Supernova - O Encantador de Flechas

Supernova - O Encantador de Flechas

Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Kléver 15/12/2023

Entre Flechas e Estrelas
Esse livro é um convite para mergulhar num universo onde a magia e a realidade se misturam de um jeito único. O autor, Renan Carvalho, cria um cenário incrível, cheio de criatividades e elementos que são a cara da fantasia moderna.

A história gira em torno de Leran, um jovem que descobre ter poderes especiais e se vê jogado num mundo onde ser diferente pode ser tanto um dom quanto uma maldição. A forma como o Renan constrói o crescimento e as descobertas do Leran é algo que te prende. Você acompanha as lutas internas e externas dele, torcendo a cada página.

O legal é que, apesar de ser um livro de fantasia, ele trata de temas bem reais, como a busca pela própria identidade, o confronto com as expectativas dos outros, e o desafio de crescer e encontrar o próprio caminho. Isso tudo em meio a um cenário cheio de magia, ação e, claro, flechas encantadas.

"Supernova" tem aquele ritmo que te faz devorar o livro. É daqueles que você começa a ler e quando vê, já tá no final, querendo mais. Além do mais, a forma como o autor descreve as cenas de ação é muito visual, quase como se você estivesse assistindo a um filme épico.

Em resumo, "Supernova - O Encantador de Flechas" é uma ótima pedida para quem curte uma boa história de fantasia com um toque brasileiro. Ele te leva para um mundo novo, mas ao mesmo tempo te faz refletir sobre questões bem atuais e humanas.

Carol Pedrozo 29/08/2016

Eu imaginava que o livro seria mais pro infantil e acabei de surpreendendo pois ele foi mais pro lado jovem, sabe? O Leran, que é o protagonista, teve um crescimento bem linear mas a o desenvolver da história em si teve vários ápices e várias reviravoltas.

Os personagens são bem construídos e, acredite, você poderá se surpreender com o que eles podem ser capazes de fazer, muitas vezes você acredita que já conhece bem o personagem, mas na verdade não sabe nada sobre ele.

Essa foi uma leitura muito boa pra mim, daquelas que você fica com raiva, quase chora e se emociona com tudo que acontece, mesmo com as coisas acontecendo de forma bem rápida. Acho que ele vale pra pessoas de qualquer idade, desde que você goste de fantasia, aventura e um pouco - bem pouco - de romance também!

site: http://www.carolpedrozo.com/2016/08/resenha-encantador-de-flechas.html

Apollo Souza 05/09/2016

Em SUPERNOVA – O encantador de flechas, nos conhecemos a cidade de Acigan, uma cidade isolada do resto do continente. Essa proibição vem através dos governantes de Acigan para que os moradores não conheçam e aprendam sobre o controle das energias que regem o mundo (terra, agua, ar, fogo, luz e trevas), fazendo com que essa população se torne cega e passe a obedecer as ordens do governo sem questiona-las.
Mesmo com essa proibição algumas pessoas (Os comerciantes da cidade – pessoas mais velhas que conheceram Acigan antes da construção dos muros e do isolamento da cidade) ainda utilizam e ensinam em segredo o controle dessas energias para assim lutarem contra o governo.
Nesse contexto nos é apresentado Leran Yandel, protagonista da saga que após presenciar uma luta entre os renegados controladores e os agentes do governo conhecidos como silenciadores descobre a manipulação do governo junto ao povo de Acigan, maquiando fatos, distorcendo acontecimentos.
Assim o garoto exímio arqueiro e aprendiz do controle decide se juntar a resistência para aprender mais sobre as formas de controle das energias e proteger sua família dos silenciadores.
Uma atmosfera de mistério, uma pitada de romance, além de um misto de aventura e doses cavalares de magia temos um ótimo livro que nos faz mergulhar num universo totalmente novo.
O encantador de flechas nos remete muito à um RPG de mesa contado pelos olhos de um dos personagens mesclando a linguajar próprio dos jogos (D&D, Tormenta entre outros) e um universo fantástico totalmente novo fazendo com que o leitor se interesse por esse universo e queira descobrir um pouco mais sobre ele.
Uma história envolvente apesar de muitas vezes você se aborrecer com as atitudes de um dos personagens (- Nossa que burro, da zero pra ele.) a leitura promete e cumpre, horas de risos, aflições, batalhas emocionantes, tramas diabolicas e um segredo que vai te deixar de queixo caído.

