
Por ser um ótimo aluno, seu professor lhe dá de presente um arco com flechas no último dia de aula, nesse mesmo dia ele presencia o assassinato causado pelo uso da magia.

Mesmo após toda a explicação, demoro um pouco para conectar os fatos. E, quando consigo raciocinar, rapidamente o sono passa e eu fico em total alerta. Se o governo revirou as lojas do centro e está prendendo comerciantes, meu avô corre sério perigo.
P. 120

Supernova é simplesmente incrível! Me deliciei na leitura de cada página e fiquei extasiada a cada nova passagem. Não é apenas um livro bom, é um livro MUITO BOM e um LIVRO NACIONAL MUITO BOM!
Fui lendo e indicando para os meus amigos e eles já ficaram na expectativa para ler (leiam!).
No meio disso tudo Leran conhece Judra e eles começam a ficar mais do que apenas bons amigos. Judra passa a ser uma personagem tão importante para a história que há até uma parte do livro escrita toda na perspectiva dela.
O livro é narrado em primeira pessoa, na visão de Leran e Judra.
Há muita ação, aventura, suspense, fantasia e até um pouco de romance.
O mais incrível é que o autor cria um mundo totalmente novo, nos joga dentro dele e não nos sentimos perdidos em momento algum por tudo ser escrito de uma forma bem didática.
A leitura flui bem, mas eu preferi ler com bastante calma para saborear cada parte do livro com muito prazer.
Há um intenso debate sobre política, ciência, sociologia e religião. E mesmo sem haver a citação explícita desses temas eles estão presentes nas entrelinhas.
O tempo todo temos reviravoltas e situações novas e eu ficava me perguntando: MAS COMO ASSIM ISSO ACONTECEU?!
A diagramação é ótima. O livro é bem dividido em partes e capítulos e há algumas belíssimas ilustrações de cenas da história. O miolo é bem simples, exceto pelas ilustrações, que são em preto e branco, mas isso não as desmerecem nem um pouco.
A ilustração da capa é no mesmo estilo das que estão no interior do livro, só que colorida, então só pela capa já dá para ter noção de como é o traço do ilustrador.
O encantador de flechas é o primeiro livro da série Supernova e no fim da história há o primeiro capítulo do próximo livro da série, A estrela dos mortos.
Já estou ansiosa para ler e curiosa para saber o que aguarda Leran nessa nova aventura.
Leitura praticamente obrigatória para fãs de fantasia. Recomendadíssimo!

site: http://polypop.net/livro-supernova-o-encantador-de-flechas/

Lu 21/05/2015

"Supernova - O Encantador de Flechas" é o primeiro livro de uma série fantástica com muitos mistérios, conflitos e magia. Leran, o protagonista, é um garoto curioso e um pouco distraído, mas muito dedicado as artes que lhe interessam. Logo no primeiro capítulo, ele ganha de seu professor um arco e flecha para que ele continue treinando sua arte preferida, mesmo que as aulas tenham acabado.

O avô de Leran é um senhor muito especial que domina uma forma de energia, o encanto que consiste em organizar as energias ao seu redor e concentra-las em coisas tangíveis, ou seja, em objetos e até mesmo, no próprio corpo. O livro é cheio de descrições como essa, para que não fiquemos tão perdidos durante a história e eu achei ótimo, porque "Supernova" não é o meu tipo de livro preferido e isso fez com que o começo do livro ficasse um pouco lento pra mim.

"Supernova" é cheio de cenas emocionantes e envolventes. No começo, nem Leran acredita que em sua cidade existem conflitos contra o governo, mas logo seu avô começa a contar sobre os Magos e a Rebelião e isso muda a vida de Leran por completo, já que em Acigam o uso da magia é totalmente proibido, enquanto é amplamente praticado e ensinado nas escolas nas outras cidades além dos muros.

