Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Leituras&Fofuras 11/06/2015

Resenha do blog Leituras & Fofuras
Resenha do blog Leituras & Fofuras
É PROIBIDA A CÓPIA TOTAL OU PARCIAL DESTA RESENHA.

Resenha do blog Leituras & Fofuras: http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/2015/05/resenha-supernova-o-encantador-de.html

"Vou defender todos os que são reprimidos por esse governo tirano. Eu me vingarei! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família. Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi a minha própria especialidade e a aprimorarei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

Primeiramente, devo deixar claro que escrever essa resenha foi bem difícil. Primeiro porque quando gosto muito de um livro, tenho dificuldade de descrever meus sentimentos sobre o mesmo. Segundo, era tanta informação e tanta coisa que eu queria comentar sobre ele, que a resenha ficaria gigante (e olha que já está grande!). Terceiro, várias das coisas que eu queria comentar eram spoiler e por isso tive que me conter e falar o mínimo possível sobre a história. O quarto motivo é mais um pedido de desculpas pelo tamanho da postagem, que contará com ilustrações que encontrei no site e Face do Renan e que não resisti e tive que colocar aqui rs (PS: as ilustrações da postagem não constam no livro. As do livros são outras em preto e branco).

"O fato de vivermos isolados do mundo, presos dentro dos muros, não os incomoda. Afinal, nenhum deles teve a oportunidade de conhecer algo lá fora. Não parece que têm vontade de mudar as coisas. Na verdade, nem sabem que a vida pode ser diferente... mas eu sei. Essa mediocridade não é para mim."

Em O Encantador de Flechas conhecemos nosso protagonista, Leran Yandel, um jovem que vive em Acigam, uma cidade atrasada e cercada, onde ninguém pode entrar ou sair. O governo é bem rígido e ele dita o que os jovens devem ou não estudar. Leran está quase completando 18 anos e também seus estudos, focados na história e cultura de Acigam, mas através de seu avô, ele descobre que tudo o que eles aprendem é manipulado e que o governo esconde outro tipo de conhecimento. Conhecimento esse que é proibido na cidade e a punição para os que praticam é a morte. Essa ciência é o que chamamos vulgarmente de magia, e no mundo criado por Renan, a magia é uma forma em que o homem aprendeu a manipular os elementos, ou mais precisamente, a energia que serve a matéria-prima. Leran é excelente na arte do arco e flecha e ao juntar sua habilidade de encantos, ele se nomeia O Encantador de Flechas.

"Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está estimulando uma guerra civil."

Seu avô se passa por um artesão e dono de uma loja, mas há noites em que ele ensina Leran a manipular essas energias. É numa dessas noites que um ataque contra aqueles chamados de “magos” acontece e Leran testemunha em primeira mão a punição que esses recebem através dos Silenciadores, soldados contratados pelo governo para assassinar qualquer pessoa que seja encontrada praticando magia. E a partir daí ele descobre sobre um grupo de magos que se opõe ao governo e está atrás de uma rebelião, eles são chamados de Guilda. A guerra civil é inevitável e Leran terá que treinar bastante para ajudá-los a derrotar os ditadores e também a proteger sua família, especialmente depois de um segredo ser revelado e o perigo ser ainda maior do que ele imaginava.

"Além do silêncio, eles possuem armas que desabilitam totalmente sua capacidade de controle. Isso sem contar alguns artefatos que permitem levitação, invisibilidade e outras artimanhas."

Pouco depois das primeiras cem páginas a coisa esquenta de vez e o bicho pega (e isso não quer dizer que o livro fique bom apenas depois das cem primeiras páginas, apenas que a coisa fica feia de verdade por volta desse tempo). A história te prende de uma forma que você quer saber tudo sobre tudo. Novos personagens aparecem e a ação é contínua, quando você acha que as coisas estão calmas, tem alguma reviravolta e as lutas voltam, a ação acontece. O livro envolve elementos distópicos, fantasia, romance, magia, ação, mistério, aventura, suspense e por aí vai. Eu queria alguém pra comentar os acontecimentos, minhas suposições, as surpresas, minha raiva sobre alguma coisa, etc., e esse livro é exatamente assim, te deixa ansioso(a) pra sair comentando e discutindo sobre ele com alguém.

Uma coisa me incomodou: o romance, que não me convenceu. Ele iniciou e teve um desfecho rápido e superficial. Não torci pelo casal. Também não gosto de Judra, par romântico de Leran. Poderia citar uma coisinha aqui e ali que também não me agradaram muito, mas de modo geral, o livro foi muitoooo bom. Estou bem ansiosa pela continuação, “A Estrela dos Mortos”.

"Se eu vivesse assim, teria muito mais motivos para me rebelar contra o governo, mais até do que os magos. Porém, quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas. E isso está longe de acontecer aqui.''

Uma das coisas que me agradou bastante é o fato de Leran não ser "O salvador", porque em muitos livros, um único protagonista é que pode fazer a diferença, ser "o herói" e nesse não, é uma mistura de vários personagens que fazem a diferença.

Depois de tantos livros distópicos, me acostumei a desconfiar mais facilmente dos personagens e devo dizer que acertei em cheio o que acreditava ser o segredo de dois deles, então algumas revelações “bombásticas” não surtiram efeito em mim porque eu já desconfiava que aquilo iria acontecer, mas acredito que algumas pessoas vão se surpreender com algumas revelações! De qualquer forma, outras situações me surpreenderam.

"Poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez eu desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. [...] Quando eu menos esperar, estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier."

A diagramação está simples, mas bonita, com bom tamanho da fonte, páginas amarelas. A capa é uma nova versão da primeira edição do livro e eu adorei. Nessa versão lançada pela Novo Conceito, há novas ilustrações e também um capítulo extra, além do primeiro capítulo do segundo volume “A Estrela dos Mortos”. No fim, também há apêndices com os personagens, o guia de Acigam e sobre a ciência das energias. É muito bom ter essas informações sobre o mundo criado por Renan. O livro é dividido em quatro partes: Segredos, A Guilda, Silêncio e Tomando o Poder. Três desses capítulos são narrados em primeira pessoa por Leran e um deles por Judra.