site: http://anjoenerd.blogspot.com.br/2015/06/supernova-o-encantador-de-flechas.html

Leonardo.Cardoso 07/01/2022

Me prendeu bastante, principalmente o começo no mirante, contém um leve clichê, mas quem ñ gosta de um?
Renan 31/08/2022minha estante
Olá, eu sei que demorou bastante, mas estou passando para avisar que o terceiro livro da série finalmente saiu. Ele já está disponível na Amazon. Caso queira mais informações, eu estou agora com um zap apenas para os leitores, para que eles não fiquem por fora das novidades. Caso queira, é só me mandar um alô: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912242368

Rodrigo Cenoura 06/07/2019

O bom uso dos clichês!
O livro tem uma escrita simples, você não precisa ler com um dicionário do lado para entender termos "super-coloquiais", sempre com descrições objetivas!
A história conta com diversos clichês, mas que são muito bem usados, não os tornando tão "óbvios".
É daqueles livros que da vontade de ler sem parar! Você vai descobrindo esse mundo INCRÍVEL junto do personagem principal, que entrega uma boa motivação e evolução!
Trabalho fantástico!

Fernanda Bard Chagas 15/02/2021

Um mundo regido pelas energias
Devo dizer que estou muito satisfeita com a narrativa e principalmente a construção do sistema de magia do livro.
Leran é um jovem bastante talentoso com o arco que vive na cidade de Acigam, completamente isolada do resto do mundo pelo rei que a governa e tomada por um sistema de ditadura, onde realizar magia é proibido e perigoso. No entanto, o perigo não impede que Leran aprenda encantamentos com seu avô, e logo ele se vê dentro de um grupo rebelde, a Guilda, que luta contra o sistema opressivo usando a magia proveniente dos elementos, a verdadeira ciência das energias.
Durante boa parte da leitura, tive sentimentos conflitantes pela narrativa, a história é bem construída e o sistema mágico me deixou fascinada, os personagens são bastante determinados, e não sofrem daquelas velhas crises que vemos em muitos livros, como medo e falta de confiança excessiva. O protagonista não me incomodou em nenhum momento, ele evolui em sua magia gradualmente sem ficar reclamando, apesar de sofrer com diversas perdas. O autor também não segura a caneta na hora de ter que sacrificar personagens em meio a batalhas, o que achei bastante bom, já que torna a história crível . Mas senti certo afastamento na leitura, no sentido de que várias coisas acontecem contadas em parágrafos curtos e que o leitor não viu o desenvolver, como as habilidades de Leran, tem uma parte do livro contada pela Judra, e quando voltamos ao Leran ele simplesmente conta que "durante esse tempo aprendi isso"... Também vemos muitas informações sendo passadas dessa forma, "conversei com fulano e descobri isso". Isso torna o livro mais rápido, mas me parece que falta uma aproximação com o decorrer da história para o leitor, como se as cenas fossem reduzidas a poucas linhas. Outro exemplo foi o envolvimento romântico que teve no livro, simplesmente aconteceu em dois ou três parágrafos no estilo "conversei com ela todos os dias e estamos muito íntimos", mas eu como leitora não senti essa intimidade.
Mesmo assim, isso não influiu na minha boa avaliação do livro, achei ele incrível e pretendo continuar a série!
Ainda preciso comentar sobre a personagem Judra com a qual também tive uma relação de admiração e ódio. Não senti empatia pela história dela e suas desculpas pelos atos que ela fez durante o livro, não acho possível perdoar ... Mas mesmo assim, achei a personagem muito foda e não sei como eu adorei tanto ela, mesmo achando que não tinha como essa louca sair dessa história com final feliz e sabendo que ela não merecia nada de bom... Isso foi um ponto muito bom no livro, você nunca se vê admirando os personagens "ruins", e nesse livro isso aconteceu ...