Confesso que achei que não iria gostar do livro, até porque livros de fantasia não são o meu forte, mas depois de noventa páginas, eu estava completamente envolvida na história, curiosa com os acontecimentos, querendo saber mais sobre o governo, Leran, seu avô, Luana e seus poderes. Eu não conseguia parar de ler, então posso dizer que Renan fez um ótimo trabalho com suas descrições, que apesar de longas, não são nada cansativas.

O gostoso do livro são as ilustrações que encontramos vez ou outra. São tão bem feitas e combinam tanto com a história que você sente como se a ilustração fosse animada. Outra parte muito interessante do livro são os Apêndices que nos falam dos personagens, sobre os assuntos locais e pontos de interesse de Acigam e o CAPITULO EXTRA! Ah, o capítulo extra é... Bom, vocês vão ter que ler para saber!

Se você é daqueles que amam fantasia, adoram cenas com muita ação, mistério e personagens incríveis, "Supernova"é o livro perfeito para você. Agora me resta esperar ansiosa pelo segundo livro.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/03/supernova-o-encantador-de-flechas-renan.html

Bia 20/05/2015

Resenha publicada no Blog ACEDLeitores
O livro foi uma doce cortesia da Editora Novo Conceito. E tenho que começar dizendo o quanto a edição ficou linda.
Na obra, conhecemos a então pacata cidade de Acigam. Se trata de uma cidade muito isolada, com costumes diferentes. Uma dessas diferenças se torna bem nítida na aprendizagem escolar dos jovens: eles aprendem mais sobre a vida em Acigam que qualquer outra coisa, inclusive os ensinamentos são voltados para aquilo que eles poderão exercer na cidade. Dentre outras coisas, eles tem aulas de combate, e servir o exército local é a primeira opção de muitos jovens.
A ciência aprendida é muito fechada e desinteressante. Para eles, somente os deuses tem a capacidade alterar o meio.
Em meio a essa sociedade tão estranha, com políticas completamente militares, vive Leran e sua família. Ele está concluindo a fase escolar, e mora com sua mãe e sua irmã. Seu pai falecera.
Aprendeu habilidades de arco e flecha na escola, inclusive as desenvolveu muito bem. Mas com seu avô paterno, ele teve a oportunidade de aprender uma ciência bem diferente da ensinada na escola...
Leran descobrira que os seres humanos podiam sim influenciar o ambiente, por meio do controle dos elementos,através de magia e encanto. E mais: descobrira que ele não só podia, como também tinha esse dom, e com a ajuda de seu avô poderia se tornar mais hábil.
Diante dessa descoberta literalmente cheia de encantos, Leran descobre também um lado obscuro. A magia é totalmente proibida na cidade, e quem a pratica é punido com a vida, caso o governo ou seus representantes o descubram.
Seria difícil um soldado qualquer conseguir destruir um mago hábil, porém o governo conta com soldados que são treinados exclusivamente para isso, os Silenciadores.
E uma guerra está prestes a eclodir. Quem sairá vitorioso?
Pela primeira vez tenho opiniões muito divergentes de uma leitura. Foi literalmente uma montanha russa, em partes fiquei totalmente empolgada a ponto de não desgrudar os olhos do livro, em outras desagradada, a ponto de empacar na leitura. Serei bem honesta em todos os pontos com vocês, por isso peço que leiam a resenha até o final.
É uma história fantástica, onde temos drama, romance, aventura e mistério.
O romance e o drama foram os pontos que me desagradaram. Leran é muito dramático com assuntos que eu, a rainha do drama, não achei cabível.
O livro é dividido em quatro partes, sendo a primeira narrada por Leran, e foi justamente o ponto de vista do personagem principal que me incomodou. Pra mim ele deu mais detalhes do drama que qualquer outra coisa.
A forma como se desenrolou o romance também me desagradou. Eu achei forçada, não vi química no casal.
Resumo Leran como imaturo e dramático, mas não vou colocar isso como uma crítica negativa, uma vez que se trata de uma série e as vezes é justamente isso que o autor deseja passar. Como no passar das páginas o meu incômodo com o personagem foi diminuindo, tive a impressão que nos próximos livros ele vai amadurecer.
Agora a aventura e o mistério me agradaram por completo. Fiquei empolgada e surpresa com os acontecimentos imprevisíveis que se sucederam.
Adorei os personagens secundários, em especial Lua, irmã de Leran, e amei as habilidades de Mael. Acho que todas as meninas que lerem vão amar Judra, a namoradinha de Leran. Não gostei do romance, mas amei a construção dessa personagem.
E não se assustem, mas eu também amei os Silenciadores. Eles deram todo o tempero para a história. Renan os criou apavorantes, porém a cada aparição eu ficava instigada e louca para saber mais sobre eles. Não posso falar a parte que gostei mais dentre as divisões do livro, porque posso dar algum spoiler, mas envolve esses personagens.