Renan elaborou um mundo bem criativo e de certa forma inovador, pelo menos pra mim foi bem diferente de outras leituras que envolvem os mesmos elementos literários e a dinâmica da história prende o leitor até que a leitura acabe. Eu diria que O Encantador de Flechas até tem um final "fechado", mesmo deixando algumas coisas em aberto e portanto aguardo A Estrela dos Mortos ansiosa pra ver qual como seguirá a história, porque ainda tem muito a ser explorado.

Fico feliz de poder dizer que, depois de tantas decepções com livros nacionais no ano passado, 2015 me deu agradáveis surpresas com os dois nacionais que li até o momento. Renan conseguiu unir distopia com fantasia de forma excelente. Recomendo com certeza!

Descrição da capa: dessa vez vou descrever mais superficialmente porque tem vários detalhes que seriam complicados de explicar. Na capa vemos Leran de costas, apoiado e observando no canto de um muro, um silenciador que está com o dedo indicador na boca fazendo o sinal de silêncio. Há um corpo no chão, próximo ao silenciador. Nas costas de Leran vemos seu equipamento de arco e flecha. O título e nome do autor estão de branco e no lugar da letra O em Supernova, tem um símbolo em vermelho, um círculo com várias pontas.

site: http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/2015/05/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Tamires 27/05/2015

Resenha postada no blog: Garota Indecisa
Uma leitura fantástica, ele foi meu livro viajante, o coitado já está até "acabadinho " de tanto andar em mochilas, malas, porta-luvas do carro e tc.

O livro se passa em Acigam, uma cidade onde o povo vive isolado e alheio ao mundo lá fora por conta de um governo controlador. Murros cercam a cidade e impede que qualquer um saia ou entre.
Mas nem sempre foi assim, á muitos anos atrás o povo através de viagens conheciam outras culturas e através delas obtiveram o conhecimento da ciência e magia, e como conhecimento é poder o governo proibiu tais ciências, trancou os portões da cidade e condenou qualquer um que fosse pego praticando magia.
Foi nesta época de quase guerra, que surgiu a Guilda, um grupo de pessoas conhecedora da verdadeira ciência, mas infelizmente o governo não deixou passar e logo revidaram atacando-os com a ajuda de seus aliados: os Silenciadores, criaturas capazes de derrotar, matar e anular a magia. Foi assim que a Guilda desapareceu, e durante anos a cidade foi silenciada, vivendo das migalhas do governo em uma paz aparente, sendo induzidos a acreditar de que aquilo era o melhor que eles podiam ter, e nada que existisse fora daqueles murros valeriam a pena.

Supernova no aeroporto de RJ ás 2AM

A família Yandel esconde muitos mistérios, Leran está acabando o ensino médio, prestes a fazer 18 anos é o melhor na turma quando o assunto é arco e flecha, ela tem uma irmã, Luana com quem mantém uma amizade muito forte apesar de tão diferentes. seu pai morreu quando eram muito jovens e sua mãe evita falar sobre o assunto, e tenta a todo custo deixar os filhos fora de problemas e do seu avô Bretor, com quem ela não se da bem por motivos misteriosos.
Apesar de contrariar a mãe Leran sempre faz visitas ao seu avô depois da aula, na verdade as visitas que acabam se tornando aulas, onde ele aprende sobre a verdadeira ciência, é lá que ele aprende sobre os elementos e a controlá-los. a primeira parte do livro é cheio de magia e mistérios e conforme eles vão sendo desvendados sendo introduzidos a uma distopia cheia de ação e conflitos.
Apesar da submissão do povo, a calmaria da cidade vem sendo abalada por conflitos e ataques de silenciadores, e a Guilda é obrigada a intervir. Segredos envolvendo a família de Leran são descobertos e ele juntamente com sua família são incapazes de ficarem de fora desta guerra.
Eles estão usando a ignorância da população para voltá-la contra os magos.
Isso é sujo, uma estratégia torpe. O próprio governo está
estimulando uma guerra civil."
Em meio a tanto caos, Leran conhece Judra, uma jovem orfã e para variar cheia de mistérios também, foi nesta parte que o autor resolveu introduzir uma pitada de romance, que ao meu ver não foi essencial, mas deu uma tranquilidade na leitura, mas como gosto da ação, eu dispensaria.
Quem ama distopia vai adorar o livro, nem vou citar todos os personagens secundário que eu amei pois me apaguei demais, e claro tive meu coração partido várias vezes nesta leitura, mas confesso que meu lado sádico ama quando o livro foge do comum e acaba matando meus personagens favoritos, haha.
Me identifiquei muito com Luana, e apesar de gostar de Leran o personagem não me chamou tanto a atenção, foi isso que mais gostei do livro, você não precisa gostar da personagem o enredo e a escrita fácil do autor por si só te encanta.
"Desenvolvi minha própria especialidade e a aprimorei ao máximo. Farei o governo tremer apenas ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."
o livro veio cheio de ilustrações lindas, por onde passava queria mostrar as páginas para as pessoas, fiquei toda boba. Fora os extras que o livro possuí, enfim é leitura nacional que não perde nada para as distopias aí de fora. O contexto, a escrita, as tramas e conflitos sobre o governo nos fazem refletir, e muito. Logo quando li me lembrei de um trecho de uma música que reflete bem alguns partes do livro:
Paz sem voz, não é paz é medo.

