Fale!

Fale! Laurie Halse Anderson

Resenhas - Fale!

Rafa 16/09/2013

Resenha - Fale! - Laurie Halse Anderson
Melinda quase não fala, alguns a consideram como muda, outros a acham estranha, outros não sabem dizer nada...

Fale! nos apresenta uma garota tão incomum a ponto de nos fazer chocar qualquer realidade, porém é uma personagem que encanta pelo seu sarcasmo e suas habilidades artísticas, mas o que ela tem para nos fazer emocionar tanto neste livro? - pergunta o jovem leitor. Logo no começo da narrativa percebemos que Mel está escondendo algo e não quer de jeito nenhum dizer para nós e muito menos para si o que a faz ser tão diferente das outras garotas.

É um segredo do passado que a atormenta várias noites e vários dias, ela não conseguirá seguir sua vida se não contar a ninguém, esse é um de seus grandes desafios a enfrentar, ganhar essa batalha. Melinda quase não fala com ninguém, com seus pais fala o necessário para se livrar de castigos, quer dizer, ninguém ouve seus gritos silenciosos, ninguém ouve o que ela tem para contar, simplesmente porque ela tem medo. Medo de falar. Esse medo que perturba o leitor. E só nós podemos ajudar, tentar entender o que se passa em seus sentimentos.

Mas o que ocorre neste livro é a percepção de todos os seus pensamentos e desejos. Só nós leitores que conseguimos enxergar toda a essência que é essa personagem tão incomum do nosso dia-a-dia. Eu não poderia revelar o grande segredo dela, mas a maioria já deve saber. Quando comecei a leitura logo peguei o filme para comparar e percebi o quão fiel foi a adaptação. No filme, claro que tem umas diferenças ao livro, mas dá para notar cada sentimento reprimido em ambos. Com certeza o livro é bem melhor.

Os personagens são copiosamente interessantes e marcantes, cada um tem sua essência e presença, a maneira como Mel lida com quem se relaciona, professores, diretor, colegas de escola, etc... a maneira como retrata cada qual e que também apelida personagens, deixa a leitura bem suave e por algumas vezes sensível demais.

A autora conseguiu usar de maneira tão fácil a sua arte de escrever, que fez com que o leitor entrasse na mente da personagem principal, a ponto de chorar juntamente com Melinda quando ela estava contando seus sentimentos. Porque pela sua linguagem de fácil acesso, uma linguagem mais jovem, fará com que muitos leitores se identifiquem com a história. E por último, o trabalho editorial está perfeito, diagramação, capa, lombada, detalhes, tudo muito lindo. Sem contar que ao findar do livro, o leitor poderá contar com uma entrevista com a autora superinteressante, um guia de discussão e muito mais... Fiquei até sabendo que teria uma continuação para esta obra, e uma verdade seja dita: acabar por aqui já está de bom tamanho.

Realmente Fale! falará com muita gente.

É um livro que desmistifica qualquer ignorância do ser humano, abre a mente, tira o cativo de sua prisão, desperta e ratifica de que o medo pode ser domado. Aposto que muita gente irá dar mais atenção as pessoas ao seu lado após a leitura, principalmente pelo final, não julgarão sem antes pensar bem. O livro foi para mim a melhor leitura do ano, e espero que para muitos seja também.

site: http://www.leiturasvivas.com/2013/09/resenha-promocao-fale-laurie-halse.html#more
Beth 18/09/2013minha estante
Adorei conhecer a história.

Camilla 27/09/2013minha estante
Nossa, melhor leitura do ano? Isso me anima muito!

DomDom 30/09/2013minha estante
Se fosse apenas pela capa, iria imaginar uma história completamente diferente da que realmente é. Confesso que não é muito o tipo de leitura que gosto, mas ele me parece ser tão forte e atual, que me deu vontade de ler. Fico imaginando o quão difícil e angustiante deve ser a vida das pessoas que passam pelos mesmos problemas que Melinda passa. Claro que já está na minha listinha de próximas aquisições.