"É um homem vestido com roupas escuras e uma capa que voa para trás enquanto se movimenta. No entanto, não parece correr; ele levita."

Antes de concluir a resenha, preciso elogiar as ilustrações de Licínio Sousa. Perfeição define.
E para finalizar, pesando o que me desagradou com o que me deixou empolgada, defino o livro como encantador para os fãs de fantasia. Estou na expectativa pela continuação, espero que seja breve, e recomendo sim a leitura, é nacional, o autor teve todo um cuidado com os leitores, colocando anexos para que nos aprofundássemos mais na realidade de Acigam, e fiquei totalmente "innamorata" pela edição.

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2015/05/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Jussier 01/05/2015

Quem nunca quis ser um encantador?
Um livro nacional que mistura muito bem aventura e fantasia. A temática magia sempre me atrai, com a história de Leran não foi diferente. Leran é um garoto de 17 anos que está terminando o colégio e precisa decidir se o seu futuro é trabalhar no exército, servindo em defesa do governo, ao qual ele discorda de muita coisa imposta pelo Rei de Acigam, ou trabalhar no mercado. Nesse período de transição ele descobre muita coisa sobre o passado de Acigam, da sua família e sobre a ciência dos encantadores. Muita reviravolta na vida de Leran e de sua família garante uma leitura intensa que faz você largar o livro só quando terminar.

site: https://instagram.com/oqueli_/

Amiga Leitora 30/04/2015

Supernova - O Encantador de Flechas por Blog Amiga da leitora

Meu Deus, eu não sei nem por onde começar essa resenha. Como eu tenho sérios problemas com autores brasileiros - que sempre me decepcionam nas minhas leituras - eu fiquei realmente impressionada com o Renan Carvalho. Este livro está sensacional, uma narrativa leve e envolvente e muito mistério a cada página que lemos.

Em 'O Encantador de Flechas' conhecemos Leran Yandel, um jovem entrando para a maioridade e prestes a se formar em um mundo onde ele logo percebe ser diferente do que ele imaginava e aprendeu durante anos na escola. Acigan é uma cidade atrasada se comparada com as outras e também foi fechada há 15 anos fazendo com que ninguém entre ou saia dela. Seu governo é rígido com o estudo da ciência e a utilização de magias, e deixa bem claro que qualquer "mago" pego utilizando magia será imediatamente morto.

É aqui que mergulhamos nesse universo distópico e fantástico que o Renan criou. Leran se vê mais envolvido do que poderia imaginar na guerra civil que está para acontecer e tem um papel importantíssimo nela. Ele conhece muitos amigos, vê a morte de perto, é traído e cresce muito como personagem. Em seu ódio contra o governo e sua afinidade com as flechas ele encontra seu estilo próprio de magia onde se denomina 'O Encantador de Flechas'.

O governo por seu lado contava com os silenciadores, pessoas altamente treinadas para matar qualquer mago que aparecesse em sua frente. Não podemos esquecer também de uma personagem altamente encantadora, que te faz amá-la, odiá-la e amá-la novamente sem contar com sua participação crucial para o desenrolar do livro.