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Jussier 01/05/2015

Quem nunca quis ser um encantador?
Um livro nacional que mistura muito bem aventura e fantasia. A temática magia sempre me atrai, com a história de Leran não foi diferente. Leran é um garoto de 17 anos que está terminando o colégio e precisa decidir se o seu futuro é trabalhar no exército, servindo em defesa do governo, ao qual ele discorda de muita coisa imposta pelo Rei de Acigam, ou trabalhar no mercado. Nesse período de transição ele descobre muita coisa sobre o passado de Acigam, da sua família e sobre a ciência dos encantadores. Muita reviravolta na vida de Leran e de sua família garante uma leitura intensa que faz você largar o livro só quando terminar.

site: https://instagram.com/oqueli_/

Amiga Leitora 30/04/2015

Supernova - O Encantador de Flechas por Blog Amiga da leitora

Meu Deus, eu não sei nem por onde começar essa resenha. Como eu tenho sérios problemas com autores brasileiros - que sempre me decepcionam nas minhas leituras - eu fiquei realmente impressionada com o Renan Carvalho. Este livro está sensacional, uma narrativa leve e envolvente e muito mistério a cada página que lemos.

Em 'O Encantador de Flechas' conhecemos Leran Yandel, um jovem entrando para a maioridade e prestes a se formar em um mundo onde ele logo percebe ser diferente do que ele imaginava e aprendeu durante anos na escola. Acigan é uma cidade atrasada se comparada com as outras e também foi fechada há 15 anos fazendo com que ninguém entre ou saia dela. Seu governo é rígido com o estudo da ciência e a utilização de magias, e deixa bem claro que qualquer "mago" pego utilizando magia será imediatamente morto.

É aqui que mergulhamos nesse universo distópico e fantástico que o Renan criou. Leran se vê mais envolvido do que poderia imaginar na guerra civil que está para acontecer e tem um papel importantíssimo nela. Ele conhece muitos amigos, vê a morte de perto, é traído e cresce muito como personagem. Em seu ódio contra o governo e sua afinidade com as flechas ele encontra seu estilo próprio de magia onde se denomina 'O Encantador de Flechas'.

O governo por seu lado contava com os silenciadores, pessoas altamente treinadas para matar qualquer mago que aparecesse em sua frente. Não podemos esquecer também de uma personagem altamente encantadora, que te faz amá-la, odiá-la e amá-la novamente sem contar com sua participação crucial para o desenrolar do livro.

Se eu amei? Com certeza, 'O Encantador de Flechas' superou todas as minhas expectativas e me surpreendeu muitas vezes do início ao fim, sem contar as lindas ilustrações que temos em alguns capítulos que fazem com que nossas mentes explodam de excitação pelas cenas. Já entrou para os meus favoritos e indico para todo mundo!

site: http://www.amigadaleitora.com/2015/04/resenha-supernova-o-encantador-de.html#comment-form

Silvana 20/04/2015

Para falar a verdade não sei nem como desenvolver essa resenha. São tantas informações, um mundo tão rico, com reviravoltas e descobertas a todo instante que fica difícil falar sobre ele sem soltar nenhum spoiler. Vou tentar, mas sei que tudo o que eu escrever aqui não chega nem perto da magnitude dessa obra.

No mundo de Supernova, o homem aprendeu a observar os fenômenos da natureza e depois de muitos estudos complexos sobre as energias que servem de matéria-prima para tudo o que existe, o homem conseguiu manipular essa energias. A partir dai desenvolveu-se um conhecimento avançado que levou sua população a supremacia. Só na cidade de Acigam que não. Lá esse controle é proibido, e a população está se afundando cada vez mais na pobreza debaixo de um governo tirano. É em Acigam que vive Leran, nosso protagonista. Leram está com 17 anos e prestes a completar seus estudos. Estudos esses que são focados na cultura de Acigam. A unica parte boa, são as aulas de arco e flechas, onde Leran é o melhor.

Mas as aulas que interessam mesmo a Leran são as ministradas pelo seu avô. Todos acham que seu avô é um artesão e dono de loja, mas na verdade seu avô conhece uma outra ciência, diferente da que é ensinada no colégio. Leran aprendeu que existem pessoas que conseguem controlar o campo de energia que nos rodeiam, e a partir disso, alterar os elementos da natureza. Essa pessoas são conhecidas em Acigam como "magos", Mas o termo é usado de uma forma ruim. Como já disse anteriormente, a magia é proibida em Acigam. Mas Leran ficou fascinado por esse conhecimento e pediu que seu avô lhe ensinasse a verdadeira ciência.

Primeiro ele aprendeu sobre as diferentes energias presentes em todos os lugares, inclusive dentro de nós. São dezoito ao total. Agora Leran está aprendendo a controlar essas energias. E não é só o controle da energia, tem que aprender a identificar os elementos que estão em volta antes de tentar controlar algo. Seu avô é um especialista em uma das formas de controle, o encanto. Leran também. Ele tem suas aulas escondidas, até mesmo de sua mãe. E depois de uma dessas aulas, Leran presencia um ataque a alguns magos e conhece os Silenciadores, um grupo de assassinos contratados pelo governo para acabar com os magos. É quando Leran descobre sobre a Guilda, um grupo de "magos" que lutam contra a opressão do governo. E seu pai já foi líder desse grupo. Mas seu pai morreu e alguns dos mais fortes do grupo estão sendo derrotados pelos silenciadores.

A Guilda surgiu como um movimento secreto dos comerciantes de Acigam para protestar contra o fechamento das fronteiras, após o governo proibir o livre acesso às outras cidades. Mas o governo descobriu que eles usavam magia e a caça aos magos começou. E o povo não tem nem ideia do que está acontecendo. O governo esconde muito bem os corpos. Só que os magos não vão aceitar a morte em silêncio. E Leran acaba no meio desse conflito, tendo que defender a sua mãe e sua irma, e suas únicas armas são "o encanto" e o arco e flecha que ele sabe utilizar muito bem. Mas Leran não está sozinho, mesmo sob toda essa tensão, ele acaba descobrindo o amor com Judra, uma garota que ele acaba conhecendo por acaso, depois de uma de suas visitas a seu avô.