Ana Paula 03/09/2016minha estante
Uau, bela resenha. Imagino que pra ser a melhor leitura do ano e ter como similares "Por lugares incríveis" e "Os 13 porquês" deva ser um baita livro.

Thainara 26/02/2023minha estante
Qual o nome do filme? Procurei pelo nome do livro e não achei

Rafa 16/04/2023minha estante
O Silêncio de Melinda

Fernanda 11/09/2013

Resenha: Fale!
Resenha: “Fale”, escrito por Laurie Halse Anderson e publicado pela Editora Valentina, é um livro desafiador. Envolve o leitor não apenas por apresentar mensagens intensas – e ao mesmo tempo discretas – e reflexivas, mas justamente por fazer referencias a um ambiente crítico, honesto, profundo e dramático. Faz com que o leitor se habitue à narrativa ágil e leva a pensar que qualquer pessoa pode já ter passado algo parecido com o que a protagonista vivencia.

“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.” Pg.22

Melinda Sordino é uma personagem muito autêntica, engraçada e introspectiva, porém passa uma sensação de que pensa demais e deixa de agir quando necessário.

Leia a resenha completa no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/09/resenha-fale-halseanderson-edvalentina.html

Camis 07/10/2013

Melinda não fala. Ela não é muda, nem nada parecido, só simplesmente evita o máximo que pode dizer qualquer coisa pra qualquer um. Quando se passa um bom tempo sendo ignorada por todos no colégio, não falar acaba sendo tão natural quanto não ter amigos. Pelo menos é assim que Melinda vê a situação, já que desde o dia em que chamou a polícia para uma festa da galera do colégio, e acabou sendo a responsável pela prisão de vários alunos, ela passou a ser a pária do colégio, a garota a ser evitada e um alvo frequente de bullying.

Ninguém se quer se importou em perguntar para Melinda o que a tinha feito chamar a polícia, nem mesmo sua melhor amiga quis saber, a saída mais fácil que todos encontraram foi isolar e odiar a garota que arruinou a grande festa. Não que Melinda fosse contar o que realmente aconteceu naquela noite, na verdade, tudo o que ela quer é esquecer.

Enquanto a garota é vítima de bullying no colégio, ela se torna depressiva, calada, suas notas caem e, sem entender o porquê, ela sabe que ninguém a nota, nem mesmo seus pais, que deveriam estar lá por ela, mas que passam mais tempo brigando e trabalhando do que prestando atenção na filha.

Por diversas vezes vemos Melinda chegar perto de contar, de dividir sua dor, e pelo mesmo número de vezes a vemos desistir, afinal, quem acreditaria nela? Quem seria capaz de dizer que não foi sua culpa? E por que falar se ninguém quer escutar?

Durante a aula de artes, do seu excêntrico professor Freeman, Melinda recebe uma difícil tarefa que fará parte de sua nota ao final do ano: fazer uma árvore falar. Logo ela, a garota que evita qualquer tipo de exposição sentimental, terá que realizar um trabalho artístico que envolva uma árvore, fazendo-a transmitir os sentimentos de sua autora. O que de inicio parece horrível pode acabar sendo sua salvação.

Fale! é intenso, chocante, profundo, angustiante e repleto de dor. É impossível não sofrer junto com Melinda, não se angustiar com a sua dor e o seu receio de contar e, o mais difícil ainda é ler o livro sem se sentir tocado pela estória de Melinda. Laurie Anderson não escreveu somente uma estória sobre bullying, violência contra a mulher, depressão e medo, ela escreveu uma estória sobre pessoas. Pessoas reais, que podem ser seus vizinhos, a garota que senta sozinha na sua classe, a mulher com quem você esbarrou na rua, ou até mesmo você.