Camilla 12/04/2015

Resenha do blog Segredos e Sussurros entre Livros
Supernova – O Encantador de Flechas é um romance fantástico nacional escrito pelo Renan Carvalho e lançado pelo selo Novas Páginas, da Novo Conceito. O enredo aborda a temática da magia em um mundo aparentemente distópico, onde certas habilidades são causa de perseguição e desaparecimentos.

O lugar é Acigam, cidade cujo contato com o exterior é proibido, onde aqueles que trabalham para o governo estão dispostos a impedir qualquer tipo de propagação/conhecimento/aperfeiçoamento das habilidades mágicas. A magia em questão é nata apenas para alguns cidadãos e, portanto, motivo de perseguição e assassinatos cruéis. Aqueles que não possuem tais habilidades temem a quem as possui, bem como o próprio governo, cuja tirania não permite qualquer aceitação de cidadãos nascidos com essas características.

“Após uma reação no centro de um dos astros, ocorreram explosões que despedaçaram o corpo celeste, criando uma massa gigantesca de enregia que se espalhou por todo o universo, inclusive invadiu o domínio das outras duas fontes de energia poderosas (…) Ao fim do processo, três ondas potentes flutuavam pelo limbo, espalhando destruição por todo o raio no qual viajavam. Tudo foi varrido. Restou o completo vazio. O fenômeno foi nomeado como Supernova.”

A história é narrada sob os pontos de vista de dois personagens: Leran e Judra. Leran é um jovem quase normal que frequenta a escola e está prestes a terminá-la. Ele é um ótimo arqueiro, algo que lhe rende um importante convite para ser parte das tropas oficiais. Entretanto, o que ele mais preza são as aulas secretas com seu avô, onde aprende a manipular uma ciência bem interessante... Judra, por outro lado, é uma garota misteriosa que surge no caminho de Leran. Em pouco tempo, a afinidade entre os dois é inegável, possibilitando uma amizade e, até mesmo, algo mais. O problema é que as perseguições dos misteriosos magos (manipuladores de energia) estão a cada dia mais perto de casa e ninguém está a salvo. Em pouco tempo, os personagens estão mergulhados em uma trama frenética, com direito a muitas explosões de energia e perdas irreparáveis.

Basicamente, a história se apresenta com muita ação. A todo tempo os personagens estão em busca de algo, lutando e descobrindo novas pistas sobre os mistérios que regem as atitudes do governo e dos terríveis seres encapuzados que fazem todo o trabalho sujo, os silenciadores. Tranquilidade é uma palavra que desaparece do vocabulário de Leran e sua família assim que descobrem que suas habilidades estão além do comum. Por se tratar de uma sociedade controlada por tiranos, muito se fala sobre liberdade e medo, mistura perfeita para um enredo de sucesso, que somado a personagens fortes e um pouco de fantasia tornam a trama irresistível.

A escrita de Renan Carvalho é ágil, mas nada rasa, o que confere à narrativa um ritmo acelerado sem deixar pontas soltas. A diagramação está ótima e um destaque interessante são as ilustrações no decorrer das páginas – que além de lindas ajudam a colorir a imaginação do leitor. Por se tratar de uma série, e este ser apenas o primeiro volume, é impossível imaginar o quanto ainda se pode descobrir a respeito de Acigam e sua magia, porém não há necessidade de desespero, já que a etapa narrada no livro é devidamente concluída, deixando-nos aptos a aguardar pelo próximo ansiosamente, mas com todas as flechas nas aljavas.

“Meu avô dizia que os melhores encantadores são aqueles que dominam seus sentimentos por completo, controlando todos os tipos de energia.”

“Talvez precisemos morrer para acalmarmos nossos anseios por vingança, para que se traga paz às nossas almas perturbadas por um passado tão difícil.”