Se eu amei? Com certeza, 'O Encantador de Flechas' superou todas as minhas expectativas e me surpreendeu muitas vezes do início ao fim, sem contar as lindas ilustrações que temos em alguns capítulos que fazem com que nossas mentes explodam de excitação pelas cenas. Já entrou para os meus favoritos e indico para todo mundo!

site: http://www.amigadaleitora.com/2015/04/resenha-supernova-o-encantador-de.html#comment-form

Silvana 20/04/2015

Para falar a verdade não sei nem como desenvolver essa resenha. São tantas informações, um mundo tão rico, com reviravoltas e descobertas a todo instante que fica difícil falar sobre ele sem soltar nenhum spoiler. Vou tentar, mas sei que tudo o que eu escrever aqui não chega nem perto da magnitude dessa obra.

No mundo de Supernova, o homem aprendeu a observar os fenômenos da natureza e depois de muitos estudos complexos sobre as energias que servem de matéria-prima para tudo o que existe, o homem conseguiu manipular essa energias. A partir dai desenvolveu-se um conhecimento avançado que levou sua população a supremacia. Só na cidade de Acigam que não. Lá esse controle é proibido, e a população está se afundando cada vez mais na pobreza debaixo de um governo tirano. É em Acigam que vive Leran, nosso protagonista. Leram está com 17 anos e prestes a completar seus estudos. Estudos esses que são focados na cultura de Acigam. A unica parte boa, são as aulas de arco e flechas, onde Leran é o melhor.

Mas as aulas que interessam mesmo a Leran são as ministradas pelo seu avô. Todos acham que seu avô é um artesão e dono de loja, mas na verdade seu avô conhece uma outra ciência, diferente da que é ensinada no colégio. Leran aprendeu que existem pessoas que conseguem controlar o campo de energia que nos rodeiam, e a partir disso, alterar os elementos da natureza. Essa pessoas são conhecidas em Acigam como "magos", Mas o termo é usado de uma forma ruim. Como já disse anteriormente, a magia é proibida em Acigam. Mas Leran ficou fascinado por esse conhecimento e pediu que seu avô lhe ensinasse a verdadeira ciência.

Primeiro ele aprendeu sobre as diferentes energias presentes em todos os lugares, inclusive dentro de nós. São dezoito ao total. Agora Leran está aprendendo a controlar essas energias. E não é só o controle da energia, tem que aprender a identificar os elementos que estão em volta antes de tentar controlar algo. Seu avô é um especialista em uma das formas de controle, o encanto. Leran também. Ele tem suas aulas escondidas, até mesmo de sua mãe. E depois de uma dessas aulas, Leran presencia um ataque a alguns magos e conhece os Silenciadores, um grupo de assassinos contratados pelo governo para acabar com os magos. É quando Leran descobre sobre a Guilda, um grupo de "magos" que lutam contra a opressão do governo. E seu pai já foi líder desse grupo. Mas seu pai morreu e alguns dos mais fortes do grupo estão sendo derrotados pelos silenciadores.

A Guilda surgiu como um movimento secreto dos comerciantes de Acigam para protestar contra o fechamento das fronteiras, após o governo proibir o livre acesso às outras cidades. Mas o governo descobriu que eles usavam magia e a caça aos magos começou. E o povo não tem nem ideia do que está acontecendo. O governo esconde muito bem os corpos. Só que os magos não vão aceitar a morte em silêncio. E Leran acaba no meio desse conflito, tendo que defender a sua mãe e sua irma, e suas únicas armas são "o encanto" e o arco e flecha que ele sabe utilizar muito bem. Mas Leran não está sozinho, mesmo sob toda essa tensão, ele acaba descobrindo o amor com Judra, uma garota que ele acaba conhecendo por acaso, depois de uma de suas visitas a seu avô.

Como disse no começo da resenha, estou sem palavras para descrever o quanto gostei do livro. Dos três livros que chegou aqui em casa da Novo Conceito, esse foi o ultimo que eu li, pois, não estava esperando nada dele. E como me surpreendi. A história é magnifica, bem construída, com personagens encantadores e muita, mas muita aventura por todo o livro. Tem de tudo um pouco, magia, elementos, lendas, romance, mistérios, decepções, ação, lutas entre o bem e o mal, conspirações, enfim para todos os gostos. É daquelas histórias que você lê e é trasportado para dentro dela. Eu vive com Leran tudo o que aconteceu. Descobri as coisas com ele, chorei, amei, senti a dor da traição, me reergui e lutei. Foi sem duvida uma das melhores leituras do ano até agora. A capa está perfeita e a editora está de parabéns com o trabalho realizado.