Durante todo o livro a autora quis mandar uma única mensagem direta pra dois grupos diferentes: para aqueles que estão sofrendo ela diz “Fale!”, e para aqueles que fazem outros sofrer ou que são indiferentes a essa dor, Laurie diz “Acorde!”. Fale! é um livro que traz uma profunda reflexão sobre como pequenas ações, que você até mesmo pode acreditar serem engraçadas ou inocentes, podem acabar se revelando o motivo de choro de alguém, ou ainda pior, de depressão e suicídio. E que, talvez, só a sua companhia, ou só a sua vontade de ouvir, podem mudar a vida de alguém.

A melhor maneira de superar a dor, por mais profunda que ela seja, é falando sobre o assunto, desabafando, dividindo com alguém de confiança aquilo que você mais teme compartilhar. Fale! busca justamente dizer a todas as mulheres, e homens, que sofreram algum tipo de violência sexual que a culpa não é sua, que nada que você possa ter feito justifica os atos do seu agressor e que, acima de tudo, é ele quem precisa pagar e não você.

Com uma perfeita tradução e revisão, e uma diagramação caprichada, esse lançamento da Valentina é de tirar o fôlego. É impossível não amar este livro, não se sentir parte da estória e não ter seus sentimentos postos à prova com a dor de Melinda.

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2013/10/fale.html
Milena 07/10/2013minha estante
Nossa esse livro parece ser muito emocionante, fiquei bastante interessada em ler!

Iêda Cavalcante 08/10/2013minha estante
Desde que vi a capa desse livro pela primeira vez fiquei interessada, e depois de ler as resenhas me interessei mais ainda, já está na minha lista de desejados.

Ana 08/10/2013minha estante
Camila,este livro deve ser sim lido.Pois ele tras uma historia que possa nos levar a pensar e refletir naquilo que pode estar acontecendo ao lado.E assim poder orientar a quem precisa sobre certos acontecimentos que nunca devem ser calados,mas sim ditos.
Eu amei esta resenha,e desejo muito poder ler esta obra muito em breve.

parabéns flor pela resenha!

Bianca Martins 08/10/2013minha estante
Caramba!
Apesar de um livro 'dolorido' e impactante, parece ser uma história que realmente vale a pena ser lida.
É difícil assistir reportagens que retratam este tema, ler um livro e se colocar no lugar da personagem deve ser mais forte ainda.
Linda resenha, parabéns Camila.

Roberta 08/10/2013minha estante
ótima resenha!!! O livro parece ser muito legal, e a capa é linda demais! Adorei!

Vanessa 09/10/2013minha estante
Capa perfeita! Sinopse maravilhosa! *-* já quero ler!

Rafaela Rodrigues 10/10/2013minha estante
eu adorei a resenha deste livro e uma historia dolorida e muito emocionante acredito que muitas lagrimas irão rolar dos meus olhos.

Caroline507 10/10/2013minha estante
aiin que lindo esse livro!
super quero ler logoooo!

Gunnar 11/10/2013minha estante
A garota já não fala e tem que fazer uma árvore falar? Não parece nada fácil, ainda mais pra ela, que sofre bullying.

Patricia 13/10/2013minha estante
Adorei a resenha e o livro já foi para a lista de desejados!

Manuella_3 16/10/2013minha estante
Achei o tema extremamente delicado e, por isso mesmo, válido. Mas desde que seja abordado com sensibilidade e tb força, para que não seja banalizado. Adoro temas possíveis, reais, triste saber que acontece no mundo todo, todo o tempo...
Esse drama é tão comum entre meninas e tantas se calam, sem forças. Sei que vou chorar e sofrer com Melinda, desprotegida e com marcas que não se apagarão. Mas o crescimento e o amadurecimento virão e com eles a força que Melinda descobrirá ter. Quero demais ler!

DomDom 28/10/2013minha estante
Até agora só tenho lido elogios em relação a esse livro. Realmente é perturbador o tema que a autora aborda nele. O legal de tudo é que a Lauren faz de uma maneira leve e adequada para todas as idades. Acho que deve ser leitura obrigatória, principalmente pare adolescentes.