A história continua em Supernova: A Estrela dos Mortos.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

O livro é divido em três partes. A primeira, narrada por Leran, serve como introdução para o mundo em que a o livro é centrado e também como uma forma de introduzir um pouco da história da cidade de Acigam. Leran é um narrador interessante, que oferece muitos detalhes sobre o mundo e a história a sua volta, por mais que as vezes, eu tenha achado a narrativa um pouco dispersa.

Eu não posso falar muito sobre a segunda e a terceira partes do livro, porque não quero dar spoiler pra ninguém. Mas basta falar que a narrativa melhora muito ao longo do livro. A segunda parte, que é narrada por outro personagem, foi a minha favorita.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-o-encantador-de-flechas

Ana Paula 26/08/2016

A história se passa na cidade de Acigam, um lugar em que a população é oprimida pelo governo de uma forma bem sutil. Parte da população vive em pobreza absoluta, outra parcela vive razoavelmente bem por fazer parte da ala de comerciantes do local e a terceira parte vive com muito luxo por ser parte do governo.

É nesse cenário que eu conheci Leran Yandel, um menino que está fazendo as últimas provas do último ano escolar. Ele vem de uma família de comerciantes, mora com a mãe e Luana, sua irmã mais nova. Eles perderam o pai cedo devido a um acidente e justamente por saber a força da ausência do pai, ele visita a loja do avô nas horas vagas. Le, como todos o chamam, é um exímio arqueiro, mas por ser muito observador é taxado como alguém que vive no mundo da lua. Graças as aulas que recebe de seu avô, passa a ter uma percepção diferente do governo e do fechamento das fronteiras da cidade anos antes. Leran percebe que o conteúdo ensinado na escola distorce a realidade conhecida pelo mundo fora dos muros da cidade.

O governo proíbe o uso de magia na cidade, mas seu avô o ensina a fazer encantamentos escondido. Para Le, isso é uma coisa muito normal, mas na noite em que se atrasa para voltar para casa, ele percebe que coisas estranhas acontecem na cidade longe dos olhos da população. Quando ele puxa esse fio percebe que manter o povo ignorante é parte do plano do governo para ocultar algo muito maior. Quando descobre parte dos motivos da luta entre o governo e a Guilda, ele se vê obrigado a entrar de cabeça no mundo da magia para proteger sua família. No meio do caminho ele conhece Judra, uma garota enigmática que conquista seu coração.

A história tem momentos eletrizantes e de muita tensão que contribuem para deixar o enredo bem interessante. Confesso que gostei muito da construção dos personagens. Ele dá muitos elementos para que você entenda quem é o Le e que fatos o levaram a ser como é e isso acontece também com Judra, ele faz questão de explicar sua origem e que caminhos a levaram a ser quem ela é. Ele deixa Luana com um papel secundário, mas através dos olhos do irmão conseguimos entender um pouco dela também.

Para mim, quanto mais eu conheço os personagens melhor eu me engajo na história. E Renan conseguiu trabalhar isso muito bem no decorrer da história. Ele deu complexidade aos personagens e ao ambiente que os envolve. Confesso que pelo título do livro esperava mais momentos do Encantador de Flechas, mas acho que consegui entender porque isso não aconteceu.

O final foi para um rumo completamente diferente do que eu esperava, eu desenhei uma coisa na minha cabeça na metade do livro mais ou menos, mas ele seguiu por outro caminho no quarto final e deu indícios do rumo que seguiria durante o texto. Eu gostei bastante de Supernova, a história é muito boa e vale a pena entrar na lista de leitura. Já estou ansiosa para ler o segundo, A Estrela dos Mortos, que saiu esse mês também pela Novo Conceito, e chateada em pensar que o terceiro livro só sai em 2017. De dois em dois anos não dá! Meu coração palpita só de pensar na demora, assim eu não aguento! #liberaRenan

site: http://www.leitorasempre.com/2015/09/resenha-nacional-supernova-o-encantador.html#more

Lurya1 17/03/2024

Fantasia
Uma fantasia cheia de ação, magia e reviravoltas!
A história nos conduz a uma cidade cheia de regras as quais Leran n concorda e com toda a sua bravura vai enfrentar um rei opressor junto aos guerreiros da Guilda.
Uma história bem amarrada, cheia de detalhes e bem escrita. No início a gente se sente perdido (eu fico com toda fantasia. Rsrs) depois a gente entende o contexto da cidade e tudo flui.
Quem curte uma alta fantasia, ação esse é um prato cheio!!!

