História do Amor no Brasil

História do Amor no Brasil Mary del Priore

Resenhas - A História do Amor no Brasil

Raissa 28/01/2024

Extremamente necessário!
Temos aqui uma obra com o intuito de mostrar a história do amor no nosso país, desde os tempos antigos até o início do século XXI, através de diversas pesquisas em jornais, cartas, relatórios, poemas e outros registros sobre o romantismo "inicial" e o contemporâneo. Diferente da minha leitura anterior (onde o assunto é tratado de forma mais resumida), aqui o tema não é apenas jogado na nossa cara, mas também é justificado com os fatos presentes em cada época. Em resumo, vamos ver como o casamento saiu de um simples contrato social (sem nenhum envolvimento amoroso) ao que conhecemos hoje em dia (com base na ordem: conhecer, namorar, noivar e casar). Super recomendo!!!

Barbara Martins 22/05/2023

O amor no passado
Mais um livro da Mary de Priore, mais uma viagem no Brasil do passado e toda vez que acompanho essa autora numa obra como essa eu me sinto realizada. Este livro é uma imersão no passado sob a perspectiva romântica, com citações de livros, revistas, poemas e músicas. A escrita flui muito bem e mesmo com tanta coisa pra fazer eu só desejava ler esse livro.

Gabriel.Henrique 02/02/2023

Mary Del Priori segue sendo uma historiadora maravilhosa e incrível, sua escrita viciante e cativante é um diferencial a parte. Tudo o que ela produz é de alto nível.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

O que é o amor? Sentimento imutável ao longo da História ou manifestação vinculada ao seu tempo? As pessoas namoram e se beijam hoje da mesma forma que faziam durante o período colonial? A historiadora Mary Del Priore - autora de 'História das mulheres' e 'História das crianças' - responde a essas questões percorrendo, com competência e leveza, 450 anos de idéias, práticas e modos amorosos no Brasil. Da rígida família patriarcal até a 'desordem amorosa' propiciada pela pílula e pela revolução feminista, do amor-paixão ao amor que leva ao casamento, do flerte à paquera, a autora aborda séculos de vida amorosa no Brasil. Ricamente ilustrado, 'História do amor no Brasil' é dirigido a mulheres e homens que querem entender - e viver - o afeto mais cantado da História.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8572443045

Pipoco 06/01/2017

Prepotência já no título
O título já demonstra muita prepotência ao apresentar a obra como A "história do amor no Brasil." Longe disso, o que encontrei foi um texto raso, superficial, daqueles que a gente até lê quando tá fazendo uma viagem em um metrô lotado para casa sem que isso prejudique a leitura: é tão, mas tão simplista, que chamar de leitura acadêmica não seria apenas um engodo, mas um insulto aos verdadeiros intelectuais.
Por outro lado, embora a autora não se refira à obra como simplesmente um romance ou uma leitura mais didática acerca de pesquisas realizadas, ainda assim temos um livro no qual fica aquela sensação no final: "por favor, alguém pode me devolver as horas que perdi??""
Elenai 18/02/2018minha estante
Reparei que vc sente um asco profundo pela autora. Vc pode indicar obras históricas de historiadores brasileiros que tenham um trabalho acadêmico superior? Fiquei curiosa.

Volnei 24/05/2015

História do amor no Brasil
Será que a amor era diferente no século passado? Quais costumes permanecem e quais se modificaram ou deixaram de existir?. Estas e muitas outras questões serão esclarecidas pela autora com muita competência, percorrendo 450 anos de idéias, praticas e modos amorosos no Brasil

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Cássia 21/03/2010

Mais do que o sentimento amor, Mary del Priore também trata dos vários aspectos diretamente relacionados a ele como a sexualidade, o casamento, o namoro, os papéis do homem e da mulher na mise-en-scène social.

Embora o livro não trata nenhuma revelação bombástica sobre o passado das relações amorosas(claro, para quem não faltou às aulas de história), é um trabalho de grande riqueza documental e que permite um olhar sistemático sobre a evolução das práticas amorosas no Brasil.

No final, dá até pra se concluir algo: embora muita coisa tenha mudado na concepção que hoje temos sobre o amor, o sexo e tudo o mais, essas mudanças são supervalorizadas discursivamente. E, como sempre, continuamos insatisfeitos. Se antes pelas interdições sexuais, hoje pela "ditadura do orgasmo" que sufoca os indivíduos.

Rhayssa 30/03/2010minha estante
Como sempre a tia escrevendo bem! *-*

Estou ansiosa para lê-lo! Aliás, pretendo ler em breve ^^