A Janela de Euclides

A Janela de Euclides Leonard Mlodinow

Resenhas - A Janela de Euclides

Tawl 28/10/2022

Espetacular
Uma experiência que vale cada centavo. O autor consegue te imergir no livro, tanto quando ele conta a história de vida dos matemáticos ou quando ele demonstra (de uma forma muito simples) as grandes descobertas realizadas por eles, seja você leigo ou avançado.
Recomendo para qualquer um.

Karina.Schiavoni 30/07/2022

O livro é muito interessante, é ótimo ver os personagens históricos além de suas fórmulas e descobertas incríveis. Em resumo é sobre a história da matemática, da ciência e de pessoas que literalmente mudaram o mundo.

Além de tudo a escrita é divertida! Recomendo!

Ricardo 26/05/2022

Beleza encantadora
O livro descreve todo o desenvolvimento da ciência na sociedade desde os tempos remotos. Interessante notar como a ciência pode ser um instrumento de liberdade. Seria importante que as pessoas tivessem conhecimento das conquistas científicas e de todo o trabalho que existe para fazer ciência. Caro leitor, por acaso já se perguntou como funciona toda tecnologia que te permite ler essa mensagem por meio de um equipamento eletrônico portátil? E como funciona essa capacidade de compartilhamento de dados? Caso não tenha nem pelo menos uma noção básica. "Algo de errado não está certo" kkkkk Ser penas um consumidor passivo é sintoma de uma sociedade ainda distante da liberdade. Precisamos de uma sociedade onde a educação de qualidade seja um bem universal! Por isso, um direito para todos!

Pinkto 15/05/2022

Para quem ama matemática! (E física quântica)
O livro é ótimo. As histórias são bem leves e divertidas de se ler, só na parte da matemática chega a ser meio confuso, ainda mais lá para o final. Mas gostei do conhecimento que adquiri. E quanto mais o reler, melhor fica. Recomendo.

Breno.Rocha 31/08/2015

Uma breve narrativa da longa história da matemática e da geometria! Leitura agradável inclusive para os leigos em matemática!

Taís Freitas 30/10/2014

Não pode deixar de ser lido!
Este livro é fantástico. Uma visão histórica e atual da grande escalada do Homem através da Matemática. Apaixonante!

Diego 14/08/2014

Um passeio pela geometria
Um bom livro de divulgação científica. Leonard Mlodinow sabe escolher ótimos temas para escrever seus livros e consegue conectar todos os fatos para que a história se torne interessante.O livro é um verdadeiro passeio pela geometria e pela biografia de alguns matemáticos e físicos lendários. Gostei do livro porém a tradução não ficou boa e a revisão também não. Encontrei alguns erros no livro, mas isso não compromete a leitura. "O Andar do Bêbado" e "Subliminar" conseguem ser livros melhores (na minha opnião).

Juliana-- 07/04/2014

Inspiração matemática
Um trecho da história da matemática é contado de forma descontraída pelo autor, culminando nos últimos acontecimentos da física. São apresentados também excelentes explicações sobre questões de física e matemática de forma simplificada. A leitura é rápida. As referências são um "capítulo a parte" que instigam a curiosidade. Vale a pena.

Luh 27/05/2013

O livro conta a história da Geometria, dos babilônios aos dias atuais. (atuais mesmo!) A escrita do autor é bem leve e despojada, o que torna o texto muito agradável. Recomendo muito a PROFESSORES, especialmente aos que não gostam de Geometria!

Várias partes trazem muita informação de uma vez só, algumas pessoas podem sentir dificuldade quanto a isso, mas vale a pena ler sem pressa.

Os dois primeiros capítulos falam sobre a Geometria de Euclides e a de Descartes. Recomendaria a todos, ainda que não seja muito bom de Geometria. É bem interessante a ajuda a compreender várias coisas.
O terceiro fala sobre Gauss e as geometrias não-euclideanas, que são um assunto pouco ou nada explorado no ensino básico mas, pela linguagem simples, um bom aluno de ensino médio já pode ser capaz de entender.
Os dois últimos capítulos são sobre Einstein e Witten e acabam usando muita Física (moderna e contemporânea) e um pouquinho de Matemática universitária. Os exemplos sobre relatividade são bem 'cotidianos' e formulados de maneira bem simples. Acho que vale a pena lê-la mesmo sem entender 100%. (Como aspirante a matemática, tive que ir mais devagar nessa parte, mas para um físico deve ser mais tranquilo =P).

Gilmar 27/11/2011

O poder da geometria
Livro maravilhoso. Narra de forma empolgante a história da geometria e os caminhos tomados por essa arte, que além de bela, fascina aqueles que amam como a natureza se expressa de forma concisa e exata!!! Recomendo a todos.

chromano 05/10/2011

A história da matemática (mais história do que matemática)
O livro começa bem, descreve os conceitos perfeitamente. As histórias dos matemáticos são fascinantes (percebi que o autor tem uma quedinha pelo Gauss, mas não é por menos!).

Quando o livro começa a se aproximar do final, as idéias são brevemente apresentadas (como a teoria das cordas), o que me deixou um pouco perdido (especialmente porque as teorias que ele apresenta são bem complexas).

De qualquer forma, é um livro que vale muito a pena ler. O último capítulo é um show de motivação.

danielgdo 27/07/2011

Não imaginava que a história da matemática poderia ser tão interessante, o autor fez um tour pela história da geometria começando da antiguidade, passando por Euclides e acabando na teoria M. Uma leitura bastante descontraída nos moldes de Mlodinow que te prende do início ao fim.

Marky.Vasconcel 10/11/2010

Resenha sobre o livro.

Leostuepp 17/04/2010

É uma obra para quem se delicia com a Matemática.
Esta é uma obra para quem se delicía com a Matemática e não a vê meramente como uma ciência exata, algo pronto que se pode comprar e levar para casa em qualquer gôndola ........

O autor nos leva por uma excitante viagem ao tempo, onde os guias são nada mais nada menos que: Aristóteles, que em suas observações sobre o desaparecimento dos navios na distância, verificava surpreso que a primeira parte do navio a desaparecer era o casco ....logo, sua conclusão, isto a há 2400 anos: a de que a Terra deveria ser curva; Euclides; Pitágoras .......

Seja curioso, vá seguindo os caminhos e se surpreenda a cada curva (quer dizer cada página), com novas paisagens e, quem sabe, novos guias.

Se já gostavas de Matemática, seu amor virará paixão, se não gostavas e até detestavas, com certeza olharás com olhos mais complacentes esta tão mal ensinada disciplina.