YasmiM NameN 31/10/2013minha estante
É uma história LINDA e que estou totalmente afim de pegar pra ler.
Parabéns e essa foi uma excelente leitura de resenha! *-*

Madu Mellark 03/11/2013minha estante
Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha dado a devida atenção. Porém vi no twitter alguém tweetando sobre a promoção do seu blog e vi o nome da autora. Pá! Automaticamente captou minha atenção: estou louca para ler um livro dessa autora - Garotas de Vidro.
Bem, agora acaba de entrar mais um livro dela para minha lista de desejados.
Parabéns pela resenha. #Inspiradora! Instiga a gente a ler. E os temas são bons - bons digo de serem abordados -, emocionantes. Uma ótima iniciativa, dá margem para reflexão e discussão.

Dri 04/11/2013minha estante
Um livro lançado a tanto tempo e com um assunto tão atual como o bulling,e como Melinda sofreu, meu Deus! Só lendo a resenha a gente percebe a carga de emoção que esse livro te causou! Eu quero muito ler, mesmo que eu chore, me emocione e fiquei atordoada, mas preciso dessa leitura! Excelente resenha!

Ange 05/11/2013minha estante
Nossa parece ser muito lindo, uma história realmente tocante e sensível, só assisti ao filme e gostei muito.

Amanda Ághata Costa 05/11/2013minha estante
Qualquer um que leia sua resenha, é capaz de sentir na pele a emoção que esse livro transporta. Já li outra história da Laurie Halse Anderson, e devo dizer que a autora trata de temas complexos, intensos, e diria que até fortes... com uma leveza excepcional. Fale! está entre meus desejados desde seu lançamento. Acredito que a história de Melinda vá emocionar a muitas e muitas pessoas. E, é claro: serei uma dentre estas. Mal posso esperar para ter esse livro em minhas mãos. Tenho certeza que vou devorá-lo rapidamente. Beijocas.

Queria Estar Lendo 26/07/2016

Resenha: Fale!
Eu pensei muito antes de começar essa resenha de Fale! simplesmente porque ele se tornou rapidamente um dos meus livros favoritos.

Desde o momento em que li Garotas de Vidro, da Laurie Halse Anderson, fui tomada pelo desejo de ler Fale!, que eu sabia que já tinha sido publicado pela editora Valentina por causa do projeto Fale! contra o Abuso. Não deu outra, assim que tive a oportunidade, comprei o livro.

Que leitura maravilhosa.

O livro conta a história da Melinda Sordino, uma menina de 14 anos que acaba de entrar no ensino médio carregando uma grande culpa: ela chamou a polícia e acabou com a festa de verão de um dos veteranos do colégio.

"Estou a fim de confessar tudo, de passar a culpa, o erro e a raiva para outra pessoa. Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas."

Hostilizada pelos colegas, abandonada pelas melhores amigas e com a culpa tomando proporções gigantescas, Melinda se perde dentro de si mesma. Perde a voz, a vontade de continua a seguir em frente, a capacidade de se defender. O livro segue o primeiro ano de Melinda e podemos ver o quão rapidamente ela emudece, como seu relacionamento consigo mesma se deteriora, como a depressão e a culpa tomam conta de seus pensamentos, e como ela precisa aprender a se impor e a defender a si mesma.

Angustiante é a palavra-chave aqui, porque o leitor sabe exatamente o que aconteceu com Melinda, o que fez com que ela chamasse a polícia naquela festa. Nós sabemos exatamente porque ela evita o Troço nos corredores do colégio e porque ela precisa de um canto só dela. Porque ela está indo mal na escola, porque ela está faltando às aulas, porque ela não está falando e porque as aulas de artes são seu único refúgio.

Desde o momento em que você pega o livro, você sabe que Melinda foi vítima de violência sexual. Todos os indícios estão ali, mas nenhum personagem no livro é capaz de enxergar. E isso é angustiante.