Como disse no começo da resenha, estou sem palavras para descrever o quanto gostei do livro. Dos três livros que chegou aqui em casa da Novo Conceito, esse foi o ultimo que eu li, pois, não estava esperando nada dele. E como me surpreendi. A história é magnifica, bem construída, com personagens encantadores e muita, mas muita aventura por todo o livro. Tem de tudo um pouco, magia, elementos, lendas, romance, mistérios, decepções, ação, lutas entre o bem e o mal, conspirações, enfim para todos os gostos. É daquelas histórias que você lê e é trasportado para dentro dela. Eu vive com Leran tudo o que aconteceu. Descobri as coisas com ele, chorei, amei, senti a dor da traição, me reergui e lutei. Foi sem duvida uma das melhores leituras do ano até agora. A capa está perfeita e a editora está de parabéns com o trabalho realizado.

Os nomes diferentes e a quantidade de personagens confundem um pouco e demorei a me familiarizar com eles. Mas depois me envolvi completamente. A história é narrada por Leran e por uma outra pessoa que não vou dizer quem é, para não soltar spoiler, mas que me deixou de queixo caído quando descobri o que tinha acontecido. Leran literalmente me encantou, apesar de discordar de algumas atitudes suas, não tem como não torcer por ele. Judra também é um destaque a parte. Garota forte e decidida, que sabe o que quer e não exita quando precisa tomar alguma atitude, mesmo quando isso não é o que pede o seu coração. Não vou falar de todos os personagens, pois, como disse, são muitos, mas teve vários que me chamaram a atenção dentre os magos e também entre os silenciadores. E o autor machucou meu coração varias vezes, pois ele não tem dó de matar seus personagens. Recomendo com certeza para quem gosta de uma boa história de fantasia.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Mari Scotti 15/03/2015

O encantador de flechas - Coração de Papel
Logo no primeiro capítulo, já é possível notar as diferenças entre o livro publicado pela editora Novo Século e esta nova edição pela Novo Conceito.
Algumas cenas ganharam mais sentimento, maiores detalhes também, algo que na primeira edição eu senti falta, pois a narração do Renan era mais precisa e menos emocional. Gostei das mudanças, não ficou exagerado, mas na medida certa para conquistar ainda mais leitores.
Estranhei a falta de agradecimentos, já que sei que muita gente torceu para esse livro ser publicado por uma editora grande ou até mesmo pela antiga. E muitos fizeram campanhas e pediram nas redes sociais. Pesquisando descobri que o Renan colocou os agradecimentos no site, quem quiser conferir clique aqui http://www.renancarvalho.net/a-nova-edicao-de-o-encantador-de-flechas-chegou/

Leran é um rapaz curioso e um pouco distraído. Vive em Acigam com sua mãe e irmã Luana. A cidade está isolada há quinze anos e possui restrições rígidas contra a magia e a ciência. Também é bem atrasada tecnologicamente em comparação às outras.
Na escola, ele é um dos melhores alunos de arco e flecha e como é um dos últimos dias de aula, seu professor o presenteia com um equipamento novo que o ajudará a manter seus treinamentos.
Além do arco e flecha, ele recebe aulas clandestinas de magia de seu avô, levando-o a conhecer que nem tudo é um mar de rosas em sua pacifica cidade. Uma rebelião está acontecendo sem o conhecimento do povo, em busca de garantir a sobrevivência dos poucos que sabem a verdade sobre a magia.
O que Leran desconhece, é que só por saber destas verdades, sua vida corre risco de morte e também toda a sua família, pois Acigam possuí pessoas treinadas para caçar e matar estes magos. São impiedosos. Rápidos. Sem coração. Chamados de Silenciadores.
O rapaz terá que sobreviver ao pior das pessoas e não apenas aos Silenciadores. E é isto o que mais nos prende neste livro, por vermos o amadurecimento deste e de outros personagens com o passar das páginas.
Judra é uma garota aparentemente delicada e divertida. Misteriosa. E que logo conquista o coração e a confiança do nosso protagonista. Ela é minha personagem preferida e relendo a obra percebi que isso não tem a menor possibilidade de mudar.

[leia mais no blog Coração de Papel]

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2015/03/resenha-supernova-o-encantador-de.html

Arca Literária 26/08/2014

Por Danielle Peçanha resenhista do blog Minha Resenha

O encantador de flechas, de Renan Carvalho, é o início de uma série fantástica e o primeiro livro do autor.

A história é ambientada na cidade de Acigam, onde há 15 anos, a cidade foi murada e isolada do resto do mundo para que os habitantes não conhecessem a capacidade de encantar objetos com a energia dos elementos, praticada mundo a fora. Mas essa isolação foi um pouco tarde demais, os comerciantes que sempre viajavam já haviam descoberto sobre a magia e como praticá-la. O povo de Acigam vive a mercê de um governo cruel e todos os magos da cidade resolvem se rebelar.

Para lutar contra esses magos rebeldes o governo treinou várias pessoas para serem silenciadores, pessoas capazes de lutar contra os magos anulando seus poderes.

No meio dessa guerra civil conhecemos nosso protagonista Leran, um jovem arqueiro, que está terminando seus estudos e nada sabe sobre o que está acontecendo e muito menos que seu avô é um dos cabeças da rebelião.

Nesse meio tempo Leran conhece Jundra e teremos um romance no meio desta guerra.

Recomendo o livro para amantes de distopias e fantasia. Uma história de guerra, magia e com um pouco de romance, uma mistura maravilhosa que ao meu ponto de vista foi muito bem escrita. Renan fez uma narrativa extremamente empolgante, uma história que daria um filme e tanto.

