Não Diga Uma Palavra!

Não Diga Uma Palavra! Jennifer McMahon

Resenhas - Não Diga Uma Palavra!

Duda 23/04/2020

Não diga uma palavra
Um dos livros mais intrigantes que já li. Chega a ser bizarro (pra bom - se é possível usar essa palavra pra isso!) Não dá vontade de parar de ler até descobrir mais e mais fatos sobre a estória. Os próprios personagens questionam a realidade do que estamos lendo. Muito interessante desdobrar os contos do rei das fadas, suas façanhas e promessas feitas!

Lelê 19/03/2013

Resenha:
Esse foi o livro mais confuso e intrigante que eu já li na minha vida.
Sabe aquele livro que você não está entendendo, mas quer entender e não consegue parar de ler? Esse é o livro.

A história é narrada em terceira pessoa, pelo ponto de vista de duas personagens, Lisa e Phoebe. Sendo que Phoebe é no tempo presente, e Lisa é contada quinze anos antes, intercalando cada uma em um capítulo diferente e unindo tudo no final.

"Eu devia ter afogado você quando
nasceu. -...- Isso teria salvado você."
Pag. 106

Lisa era uma garota de doze anos, bonita e muito querida, porém ela era cheia de sonhos; acreditava em magia e contos de fadas. Lisa acreditava que na floresta próxima da sua casa havia uma passagem para o Mundo das Fadas.
Lisa morava com sua mãe, pai e Sam.
Sam tinha dez anos e era o típico garotinho nerd. Só acreditava no que poderia ser explicado cientificamente, então, de maneira nenhuma ele acreditava em fadas.
Já sua prima Evie não só acreditava, como dizia ter contato com o Rei das Fadas, Teilo.
Até que Lisa, acreditando que Teilo queria torná-la a Rainha das Fadas, entrou na floresta e desapareceu sem deixar rastros.

"Havia algo de assustador na garota.
Até os animais captaram; do nada, todos
eles entraram em pânico em suas gaiolas,
como se um cachorro houvesse entrado
na casa."
Pag. 213

Alguns anos depois Phoebe, trabalhando no consultório veterinário, recebe um homem dez anos mais novo que ela, desesperado, segurando uma coruja machucada e pedindo ajuda para salvar a coruja. O homem era Sam.
Não demorou nada para que os dois se apaixonassem.
O cético Sam traz à vida de Phoebe o modelo de vida pé no chão, o que faz muito bem à ela.
Mas toda a segurança acaba quando Phoebe começa a se embrenhar em toda a história da família dele.
Várias coisas estranhas começam a acontecer com o casal, coisas inexplicáveis. E promessas feitas no passado começam a ser cobradas.

"Em todas as histórias é sempre a mesma
coisa. A garota é comum. A garota é
desinteressante. Mas ela é gentil, tem
um bom coração. Talvez tenha uma
madrasta malvada..."
Pag. 197

A narrativa não tem altos e baixos, ela mantêm o mesmo ritmo de suspense o tempo todo.
A minha curiosidade crescia a cada página.

Segui lendo o livro freneticamente. No final foi incrível; eu estava lendo, virando as páginas e lendo. De repente eu virei e vi a página dos Agradecimentos. Gritei: "NÃÃÃÃÃOOO". Como assim acabou?
Eu leria mais umas quatrocentas páginas do livro facilmente. Sério. Eu queria mais.
O final é bem arrematado, quase tudo foi esclarecido, mesmo assim eu queria mais.

Gosto muito desses livros meio malucos, então me senti em casa.
Fantasia de primeira com um toque de realidade.

A capa americana é do mesmo estilo, mas a menina de lá é mais assustadora. Achei a menina da capa brasileira mais simpática, rs.
A diagramação está perfeita, bonita e a fonte facilita muito a leitura.

Essa editora sempre leva o conforto da leitura muito em conta, e isso é muito importante na hora de comprar um livro.
Não adianta a história ser boa, a editora tem que pensar no leitor que vai gastar seu dinheiro. E o Grupo Pensamento não deixa nada a desejar.

Recomendo esse livro para quem gosta de fantasia, mistério e suspense.