Nu e As 1001 Nuccias 21/03/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa com dados sobre a edição, imagens e quotes no link do blog.

Em outros mundos, outras terras, a tirania ainda impera. Governo opressor contra a ciência das energias, contra o uso da magia, preconceitos existem, sim. E são tão arraigados em Acigam que uma Guerra Civil está para estourar.

Em O Encantador de Flechas, vamos conhecer a história de Leran Yandel, um adolescente que está se formando na escola de guerreiros de Acigam, uma cidade onde o uso da magia é terminantemente proibido e que Magos estão sempre em risco de vida. Ele, um exímio arqueiro, sua mãe e irmã vivem em uma casa simples. Mas Leran esconde um pequeno segredo da mãe: passa suas tardes treinando magia com seu avô no sótão da carpintaria dele, usando pequenas bolinhas de cobre.

Em uma dessas tardes de treinamento, Leran e seu avô saem tarde, depois do toque de recolher, e acabam assistindo uma perseguição. Membros da Guilda de Magos estão fugindo dos mais poderosos guardas do governo: os Silenciadores. Impiedosos, malignos, os Silenciadores foram treinados e criados para matar todos os magos que existem em Acigam, e para isso usam a mesma magia que é proibida a todos.

Depois desse episódio, Leran fica sabendo o que realmente aconteceu no dia da morte de seu pai. Passa a conhecer a Guilda e a se identificar com eles, afinal, também é um Mago. Os problemas da família Yandel começam a se tornar preocupantes quando sua irmã se descontrola magicamente, sem nem perceber. O governo está os espionando e suas vidas estão por um fio. Se os Silenciadores forem chamados, ninguém sobreviverá.

A Guerra Civil entre Governo e Guilda tem início, família inteiras são caçadas, humanos são levados aos exércitos do Rei. E então Leran, que estava se apaixonando, descobre mais segredos que podem custar sua vida e a da garota a quem achava amar.

Começo dizendo que demorei pra perceber o truque com o nome da cidade. Estava tão concentrada na história que só notei lá pelo capítulo 5.

O autor trabalha bem questões políticas em um mundo mágico. O protagonista está em constante explicação sobre o governo e mitos e tipos de magia nos primeiros capítulos. Acho que todos esses pensamentos do Leran, explicando, explicando podem tornar o livro um tanto cansativo a quem gosta mais de ação.

Não que não tenha ação! Tem muita! Mas acontece mais pra frente! A história se desenrola aos poucos e quando atinge o primeiro clímax, ela freia e passa para um ponto de vista de outro personagem. No começo, achei essa freada brusca, mas com a leitura cheguei a um nível de entendimento do enredo melhor, vendo ambos pontos de vista.

Daí, engata na terceira parte que é ação pura, muita mesmo. Aqui, segredos são desvendados, tramas mirabolantes são frustradas e depois retomadas. Traições, mortes, tortura, magia, mais guerras, engôdos e fuga.

A parte sobre ciência da magia me confundiu um pouco, porém... Ao final, existem 3 apêndices muito bacanas para quem ficou com dificuldade em acompanhar (não foi o meu caso): um Guia de Acigam, um sobre a Ciência das Energias e um compêndio sobre todos os personagens.

A quem curte, super recomendado. O autor criou um mundo fantástico, elaborou a magia e a política dele, e quando tem política pode parecer chato, contudo juro que não é. Aguardando ansiosamente o livro 2!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/03/resenha-livro-o-encantador-de-flechas.html

Poliana 10/04/2017

Ótimo!
Em O Encantador de Flechas, ele vai nos apresentar o menino Leran Yandel que vive com sua mãe e sua irmã Luana na cidade de Acigam.

Acigam é uma cidade literalmente fechada. Envolta por muros, ninguém entra ou sai da cidade sem que o governo saiba, nem mesmo o conhecimento. Ou seja, o governo controla absolutamente TUDO.