Marcos Ogre 07/12/2013

Pra cabra forte
Muitos foram os motivos que me levaram a ler Supernova. Conheci o livro através de um vídeo do Cabine Literária, e gostei muito da história e do fato de que o autor é bem jovem. Sem contar as menções a Jogos Vorazes, que tanto amo. Não podemos também deixar de falar a respeito do book trailer, que é lindo, e da arte da capa, com um ar misterioso e atraente para leitores de fantasia, como eu. Enfim, vamos partir para a parte onde eu falo do que achei do livro.
É muito raro que eu me apaixone por um livro devido ao protagonista, e isso também aconteceu comigo quando comecei a leitura. Leran é um protagonista muito interessante, é corajoso e curioso - até demais da conta, né seu Leran - e o apego que ele tem com os detalhes é uma característica qual adorei, foi encaixada de uma maneira diferente de tudo que vi nos livros que já li - não foram lá tão poucos. O que me fez ficar grudado nesse livro mesmo foi o "todo". O mundo. O que havia para ser explorado. A ciência. *O que vou falar aqui não é spoiler, tá no primeiro capítulo.* Logo de cara, na primeira cena em que essa tal ciência é colocada como algo real, logo no primeiro instante mesmo que vi como ela funciona, tive que dar uma paradinha, desviar meus olhos das letras, para desabafar um longo e empolgado "uau" *isso levando em conta que eu estava em plena aula de física*. Pensei quase que em voz alta "isso sim é uma novidade". Renan conseguiu, logo no seu primeiro livro, fugir dos clichês impostos sobre a fantasia de um jeito que me deixou ávido por mais. E a cena da capa...
O senhor Carvalho escreve realmente muito bem. O livro é narrado (pelo menos 75% dele) pelo ponto de vista do personagem Leran, acompanhando as descobertas, as escolhas difíceis e alguns dilemas que era esperado que um rapaz de sua idade fosse enfrentar. A leitura flui muito bem, sempre no presente, e o que vemos pelos olhos do jovem Yandel é muito bem detalhado. As cenas de ação são digníssimas de muitos outros uaus. Um salve para os personagens secundários, que foram criados com personalidades totalmente distintas e imprevisíveis, permitindo-nos sempre nos surpreender com seus próximos passos. Luana, por exemplo, é uma personagem maravilhosa de se acompanhar, até me senti de frente a um "eu meu" feminino, com aquele estilo dark e meio roqueiro. A "rainha dos vampiros" não deixa a desejar.
Mas, agora, preparem-se para a descoberta mais impremeditável de toda essa resenha, um feito que devia ser marcado como histórico: me apaixonei pela mocinha! Sim, a mocinha! Isso foi assustador para mim, um hater de mocinhas e de romances (sempre desejo que elas morram no final). Judra onseguiu atravessar essa barreira em meu coração, esse coração pedregoso e livre de mocinhas, me sinto tão livre que quase me imagino dançando num campo de flores. Claro, não me apaixonei por nada. Judra não é qualquer uma...
Para finalizar, quero pedir para que se preparem, se quiserem ler esse livro. Não o indico para guris fracos e molengas, apegados a personagens como um bebê ao seio da mãe. Isso aqui é para cabras fortes, de garra, com sede de guerra e sangue! Treine seu coração para uma aventura empolgante de verdade, uma aventura inovadora, que vai te deixar louco pela continuação, onde muralhas podem abrir sua imaginação como um zumbi abre um cérebro.
Então, nada mais justo que dar cinco estrelas.
O livro é muito bom mesmo, embora não perfeito (peço que não foquem na facilidade que é para Leran se apaixonar...), e vou guardar sempre em minha memória como um livro que, de fato, me mostrou o significado de "embarcar para um outro mundo". Leiam, cabras fortes!

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/ meu blog ;)

Eri Guimarães 15/11/2013

Bonjour Anges!

Hoje nossa “Pilha do Anjo” é nacional. Mas, não um nacional comum, mas sim uma distopia. Isso mesmo!! Com o estouro desse gênero é bom saber que temos algo nosso, rivalizando à altura das criações estrangeiras.

Supernova tem seu mundo próprio. Um lugar onde as energias podem ser controladas e usadas para encantar objetos e tornar a sincronia entre a humanidade e as energias em algo de grande sabedoria, tecnologia, sempre em crescente evolução.

Mas, em Acigam não funciona assim. Tendo um ensino mutilado pelo governo, e seus portões sempre fechados para que não haja influencia externa, a população teme o que em outros lugares é algo normal. E esse temor é injusto, pois é justamente aqueles que são dotados de conhecimento sobre a ciência das energias que defendem o povo dessa ditatura.

Leran é um jovem prestes a se formar no colégio, ótimo arqueiro (sim, ARQUEIRO!!! Isso me deixou mais que interessada em ler o livro. AMO arqueiros!!), mas sem muitas opções para crescer em sua cidade, afinal ou ele trabalharia na loja de seu avô ou se tornaria alguém do exercito de Acigam. Impossibilitado de conhecer o mundo do lado de fora dos portões da cidade, Leran se agarra às aulas secretas que tem com seu avô, sobre a verdadeira ciência.

Em uma reviravolta muito louca, Leran que nunca pensou em entrar em uma rebelião contra o governo se vê bem no meio dela, tentando a todo custo proteger sua família. E justamente nesse momento tenso é que ele se apaixona.

Você deve estar pensando que estou sendo muito vaga nas descrições da história, e tem toda a razão. Esse é mais um daqueles livros em que não se deve dar spoilers. Apesar de não ser um livro completamente imprevisível, tem coisas que a emoção de descobrir na hora certa deixa ainda mais eletrizante.

As cenas de ação são ótimas e literalmente tiram o folego. Me peguei arfando em alguns momentos como se eu estivesse correndo pela minha vida junto com os personagens.

E falando em personagens, Renan Carvalho conseguiu criar seres com personalidades únicas em que a identificação com o leitor é imediata. Destaque especial para Judra, minha favorita no livro, que é um complexo incrível de se desvendar.