Gostei muito!!
Luciana 31/12/2022minha estante
Prendeu muito a minha atenção também, a autora não deixa a petição cair

Lola 27/02/2021

Fascinante e Envolvente
Esse livro é a prova vida de que não se deve julgar um livro pela capa. Apesar da apresentação bem mais ou menos (vamos combinar, essa capa é horrível!), a história não é nada menos que maravilhosa! Com um mistério tão envolvente capaz de te prender do início ao fim, esse livro me fez surtar com milhares de teorias que caíram por terra nas últimas páginas. A autora tem um jeito único de te fazer vivenciar cada palavra e se sentir dentro da história mesmo quando você não quer se sentir ali. Com uma narrativa que mescla o passado e o presente, ela te leva pra vários caminhos diferentes e te faz acreditar em tudo e em nada ao mesmo, além de segurar o mistério até às últimas páginas do livro. A história te faz acreditar que cada pequena pista conta, e são elas que te levam pro caminho errado, e o final é surpreendente, te deixando com aquela sensação de "putz, estava bem debaixo do meu nariz!". Mas já vou avisando, apesar de explicarem todo o mistério no fim do livro, o final fica meio que aberto, te dando ao direito de escolher em que acreditar, e isso é uma das coisas boas do livro: até às últimas páginas você se questiona sobre o que tá vendo.

Enfim, é um livro perfeito pra quem gosta de uma fantasia com um toque se terror, mesmo eu que não curto muito thriller adorei esse livro. A capa pode não ser lá essas coisas, mas a história compensa!

Elidiane 30/03/2013

Não Diga Uma Palavra! - Jennifer McMahon
Sabe aquele livro que à primeira vista não te conquista? Porém, quando você começa a dá mais atenção à leitura, e a se envolver no enredo... ele começa a te prender? Foi assim com Não Diga Uma Palavra! Um livro de suspense, repleto de reviravoltas e com personagens fortes. Uma história cheia de segredos.

O começo do livro é bem estranho, logo nos avisam que somos um dos escolhidos, e que partilharemos de um grande conhecimento e que esse conhecimento além de responsabilidade, mudará para sempre a vida de quem o ler. Pra ficar curioso, não?

A história se passa em dois momentos destintos, o presente e o passado, e conta com duas protagonistas: Phoebe e Lisa, duas garotas que terão seus destinos interligados. No tempo presente conhecemos Phoebe uma mulher de 35 anos que tem uma vida boa e tranquila ao lado do seu namorado Sam, mas tudo muda quando Sam começa a receber ligações de que sua irmã Lisa, desaparecida a 15 anos está viva e que quer vê-lo.

Quinze anos antes, Lisa era uma garota de 12 anos, que ao lado do irmão Sam, e da prima Evie viviam uma infância de aventuras na floresta no fundo do quintal da sua casa. Eles moram em Reliance, uma cidade bastante misteriosa, alguns dizem que se trata de uma cidade assombrada, pois há muito tempo trás muitas pessoas de um vilarejo (onde hoje é a floresta) desapareceram sem deixar vestígios.

Lisa sempre foi uma garota de grande imaginação, e sempre acreditou que na floresta viviam fadas, até um dia em que algo estranha e mágico parece acontecer, enquanto brincavam na floresta, os três presenciam alguns pontos luminosos no antigo porão onde antes era a igreja da cidade desaparecida, e a floresta parece está sempre os observando-os.

A partir de então, Lisa passa todo o seu tempo, querendo convencer ao irmão e a prima de que realmente existem fadas. As coisas começam ficar mais sinistras quando Lisa começa a receber presentes de Teilo, assim diz ela, o próprio Rei das Fadas, e quando ela aparece com O Livro das Fadas as coisas começam a ficar mais esquisitas, Sam e Evie tentam de todo jeito convecê-la a parar com todas essas bobagens de fadas, mas sem sucesso. Até o dia em que Lisa desaparece na floresta, dizendo ao irmão que será a Rainha das Fadas.

No presente, Phoebe e Sam embarcam numa grande jornada para descobrir o que realmente aconteceu com Lisa, uma jornada de arrepiar e cheia de suspense. Teria Lisa realmente sido levada por Teilo, o Rei das Fadas? Ou sequestrada por uma pessoa que queria o seu mal? E se realmente existe fadas, seriam elas boazinhas e fofinhas como estamos acostumados a conhecer? Phoebe vai tentar desvendar esse quebra-cabeça, e ao mesmo tempo lidar com uma possível gravidez e a volta dos pesadelos que tinha quando era criança, com um tal de O Homem das Sombras...