Os nomes diferentes e a quantidade de personagens confundem um pouco e demorei a me familiarizar com eles. Mas depois me envolvi completamente. A história é narrada por Leran e por uma outra pessoa que não vou dizer quem é, para não soltar spoiler, mas que me deixou de queixo caído quando descobri o que tinha acontecido. Leran literalmente me encantou, apesar de discordar de algumas atitudes suas, não tem como não torcer por ele. Judra também é um destaque a parte. Garota forte e decidida, que sabe o que quer e não exita quando precisa tomar alguma atitude, mesmo quando isso não é o que pede o seu coração. Não vou falar de todos os personagens, pois, como disse, são muitos, mas teve vários que me chamaram a atenção dentre os magos e também entre os silenciadores. E o autor machucou meu coração varias vezes, pois ele não tem dó de matar seus personagens. Recomendo com certeza para quem gosta de uma boa história de fantasia.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

RUDY 19/04/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe da minha predileção pela ficção científica, um dos primeiros estilos que aprendi a ler na infância através dos contos de Issac Isimov; aliada a ficção, o gênero fantasia ligada a magia, é outra de minhas paixões. E foi tudo isso que encontrei nesse livro.

Fazia tempo que não lia uma ficção fantasia tão bem escrita, carregada de detalhes importantíssimos para o entendimento do enredo e para a compreensão de todas as vertentes que se desenrolam no enredo altamente criativo e envolvente.

E talvez os detalhes a que temos de estar atentos seja o ponto questionável para algumas pessoas, porque se não tiver atenção, poderá perder a vertente da estória e pode se tornar um ponto negativo. Não para mim porque amo os detalhes, por causa dos livros de suspense e policial, mas para os leitores um tanto mais desatentos.

Veja, não quero dizer com isso que a história não seja dinâmica, muito pelo contrário, a ação permeia o livro do início ao fim, cheira de reviravoltas e novos acontecimentos inseridos na trama durante toda a leitura; porém aqueles leitores que querem apenas a ação sem explicação, poderá não achar o livro tão bom. Mas é bom demais!

Da construção das personagens às descrições dos lugares, das magias, das lutas, tudo é bem elaborado, tem profundidade e não ficamos com pontas soltas. Tudo é explicado a seu tempo e claro, deixando o gancho para a continuação da série.

Já deu para notar que o livro me conquistou de maneira integral e sabe o que é o melhor, é de um autor nacional gente! Vê que orgulho para nós! Recomendo o livro várias vezes para os amantes de uma boa ficção fantasia.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/04/resenha-23-o-encantador-de-flechas.html
Michelle 27/06/2022minha estante
não é de um genero que eu leia muito

Angela Cunha 26/04/2023minha estante
Eu amo demais uma fantasia juvenil, pelo tanto de lições que elas nos transmitem. É um livro que deixa a gente com vontade conhecer e saborear cada pedacinho!
Beijo

daniel 19/04/2015

Pra acabar com o preconceito contra os Nacionais
O Encantador de Flechas é um livro que eu sempre tive vontade de conhecer, antes mesmo dele ter sido relançado pela editora Novo Conceito, à qual agradeço pela oportunidade de finalmente ler esta obra. Este é mais um daqueles livros que vêm para confrontar os preconceitos com a literatura nacional. Eletrizante, criativo e envolvente. Posso afirmar, sem dúvida alguma, que de todas as obras nacionais que li até o momento, O Encantador de Flechas tem um lugar privilegiado entre os meus favoritos.

