Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas

Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Nominável 20/02/2023

O livro é uma aventura frenética, por muitas vezes violenta que em alguns momentos me remeteu ao universo do livro "O ceifador", no entanto ficando semelhante apenas em alguns conceitos estéticos.
Narra a história de um jovem herói que aos poucos se vê em uma jornada para salvar não só sua pele, ou de sua família, mas a cidade toda que é refém de um sistema autoritário. Ele irá conhecer o amor, a perda, a traição, a decepção, a busca pela verdade. Em nenhum momento a leitura se tornou enfadonha, a cada capítulo eu só queria saber onde isso tudo ia culminar. E nem sempre o autor optou por caminhos óbvios. Livro fantástico!

Letícia 24/06/2013

Um novo mundo para sonhar.
Em um domingo na Feira do Livro, uma pessoa super simpática me conta a história de uma saga chamada Supernova, e mesmo não estando acostumada a ler livros sobre magia, me interessei pela história apenas pelo pequeno resumo que a tal pessoa me deu. Essa pessoa, nada mais, nada menos, que o autor dessa saga maravilhosa.
Meus sentimentos por Supernova cresceram em pouco tempo, e não pude evitar me apaixonar pela história agitada e emocionante do jovem Leran, meu mais novo herói. Fiquei madrugadas acordada lendo e me apaixonando pela história e virei fã em um instante.
Enfim, O Encantador de Flechas é o livro que você se prende do começo ao fim. É como explorar um mundo novo, e começar a viver todas as emoções ao lado dos personagens. É difícil explicar. A cada momento que Leran aprendia mais sobre magia, eu me interessava mais e mais, e me sentia como uma pequena aprendiz dessa ciência tão intrigante. Absorvi todos os ensinamentos passados de avô para neto, e aprendi muito com o guerreiro da história. Leran, um garoto forte que faria de tudo para defender sua família, e seus companheiros. Um garoto carinhoso, que conquistou um ser tão frio como Judra, a única silenciadora que eu não odiei. Odiei um pouco, talvez. Mas meu amor por esses dois juntos foi maior, o tempo todo. Apesar de tudo, esse casal guerreiro sempre estará no meu coração.
Como eu disse, esse é o tipo de livro que faz você viver intensamente cada momento sem nem piscar. Eu não sei descrever o quanto eu amei ler esse livro! Acho que eu fui encantada pelas magias de Leran. E espero ansiosamente o próximo livro, para que esse encanto se fortaleça cada vez mais.

Raphael 31/05/2015

Encantadoramente Novo.
Supernova – O Encantador de Flechas, é o primeiro livro da “Supernova”, cujo o autor – Renan Carvalho -, já escreveu a continuação, que tem o nome de A Estrela dos Mortos. O livro conta a história de Leran Yandel e sua família, em especial de sua irmã, Luana Yandel. Ambos moradores de Acigam, uma isolada cidade, cercada há 15 anos por muros que impedem que os cidadãos entrem ou saiam dela sem o controle extremo de seu Governo, liderado pelo Rei Evandro Cardorcia. Além do isolamento físico, a cidade é isolada também ideologicamente. Dentro dos muros é ensinada uma ciência que não condiz com a ciência real, ensinada nas cidades fora do domínio de Cardocia.
Logo no início, descobrimos que o jovem Leran tem um poder de concentração muito grande sobre as coisas da natureza. Muitas vezes, tal peculiaridade era confundida com falta de concentração, já que frequentemente ele abandonava os acontecimentos ao seu redor para focar sua atenção em elementos da natureza. Entretanto, com seu avô Bretor, Leran aprende que tal característica se dá pelo fato de ter a habilidade de controlar as energias da natureza, canalizando-as em seu favor.

Leran acredita que este será o maior contato que ele terá com ciência real, já que o Governo detém o monopólio do ensino, e os ensinamentos de seu avô trazem muitos riscos. Contudo - Leran e seu avô - ao voltarem da loja de um velho comerciante no centro da cidade - se veem no meio de um conflito entre “magos”, nome dados aos cidadãos capazes de controlar as energias, e soldados do Governo Ditatorial. Leran acaba ainda por presenciar o assassinato de um dos magos, por um tipo diferente de soldado chamado de Silenciador, que até aquele momento ele desconhecia. Durante a investida deste soldado, Leran e seu avô são atingidos pelo “silêncio”, efeito produzido pelos soldados diferenciados. É neste ponto que o jovem começa a ter noção real do que se passa a sua volta.