"O prof. Freeman acha que preciso encontrar os meus sentimentos. E por acaso poderia deixar de encontrá-los? Eles estão me devorando viva, como uma infestação de pensamento, vergonha, erros."

O relacionamento de Melinda com os pais é distante, eles são emocionalmente negligentes e falham em perceber as mudanças que acontecem com a filha -- o fato dela se cortar, se isolar das pessoas, parar de falar, ir mal na escola (quando era uma aluna nota A no ginásio). E Melinda queria poder falar com eles ou com Rachel, sua ex-melhor amiga, mas ela tem medo. A culpa corrói. Ela para de falar porque tem medo de abrir a boca e deixar escapar a verdade.

Na escola não é muito diferente, com as amigas distantes, encaixando-se em novas tribos, e os orientadores e professores pouco interessados em ajudar os alunos a passarem pelo ensino médio, ninguém percebe o grito mudo de ajuda que ela dá.

"Eu sobrevivi. Estou aqui. Abalada e confusa, mas estou aqui."

Passei a maior parte do tempo segurando as lágrimas. Ver a Melinda escorregar para dentro da depressão e depois nadar para fora dela, tentando se salvar, foi uma das coisas mais marcantes que já li. Nada de romantizar violência, depressão e ansiedade. Apenas a verdade nua e crua: as dificuldades, o sentimento agonizante de não ser dona nem mesmo do próprio corpo e de estar tão doente que não vê mais ponto em viver, embora não queira morrer.

Quanto mais Melinda acredita que pode esquecer tudo, esquecer aquele dia, mais ele a afeta. É um relato tão honesto e ao mesmo tempo tão ingênuo; é tocante e emocionante e por boa parte do tempo tudo que eu quis fazer foi entrar nos livros e abraçar a Melinda, que é uma representação universal das vitimas de violência sexual.

Fale! voltou a marcar dentro de mim duas ideias primordiais:
1. Se não fosse você, seria outra pessoa. Essa violência só acontece porque o agressor decidiu agir e não por algo que a vítima fez;
e 2. Você precisa falar sobre isso. De verdade. Por mais que doa. Confie. Porque você pode até ter sido a primeira, mas o silêncio vai permitir que você não seja a última.

Eu honesta e sinceramente acho que Fale! é o tipo de livro que salva vidas, lava almas.

"Mordo o lábio inferior, mantendo-o entre os dentes. Se me esforçar bastante, talvez possa me devorar inteira."

Essa edição da Editora Valentina é a tradução da edição comemorativa de 10 anos do livro -- que foi lançado pela primeira vez, nos EUA, em 1999. Além de trazer um guia para discussão em sala de aula no fim do livro -- porque ele é uma leitura paradidática nas escolas do EUA e eu, particularmente, acho que deveria ser em todo lugar -- ele também traz um poema no começo. O poema é um compilado de palavras e frases que Laurie recebeu em mensagens de leitores desde que lançou o livro. Mensagens de outros sobreviventes de violência sexual que se identificaram com a Melinda e que se sentiram confortáveis o suficiente para contar isso a autora.

Porque a Laurie tem esse poder -- que podemos testemunhar em Garotas de Vidro também -- de tratar sobre assuntos que são tabu, de tratar sobre a dor emocional e as batalhas silenciosas que as pessoas a nossa volta estão lutando sem que a gente nem se dê conta, de uma forma tão sensível e tocante, com um imenso respeito.

Transformador, transcendente e atemporal, acredito que Fale! deveria ser lido e discutido com todo adolescente entre a idade de 11 e 15 anos.

Mas se você já passou dessa idade, pode mergulhar nele também. O sentimento sobre o qual a Laurie fala é universal e libertador.

Gigis 15/10/2021

fraco
Esse livro é muito importante?mas super entediante. O que me faz sentir culpada porque devo esperar encontrar entretenimento em uma história tão pesada? provavelmente não. Mas eu preciso que minha atenção seja mantida, e isso simplesmente não aconteceu.

