Regimes de Historicidade

Regimes de Historicidade François Hartog

Resenhas - Regimes de historicidade - Presentismo e experiências do tempo

the_sheeper 31/01/2022

Instigante
Uma leitura muito intrigante tanto sobre o conceito dos regimes de historicidade quanto par entendermos o nosso tempo presente.
Hartog consegue fazer uma discussão muito rica e mobilizando diferentes conhecimentos e abordagens para tratar sobre seu objeto de estudo.

Lee 17/08/2018

Hartog nesse livro analisa diversos autores que discutem sobre a noção de tempo na sociedade e os diversos ?regimes de historicidades? presentes. A brecha no tempo marca o intermédio, a transicão de um regime de historicidade para outro, Kosélleck, quem ele analisa, é quem bem discute sobre essa brecha no tempo. Depois de toda uma discussão envolvendo Patrimônio, França, guerras, ele fala o que tanto esperamos na conclusão, qual o nosso atual regime de historicidade.

marcelinho 04/02/2024

Um ótimo estudo feito pelo Hartog. Entender o presentismo e suas diferentes nuances em tempos diferentes é essencial para entender as novidades humanas e como elas experimentaram/experimentam o tempo.