1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Fernando.Hasil 01/04/2024

Meio do caminho
Continuação de Tengo e Aomame, livro se aprofunda no realismo fantástico, trazendo novos elementos e fatos a história inicial.

louisevfh 21/03/2024

Preciso do livro 3!
É difícil explicar pra quem não leu a obra o porquê ela te prende, e você não consegue largar o livro e parar de pensar na história. Mas é isso, ansiosa para continuar com a história no livro 3!

Livia1405 17/03/2024

Ótima sequência
O livro foi um bom desenvolvimento do primeiro, dando mais complexidade a essa trama fantástica. Não tem como não se envolver mais profundamente com os personagens. Já terminei o livro querendo começar o terceiro volume.

Andre.28 24/02/2024

Características habituais do Murakami, final enigmático e impactante
De todos os livros acho esse com o enrendo menos interessante e mais enigmático de todos do Murakami. Não é ruim, é uma leitura agradável e convencional as características do próprio Murakami: descrições da vida e relações cotidianas em um ambiente surreal, servido em doses homeopáticas. O realismo fantástico é o que mais brilha aqui, com descrições sobre vida e morte através de uma linguagem bem simbólica. A descrição das passagens do Corvo e a Aomame são bem impactantes, o final é violento (para os padrões do autor) e muito enigmático. Acho o Tengo um personagem apagado, bem insosso, e as descrições dele rendem pouco, fazem o livro decair, muito embora a sequência seja bem escrita. O Mundo de 1Q84 parecer ser cheio de surpresas. Espero mais ação no próximo volume.

AnaB. 10/02/2024

Olha a resenha do volume 3, lá eu falei da trilogia como um todo. :)

Aqui tá um recorte sobre o volume 2.

"Terminei o livro pensando 'é uma coisa que você não consegue explicar, as pessoas não conseguem entender e fica por isso mesmo.'

(...)

No segundo livro, os protagonistas enfrentam as consequências das ações realizadas de forma meio de forma involuntária do primeiro livro e entendem menos ainda do que se trata esse mundo."

Weslley 24/01/2024

Um bom livro, uma série OK.
Segue bem o que já vem sendo proposto desde o primeiro livro. A série em si não é a melhor do mundo que eu já li, mas é bem coerente com o que já tinha sido apresentado. Minhas ressalvas são só com relação a quantidade de páginas, não sei se é necessário tanta coisa não. Sem contar que em certos momentos as descrições são relativamente enfadonhas. Mas não deixa de ser um bom livro. Rumo ao 3º!

Moya2 23/01/2024

Entrou com os dois pés na fantasia
Na segunda parte da trilogia, os personagens se aprofundam, o realismo vai ficando para trás e a fantasia surge com força sem precedente.
A escrita de Murakami é detalhista, e mesmo assim, a leitura é fluída e instigante.
A trama se desdobra em linhas de raciocínio improváveis, sempre criando expectativas e surpreendendo com os caminhos tomados.
AndrAa58 23/01/2024minha estante
Você está me contagiando... Agora preciso ler ??

Jessikelly0 12/01/2024

1Q84 Livro 2
1Q84 é uma história estranha que não consigo parar de ler. Houve uma circunstância, que aconteceu com uma determinada personagem, em que eu possuo opiniões sobre, entretanto, optarei pelo silêncio.

E eita, foram quase 400 páginas nesse livro e nenhuma das minhas perguntas foram respondidas. O jeito é ir rumo ao livro 3.

Ramiro.ag 09/01/2024

"O verdadeiro poder de um homem só se adquire quando este conhece a verdade, não importa o que seja essa verdade."
"E o mundo em que ela vivia não era o da ficção. Era o mundo real, repleto de fissuras, incoerências e situações decepcionantes."

O segundo volume de 1Q84 me prendeu tão ou mais quanto o primeiro. Foram proporcionados diversos esclarecimentos, embora a trama ainda permaneça envolta em mistérios. A cada capítulo que percorri, percebi que uma engrenagem avançava gradualmente, e, conforme aludido na narrativa, uma vez que ela gira, não há retorno possível.

"Se o barco em que ele estava avançava rumo à ribanceira, na iminência de despencar, o jeito era se conformar e deixá-lo cair. Àquela altura, não adiantava espernear, pois isso não mudaria o fluxo do rio."

Consegui entender muito mais sobre os personagens e suas relações, especialmente a marcante relação entre Aomame e Tengo, que pareciam meros protagonistas paralelos no primeiro volume. Notavelmente, ao examinar os eventos anteriores à luz dos novos conhecimentos, tudo se encaixou perfeitamente, indicando que nada foi inserido na trama por acaso. A citação de Tchekhov, enfatizada ao longo da narrativa, ressoa de maneira significativa: se uma arma é introduzida na história, ela deve ser utilizada. Sinto que Murakami está e continuará a utilizar todas essas "armas" que nos foram apresentadas.

"Não existe nada neste mundo que não tenha saído do coração de alguém."