A narrativa do autor é ágil e faz com que os acontecimentos descritos acima ocorram de maneira muito rápida. Logo temos um Leran muito envolvido no conflito da Guilda, que é a reunião dos magos, proporcionando muita ação. O leitor é instigado a virar as páginas de maneira voraz, em busca do próximo conflito.

A obra, que é dividida em quatro partes, traz uma reviravolta marcante na Parte III. Que para mim, é o que faz o livro ser tão bom como é. Durante as duas primeiras partes, o livro é narrado pelo jovem, no tempo presente. Enquanto na terceira parte, temos a inserção da narração de Judra, uma personagem marcante no livro, e de extrema importância. É com ela - entre o presente e o passado - que podemos entender diversas nuances que nos deixam aflitos durante o livro. A narrativa, que continua com ritmo acelerado traz consigo elementos que elucidam a história momentaneamente.
Mas é claro, que como em toda Saga, o autor nos deixa com um Cliffhanger de arrancar os cabelos, apesar de desvendar a maioria dos mistérios que envolvem Acigam logo no primeiro livro. O autor nos deixa com o primeiro capítulo de Supernova - A Estrela dos Mortos, com Leran e sua irmã. E com isso Renan Carvalho consegue nos deixar admirado com sua escrita simples, contudo extremamente envolvente, que carrega enxurradas de críticas construtivas.

site: http://www.memoriasliterarias.com/2015/05/resenha-supernova-o-encantador-de.html#comment-form

Jéssica e Suas Leituras 26/06/2023

Livro incrível
??Pensem num livro incrível com muita ação e aventura. Olha que esse é só o primeiro de uma saga. Gostei do Leran por sua bravura, seu esforço e por não só pensar nele, mas em sua família.
Esse é daqueles livros com um universo único criado pelo autor com magos, assassinos, cientistas, mocinho que se apaixona por vilã e muitas reviravoltas. Muitas mesmo!
São vários personagens secundários e cada um com sua importância para o desenrola da estória. Mas meus favoritos foram o Leran e a Judra. Judra foi tipo um amor e ódio ao mesmo tempo.
A escrita é fluída, e é um livro dividido em partes e narrado em primeira pessoa e isso torna a leitura mais emocionante, pois nos colocamos no lugares dos personagens.

Yukari 09/10/2014

Surpreendente
O livro O Encantador de Flechas é simplesmente surpreendente!
Uma história envolvente, quando você nota já está em uma batalha emocionante e não quer parar de ler.
Um livro para quem gosta de fantasia e muita ação.

Thais 01/02/2014

Melhor Livro EVER
Assim que se começa a ler Supernova – O encantador de flechas, percebe-se que esse se trata de um livro de fantasia para adolescentes no melhor estilo Jogos Vorazes de ser, tanto na forma que é escrito, como a forma que a história é contada até que chegamos a trechos, em parágrafos, em partes que realmente são de “explodir cabeças”.
Renan Carvalho conta em seu livro a história de Leran Yandel, um jovem rapaz que vive em uma cidade cercada de muros e de normas, onde o poder e a informação é algo restrito a aqueles de grandes cargos na politica ou no meio militar. Acigam. Ali, terminando a escola, Leran fica restrito a uma vida que não deseja, ingressar o meio militar ou seguir com a loja de seu avô e manter o negócio da família. Tudo muda a partir dos ensinamentos de Bretor Yandel, avô de Leran, que o ensina a “verdadeira magia” por trás das energias que tudo nos cerca, a partir dela o jovem conhece a Guilda, conhece seus dons, faz amigos, se envolve com uma garota perfeita, no entanto enigmática e principalmente faz inimigos.
Um dos pontos altos do romance são os elementos de ação e humor, o misticismo por trás das energias torna-se segundo plano com o desenvolvimento do garoto que acaba se tornando um exímio lutador pelos direitos, honra e os ideais que há muito tempo foram perdidos em Acigam, como não se sentir em um baile de formatura como o de Leran ao ler as páginas que narra o evento? Como não sofrer pelas perdas e rir com os avanços da Guilda sobre a tirania do governo? Como não perder a respiração com o grupo de jovens modeladores que invadem uma torre cheia de armadilhas e têm que ajudar um ao outro para conseguir ficar vivos e completar sua missão?
Enfim, Supernova não só se mostrou totalmente original em relação a outros romances de fantasia, como se torna totalmente original com o desenrolar da história, desde a descrição dos personagens secundários, do ambiente em que se transformam, até o desfecho final com a narrativa do protagonista do livro. Sem contar ainda os silenciadores, toda vez que esses inimigos apareciam causavam grande problema para o lado dos mocinhos, dentro da história, o grupo de assassinos com armas e golpes especiais foram uma das melhores criações de Renan Carvalho na trama.
“Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família! Agora eu sou um mago, posso lutar. Desenvolvi minha própria especialidade e irei aprimora-la ao máximo. Farei o governo tremer ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas”. (CARVALHO, RENAN, 2013, PÁG 177)

