Fale!

Fale! Laurie Halse Anderson

Resenhas - Fale!

Ana 09/04/2024

Meu Deus, que arrependimento!!!
Eu pesquisei tanto antes de comprar, várias resenhas maravilhosas nessa rede e no You Tube, avaliações muito boas, para no final ficar totalmente decepcionada!
Não vou elogiar só por ser um tema muito sensível, exatamente por isso daria uma história impactante, não sou escritora e quem sou eu nesse barco, mas sou leitora e como leitora não é nada do que a gente espera.
Um livro que você começa e chega na página 100 arrastando a história e esperando que aconteça alguma coisa e simplesmente tudo são detalhes dos pensamentos intrusivos da garota, que precisa de terapia urgente e isso dá uma agonia tão grande! Fora que ela tira sarro de todos os professores e isso me irritou bastante.
A grande maioria das mulheres já foi ao menos assedi@da e desrespeitada e é fácil se colocar no lugar de qualquer personagem que passe por essas questões, mas aqui não deu, não fluiu, até porque são descritas coisas muito aleatórias e o tema do livro em si é abordado de forma muito rasa.

gigicarv_ 03/02/2024

A ansiedade, o isolamento de Melinda dá uma grande voz em um processo de luta extrema que a protagonista tem, o que ela apenas consegue expressar é: o silêncio. Eu antes de ler o livro, tinha visto o filme e eu me cativei muito com o filme com a narrativa dele e o desandar da história de Melinda, o livro consegue ser ainda melhor que o filme com mais detalhes e cheios de sentimentos.
Confesso que chorei um pouco durante a leitura por ser algo extremamente importante e difícil de se lidar.
Um ótimo livro

sapphwitchy 31/01/2024

Extremamente necessário e atemporal
Um livro extremamente necessário. É narrada em primeira pessoa pela Melinda. No começo fiquei com um pé atrás confesso. Acho que a tradução me deu uma impressão de linguagem adolescente forçada, mas passou durante o livro.

O jeito que a história é contada é extremamente viciante do começo ao fim. Durante o livro você vai conhecendo mais e mais sobre ela e porque ela age do jeito que age. Eu amei o jeito que um tema tão pesado foi tratado de forma tão natural, sem tabu, e reforça a importância de falar sobre esse tipo de situação.

Minha principal crítica é sobre o uso de termos capacitistas como "mongoloide" e "demente". Péssima escolha de palavras!!! (Que talvez tenha sido na tradução? Não sei se essas expressões existem em inglês)

Esse livro foi escrito e se passa nos anos 90. Mas é atemporal! Vale a pena a leitura!!!! Essa edição é comemorativa dos 10 anos se não me engano. Temos algumas partes falando sobre a autora e o livro no começo e no final. Aa, e ele foi adapatado em filme. Quero muito assistir! Também quero muito ler outros livros da autora! Me apaixonei pela escrita!

nick â­ 26/01/2024

Leitura obrigatória!!!!
Muito bom leiam!!!! quando eu comecei o livro ja gostei da escrita, e a narração da melinda mesmo em um livro com o bem pesado conseguiu ter umas partes mto engraçadinhas. gostei q a autora nao romantiza nada, na vdd o livro ficou ate meio claustrofobico e sufocante dps de um tempo quando deu pra perceber q a melinda simplesmente nao tinha ngm pra confiar oq aconteceu com ela, nem mesmo os pais dela q na maioria do tempo sao completamente indiferentes em relação a ela e cagam mesmo quando ela se machuca ou nao fala. e tb mt fodastico como a autora encaixou a personagem da professora de ingles da melinda na historia pra falar sobre simbolismo q é algo q ela mesma faz o livro inteiro, principalmente na parte q cortam a arvore do jardim. mas a melhor cena obviamente é a do final, sempre odiei luta em livro mas essa eu me mijei de tao boa, e tb mostra q nada acaba tudo bem magicamente, a melinda ainda tem mto do trauma pra resolver mas ela conseguiu botar pra fora e se esforçar e melhorar e nao ter mais medo mesmo q bem aos poquinhos

Izadora 20/01/2024

FALE que maravilha
Esse livro é chatinho no começo, porém depois ele te prende e você não consegue mais parar de ler e ele representa uma dura realidade de muitas garotas.

Kaylane.Barbosa 19/01/2024

Esse livro é mais uma prova de q livros n precisam ter mais de 500 páginas para serem bons, em menos de 300 páginas a autora conseguiu passar a mensagem.
Antes de ler o livro eu assisti o filme, intitulado ?o silêncio de Melinda?, é um filme mt bom, em minha opinião apresentou o livro com maestria, principalmente com a atriz q faz esse papel (Kristen Stewart).

