O escolhido foi você

O escolhido foi você Miranda July

Resenhas - O Escolhido foi Você

Ve Domingues 06/03/2023

Assisti ao filme O Futuro, de Miranda July, e logo encontrei esse livro. Como eu adorei o longa, não pensei duas vezes na hora de comprar o livro. E que surpresa mais agradável l!

Quantas histórias interessantes ela descobriu enquanto estava em uma crise criativa. Adorei adentrar momentaneamente o mundo dessas pessoas. Foi uma experiência leve e profunda. Recomendo muito!

Nara 07/07/2022

Livros da vida são inesgotáveis releituras
??"Talvez porque eu não me sentisse muito segura enquanto escrevia o roteiro, e porque tivesse me casado havia pouco tempo, o filme acabava sendo sobre fé,e mais ainda sobre o pesadelo de não ter fé. Era fácil imaginar uma mulher que falha consigo mesma, mas a história de Jason me deixava confusa(...)Sabia que no final do filme ele perceberia que estava vendendo árvores não porque acreditasse que aquilo fosse resolver alguma coisa - ele na verdade achava que era tarde demais -, mas porque amava este lugar aqui, a Terra. Era um ato de devoção. Um pouco como escrever ou amar alguém - nem sempre achamos que vale a pena, mas, de alguma forma, não desistir disso faz um sentido inesperado depois de um tempo."

Miranda July é uma artista multimídia e esse livro começou em meio às dificuldades que a cineasta enfrentou pra concluir roteiro de seu filme O Futuro de 2009.
Ela vasculhava objetos estranhos na sessão de anúncios de um jornal local (Pennysaver). Teve a ideia de visitar os anunciantes e entrevistá-los. Tem desde uma mulher grega vendendo álbuns de completos desconhecidos, até um adolescente que vende girinos na tentativa de juntar um dinheiro pra fazer faculdade.

É muito delicado e engraçadíssimo. Um making off do filme..Diversas decisões do roteiro foram em decorrência dessas visitas.

A mais fascinante é a de Joe. Um senhor de 81 anos que vendia 50 cartões de Natal artesanais por 1dólar. Ele escrevia cartões obscenos pra esposa, eram casados havia 30 anos.E tinha um quintal que era um cemitério de animais de estimação de toda uma vida.

"A visita tinha sido inundada de morte. Morte mesmo: os túmulos daqueles animais, as viúvas para quem ele fazia compras e sua própria morte, à qual ele se referiu mais de uma vez, mas de um jeito tranquilo, como se estivesse tentando fazer um monte de coisas antes desse prazo. Percebi que fazia 81 anos que ele tinha começado a trilhar aquele caminho com sua lista de coisas a fazer, e ele estava sempre atrasado, e aquilo tornava tudo urgente e vívido. Especialmente agora. Como é estranho cruzar com alguém pela primeira vez pouco antes de seu fim."

Um livro sobre afeto e a escolha de como e p/onde direcionamos o nosso ??

Veri 16/05/2022

Interessante
Não conhecia a autora Miranda July antes de ler O Escolhido foi Você.

Me recomendaram este livro como uma interessante forma de ver como pessoas lidam com bloqueio criativo.

Se o livro fosse só sobre isso eu teria dado 5 estrelas. Mas não gostei das partes ?self-centered? demais. Sabe aquele estereótipo de artista de Hollywood que só enxerga o próprio umbigo? Meio isso.

Ju 01/02/2017

Um livro inspirador. Quando chega a crise de criatividade e a gente só procrastina a gente faz o que? Miranda resolveu ir atrás de pessoas que vendiam pertences em um jornalzinho semanal da cidade. O livro narra todo o processo interno da multiartista e as entrevistas com são transcritas. Só uma coisa a dizer, os cidadão comuns são completamente incomuns e sim, todos temos histórias fantásticas para contar.