Não preciso falar mais nada né? Só que o livro é tudo isso mesmo, só lendo pra ver. Se você também já leu ou se interessou comenta ai, divulguem esse ótimo trabalho do Renan Carvalho e que venha A ESTRELA DOS MORTOS!

site: http://divandocomrimel.blogspot.com.br/2014/01/supernova-o-encantador-de-flechas.html

Thais de Lioncourt 23/04/2013

"Supernova- o encantador de flechas" (Renan Carvalho)
No começo de tudo seis Deuses criaram o mundo, eles eram TERRA, FOGO, ÁGUA, AR, LUZ e TREVAS...

Acigam é uma cidade dominada pela ditadura de um governo que não permite que seus habitantes conheçam a ciência que controla os elementos a nossa volta. Essa ciência é chamada de magia; há anos atrás o governo impediu que seus comerciantes viajassem pra outros lugares, fechando suas fronteiras e proibindo o povo de usar magia em sua cidade.
As pessoas que se rebelaram a essa causa foram caçadas pelos soldados e seus novos aliados chamados de silenciadores, um grupo especial treinado para caçar os magos, as mortes foram catalogadas como acidentais, não atribuindo ao governo sua verdadeira culpa, inclusive o pai de Leran, Caio yandel também morreu em um desses ”acidentes”.
Com 17 anos e terminando o ensino médio, Leran Yandel vive com sua irmã Luana e sua mãe Laura no bairro das Oliveiras em Acigam. Leran é um ótimo arqueiro e seu avô Bretor yandel está ensinado a ele como controlar essas energias dos elementos que nos rodeiam e transforma-las em magia. Seu avô possui uma loja no centro comercial, onde ele o visita a tarde a fim de aprender sobre esse controle sem que sua mãe saiba uma vez que ela e o sogro não se dão nada bem.
Após presenciar a morte de um mago (amigo de seu avô e membro da guilda que seu avô também faz parte) pelas mãos de um silenciador, Leran se vê em meio de uma guerra civil, onde sua família é caçada e sua cabeça esta a premio.

Enfim... A minha opinião sobre esse livro.

Há uns dias atrás li um livro muito bom chamado “o guardião” que apesar de ser maravilhoso, não conseguiu me surpreender. Eu adivinhei o final antes de chegar nele e não gostei do modo como às coisas se desenrolaram. Aí comecei a reclamar que por ler demais nenhum livro conseguia me prender e me surpreender depois.
Eu adoro o selo ‘novos talentos da literatura brasileira’ da editora Novo século e trabalho na livraria saraiva, sempre compro os títulos desse selo e na última vez comprei o “supernova”. Depois de ter acabado o guardião e desiludida da leitura, comecei a ler esse novo, adorei a criação do mundo e depois disso fui devorando o livro, achei o começo da história um pouco previsível e também sabia q a mocinha era vilã kkkk, porém o jeito como tudo se encaixa é incrível...
Eu fiquei vidrada no enredo, eu me sentia em Acigam com a narrativa perfeita do autor, foi uma viagem fascinante e apesar de no começo ter achado previsível, me surpreendi com todo o resto, o livro perfeito onde não existem pontas soltas, n vejo a hora de ler o próximo da série.

A única parte ruim disso foi que fiquei com DPL (depressão pós-leitura) e demorei um pouco pra conseguir ler outra coisa, já que não conseguia deixar Acigam...

Antigo 21/09/2022

Acabei o primeiro e já estou curiosa com o segundo!
Supernova me surpreendeu com um enredo bem construído essa leitura proporciona uma experiência maravilhosa, os desdobramentos do final foram incríveis e estou bem empolgada pela continuação quero saber quais serão os próximos passos dos irmãos Yandel e o que o futuro reserva para eles.