Mas o plot é bom por simplesmente ser algo importante a ser discutido. E o jeito que autora representou foi até que ok. Mas não consegui me conectar com a Melinda.

Mas foi ?comum?, fala sobre tópicos importantes a ser discutido, principalmente com adolescentes, então ?Fale!? é legal pra esse público, mas só pela mensagem e experiência. Porque ele é vago, entediante e comum.

O que me deixa muito triste, porque eu queria muito que esse livro tivesse me impactado. Mas quando eu digo pra vocês que ele foi irrelevant eu juro que não tô mentindo. Eu simplesmente não ligo, não sei nem que nota ele merece..

Enfim bjos
-G

Gi 04/07/2021

?Eu disse não!?
Apresenta os efeitos do abuso sexual em uma adolescente. A inocência e a falta de conhecimento sobre os sentimentos de Melinda é algo muito bem trabalhado neste livro, apresenta sensações muito realistas e que podem ser facilmente imaginadas (no bom sentido), a forma como ela se encontra na arte e como a árvore é uma figura simbólica na história, o que ajuda a demonstrar como a personagem se sente através disso.

Milena895 23/10/2020

Gostei,nem lembro mais oq eu li mas gostei kskskskks

Edt:Nossaaaaaaa lembrei agora,incrível !!!. Não dei 5 estrelas pq tava de ressaca quando iniciei a leitura,mas vale de 4 a 5 estrelas.

Lucy 20/05/2020

Indo contra a maré, não gostei do que vi. Sinto que as pessoas o elogiam, principalmente, por falarem de um tema sério, com uma abordagem um tanto diferente até. Mas isso não é o bastante para eu elogiá-lo.

Mais de 90% do livro fala sobre o cotidiano de Melinda e coisas dispensáveis, que não agregam em absolutamente nada na trama. Fala um pouco (quase nada) sobre a relação com os pais, fala sobre a amizade dela com uma das únicas pessoas que falam com ela (e que ela quase não dá atenção, mas acha ruim quando ela se afasta). O que mais se tem é ela falando sobre suas aulas e sobre a criação de sua árvore. Do nada, ela finalmente conta o que aconteceu na festa. Mas volta, no capítulo seguinte, a falar de nada importante. Somente bem próximo ao final que se fala abertamente sobre seu trauma. O resto são 200 páginas de nada com objetivo nenhum. Além do desenvolvimento, o desfecho é puro marasmo. Passamos tanto tempo esperando que a bendita finalmente fale e... É assim?

Me senti tão apática com esse livro quanto a própria personagem. Não senti raiva, revolta, medo, nada. O achei vazio e com um péssimo desenvolvimento. Normalmente demoraria um dia para terminar um livro desse tamanho, mas acabei demorando sete e finalizando dois livros antes dele no caminho. Um deles que, inclusive, chega a tocar no mesmo tema, só que de maneira muito mais interessante (apesar de não ser o foco do livro). E outro que fala melhor sobre o silêncio após uma situação traumática. Sei que não sou o público alvo, mas há livros que tratem de traumas e violências de maneira melhor do que essa.
Letícia Vítor 20/05/2020minha estante
concordo

Jaque Assunção 18/09/2020minha estante
Realmente, concordo com tudo!!!! Apesar da temática ser interessante, achei bem chato!!!

Mirele Saionara 19/05/2020

#desafioSKOOB
Confesso que crie mta expectativa sobre o livro e me frustei um pouco, esperava mais, porém o assunto é importante e precisamos falar sobre, por isso não me arrependo de ter lido!