Boom é outra personagem que adora. Dona de uma língua afiada e um temperamento explosivo. As brigas dela com Leran são hilárias. Esses dois se estranham o tempo todo.

Gostei muito da forma como o autor trabalhou sua critica politica, mostrando a ditadura e a censura da liberdade de expressão, a forma como o governo manipula a educação pra criar um povo mais fácil de ludibriar e sem poder de retaliação, tudo para manter o poder que sobe à cabeça e envenena a alma.

A sacada do titulo com o que vai acontecendo no decorrer da historia me deixou embasbacada. Adorei de verdade como o autor foi ligando uma coisa na outra e o símbolo que aparece, foi realmente muito bem planejado!

Uma coisa que preciso falar é sobre a escrita do livro. Apesar de ele ser em primeira pessoa, como aparentemente é moda, ele não é escrito no passado e sim no presente. Ou seja, dá aquela impressão de ser um diário, em que o personagem narra o que está fazendo naquele momento. Achei isso uma brisa fresca, depois de toda a enxurrada de livros em primeira pessoa.

Supernova tem um final daqueles de xingar o autor e desejar ter logo a continuação. Uma aventura cheia de conspirações, romance, amizade e muita magia. Super recomendo essa viagem à Acigam!

Joyce 10/10/2013

Um dos melhores livros que já li.
Recomendo!

Lelê 20/05/2013

Resenha:
Você não tem noção do quanto esse livro é perfeito! Eu vou tentar passar um pouco do que eu senti, mas garanto que será pouco.

Leran Yandel vive com sua mãe Laura e sua irmã Luana em Acigan, uma cidade que vive sobre a opressão de um governo totalitário e violento.
Em Acigan a magia é proibida e seus magos (controladores, como são aqui chamados) são mortos a sangue frio por silenciadores (que são os soldados treinados para matar).
Ainda criança, Leran perdeu o pai que era um controlador, morto por um silenciador. Mesmo assim Leran cresceu sem nutrir um sentimento de vingança.
Bretor, o avô de Leran, que é um poderoso encantador, passou anos ensinando Leran a arte da magia, e ele aprende sem nem saber por que.

"Agora sim, consigo imaginar todo o potencial
da ciência que meu avô tem me ensinado. Os
magos vão além de simplesmente transportar
energia para bolinhas. Eles usam tal poder
para lutar."
Pag. 27

De um lado existe uma Acigan dominada por este governo tirano, mas por outro lado existe sim um grupo de rebeldes que lutam contra o governo, e esse grupo é chamado de Guilda. Formado principalmente por controladores, eles exigem seus direitos e lutam por isso.
No meio desta guerra civil está Leran, com dezessete anos, e que não vê no seu futuro uma vida boa. Prestes a se formar, ele tem gana de descobrir mais sobre a vida, ele tem vontade de viajar, conhecer pessoas, mas está preso em Acigan.
Quando descobre que outras pessoas do seu convívio fazem parte da Guilda, Leran decide que é este o seu futuro, que esta é sua missão.
Então, agora com a idade que tem, ele tem que aprimorar seus ensinamentos na Ciência das Energias, proteger seu avô, sua irmã, sua mãe, cuidar de sua namorada pra lá de misteriosa e se livrar do perigo constante dos silenciadores.

"Além do silêncio, eles possuem armas que
desabilitam totalmente sua capacidade de
controle. Isso sem contar alguns artefatos
que permitem levitação, invisibilidade
e outras artimanhas."
Pag. 55

O livro é narrado em primeira pessoa, primeiramente por Leran que além de tudo é um exímio arqueiro.
Um dia, Leran conhece uma garota chamada Judra e se apaixona. Então saber sobre tudo o que ele sentia por ela foi muito bacana. Porém fica aí uma lacuna. Por onde Judra andava quando não estava com Leran? Onde ela mora? Quem são seus familiares? Estas perguntas estavam me corroendo. Só que minhas dúvidas acabaram e minha felicidade ficou completa quando vi que a Parte III do livro é narrado por Judra, e tudo ficou esclarecido.

"Precisava ter sangue frio, resiliência e muito
ódio; aliás esse era o sentimento
mais estimulado."
Pag. 214

A narrativa é incrível, ela envolve o leitor de uma forma inacreditável, é como se eu estivesse sendo abraçada pela história e tudo a minha volta fosse Acigan e seus personagens.
E por falar em personagens, todos eles são importantes e tem motivos para estarem ali, nenhum é menos importante que o outro, mesmo que ele não fique muito tempo, o autor deu passado e uma vida à todos.
Aliás, outra coisa que gostei, o autor não tem dó de matar personagens. Se ele tiver que morrer para dar veracidade aquela cena de guerra, o autor o mata com certeza.

"No fundo, todos sabem que a chance de
terem sobrevivido não existe. Até mesmo
enterrá-los é desnecessário."
Pag 141

Todas as páginas são repletas de ação, mesmo as que tem uma pitada de romance. Ainda tem o suspense que vai se revelando aos poucos.

O final é inesperado. Ainda estou digerindo tudo o que li. Não era o que eu esperava, mas foi muito bom, cheio de revelações e reviravoltas. E como este é o primeiro livro da série, então ainda não é o final definitivo.

E aí é que está, apesar de ser o Livro 1, o autor arrematou com muita inteligencia, deixando um leve cliffhanger, muito leve mesmo. Nada que vá me deixar sem dormir, e sim só me fará sonhar.

Quanto a capa, eu já disse diversas vezes que achei linda. A diagramação está impecável. O livro é dividido em quatro partes e as divisões ficaram bem bacanas. As páginas são levemente amareladas e super lisas, a fonte usada é ótima.

Juro que não encontrei nada de negativo. A não ser umas três ou quatro palavras que tinham letras a mais, mas isso é um erro de digitação, não interfere em nada na obra. Então posso garantir que o livro é sim PERFEITO.

Eu ainda não acredito que este é o primeiro livro do Renan. Gente é muita experiência para ser iniciante! Ele é um gênio.