Mari Scotti 09/10/2013

Supernova!
Leran vive em Acigam, uma cidade isolada do resto do mundo, a única que possui restrições rígidas contra a magia e a ciência. A cidade bem atrasada tecnologicamente em comparação às outras.
Sendo um dos melhores alunos de arco e flecha da escola, ganha de seu professor um equipamento novinho que o ajuda a desenvolver melhor a descoberta dessa ferramenta e a ser mais centrado, pois ele se perde um pouco em pensamentos de vez em quando.
Recebe aulas sobre magia de seu avô, escondido claro, mas no retorno de uma dessas aulas, descobre que nem tudo é tranquilo em Acigam e por trás da aparência pacifica da cidade, há uma rebelião acontecendo e que existem seres capazes de anular a magia que ele tem aprendido a manipular.
É órfão de pai, mora apenas com a mãe e a irmã Luana, uma menina a quem não dei atenção no começo do livro, mas que ganhou muito meu respeito durante a trama desenvolvida pelo Renan.
Em paralelo conhecemos Judra, uma garota delicada e divertida, que logo deixa nosso protagonista apaixonado, mas que possui um grande mistério a envolvendo. Prepare-se para se surpreender com ela!
Existem muitos personagens, mas não revelarei para não estragar a leitura de vocês, só acrescento que amei a Boom! E se não existisse a Judra eu juraria que ela e o Leran têm uma quedinha um pelo outro rs.

Demorei a ler o livro, pois fiquei alguns meses sem ele e só me devolveram esta semana. Gostei da narração do Renan, é em primeira pessoa, intercalando entre dois personagens importantes. A trama está bem amarrada e o primeiro livro respondeu muitas perguntas, o que não frustra, mas só instiga para sabermos o que vem no próximo volume. O final é surpreendente, digno de autores renomados. É ousado e assustador no ponto certo!
Amei a Judra, foi uma das personagens que mais me cativou, não por ela possuir um papel importante na trama, mas por ser destemida, mesmo reconhecendo todas as suas fraquezas.
Uma distopia nacional que vai te deixar sem dormir, até descobrir o que são os Silenciadores e como conseguem anular a magia e derrotar magos poderosíssimos. E o mais importante: Por que são tão contra a magia?

Surpreendente e inovador.

Parabéns ao autor! Estou ansiosa pelo próximo livro e espero que a editora nos dê em breve a notícia do lançamento!

Abaixo algumas fotos para vocês!

Beijos, Mari Scotti

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2013/10/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Pedro P. R. 31/08/2022

incrível
O Encantador de Flechas, primeiro volume da saga Supernova era um livro que sempre tive vontade de ler, pois o vi muitas vezes nas prateleiras da Saraiva aqui em Salvador, mas que por algum motivo (talvez a síndrome de vira-lata que eu tinha antigamente achando que livros bons eram os estrangeiros) eu acabei nunca o pegando.

Mas o mundo da volta, nós aprendemos com nossos erros e hoje mergulho cada vez mais em fantásticas obras de companheiros escritores brasileiros e Renen Carvalho entrou com facilidade nas minhas melhores leituras desse ano.

O Encantador de Flechas é uma obra voltada para o público jovem adulto, com ilustrações fantásticas, personagens cativantes, cenas de luta bem descritas, um mundo criativo e um romance que deixa tudo muito interessante.

Se fosse para comparar com outra obra incrível que eu já trouxe aqui no perfil, seria com a Saga Krystallo do Raphael Fraemam. Um livro que aborda lutas politicas entre um governo opressor e um povo oprimido. Sociedades atrasadas enquanto outras são bem avançadas. A diferença entre eles é que na saga Supernova, abordamos muito mais o lado magico e a ação que envolve essa magia.

Outro ponto fortíssimo da história são as referências a jogos clássicos que marcaram muito da infância de alguns gamers.

Na história, acompanhamos Leran, um jovem que está chegando a idade adulta, terminando sua escola, aprendendo com seu avô os segredos mágicos do mundo e que acaba se envolvendo numa guerra civil entre magos oprimidos por um governo que repudia o uso de magia e o avanço tecnológico para o povo. No meio disso tudo, muitos segredos serão revelados, vidas serão perdidas e corações serão traídos.

