A Arte da Felicidade

A Arte da Felicidade XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - A Arte da Felicidade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daniel Lucca 21/01/2021

O mestre e o psiquiatra
Uma busca do entendimento da felicidade pela visão espiritual do Dalai Lama estudada pelo psiquiatra Howard Cutler.

"Era como se ele tivesse deixado de ser um objeto visível para se tornar simplesmente a sensação de uma presença"

Naiara 05/09/2023

Nao foi meu momento de ler esse livro, nao so pelo momento, mas o fato de ler sem entender minimamente sobre o tema do livro pesou muito, fiquei boiando em muitas partes e as que nao boiei, achei chato..
Nao é um bom livro para ter um primeiro contato com ele..
Max 05/09/2023minha estante
Depois do episódio dele com a criança, me pareceu muito "humano"! Com ironia, claro!

Naiara 06/09/2023minha estante
entao, fiquei com isso na cabeça.. preciso entender melhor como funciona essas escolhas de Dalai Lama..

Nata_Celesti 06/10/2022

A caminho da felicidade.
Como umas das principais odiadoras de auto-ajuda, não imaginei que um dia estaria aqui falando (ainda por cima bem) de um livro do gênero... mas aqui estou! E tenho a declarar que essa obra sempre vai ter um cantinho guardado em meu peito. Ela me carregou, consolou e confortou em um dos momentos menos salutares de minha vida. Quando você não tem a oportunidade de encontrar consolo de outra forma, ler pode ser uma opção viável. As reflexões do Buda juntamente das análises do autor foram de uma importância tremenda em minha existência. Certamente carregarei comigo pra sempre tanto aprendizado.

Cristiano Abreu 18/12/2009

Sou cristão, no entanto, admiro a filosofia budista. O preconceito é fruto da ignorância! Temos muito o que aprender com o Cristianismo, o Budismo e as demais religiões. Há neste livro princípios os quais me fizeram lembrar os ensinamentos de Cristo. A questão da disciplina e compaixão é o que me marcou nesta leitura.

Bruno 04/04/2021

Um manual para a vida
Crenças fortalecedoras, um modo saudável de levar a vida, aliada a uma vida espiritual conduzem à felicidade.

Yudi 04/04/2021

Uma reflexão sobre a vida
Um livro inspirador que me ajudou a aclamar minha mente num período com grande pressão e ansiedade na vida pessoal e no trabalho. Um livro que recomendo a todos que querem se conhecer melhor e voltar sua vida para uma reflexão profunda de como a vida pode ser mais simples e feliz.

Fernanda 19/04/2021

Pra vida ??
?O enfoque do Dalai-Lama é voltado para o lento desenvolvimento e maturação. Ele acredita no tremendo poder da mente, poder talvez ilimitado, mas de uma mente que tenha sido sistematicamente treinada, direcionada, concentrada, uma mente forjada por anos de experiência e de raciocínio bem fundamentado. Levamos muito tempo para desenvolver o comportamento e os hábitos mentais que contribuem para nossos problemas. Levaremos um tempo igualmente longo para estabelecer os novos hábitos que trazem a felicidade. Não há como evitar esses ingredientes essenciais: determinação, esforço e tempo. Esses são os verdadeiros segredos para alcançar a felicidade.?

Escrito pelo psiquiatra norte-americano Howard C. Cutler, ?A Arte da Felicidade? com certeza entrou no meu top 10 livros que todos deveriam ler. Cutler, sendo um especialista na felicidade humana, coloca em cheque nossas crenças e hábitos ocidentais em conversas com o atual Dalai-Lama, Tenzin Gyatso. E é sensacional a maneira como ele o faz. Ao transcrever conversas com a Sua Santidade, ele faz pontes entre o budismo e a Psicologia Moderna, trazendo comprovação científica dos ensinamentos do Dalai-lama na obtenção da felicidade. Cutler decide deixar de fora questões muito profundas da filosofia budista, e transforma o livro em um manual para a vida no Ocidente sob os ensinamentos do Dalai-lama.

Devo dizer que não é o tipo de livro que você consegue - e nem deve! - devorar. É o tipo livro que eu acredito que deva ser lido em pelo menos dois meses. Cada capítulo traz ensinamentos muito valiosos, que devem maturar na mente antes de iniciar um novo trecho.

Vinicius.Augusto 02/02/2021

Um Livro para o Mundo
Pode soar presunçoso um título como o que usei, mas ao ler esse livro, que se tornou um livro de cabeceira para mim, acredito que existam inúmeros presentes para nós dentro de suas páginas.

Apesar da característica espiritual e religiosa que o Dalai Lama possui, os seus ensinamentos não possuem como pré-requisito que todos nos tornemos budistas tibetanos. Pelo contrário, ele mesmo diz que sua religião não serviria para todo o mundo e, por isso, ele busca formas de expor o que aprendeu, por meio de suas experiências e estudos, de uma maneira que possa servir para a maior parte das pessoas - maior parte essa que ou vive outra religião ou não possui religião alguma.

Sendo assim, o livro me ajudou a me conectar com conceitos e pensamentos que fazem parte da essência do ser humano, independentemente de seu credo, etnia ou qualquer coisa. Todos somos humanos e buscamos, mesmo que de formas distintas, a mesma coisa - uma vida feliz. Recomendo a leitura para todos.

Bea 16/08/2020

Grandes ensinamentos
Uma construção maravilhosa entre a Sua Santidade o Dalai Lama e um Dr. Eles trazem juntos conhecimentos sobre a felicidade e sofrimento, principalmente com foco nos conceitos budistas. A leitura é simples e leve.