A história se passa em Acigam, uma cidade cercada por muros, onde nosso protagonista Leran vive com a mãe e a irmã. Neste lugar, o governo proíbe intensamente o uso e o estudo das energias, que são as fontes de magia utilizadas pelos magos. Acontece que Leran é um garoto que demonstra afinidade com a magia, e seu avô é um experiente mago. Em decorrência disso, o garoto têm aulas às escondidas com seu avô, que lhe passa os conhecimentos secretos sobre as energias que regem o universo e lhe ensina a técnica de manipulação dos elementos.

Como os magos são visto como um grande perigo às autoridades locais, o governo acabou por implantar um sistema de segurança específico para lidar com eles, sistema este que era composto por guerreiros altamente especializados na interceptação da magia, chamados Silenciadores. A maior parte da população não sabe, mas a cidade de Acigam passa constantemente por conflitos decorrentes do uso da magia. E não demora até Leran ser inserido neste contexto, e precisar lutar para o bem de sua família e de seus companheiros.

O romance se faz presente na história, mas, felizmente, em uma dose bem aceitável. Leran conhece uma garota misteriosa chamada Judra, por quem o garoto se apaixona. A narração do livro é feita em 1ª pessoa e, a partir de determinado momento, a mesma passa a se dividir entre o ponto de vista de Leran e Judra. A linguagem utilizada é bastante fluída e os capítulos são bem estruturados. As cenas de ação são bem desenvolvidas, e o desenvolvimento dos elementos fantásticos foi muito bom.

O livro mescla os gêneros Fantasia e Distopia, uma mistura bastante delicada, na minha opinião. Estava receoso quanto a isso ao iniciar a leitura, uma vez que esta mistura dos gêneros já me rendeu decepções, mas felizmente, o autor consegue unir os dois gêneros de maneira excelente. A edição está maravilhosa, começando por esta capa incrível e as ilustrações muito bem feitas ao decorrer da história. O livro conta ainda com um capítulo extra e um apêndice, para auxiliar-nos a entender melhor alguns termos utilizados. O desfecho do livro é eletrizante, sendo uma tarefa difícil interromper a leitura, principalmente na reta final. Temos também o primeiro capítulo do próximo livro da série, ao final do livro, que contribui para deixar-nos ainda mais ansiosos para o próximo volume. Com toda certeza, este é um livro que eu super recomendo. Se você quer dar uma chance à literatura nacional, O Encantador de Flechas é uma excelente opção, você não vai se arrepender.

site: http://oficinaleitor.blogspot.com.br/

Ana Luiza 18/04/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books
Leran é um jovem da isolada cidade de Acigam, que vive sobre uma cruel ditadura que persegue os magos — nome vulgar dado aos praticantes da Ciência das Energias. Apesar de ter uma vida tranquila, não escapa ao garoto as limitações de sua rotina e Leran sonha em poder conhecer diferentes lugares e pessoas. É com seu avô que o jovem aprende a controlar as energias. Em treinos secretos, Leran aprende a não só perceber melhor como manipular o mundo ao seu redor.

É após um dos treinos, quando está indo para casa, que Leran presencia o assassinato de um “mago”. Assim, ele acaba também descobrindo a Guilda, uma facção rebelde de Controladores que querem libertar Acigam do governo tirano. Entretanto, a tarefa não é fácil, já que o exército da cidade conta com soldados especiais, os perigosos Silenciadores, cruéis assassinos treinados para matar Controladores. Por muito tempo o Governo e a Guilda se enfrentaram silenciosamente, mas, agora, Acigam trilha um caminho sem volta para uma sangrenta guerra civil.

Ciente dos riscos de ir contra o Governo, Leran tenta não se envolver com a batalha iminente para proteger sua família, a mãe e a irmã Luana. Assim, o jovem segue sua rotina na medida do possível e tenta aproveitar ao máximo, especialmente quando está ao lado de Judra, uma garota delicada e divertida com a qual ele se envolve. Entretanto, com a crescente tensão que toma a cidade, fica impossível para Leran esconder seu poder e, assim, ele acaba se juntando a Guilda e sendo sugado para a rebelião. Mas, seu futuro ainda guarda muitas surpresas e Leran se deparará com segredos antigos e traições inesperadas. A verdadeira batalha está só começando.