A saga Supernova está disponível no kindleunlimited em um relançamento independente do autor. Não só o primeiro e segundo volume que já tinham sido lançados por editora no passado, como também o inédito terceiro volume.

Quer saber mais sobre o autor? Fica de olho que segunda tem mais sobre ele.

Doug 02/03/2024

Que surpresa boa
Bem achei maravilhoso o livro com muita ação e lutas brutal personagens são sem misericórdia para matar. Livro cheio de magia no mundo surpreendente que autor criou. Ainda tem traição e um final muito diferente mais eu gostei. Top o livro

Paulo Cezar 07/04/2013

Supernova - O Encantador de Flechas, Renan Carvalho
Leran Yandel vive com a mãe e sua irmã, Luana, está em seu último ano do colégio e logo entrará na vida adulta. Ele vive em Acigam, uma cidade que foi cercada por uma muralha a 15 anos, ninguém sai ou entra na cidade, os moradores foram completamente isolados do resto do mundo.
Durante as aulas os alunos aprendem uma ciência completamente diferente do que é ensinado nas demais cidades. Segundo os professores é impossível controlar a energia, os elementos. Yandel sabe que isso não é verdade, antes da construção da grande muralha, os viajantes e comerciantes aprendiam esse controle e traziam para a cidade. Bretor, avô de Leran, sabe como controlar essa energia e está tentando passar esse conhecimento ao jovem.
Depois de uma aula sobre controle na loja de seu avô, eles partem em direção ao bairro onde o jovem mora. No caminho presenciam um ataque de magos a soldados da cidade. Subitamente são atingidos pelo "silêncio", não conseguem ouvir e nem falar nada, é durante esse acontecimento que Leran descobre a existência dos Silenciadores, guardas bem treinados que localizam e matam os "magos".

Após arrancar a adaga do cadáver ele se levanta e fica de costas para mim. Tomba a cabeça para o lado, como se tivesse percebido algo, e se vira por completo na minha direção, encarando o beco. Tomo um susto com seu movimento e me encolho tentando evitar que ele me note.
Página 25

Após esse dia, Leran Yandel assumirá grandes responsabilidades...

O Encantador de Flechas, primeiro livro da Saga Supernova, foi uma tremenda surpresa! Pela capa e sinopse já consegui ter umas ideias do que iria encontrar durante a leitura, mas acabei descobrindo muito mais do que imaginava...
O livro, por ser o primeiro, é repleto de informações. Todas elas são necessárias para entendermos melhor os acontecimentos em Acigam. Alguns leitores podem não gostar disso, mas são extremamente necessárias para um melhor entendimento.

A história se desenvolve bem rápido e quando Leran descobre sobre a Guilda de magos (rebeldes) e sobre os Silenciadores, ele e sua família são obrigados a se juntar aos demais magos no Covil. Os ataques são constantes e muitas perdas ocorrem. Tanto magos quanto soldados são assassinados.
Repleto de ação, é impossível querer parar a leitura, mas, como tinha que trabalhar e só estava lendo a noite, fiz algumas pausas e aproveitem pra pensar melhor sobre o que estava lendo. A história é completamente original, não li nada parecido até hoje. Claro que podemos encontrar diversos livros envolvendo magia, mas nenhum como Supernova.

Renan Carvalho construiu seu "próprio mundo" de uma forma bem simples de entender durante a leitura. Os personagens, alguns difíceis de suportar, foram bem descritos e construídos por ele. Os segredos e reviravoltas que a história revela são fantásticos e até totalmente impensáveis pelo leitor até determinado momento.

A história é dividida em 4 partes e só na terceira compreendi melhor o motivo dessa divisão. Um novo personagem assume a narração da história. É nessa parte que compreendi melhor uma reviravolta que a história teve. Tudo o que imaginei foi por água abaixo! O autor mudou completamente o rumo da história. Não que isso tenha prejudicado o seu desenvolvimento, tudo isso me deixou mais curioso e interessado em saber como tudo terminaria.
Acho que nem preciso dizer o motivo do título O Encantador de Flechas. Não é mesmo? A imagem que postei acima já diz tudo sobre o que podemos esperar sobre o controlador de energia (mago) Leran Yandel.

A capa desse livro chama bastante a atenção do leitor, mas a editora a deixou um pouco escurecida. Não sei se foi a impressão ou algo assim, mas fez com que a imagem fique bem diferente da capa que utilizaram para divulgação. É quase impossível ver o mago que o Silenciador matou presente na capa.
Falando nos Silenciadores, sim... são vários, eles são os principais oponentes dos magos durante a história.
Você teria coragem de enfrentar algo que não deveria existir? Um ser que você não sabe o que ele realmente é?