Dani.Stfn 02/08/2016

Depois de ter lido O Primeiro Homem Mau de Miranda July, simplesmente me apaixonei pela sua forma de escrever. Além de escritora, ela é diretora, cineasta, roteirista, atriz, artistas e possui uma personalidade estranha e ao mesmo tempo encantadora – algo que me lembra vagamente Neil Gaiman e dá vontade de ter como amiga.
Em O Escolhido foi Você, um livro-jornalístico, Miranda conta como foi seu processo criativo para o filme O futuro, no qual conta a história de um casal, Sophie e Jason. No meio de um bloqueio criativo, em que ela não conseguia desenvolver os diálogos e personalidade de Jason, a escritora acaba se interessando por um jornal semanal chamado PennySaver. Alguns anúncios, como a venda de uma jaqueta de couro por dez dólares, acabaram chamando sua atenção e, juntamente com um assistente e uma fotógrafa, Miranda decidiu entrevistar essas pessoas que anunciavam no jornal. As entrevistas eram uma forma de criar um projeto paralelo inspirador e ao mesmo tempo para justificar porque ela não escrevia e finalizava o roteiro de O futuro.
Além das fotografias incríveis, você será apresentado para pessoas comuns que possuem personalidades que vão do interessante ao bizarro. É quase como se você encontrasse os personagens de O Primeiro Homem Mau de carne e osso, cheios de manias e histórias para contar. E Miranda faz um esforço enorme para descrever esse contato com essas pessoas de maneira real e não ficcional. Tanto que vemos vários comentários dela, ao longo da entrevista, em relação ao modo de vida que elas levam. Entre uma entrevista e outra, Miranda explica suas inseguranças em relação a esse projeto, a finalização do roteiro e também filosofa sobre sua própria existência.
O livro finaliza com Joe, que é uma personagem crucial para Miranda voltar a ter inspiração. Joe, com oitenta anos e olhos azuis brilhantes, vende cartões artesanais no PennySaver, muitos deles com textos obscenos que presenteava sua esposa em cada feriado. Sua personalidade e história de vida não só encantam Miranda July, como vai encantar você também.
Mais uma vez somos presenteados com um livro maravilhoso de Miranda, que conseguiu descobrir personalidades incríveis em um simples jornalzinho. Sua procrastinação foi realmente bem sucedida.

site: http://canalindicex.blogspot.com.br/2016/07/o-escolhido-foi-voce-de-miranda-july.html

Mara 25/04/2015

Miranda gênio
Miranda July sabe o que está falando mesmo quando não sabe. Esse livro é uma mostra disso. A autora, cineasta, atriz, artista plástica estava perdida em seu roteiro cinematográfico quando iniciou esse projeto. July é tão gênio que ao chegar ao fim da jornada, não só já sabia o fim do roteiro quanto nos proporciona um relato ao mesmo tempo divertido, substancial das emoções humanas e inteiramente comovente. Além das lindas fotos registradas, esse é um livro sobre gente de verdade com vidas de verdade e de deixar o coração de qualquer um batendo mais forte. Salve salve Miranda.

Mariana Melo 03/10/2014

Adorei!!
Este livro me encantou pela autenticidade. As pessoas apresentadas são excêntricas, e cada um dos curtos capítulos te deixa com vontade de ler mais um pouco! A autora é um show à parte, com suas neuroses!!! Adorei a leitura, indico demais!

Felipe 03/03/2013

O escolhido foi você
Nunca tinha tido contato com Miranda July antes de ler "O escolhido foi você". Mas sabia quem ela era, uma diretora e roteirista badalada, cult e premiada, uma contista elogiada, enfim, não posso dizer que não tinha referências sobre ela.
No entanto, o que poderia ser uma falha se revelou uma benção durante a leitura do livro. Pois eu pude me encantar pela Miranda July como pessoa, antes que o encantamento viesse através da artista.
Há pouco tempo, após assistir o sensacional filme "O impossível", comentei que não há nada mais emocionante, imprevisível, triste e bonito que a vida de pessoas comuns. De gente como a gente. Isso serve para este livro também.
Miranda estava escrevendo o roteiro de seu último filme e, devido a uma certa procrastinação, resolveu sair um pouco daquilo e, impulsivamente, resolveu entrar em contato com pessoas que vendiam coisas usadas e muito baratas em um jornal especializado de Los Angeles para que elas contassem um pouco das suas histórias. O impacto é grande, tanto dela como o do leitor. Miranda nos põe no lugar dela e é possível sentir as surpresas, o medo e a emoção que ela sentiu nos encontros com essas pessoas.
E como não se emocionar com Michael, um senhor troncudo de mais de sessenta anos que está passando por uma mudança de sexo? Ou Pam, que está vendendo álbuns de fotografias de um casal que ela não conhece pois precisa de espaço, mas quer que aquilo tenha algum significado para o comprador. Ou ainda Joe, um senhor de mais de 80 anos, causador de uma impressão tão grande em Miranda que até ganha um espaço no filme dela?
Além disso, o livro é amplamente ilustrado, em uma edição caprichadíssima da Companhia das Letras.
Ao fim da leitura, senti que o escolhido realmente era eu, por ter tido o prazer de ler algo tão simples, humano e arrebatador.
edu basílio 25/03/2013minha estante
não li, não conhecia, mas adorei sua resenha assim mesmo :-)