A narrativa da autora Jennifer McMahon é de dar calafrios, ela sabe como deixar o leitor ansioso a cada página, nos envolvendo numa teia de acontecimentos surreais e inquietantes. Uma leitura que a cada momento se torna uma surpresa, quando você pensa que está por dentro de tudo do que está acontecendo, a autora te dá uma rasteira e mostra que a história é bem mais profundamente assustadora do que pensamos. Agora um ponto um pouco negativo é que o livro contém muita informação, é preciso ficar atento aos detalhes para não se perder na história.

Não Diga Uma Palavra! é uma mistura de fantasia com realidade, que mexe com todos os seus sentidos. Um livro com um final tão revoltante e surpreendentemente inesperado que merece, ou melhor necessita de uma continuação. Eu espero sinceramente que tenha uma. E então, você está preparado para ser um dos escolhidos?

Visite o blog literário Leitura entre Amigas:
Roberta.Moreno 04/01/2020minha estante
AMEI SUA RESENHA

Gra 19/07/2021

Impossível parar de ler, um suspense emocionante, deixa sempre muitas dúvidas do que é real ou não.

lavolterwitch 02/11/2021

UMA BÍBLIA
esse livro é um dos meus favoritos, eu me diverti muito lendo ele, fiquei o tempo todo pensando hmmm e se fizessem um filme
Luciana 31/12/2022minha estante
Nossa realmente o filme tá pronto ali

Meus Livros, Meu Mundo 04/04/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
O livro conta a historia de Lisa, uma menina de 12 anos apaixonada por fadas e seus mistérios Seu maior sonho? Ir para o reino das fadas.

A família da menina é estranha desde seu tataravô, desde muito antes dela nascer um todo um mistério e segredos rondam sua família. Lisa vive passeando no bosque atrás de sua casa, ela jura que lá fica mais próxima do reino das fadas. Conta-se uma historia que o local é mágico, que ali existia um pequeno vilarejo chamado "Reliance" que um dia simplesmente sumiu, desapareceu. As casas, as pessoas e tudo que ali existia simplesmente evaporou, é o que contam pela cidade. E todo esse mistério encanta e muito a menina. Ela sonha em conhecer o rei das fadas e se tornar sua rainha.

Lisa mora em uma antiga casa com sua mãe, seu irmão Sam, sua Tia e sua prima e melhor amiga Evie, na verdade única amiga. Evie e Sam, protegem a menina e sempre acabam embarcando nas aventuras de Lisa.

Mesmo sem acreditar na historia das Fadas, Sam sempre estava ao lado da irmã.
Claro que ele não desistia de tentar faze-la mudar de ideia Mas um dia quando sua vida ficou bagunçada de verdade, já que seu Pai havia tentado se matar e estava entre a vida e a morte, e sua amiga a havia traído, Lisa decidiu que queria esquecer tudo aquilo e sumir, queria ir de vez para o reino das fadas.

Em uma noite, decidida e pronta, Lisa entra no quarto de seu irmão durante a noite e diz que está indo para o reino das fadas. A menina então segue para o bosque atrás de sua casa e desaparece sem deixar vestígios, ninguém sabe onde Lisa foi ou o que aconteceu com a menina.

Quinze anos depois Sam, já um homem, maduro e sempre racional se apaixona por Phoebe e vivem um grande amor. Até que o passado literalmente bate a sua porta ou melhor, lhe telefona. Phoebe atende a um telefone de alguém que alega que Lisa voltou das terra das fadas. E aí, o mundo deles vira de ponta a cabeça e toda realidade deles é posta a prova, o mistério é tamanho, o suspense, e até um leve terror que eu ás vezes me assustava lendo o livro. Diante de toda essa confusão e caos que toma conta da vida do casal, eles ainda vão ter que lhe dar com uma promessa que Sam fez, quinze anos atrás pela irmã. E não será nada fácil pra eles.

A autora soube como ninguém manusear um jogo muito bem amarrado e criar um thriller perfeito.

A historia é contada no presente e voltando ao passado, segue sempre assim, com um capítulo no presente narrado por Phoebe e outro no passado contado pela visão da própria Lisa.
A coisa toda é muito surreal, então já digo que há uma boa pitada de sobrenatural, nada é o que parece, e a todo momento quando eu tentava imaginar uma resposta plausível pra uma questão eu quebrava a cara. Nessa historia nada nunca é aquilo que parece ser, é eletrizante, tenso e eu me sentia frustrada por tentar resolver o mistério e não conseguir. Mas isso só me prendia e me fazia devorar cada vez mais páginas.