O final é revelador, deixa muitas perguntas para serem respondidas na continuação. Será que conseguirei esperar pelo lançamento de Estrela dos Mortos sem ler o primeiro capítulo disponibilizado no fim do livro?

Espero que possam ter a oportunidade de conhecer essa fantástica história!

Kenia 15/04/2013

Bom, o livro é dividido sabiamente em quatro partes – todos narrados em primeira pessoa, a maioria pelo personagem principal Leran, e eu vou resenhar como um todo, tentando não entregar a história por completo, e sim deixando você leitor instigado a conferir essa maravilha de livro!
No início temos um prólogo super interessante revelando como o mundo em que vivemos foi criado por deuses e certas energias, assim como a mistura ou encontro dessas energias resultou no mundo onde a história acontece.
E então conhecemos Acigam, uma cidade que teve suas fronteiras fechadas há 15 anos por muros onde ninguém entra ou sai sem a permissão do governo. O que é ensinado dentro de seus muros são coisas diferentes de fora deles.
Fora de Acigam, é normal lidar com energias. É desde criança que se aprende a usar, de acordo com sua vontade e personalidade. Lidar com as energias é literalmente praticar magia. Fora de Acigam, a magia é permitida e ensinada livremente, sendo o contrário em Acigam, onde é proibido. Há algum tempo atrás, controlar energias era permitido, porém o governo decidiu caçar os praticantes de magia, denominando-os Magos, e o governo usa uma unidade especial bastante temida chamada Silenciadores para caçá-los.
É nesse cenário que somos apresentados a Leran Yandel, um jovem que está quase terminando seus estudos para ingressar no mundo adulto que tem uma habilidade incrível com o arco e flecha. Essa habilidade ele adquiriu na escola e é super reconhecido por isso por seu professor. Paralelo as aulas, Leran passa bastante tempo com seu avô, Bretor Yandel, na loja da família que fica no centro da cidade. O que ninguém sabe é que o jovem vai lá para aprender a controlar energias.
Em uma dessas visitas ao avô, Leran e ele acabam perdendo a noção do tempo e voltam pra casa tarde. Não é aconselhável andar tarde pelas ruas, existe uma espécie de toque de recolher, e pode acontecer de ser interrogado pelos guardas do governo. Porém, os dois não tinham opção e seguem para casa. No caminho, Leran presencia uma cena de tamanha crueldade, e seu avô percebe que não poderá mais esconder as coisas que estão acontecendo na cidade de seu neto.
E tem mais segredo sendo mantido do jovem, e dessa vez pela sua mãe Laura e sua irmã Luana, segredo esse que será a resposta pra muita coisa.
Em meio a essa onda de segredos sendo revelados, Leran conhece Judra, uma jovem com afinidades e ideais parecidos com o dele, e daí vai surgir um romance bem bacana, porém com algumas surpresas!
Leran também começa a ficar inteirado da situação em Acigam e a situação vai se agravando. Acompanhamos sua evolução em dominar as energias e seu papel na rebelião, assim como na luta com os Silenciadores. A essa altura novos personagens são apresentados e somos levados a uma trama super inteligente que na verdade nos revela além do trivial, esteja preparado para muitas batalhas de tirar o fôlego! Aos que jogam RPG, essa é uma grande influência que pode ser sentida nas páginas desse volume, além de outras essências captadas das obras de fantasia no geral.
O que vai acontecer nas páginas seguintes é algo sensacional, já que o autor não poupa de detalhes, não poupa personagens (afinal o sacrifício é necessário em toda guerra) e não poupa surpresas! Ele consegue prender até a última página! Só uma coisa: a terceira parte é um capítulo especial, narrado por uma outra personagem, e que muda ou influencia em qualquer julgamento precipitado, porque em O Encantador de Flechas, nada é previsível!
No final do livro, o autor presenteia a todos com um apêndice sensacional, com uma breve descrição dos personagens, um guia de Acigam com verbetes locais e pontos de interesse, além de conceitos básicos para controladores iniciantes de energia, o que facilita bastante a compreensão da história e termos específicos. E algumas páginas do segundo livro " A Estrela dos Mortos", só pra me deixar na ansiedade da continuação!
Eu super recomendo esse primeiro volume da série Supernova que acredito ter um super potencial pra ser um destaque do ano de 2013, digo isso sem nem pensar, é uma obra de fantasia que como todos estão presenciando, está cada vez mais ganhando espaço no Brasil, com escritores talentosos e de um carisma bacana demais. Com certeza entrou pra minha lista de favoritos!
Eu não gosto de comparar, mas assim como Jogos Vorazes, O Encantador de Flechas tem um que de distopia (um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos), e daí você pode entender que a história terá muito a surpreender!