Para ficar mais fácil de entender como é a organização política da cidade, você pode imaginar que a política em Acigam é basicamente a mesma que foi imposta no Brasil em 1964: a ditadura militar.

Em Acigan, vivem pessoas denominadas magos e as pessoas normais como eu e você (meros mortais).

Os magos são pessoas que tem habilidades de controlar um ou mais de um dos elementos utilizados pelos deuses para criam a terra (fogo, água, ar, terra, luz e trevas). Afim de conseguir a liberdade de treinar e exercer suas habilidades em prol da população de Acigam, os magos se juntam e formam um grupo denominado Guida.

Para lutar contra a Guilda o governo tem uma espécie de soldados que é bem mais treinada do que o normal. Eles tem habilidades físicas e até mesmo a ajuda da ciência para poder estar no mesmo nível de luta dos magos. Esses soldados são chamados Silenciadores. Foram eles que mataram o pai do Leran e muitos outros membros da Guilda.

Apesar disso tudo, no início do livro, Leran ainda não detêm TODO esse conhecimento sobre os magos e os silenciadores. Ele tinha pequenas aulas de encanto escondidas da mãe, com seu avô e estava mais do que disposto a melhorar visto que acabava de entrar de férias. Contudo, ainda no inicio das férias Leran escuta e descobre tudo quando aparece de surpresa na loja do avô. Nesta mesma noite, alem de descobrir tudo, Leran vai poder ver com seus próprios olhos como os silenciadores trabalham e quão frio eles são.

No dia seguinte após mais uma das muitas aulas sobre encantamentos que tem com o avô, Leran esbarra e faz amizade com Judra, uma garota meiga (ou não) que há de se tornar o pequeno "crush" do protagonista.

Mas como nada nessa vida é maravilhoso, Leran, a Guilda e o governo descobrem que existe uma estrela (um dos muitos seres que foram criados pelos deuses afim de equilibrar as energias na Terra) na cidade. E ai sim a coisa fica louca. Mortes aconteceram, máscaras cairão e desafios se tornarão cada vez mais complexos.

Quem é a estrela? Como essa loucura vai se desenvolver?

Só lendo pra saber.

E não. Vocês não irão se arrepender. Renan trouxe ao leitor um mundo novo, repleto de personagens cativantes e intrigantes. é impossível resistir a magia que emana das páginas. Você não terá escolha a não ser se jogar nessa aventura.

site: http://pagsdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2017/04/o-encantador-de-flechas-serie-supernova.html
Chellot 10/04/2017minha estante
Também, gostei.

Lucas 04/11/2017

Feliz foi o dia que eu resolvi dar uma segunda chance para Supernova!
Há alguns meses eu comecei a ler O Encantador de Flechas e mal consegui passar da página 50. Acho que na época eu não estava na vibe certa e tudo o que eu lia me irritava. Não tinha gostado dos personagens, da ambientação, nada me chamava a atenção. E esse poderia ter sido o primeiro e último contato que eu teria com esse livro e ele passaria a ficar esquecido na minha estante, juntando poeira.

Mas não, eu resolvi ser persistente e dar mais uma chance. Comecei do início, e agora, com a mente mais aberta para lidar com essa história, eu pude perceber o quão grandiosa ela era e o quanto eu estava perdendo quando desisti da primeira vez. A história de Supernova me atingiu com uma força tão grande que eu passei a ficar grudado a esse livro até o momento que cheguei a última página. E esses, meus amigos, foram os melhores momentos de leitura que eu já tive nos últimos meses.

Eu estava precisando de uma história assim, cheia de aventura, mistério e magia, com personagens humanos, que me convencessem de suas motivações. Até o que não me convenceu, depois de algumas reviravoltas, me fez ficar de queijo caído e aplaudindo de pé. Tudo foi planejado, cada detalhezinho faz parte de uma enorme teia que vai se interligando e deixando o leitor sem ar.

Eu amo quando um livro me surpreende, e essa foi uma das melhores surpresas que tive recentemente!