Celaro 17/01/2021

Vale pelos insights. Peca na forma.
A maior parte do livro trata-se de entrevistas que o autor fez com o Dalai Lama durante os intervalos de um congresso no Arizona. Gira em torno do tema proposto na capa do livro, tratado à luz do budismo.
Para mim tornou-se uma leitura aborrecida pois cai no tipo padrão de livros de auto-ajuda norte-americanos padrão, o que não invalida os valiosos insights trazidos pelo Lama.

marcelo.donega 12/04/2020

Inspiração
O inspirador das religiões orientais é que elas geralmente não minimizam ou desconsideram as demais religiões. Sua santidade Dalai Lama é um exemplo de respeito à diversidade e seu livro é um convite a felicidade e autoconhecimento

Ângelo Von Clemente 06/10/2023

A pluralidade das existências e a psicologia ocidental
Atenção: Não se trata de um livro motivacional piegas com frases genéricas e desprovido de bom senso. Se você busca um livro de auto ajuda convencional, talvez não encontre neste a dosagem da mesmice que está habituado a encontrar em outros do tipo.
Apenas para esclarecimento: O índice catalográfico classifica a presente obra da seguinte forma: "Vida religiosa", e "budismo."

Não atoa, foram alguns detalhes ínfimos, porém expressivos acerca de questões teóricas as que mais chamaram a minha atenção, e que estarei pontuando aqui. Existe muita beleza, coerência e esclarecimento na forma como Dalai Lama expõe suas convicções. A obra em si tem muito valor a agregar.
Dalai Lama chama minha atenção, sobretudo, quando faz um contraponto às interpretações puramente materialistas e simplistas do funcionamento da psique humana e sua condição:

---

"Já na psicologia ocidental há na minha opinião uma tendência a superestimar o papel do inconsciente na procura das origens dos problemas de cada um. A meu ver, isso deriva de alguns pressupostos básicos a partir dos quais a psicologia ocidental opera. Por exemplo, ela não aceita a ideia de que registros possam ser herdados de uma vida passada. E, ao mesmo tempo há um pressuposto de que tudo deve ser explicado dentro do período desta vida. Assim, quando não consegue explicar o que está provocando certos comportamentos ou problema, a tendência é sempre atribuir o motivo ao inconsciente." (p.8)

---

"No entanto, em alguns casos, a premissa e os parâmetros básicos apresentados pela ciência ocidental podem limitar sua capacidade para lidar com certas realidades. Por exemplo, vocês sofrem as limitações da ideia de que tudo pode ser explicado dentro da esfera de uma única vida|: e ainda associam a isso noções de que tudo pode e deve ser explicado e justificado. Porém, quando deparam com fenômenos que não conseguem explicam cria-se uma espécie de tensão. É quase uma sensação de agonia." (p.6-7)

---

"Seja como for, creio que o budismo tem como aceitar muitos dos fatores que os teóricos ocidentais podem apresentar, mas a esses somaria outros fatores. Por exemplo, ele acrescentaria o condicionamento e o registro de vidas passadas." (p.8)
---

Embasados na concepção budista, tais pontos de vista de Dalai Lama são, inclusive, compartilhados pelo espiritismo kardecista; pela terapia holística e metodologia humanoterapeuta, que reconhecem a integração entre corpo, energia e espírito; junta e principalmente com a aceitação da teoria da pluralidade das existências. Tal debate, penso eu, desperta um interessantíssimo e amplo panorama de estudos.

Alvaro 17/06/2020

?Um manual para a vida?
Os ensinamentos do Dalai Lama são necessários não apenas para os budistas, mas para todos aqueles que desejam alcançar uma espiritualidade básica (sem necessariamente professar qualquer religião), evoluir e ser felizes. Aproximando as lições do Dalai Lama da ciência, Howard C. Cutler, médico, fornece dados que confirmam que as ferramentas oferecidas pelo líder espiritual método são verdadeiramente eficazes na busca da felicidade. Excelente.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2023

A Arte da Felicidade, você verá como Dalai Lama nos aconselha a lidar com sentimentos que nos fazem sofrer. Como a insegurança, a ansiedade e tristeza, por exemplo. É muito difícil dizer como lidar com sentimentos ruins, não é mesmo?
Até porque, não existe uma fórmula mágica que possa nos instruir sobre isso. Afinal, cada indivíduo sente as coisas de um modo diferenciado. Portanto, não tem como dizer “faça isso ou aquilo” para parar de sofrer ou sofrer menos. No entanto, Dalai Lama, autor do livro A Arte da Felicidade, juntamente com o Dr. Howard Cutler, um psiquiatra especialista na ciência da felicidade humana, revela lições valiosas sobre como podemos lidar (um pouco melhor) com as adversidades da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788533612013

cristiane.ss 30/03/2022

Espirituoso e necessário
Infelizmente o livro que li (no meu Kindle) está um pouco corrompido. Então houveram partes em que a leitura estava impossível. Mas 90% estava em boa qualidade.
Li grandes verdades a respeito da vida e do principal obejtivo do ser humano: encontrar a felicidade. O Dalai-Lama parece ser um ser muito amável e simpático em seu jeito de se expressar e usar as palavras, o que torna a leitura muito fácil e agradável. Como me fez bem a leitura desse livro! Espero, futuramente, relê-lo "por inteiro".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6