Guardem o nome deste autor, ele não vai parar por aqui.

Se eu recomendo?

Leia.

Leia se você gosta de fantasia, ação, suspense ou romance. E se você por acaso gostar de tudo isso misturado, leia já!!

Kenia 15/04/2013

Bom, o livro é dividido sabiamente em quatro partes – todos narrados em primeira pessoa, a maioria pelo personagem principal Leran, e eu vou resenhar como um todo, tentando não entregar a história por completo, e sim deixando você leitor instigado a conferir essa maravilha de livro!
No início temos um prólogo super interessante revelando como o mundo em que vivemos foi criado por deuses e certas energias, assim como a mistura ou encontro dessas energias resultou no mundo onde a história acontece.
E então conhecemos Acigam, uma cidade que teve suas fronteiras fechadas há 15 anos por muros onde ninguém entra ou sai sem a permissão do governo. O que é ensinado dentro de seus muros são coisas diferentes de fora deles.
Fora de Acigam, é normal lidar com energias. É desde criança que se aprende a usar, de acordo com sua vontade e personalidade. Lidar com as energias é literalmente praticar magia. Fora de Acigam, a magia é permitida e ensinada livremente, sendo o contrário em Acigam, onde é proibido. Há algum tempo atrás, controlar energias era permitido, porém o governo decidiu caçar os praticantes de magia, denominando-os Magos, e o governo usa uma unidade especial bastante temida chamada Silenciadores para caçá-los.
É nesse cenário que somos apresentados a Leran Yandel, um jovem que está quase terminando seus estudos para ingressar no mundo adulto que tem uma habilidade incrível com o arco e flecha. Essa habilidade ele adquiriu na escola e é super reconhecido por isso por seu professor. Paralelo as aulas, Leran passa bastante tempo com seu avô, Bretor Yandel, na loja da família que fica no centro da cidade. O que ninguém sabe é que o jovem vai lá para aprender a controlar energias.
Em uma dessas visitas ao avô, Leran e ele acabam perdendo a noção do tempo e voltam pra casa tarde. Não é aconselhável andar tarde pelas ruas, existe uma espécie de toque de recolher, e pode acontecer de ser interrogado pelos guardas do governo. Porém, os dois não tinham opção e seguem para casa. No caminho, Leran presencia uma cena de tamanha crueldade, e seu avô percebe que não poderá mais esconder as coisas que estão acontecendo na cidade de seu neto.
E tem mais segredo sendo mantido do jovem, e dessa vez pela sua mãe Laura e sua irmã Luana, segredo esse que será a resposta pra muita coisa.
Em meio a essa onda de segredos sendo revelados, Leran conhece Judra, uma jovem com afinidades e ideais parecidos com o dele, e daí vai surgir um romance bem bacana, porém com algumas surpresas!
Leran também começa a ficar inteirado da situação em Acigam e a situação vai se agravando. Acompanhamos sua evolução em dominar as energias e seu papel na rebelião, assim como na luta com os Silenciadores. A essa altura novos personagens são apresentados e somos levados a uma trama super inteligente que na verdade nos revela além do trivial, esteja preparado para muitas batalhas de tirar o fôlego! Aos que jogam RPG, essa é uma grande influência que pode ser sentida nas páginas desse volume, além de outras essências captadas das obras de fantasia no geral.
O que vai acontecer nas páginas seguintes é algo sensacional, já que o autor não poupa de detalhes, não poupa personagens (afinal o sacrifício é necessário em toda guerra) e não poupa surpresas! Ele consegue prender até a última página! Só uma coisa: a terceira parte é um capítulo especial, narrado por uma outra personagem, e que muda ou influencia em qualquer julgamento precipitado, porque em O Encantador de Flechas, nada é previsível!
No final do livro, o autor presenteia a todos com um apêndice sensacional, com uma breve descrição dos personagens, um guia de Acigam com verbetes locais e pontos de interesse, além de conceitos básicos para controladores iniciantes de energia, o que facilita bastante a compreensão da história e termos específicos. E algumas páginas do segundo livro " A Estrela dos Mortos", só pra me deixar na ansiedade da continuação!
Eu super recomendo esse primeiro volume da série Supernova que acredito ter um super potencial pra ser um destaque do ano de 2013, digo isso sem nem pensar, é uma obra de fantasia que como todos estão presenciando, está cada vez mais ganhando espaço no Brasil, com escritores talentosos e de um carisma bacana demais. Com certeza entrou pra minha lista de favoritos!
Eu não gosto de comparar, mas assim como Jogos Vorazes, O Encantador de Flechas tem um que de distopia (um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos), e daí você pode entender que a história terá muito a surpreender!

Paulo Cezar 07/04/2013

Supernova - O Encantador de Flechas, Renan Carvalho
Leran Yandel vive com a mãe e sua irmã, Luana, está em seu último ano do colégio e logo entrará na vida adulta. Ele vive em Acigam, uma cidade que foi cercada por uma muralha a 15 anos, ninguém sai ou entra na cidade, os moradores foram completamente isolados do resto do mundo.
Durante as aulas os alunos aprendem uma ciência completamente diferente do que é ensinado nas demais cidades. Segundo os professores é impossível controlar a energia, os elementos. Yandel sabe que isso não é verdade, antes da construção da grande muralha, os viajantes e comerciantes aprendiam esse controle e traziam para a cidade. Bretor, avô de Leran, sabe como controlar essa energia e está tentando passar esse conhecimento ao jovem.
Depois de uma aula sobre controle na loja de seu avô, eles partem em direção ao bairro onde o jovem mora. No caminho presenciam um ataque de magos a soldados da cidade. Subitamente são atingidos pelo "silêncio", não conseguem ouvir e nem falar nada, é durante esse acontecimento que Leran descobre a existência dos Silenciadores, guardas bem treinados que localizam e matam os "magos".