No tocante a Tengo, destaco seu notável desenvolvimento neste volume. À medida que ele explorava sua própria identidade e enfrentava verdades que até então evitara, foi capaz de transcender a inércia que o envolvia, iniciando, finalmente, uma trajetória de ação.

"Elas não buscam a verdade que vem acompanhada da dor. O que as pessoas querem é uma história bonita e agradável, que as faça enxergar um sentido em suas vidas."

Quanto ao ritmo da narrativa, embora possa ser considerado lento em determinados pontos, a estrutura de intercalar os pontos de vista dos personagens me mantem profundamente envolvida na leitura. Agora, é inegável reconhecer o "elefante na sala", houveram partes um tanto difíceis de engolir, mas não tenho como opinar com total certeza sobre a natureza delas antes de ler o último volume da trilogia.

"Uma imagem que possui um significado que não se pode explicar por meio de palavras. Há quem diga que vivemos em função do desejo de entender o que esse algo tenta nos dizer."

Enfim, foi uma leitura muito satisfatória e me fez mergulhar de cabeça nesse "novo mundo" de 1Q84, estou ansiosíssima para ler o próximo e finalmente desvendar a causa de toda essa maluquice.

"O bem e o mal não são coisas fixas e estáticas, estão constantemente mudando de posição. Uma coisa pode no instante seguinte se tornar uma coisa má."

helodoll 31/12/2023

1Q84 - Livro 2
O mundo surreal, violento e sexual criado pelo autor transporta o leitor para um universo distinto. Entre o incômodo e o fascínio, o Livro 2 supera as expectativas de ser uma mera transição, revelando uma trama avançada, eventos cruciais e a consolidação das relações entre os protagonistas. A obra emana uma energia obscura, por vezes triste, numa narrativa que não cessa de surpreender. Apesar de aclamado como a obra-prima de Murakami, 1Q84, especialmente este segundo volume, pode ser considerado seu trabalho mais fraco. A liberdade fantasiosa na escrita, sem justificativas ou ligações com a trama, desafia a relação leitor-escritor. A trama se perde em uma montanha de enrolação, desviando-se para cenas de sexo gratuitas e uma prosa que, por vezes, se assemelha a um relatório.

O livro, apesar de lento e metafórico, deixa a desejar, não alcançando a genialidade de outras obras do autor. O segundo volume se destaca por sua fluidez, mas partes perturbadoras e repetitivas não deixam de causar desconforto. A escrita elegante e moderna de Murakami contrasta com as escolhas questionáveis, principalmente na descrição repetitiva do corpo feminino. Enquanto alguns elogiam a misteriosa trama, outros encontram no livro uma decepção, levantando preocupações éticas em relação à abordagem de temas sensíveis. A experiência do leitor oscila entre o viciante e o nojento, resultando em uma narrativa controversa.

Gabriel2709 30/12/2023

O segundo livro de 1Q84 é bem estranho. Me lembro muita pouca coisa dele, mas do que me lembro, ele continua desenvolvendo bem a premissa e mesmo perdendo um pouco da sua qualidade, ainda fica uma leitura agradável por você estar querendo descobrir o que está acontecendo naquele universo. Recomendo se você estiver com vontade de ler os livros do Murakami, aliás se for, não comece por esse e sim por Caçando Carneiros (que inclusive acho bem melhor do que a "trilogia" de 1Q84).

Edoarda 19/12/2023

Livro 2. Murakami continua envolvente, entregando agora o enredo de Crisálida de Ar, e seus paralelos com o mundo de 1Q84. A cena em que Aomame se encontra com o líder é angustiante, até que ela toma a sua decisão - bem como a cena do escorregador. E Tengo está sendo arrastado pelo fluxo dos acontecimentos. ?A Cidade dos Gatos? é um presente que Murakami nos entrega no meio do livro, e que, até agora, não consigo saber se realmente existe esse conto alemão ou se é da autoria do próprio Murakami.

Renatav 08/12/2023

Segundo livro da trilogia terminado. A impressão que tenho é que as histórias de Murakami são um pouco repetitivas, sempre tem certas coisas em qualquer uma delas. Não vou falar mais para não dar spoiler.
Mas enfim, rumo ao terceiro e último livro, e aí terei uma visão melhor disso.

Davi 01/11/2023

Sobrenatural
Continuo gostando muito da trama e como ela é escrita alternando entre os protagonistas.
Mas acho que o aspecto sobrenatural muito forte não é legal, queria que fossem toques dentro de uma realidade diferente em um novo mundo.

Esse fator, claro, é bem pessoal, o principal ponto negativo pra mim foi o anticlímax do autor em vários capítulos, a demora para terminar determinadas situações alterando o capítulo é proposital para gerar suspense, mas acontece tanto que fica chato.

Como história me pegou bastante, fiquei bastante imerso novamente, além de achar os personagens muito interessantes.

Vamos ao último volume e desfecho com sentimentos contraditórios, mas bem curioso.