Marcos Ogre 07/12/2013

Pra cabra forte
Muitos foram os motivos que me levaram a ler Supernova. Conheci o livro através de um vídeo do Cabine Literária, e gostei muito da história e do fato de que o autor é bem jovem. Sem contar as menções a Jogos Vorazes, que tanto amo. Não podemos também deixar de falar a respeito do book trailer, que é lindo, e da arte da capa, com um ar misterioso e atraente para leitores de fantasia, como eu. Enfim, vamos partir para a parte onde eu falo do que achei do livro.
É muito raro que eu me apaixone por um livro devido ao protagonista, e isso também aconteceu comigo quando comecei a leitura. Leran é um protagonista muito interessante, é corajoso e curioso - até demais da conta, né seu Leran - e o apego que ele tem com os detalhes é uma característica qual adorei, foi encaixada de uma maneira diferente de tudo que vi nos livros que já li - não foram lá tão poucos. O que me fez ficar grudado nesse livro mesmo foi o "todo". O mundo. O que havia para ser explorado. A ciência. *O que vou falar aqui não é spoiler, tá no primeiro capítulo.* Logo de cara, na primeira cena em que essa tal ciência é colocada como algo real, logo no primeiro instante mesmo que vi como ela funciona, tive que dar uma paradinha, desviar meus olhos das letras, para desabafar um longo e empolgado "uau" *isso levando em conta que eu estava em plena aula de física*. Pensei quase que em voz alta "isso sim é uma novidade". Renan conseguiu, logo no seu primeiro livro, fugir dos clichês impostos sobre a fantasia de um jeito que me deixou ávido por mais. E a cena da capa...
O senhor Carvalho escreve realmente muito bem. O livro é narrado (pelo menos 75% dele) pelo ponto de vista do personagem Leran, acompanhando as descobertas, as escolhas difíceis e alguns dilemas que era esperado que um rapaz de sua idade fosse enfrentar. A leitura flui muito bem, sempre no presente, e o que vemos pelos olhos do jovem Yandel é muito bem detalhado. As cenas de ação são digníssimas de muitos outros uaus. Um salve para os personagens secundários, que foram criados com personalidades totalmente distintas e imprevisíveis, permitindo-nos sempre nos surpreender com seus próximos passos. Luana, por exemplo, é uma personagem maravilhosa de se acompanhar, até me senti de frente a um "eu meu" feminino, com aquele estilo dark e meio roqueiro. A "rainha dos vampiros" não deixa a desejar.
Mas, agora, preparem-se para a descoberta mais impremeditável de toda essa resenha, um feito que devia ser marcado como histórico: me apaixonei pela mocinha! Sim, a mocinha! Isso foi assustador para mim, um hater de mocinhas e de romances (sempre desejo que elas morram no final). Judra onseguiu atravessar essa barreira em meu coração, esse coração pedregoso e livre de mocinhas, me sinto tão livre que quase me imagino dançando num campo de flores. Claro, não me apaixonei por nada. Judra não é qualquer uma...
Para finalizar, quero pedir para que se preparem, se quiserem ler esse livro. Não o indico para guris fracos e molengas, apegados a personagens como um bebê ao seio da mãe. Isso aqui é para cabras fortes, de garra, com sede de guerra e sangue! Treine seu coração para uma aventura empolgante de verdade, uma aventura inovadora, que vai te deixar louco pela continuação, onde muralhas podem abrir sua imaginação como um zumbi abre um cérebro.
Então, nada mais justo que dar cinco estrelas.
O livro é muito bom mesmo, embora não perfeito (peço que não foquem na facilidade que é para Leran se apaixonar...), e vou guardar sempre em minha memória como um livro que, de fato, me mostrou o significado de "embarcar para um outro mundo". Leiam, cabras fortes!

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/ meu blog ;)