Após arrancar a adaga do cadáver ele se levanta e fica de costas para mim. Tomba a cabeça para o lado, como se tivesse percebido algo, e se vira por completo na minha direção, encarando o beco. Tomo um susto com seu movimento e me encolho tentando evitar que ele me note.
Página 25

Após esse dia, Leran Yandel assumirá grandes responsabilidades...

O Encantador de Flechas, primeiro livro da Saga Supernova, foi uma tremenda surpresa! Pela capa e sinopse já consegui ter umas ideias do que iria encontrar durante a leitura, mas acabei descobrindo muito mais do que imaginava...
O livro, por ser o primeiro, é repleto de informações. Todas elas são necessárias para entendermos melhor os acontecimentos em Acigam. Alguns leitores podem não gostar disso, mas são extremamente necessárias para um melhor entendimento.

A história se desenvolve bem rápido e quando Leran descobre sobre a Guilda de magos (rebeldes) e sobre os Silenciadores, ele e sua família são obrigados a se juntar aos demais magos no Covil. Os ataques são constantes e muitas perdas ocorrem. Tanto magos quanto soldados são assassinados.
Repleto de ação, é impossível querer parar a leitura, mas, como tinha que trabalhar e só estava lendo a noite, fiz algumas pausas e aproveitem pra pensar melhor sobre o que estava lendo. A história é completamente original, não li nada parecido até hoje. Claro que podemos encontrar diversos livros envolvendo magia, mas nenhum como Supernova.

Renan Carvalho construiu seu "próprio mundo" de uma forma bem simples de entender durante a leitura. Os personagens, alguns difíceis de suportar, foram bem descritos e construídos por ele. Os segredos e reviravoltas que a história revela são fantásticos e até totalmente impensáveis pelo leitor até determinado momento.

A história é dividida em 4 partes e só na terceira compreendi melhor o motivo dessa divisão. Um novo personagem assume a narração da história. É nessa parte que compreendi melhor uma reviravolta que a história teve. Tudo o que imaginei foi por água abaixo! O autor mudou completamente o rumo da história. Não que isso tenha prejudicado o seu desenvolvimento, tudo isso me deixou mais curioso e interessado em saber como tudo terminaria.
Acho que nem preciso dizer o motivo do título O Encantador de Flechas. Não é mesmo? A imagem que postei acima já diz tudo sobre o que podemos esperar sobre o controlador de energia (mago) Leran Yandel.

A capa desse livro chama bastante a atenção do leitor, mas a editora a deixou um pouco escurecida. Não sei se foi a impressão ou algo assim, mas fez com que a imagem fique bem diferente da capa que utilizaram para divulgação. É quase impossível ver o mago que o Silenciador matou presente na capa.
Falando nos Silenciadores, sim... são vários, eles são os principais oponentes dos magos durante a história.
Você teria coragem de enfrentar algo que não deveria existir? Um ser que você não sabe o que ele realmente é?

O final é revelador, deixa muitas perguntas para serem respondidas na continuação. Será que conseguirei esperar pelo lançamento de Estrela dos Mortos sem ler o primeiro capítulo disponibilizado no fim do livro?

Espero que possam ter a oportunidade de conhecer essa fantástica história!

João 02/04/2013

Resenha retirada do blog Lá na Minha Estante (http://laanaminhaestante.blogspot.com)
O Encantador de Flechas é o primeiro livro de um série distópica escrita pelo paulista Renan Carvalho, lançado em 2013 pela editora Novo Século.

Renan não poderia ter iniciado sua carreira de maneira melhor.

Leran Yandel vive em Acigam. Uma cidade que se encontra em meio a um conflito silencioso.
A questão é, grande parte da economia da cidade gira em torno do comércio. E é essencial para os comerciantes, receber e enviar encomendas, afinal, é de importações e exportações que o comércio é feito, e com a fechada dos grandes portões que cercam a cidade, a sociedade comerciante se rebelou.

De repente, grandes investidas por parte do governo tiveram inicio, para deter, aprisionar, e matar os controladores, pessoas que sabem manipular os elementos da natureza.

Logo, uma organização formada por tais controladores é construída, A Guilda. Que será responsável por tomar conta dessas pessoas, que pelo simples fato de terem habilidades superiores, são perseguidos.

Ah, é importante lembrar, a maioria dos controladores são comerciantes, que como tinham maior acesso ao exterior, aprenderam essas técnicas com pessoas de outros povos.

Renan é autor de primeira viagem, ou seja, esse é seu primeiro livro. O que surpreende, é a força que sua narração tem, capaz de conduzir o leitor por uma estória incrível, e que precisa de explicações para ser bem compreendida.

É um universo completamente novo, e em meio à tantas novidades e tantos personagens, é necessário uma narração firme que não se perca no meio de tantas informações. Renan Carvalho tem isso o que para um autor iniciante, é algo incrível.

A estória é vertiginosa e original, não é parecido com algo que pelo menos eu conheça.

Façamos o seguinte, junte a narração firme de Renan, a originalidade da estória, some um trabalho lindo de diagramação, finalização, revisão e design da Editora Novo Século e um punhado de criticas sociais nas estrelinhas. Você terá O ENCANTADOR DE FLECHAS

Infelizmente, nem tudo é perfeição, quer dizer, em todo a narrativa, o único problema que me impediu de realizar uma leitura frenética foi a densidade e a quantidade excessiva de informações, quer dizer, a narração é firme, mas há muita informação, e para um livro YA, isso pode ser um problema.

Talvez seja algo "necessário", me entendam : É o primeiro de uma série, e não é como os vampiros ou então lobisomens que já são conhecidos, sendo assim, é preciso que se explique detalhadamente a origem do que aqui foi apresentado.Quanto a isso, não há erro, entendemos o que o autor quer que seja entendido.

Por fim, valeu a leitura.É um livro reflexivo, e ao mesmo tempo divertidíssimo.