Eu confesso que não gostei muito da capa, poderia ser muito melhor.

A revisão de texto também tem algumas falha aqui e acolá, nada que atrapalhe o andamento da leitura. Mas existem esse errinhos.

As folhas são amareladas e com letras de tamanho bom que torna a leitura confortável.

Gostei que, em cada inicio de capítulo tem uns arabescos imitando galhos e folhas de árvores e um trecho de "O Livro das Fadas" que também faz parte da historia.

Bom, eu gostei muito do livro, como já disse, suspense tem pra dar e vender. Então pra quem gosta, não perca tempo, corre pra ler.

Lia 05/11/2021

Surpreendente
De uma maneira geral, o livro é ÓTIMO (em minha opinião, é claro). O único motivo de eu não avaliar com 5 estrelas, é que a escrita da autora foi um pouco confusa para mim, mas nada que prejudique tanto, já que após alguns capítulos ficou mais fácil de compreender.

A alternância entre pontos de vista deixa a história mais interessante, nos permitindo mudar de opinião diversas vezes. Outro ponto positivo, é o suspense. Sinceramente, eu quase não acertei nenhuma teoria, e isso me surpreendeu bastante, já que a maioria dos livros que eu li eram bem previsíveis, diferente deste, que o suspense segue o mesmo ritmo durante todo o desenvolvimento, nos fazendo questionar do que é real ou não, e se tudo envolve realmente algo sobrenatural, ou faz parte da "realidade".

O final foi surpreendente. Para não dizer em detalhes(pois estragaria a graça de sua leitura, caso planeje ler), digo somente que eu esperava mais, porém não direi que foi ruim, porque foi muito bom e merecido para um livro do gênero.
Luciana 31/12/2022minha estante
Exatamente, não sabemos o que é real, o que pensar, é a gente continua lendo em busca de respostas!

Carla 12/11/2022

Enrolado...
Li esse livro por que adorei outros livros da autora, mas esse não é tão bom.

É um livro de fantasia/terror com alusão a um reino das fadas do mal.

Na verdade, a história é boa, mas o desenrolar da trama é muito enrolado. Livro que li empurrando com a barriga pq me restava ainda um pouco de curiosidade.

Conclui deixando uma grande porta para uma continuação, mas não sei se tem. Se tiver, igual, não vou ler...kkkk
Luciana 31/12/2022minha estante
Enrolou mas prendeu minha atenção. Se tiver uma continuação não sei se vou ler acho que sim :)

Carla 01/01/2023minha estante
Eu amo essa autora, mas não me conectei com essa história. Pelo que vi na bibliografia dela, nenhum livro posterior continuou a história de Não diga uma palavra. Indico muito Prisioneiras do Inverno e The invited (ainda não publicado em português).

Moonlight Books 29/03/2013

Tudo neste livro gira em torno da crença de uma menina no mundo das fadas, até o dia que esta menina despareceu e ninguém nunca soube se foram fadas ou humanos. Um história com um grande clima de mistério, foi uma leitura de fases, pois em cada parte do livro, sentimentos diferentes me dominaram.

Logo no começo, conhecemos Phoebe, uma jovem que abandonou o lar para tentar construir uma vida longe de sua mãe bêbada e das sombras que ela via desde criança. Ela tem uma vida meio sem regras, incluindo ser amante de um homem casado. Em sua trajetória toma conhecimento do desaparecimento de uma menina, Lisa, que segundo boatos foi levada por fadas, um acontecimento que logo fica esquecido. Quinze anos mais tarde, Phoebe vê-se namorando com Sam, que para sua surpresa é irmão daquela jovem desaparecida anos atrás, e desta vez ela mergulha literalmente nesta história, percebendo que suas visões, podem estar ligadas a este desaparecimento.

Narrado em terceira pessoa, este livro traz capítulos alternados entre presente, com Phoebe e passado, com Lisa. Vamos assim tomando conhecimento das consequências do desaparecimento de Lisa e dos fatos que antecederam este acontecimento. Um clima de mistério nos acompanha durante a leitura, pois não é certo que foram fadas mesmo, conforme vamos seguindo Phoebe e Sam em uma investigação, nos questionamos até onde existe realidade e fantasia em tudo isso. No passado, a fé de Lisa em seres mágicos, dá a impressão que o mundo das fadas é real, em especial pela sequencia de fatos que ela vive, mas é no presente, agora com a história vivida por adultos, que isso é contestado.