Supernova: O Encantador de Flechas é o primeiro volume da série Supernova. Eu estava bastante curiosa para ler o livro e com ótimas expectativas para obra, que, infelizmente, não foi tudo o que eu esperava.

A trama de O Encantador de Flechas é intrigante e bem bolada e o autor soube desenvolvê-la bem, apesar de que algumas coisas poderiam ter suprimidas e o livro poderia ter sido mais curto sem alterar a essência da história. O universo criado por Carvalho é muito interessante e bem pensado, fiquei muito curiosa para saber ainda mais sobre a Ciência das Energias e ver o mundo fora de Acigam, onde o Controle não é proibido. A narrativa em primeira pessoa (pela perspectiva de Leran, depois de Judra e depois de volta ao garoto) é boa, mas não fluí com muita rapidez. O autor foi extremamente detalhista e isso me irritou um pouco, apesar de que me agradou muito ele ter conseguido agregar diferenças perceptíveis entre a narração do Leran e a da Judra.

O Encantador de Flechas é uma obra com bastante ação e, se por um lado isso foi bom, pois me deixou empolgada durante toda a leitura, por outro, as cenas de luta, uma após a outra praticamente, que são minuciosamente descritas, acabaram se tornando repetitivas e deixando a leitura arrastada. Demorei 11 dias para terminar O Encantador de Flechas e acredito que a minha leitura teria sido um pouco mais rápida se tivéssemos um pouco menos de batalha durante a obra. Entretanto, quando finalmente terminei O Encantador de Flechas, fiquei ansiosa por mais e muito curiosa pelos próximos volumes. O desfecho foi muito emocionante e bem bolado e acabou compensando pelo início e meio um pouco lentos.

Os personagens são um ponto forte de Supernova: todos eles têm papel na trama e personalidades fortes. Algo que amei é que vemos os protagonistas amadurecerem durante a leitura. Leran, que no início era nada mais que um garoto curioso e meio desatento, acabou se tornando um homem forte e um poderoso controlador. Acabei me apegando bastante a ele, foi legal vê-lo crescer e amei sua dedicação constante a família. Entretanto, minhas personagens favoritas foram Judra e Luana.

Judra não me chamou atenção em nada no principio, ela parecia ser apenas uma garota comum e meio bobinha. Entretanto, em O Encantador de Flechas, os personagens podem nos enganar bastante e Judra foi uma delas. Quando descobri quem ela é realmente, acabei amando a personagem, que é uma mulher forte e decidida, o tipo de personalidade que inspira! Já Luana me chamou atenção desde o início. Me identifiquei logo de cara com a excêntrica irmã de Leran e suas roupas pretas e atitude meio gótica. Entretanto, apesar da aparência agressiva, Luana é uma garota muito fofa e inteligente, mas que também não deixa de ser forte e muito poderosa. Infelizmente, senti que a personagem não teve toda a atenção que merecia, mas estou confiante que o autor nos presenteará com muito mais dela nos próximos volumes!

Supernova: O Encantador de Flechas não foi tudo o que eu esperava, contudo, foi uma boa leitura que, acima de tudo, me deixou muito curiosa pelo resto da série. Carvalho têm bastante potencial e criatividade de sobra, o autor promete agradar fãs de obra de aventura e mistério, com direito a muita ação, batalha, mistério e até mesmo magia.

A edição do livro é um presente para o leitor! A diagramação está perfeita, com desenhos bem legais espalhados ao longo do livro! Adorei o traço dos desenhos, que enriqueceram bastante a obra. Também adorei a capa, que traz muitos elementos da história e é misteriosa e sombria como a trama. E tem mais, no final, encontramos três apêndices sobre o universo criado pelo autor e os personagens, além de um capítulo extra! Nem preciso dizer que adorei essas “extras”, não é mesmo?