Raffafust 08/08/2013

Fale! não é de nem de longe um livro simples, a autora Laurie Halse Anderson soube como contar em uma história que de bonita não tem nada, o tema de estupro e bullying sofridos por uma mesma pessoa.
Melinda tem 13 anos, apesar da pouca idade já sabe bem o que é ser abusada em uma festa, sofrer com a desaprovação dos supostos amigos que não acreditam nela e com isso ver a escola como seu inferno diário.
O livro demorou para ser lançado no país, por esse motivo acabei vendo o filme "O silêncio de Melinda"com a atriz Kristen Stewart antes de ler o livro, e sinceramente achei os dois muito bons.
Vivemos junto com Melinda todo o desdém que a escola, desde os alunos até os professores, tem com ela e seus problemas. Melinda é uma menina normal , até o dia que vai a uma festa e parece que o sexo oposto não entende o não como resposta.
O que mais me causou estranheza é a reação dos pais de Melinda ao que ela vive, reclamam da menina muda e distante que ela se transformou mas não parecem interessados em saber o real motivo da mudança de humor da filha.
Com um tema tão pesado, "Fale!"poderia ser chato, mas é maravilhoso, desde a construção dos personagens aos sentimentos da jovem que sofremos junto com ela tudo que passa por ter sido vítima .
Vale lembrar que a autora também escreveu "Garota de Vidro"que é um livro ótimo sobre o tema da anorexia.
No final da edição, muito bem cuidada por sinal, temos uma entrevista com a autora bem bacana.
Um livro imperdível.
Marina 04/02/2014minha estante
Este livro, deveria ser lido por muitas pessoas, principalmente por mulheres que se calam diante de um estupro, que sofre tanto e sua família também. Deveria ser divulgado mais.Tem muitas mulheres que se calam, principalmente por que na maioria o estuprador é de sua pro pia família.

Alessandra.Adams 06/01/2021

Importantíssimo
Imagina um livro maravilhoso. Adorei porque abordou assuntos super importantes, como o estupro e a depressão de forma super inteligente. Super recomendado.

vic 10/04/2023

Fale!
Fale! é um livro bom, mas me decepcionou um pouco.
Eu já conhecia a história pois assisti O Silêncio de Melinda há uns anos, e já conhecia a autora pois tive um livro dela como livro favorito por muito tempo, então fui cheia de expectativas para ler Fale!. E apesar de ter gostado da história e da escrita (a autora conseguiu transformar um tema pesado em algo leve e fluido para ler) eu gostaria que a autora tivesse aprofundado mais. Para um tema tão profundo, o aprofundamento foi raso.

Por mais que Fale! tenha me decepcionado, eu recomendo muito a leitura, principalmente para os adolescentes. A autora retrata um tema importantíssimo que todos devemos dar a devida atenção.

?Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.?

Bruna | @bru.noslivros 04/01/2023

Um livro importante e potente
Em Fale! vamos acompanhar Melinda, que está indo pro primeiro ano do ensino médio e está passando por uma fase bem complicada. Em uma festa no final das férias de verão acontece algo terrível com ela.
Após esse acontecimento ela se fecha e quase não fala, as amigas que ela tinha simplesmente param de falar com ela e Melinda acaba ficando excluída.

É muito DOLOROSO acompanhar a trajetória de Melinda. Você se conecta com ela, sente seu desespero e sente seu pedido de ajuda. Melinda não consegue falar o que aconteceu, fica guardando toda a dor consigo e isso vai corroendo ela aos poucos.

É um livro muito forte, mas que aborda um assunto muito necessário.

a.naagomes 03/12/2020

Fiquei em dúvida em colocar ?bom? ou ?muito bom?
Eu comprei o livro com a expectativa muito alta, muito alta mesmo, eu estava esperando uma coisa bem diferente, mas isso não faz o livro ser ruim, ele não é um livro cheio de drama e emoções a cada página, mas tem um assunto muito sério que eu acho que por algum tempo foi até tratado com leveza demais. Eu acho que muita coisa ainda poderia ter acontecido, achei que ficou muita coisa vaga, raso demais, afinal cadê o romance que falam? E o que aconteceu com o troço? E os pais dela? Tinha tanta coisa ainda para acontecer, acho que faltou muita coisa, mas eu gostei do livro.