O que achei curioso na narrativa é que mesmo sendo em terceira pessoa, ela fica tão presa à Phoebe e Lisa, que acabamos tendo somente a visão das duas, dando a sensação de uma narração em primeira pessoa. O que os outros personagens pensaram e sentiram, não fica muito claro.

O livro nos confunde, não temos certeza se vamos encontrar um universo sobrenatural, ou apenas um mundo real visto pelos olhos de alguém com muita imaginação. O cenário é sombrio e por vezes macabro. O enredo tem ainda uma forte linha psicológica, pois os personagens são bem problemáticos, cheios de traumas e com um histórico familiar muito dramático. Existem segredos de família muito bem guardados, que conforme a investigação se aprofunda, vão sendo todos revelados. Muitas mentiras, tidas como verdades absolutas são derrubadas e as pessoas vão perdendo a fé naqueles que mais confiaram durante toda uma vida. Tem uma pitada de loucura, sim, alguns personagens beiram a insanidade, e cometem atos horrendos.

O começo me prendeu muito, foi a primeira fase da leitura, eu queria saber a verdade, saber o que realmente havia acontecido com a jovem Lisa, percebemos que aqueles que estavam próximos à ela, nunca disseram tudo o que sabiam, principalmente seu irmão, que é uma cara muito calado, frio, que sabe disfarçar bem seus sentimentos.

Não gostei de Sam, ele tratava à todos com muita arrogância, e Phoebe que era sua namorada, com um frieza e indiferença extremas. A coitada era toda apaixonada e devotada, e não recebia nada em troca. Certas horas ele até parecia estar preocupado com ela, mas não convencia que a amava. Phoebe é uma pessoa boa, meio sem rumo na vida, mas que preocupava-se muito com todos, solidária com cada um que ela achava que precisava de ajuda, ela era muito generosa, e colocava suas necessidades de lado por um bem maior. Gostei de Phoebe e senti pena dela muitas vezes, pois ela merecia muito mais amor e dedicação.

Conforme avancei na leitura, certo receio tomou conta de mim, então entrei na fase dois, a de achar que ou o desfecho seria esclarecedor e conciso, ou seria algo que não me agradaria, pois muitas questões foram surgindo e poucas ou nenhuma resposta as acompanharam. Fiquei com medo de um final corrido, mas não foi isso o que aconteceu, as explicações foram apresentadas, mas não achei convincentes, não pelo clima sobrenatural e fantasioso que a autora criou, pelo contrário, foi por ela dar um desfecho que colocou por terra todo o cenário criado. Criamos expectativas, e do nada algo tão estranho nos é apresentado como sendo a razão de tudo, que aquele clima anterior se desfez. Ficou sem sentido, pelo menos pra mim.

Ficaram perguntas no ar, eu ainda não sei de Lisa e Phoebe eram moças perturbadas ou viam além do que pessoas comuns conseguiam ver. Foi um livro que me prendeu bem, mas que depois não me deixou satisfeita com o desfecho, fiquei com sentimentos bem conflitantes.

Se você procura um thriller psicológico, com uma pitada de sobrenatural, este é um livro para você, porém deixe a mente bem aberta para um final diferente e inesperado.

Edilene 04/02/2020

null
Um dos livros mais confusos e surpreendentes que já tive o prazer de ler. Indico.

Luciana 31/12/2022

Suspense maravilhoso!
A capa não faz jus, o livro é maravilhoso. A princípio pensamos que um livro sobre supostas fadas não pode ser tão profundo...Consegue prender a atenção, com detalhes cada vez mais assustadores, inesperados. Nem os personagens nem o leitor sabem o que é real e o que é imaginário.

Deh 10/07/2023

Esse livro me surpreendeu e me fez acreditar que não podemos julgar um livro pela capa.
A estória se passa em dois tempos,mas nada que atrapalhe a leitura.
Ele é cheio de reviravoltas e te joga para vários lados,deixa os verdadeiros vilões bem escondidos e no final te surpreende e muito.
Vale muito ler esse livro.

Sra. Hall 29/01/2024

Fadas...
Uma leitura que me prendeu do início ao fim. Tantas coisas e até me senti lá, no meio da floresta. Talvez eu daria um final diferente, não sei. Mas não deixa de ser um livro bom.