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/04/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Naty__ 16/04/2015

Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai acertar o coração do leitor em cheio; não pense que esse trocadilho é pura jogada de marketing não. Essa é a segunda edição do autor. Renan Carvalho publicou a obra em 2013 pela editora Novo Século e foi esgotada rapidamente. Este ano tudo mudou: a obra ganhou nova edição, desta vez, publicada pela editora Novo Conceito com o selo Novas Páginas; além de conter ilustrações inéditas e um capítulo extra.

Renan Carvalho usou e abusou da sorte. Porém, esse não foi o elemento principal para fazer com que sua obra conquistasse tantos corações. Além de um conjunto de fatores, o ápice de tudo foi um só: talento. Isso o autor tem e ai de quem ouse refutar essa ideia. O autor mesclou dois gêneros que são um dos mais cobiçados: fantasia e distopia. O resultado não poderia ser diferente do atual.

“Nesses anos de aulas, aprendi sobre a verdadeira lei que orienta o mundo. Trata-se de energias presentes em todos os lugares, inclusive dentro de nós. Dezoito delas no total, tomando a forma de cada um dos elementos existentes” (p.25).

Acigam é uma cidade não tão incrível e muito bem descrita por Renan. Não há contato com o exterior ou, ao menos, tudo relacionado a isso é considerado proibido. Os funcionários do governo exercem uma atividade um tanto quanto estranha: eles repelem qualquer meio de propagação de habilidade mágica. Este é o grande desejo das pessoas, visto que alguns possuem habilidades e, as que não têm, apenas temem o poder dos mais fortes.

O autor cria um mundo moderno e sofisticado. Existe uma sucessão de avanços científicos e o homem aprende a observar os fenômenos naturais. Através disso, eles desenvolvem estudos aprofundados sobre as energias que servem de matéria-prima para tudo. É algo fora do comum e que deixa o leitor antenado a cada detalhe.

“- Depois de alguns meses discutindo, foi decidido que deveríamos pressionar os líderes da cidade para que atuassem com ações mais democráticas, assim como acontece em outros lugares do mundo” (p.59).

Enquanto o mundo é repleto de avanços, Acigam parece retroceder. A cidade padece diante da tamanha ignorância de seu povo e do poder exacerbado que o governo exerce sobre eles. A submissão é algo lamentável e visto com um grande teor. Leran é o personagem em destaque e que nasceu nessa tão retrógada cidade. Entretanto, o fato de ela ser não quer dizer que o jovem também será. Pelo contrário, ele é bastante sonhador e um ótimo arqueiro. Determinado, o que ele mais gosta é de estar com seu avô em suas aulas secretas em que aprende a manipular uma espécie de ciência.

Além de Leran, a obra também retrata sobre a jovem Judra. Ambos narram a história, de forma intercalada. As incógnitas que Judra deixa durante a leitura podem deixar o leitor intrigado, de tão misteriosa que ela é. Contudo, parece que isso é apenas um atrativo para o jovem, pois surge uma afinidade indelével entre os dois.

“Cubro os olhos para não ver a brutalidade e me sento no canto do quarto, chorando ao me encolher, como se eu fosse novamente a garota escondida no armário. Permaneço retraída, de olhos fechados, quase sem respirar. Evito qualquer ruído capaz de denunciar minha presença” (p.215).

Se você gosta de aventura e muita ação, certamente, ficará satisfeito com a obra. Compreenderá a criação do mundo, a verdadeira lei que o orienta e as energias presentes em todos os lugares; além de fazer menção sobre Fogo, Ar, Luz, Água, Terra e Trevas. É para encantar. Para entender, basta ler e admirar.
Lana Wesley 02/02/2017minha estante
Tenho visto muitos elogios em relação a esse livro, porém ele aborda um gênero que não costumo ler, por isso nunca havia dado uma chance a essa leitura. Imagino que o autor consegue de fato criar um mundo de forma bem construída, ate porque ele consegue descrever isso de uma forma bem real, isso com certeza me chamou muito a atenção, além de ter uma trama bem envolvente. Enfim, futuramente quero poder ler esse livro.

Marta 04/02/2017minha estante
Não conhecia esse livro mais adorei a resenha!! Dica anotada!!
Bjoss