Bruna Coutinho 11/01/2024

Recomendo muito
Gosto de usar o TBR pra sortear as minhas leituras e esse foi o escolhido para ser a primeira leitura do ano. Tenho esse livro parado na minha estante há anos, então nem lembrava mais qual era o plot. Mas, antes da história propriamente dita começar, o livro começa com um poema que a autora fez usando frases que os leitores disseram em emails para ela. Esse poema já deixa claro qual o assunto, então se você quer descobrir com a história em si, sugiro que pule essa parte.

Não vou dizer também qual é o plot da história, não quero dar spoilers, mas acho que dá pra juntar os pontos e descobrir por conta própria (o problema é esquecer, como aconteceu comigo kkkk).

A única coisa que digo é: se você está num momento difícil, emocionalmente sensível, ou você simplesmente não gosta de ler histórias com temas mais sensíveis, talvez esse livro não seja uma boa indicação, pelo menos não agora. Volte de novo quando você estiver em um momento melhor.

Nada nesse livro é gráfico, mas o tema e saber o que está acontecendo em certas cenas foi o suficiente para fazer o meu coração disparar. As vezes dava vontade de fechar o livro e ler outra coisa, porque achava que não ia conseguir, mas a cena acabava e eu sobrevivia.

No final, depois da história, tem um conteúdo extra da autora. Sobre possíveis continuações, uma entrevista, estatísticas relacionadas ao tema e contatos aqui no Brasil para o caso do leitor precisar ou conhecer alguém que precisa de ajuda.

Na entrevista a autora comenta que algumas escola usam esse livro na aula. E eu acho ótimo! A forma como o tema é abordado é muito bom e esse assunto deve ser tratado com pessoas em todas as idade. Não caiam nessa de que esse tópico não é adequado para crianças e adolescentes, porque isso é ignorar a realidade.

Esse livro é ótimo e eu recomendo muito.

Maria8457 04/01/2024

Fale! esteve na minha lista de leitura por uns dez anos. Até que eu decidi encerrar as leituras de 2023 com ele. Para a minha surpresa, nos 45 do segundo tempo, descobri a minha melhor leitura de 2023. Fale! aborda um tema sensível mas extremamente necessário. Ao ser estuprada, Melinda, uma adolescente iniciando o Ensino Médio, decide se calar sobre o ocorrido e, assim, seu silêncio se transforma em um grito de socorro.

Predo21 02/01/2024

Um retrato sobre abuso
Fale trás de uma forma genial a história de uma sobrevivente de um vaso de abuso sexual tentando lidar com as consequências disso e ao mesmo tempo tendo que provar o óbvio a uma sociedade que não dá atenção a casos desse tipo.

Squep 15/11/2023

Tema pesado
O livro trata de um assunto muito importante, e por esse motivo eu esperava bem mais dele. Eu tinha a expectativa lá em cima, mas o livro se tornou bem maçante pra mim. Gostaria de ter gostado, mas não funcionou para mim. Todos os personagens, inclusive a protagonista eram chatos, não me apeguei a nenhum. E a maioria dos pensamentos da Melinda eram extremamente chatos e desinteressantes. O Livro tinha um baita potencial, mas terminei extremamente frustrada com esse livro.

Gomes 01/10/2023

Realmente não saquei muito
É um livro que eu esperava que fosse.uma tristeza profunda e pesadíssimo, mas me deparei com um livro que tem questões muito importantes e pertinentes tratadas de forma rasa, não gostei muito da história, não me conectei com a protagonista e as demandas dela, achei uma chata pra ser bem sincera. O livro é curto mas tem um ritmo tão lento que foi super maçante pra ler, demorei demais.

Naara.Brum 09/09/2023

Fale
Acho que gostei dessa forma de livro, é o segundo nos últimos meses. Gostei de ler, em outros livros talvez acharia muito detalhado, mas compreendo que é uma forma da gente se afeiçoar a personagem principal. Acima de tudo, acho que esse livro é uma maneira clara de divulgar formas de ajudar as vítimas, nas informações finais. É uma maneira de levar as pessoas a compreenderem o processo de uma vítima, entender que não é "só falar", isso leva tempo, as vezes muito tempo.

Marcinha 26/07/2023

FALE
Apesar do tema ser bastante forte, a autora não conseguiu me passar emoção na escrita, não ficou claro se a Melinda de fato foi rejeitada por todos ou simplesmente ela se fechou para as pessoas devido ao trauma sofrido. A negligência dos pais isso foi a única coisa que realmente mexeu comigo. Criei muitas expectativas com relação a essa leitura, mas infelizmente não me senti realmente tocada como esperei.

anya123 21/07/2023

Maravilhoso!! Todo jovem deveria ler.
Tem uma escrita maravilhosa que faz com que o leitor se sinta mais perto da protagonista, além de ser uma leitura super rápida.
Retrata perfeitamente uma adolescente no ensino médio e trás questões reias a tona.
Durante a leitura senti que era a melhor amiga de Melinda Sordino.