1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

MarcosQz 31/07/2022

Adoro Murakmi, mas essa continuação só ficou boa mesmo do meio de pro final, que foi desconcertante, foi arrasador, surpreendente.
A relação de Tengo e Aomame é diferente de tudo, é algo que não dá pra explicar, nada pode ser explicado nessa história, apesar de muita coisa ter sido explicada aqui.
Existe uma certa obsessão por sexo aqui, mais que no volume 1, chega a ser cômico e irritante em algumas partes.

No geral, maravilhoso, Murakami não decepciona, fato.

Kaio 24/07/2022

The beat goes on
Achei este volume muito melhor que o primeiro, mesmo continuando enrolado e repetitivo.

Gostei do desenvolvimento das personagens de Tengo e Aomame. Fukaeri continua uma chata. E gostaria de saber mais de Tomaru.

As referências musicais são maravilhosas!!

Léo 22/07/2022

Ahhhhhhhh essa sequência que eu não tava preparado e agora me propus a escrever!
Quem gostou do primeiro livro, investe no segundo. Aqui, como em toda trilogia, a história é melhor explicada e as nuances dos personagens se intensificam.
QUEM TÁ PENSANDO QUE VAI SER ENROLAÇÃO, SE LIGA!
Nada aqui é convencional, nesse segundo livro a escrita fica mais fluida e até o ritmo se intensifica!
E o que mais acho incrível em Murakami é que me vejo lendo no ritmo em que imagino Tengo e Aomame existindo. O autor consegue por suas palavras exprimir o ritmo e a forma de vida das personagens.
E isso é foda.

Ronan 29/06/2022

3.5 ⭐

Esse último capítulo da Aomame, amei demais...

Gostei de ler esse volume, mas acho que o primeiro me deixou bem mais animado, intrigado, continua bom, mas não tanto quanto o primeiro, mesmo assim curioso pra saber qual será o desfecho dessa história.

joana.ayres 25/06/2022

Achei bobo e capenga
Livro longo demais, não resolve as coisas! Gostei da riqueza de detalhes das cenas, mas mesmo assim, cansei? esperava bem mais pelos elogios que já tinha ouvido. Obviamente vou ler o terceiro pra finalizar e poder falar mal com embasamento kkkk espero me surpreender e estar errada.

rebeca.zAnica 15/06/2022

não é uma resenha, é só a parte da opinião :)
a escrita é genial. o desenvolvimento dos personagens é o meu ponto preferido dos dois primeiros livros dessa trilogia, a forma como murakami explica detalhe por detalhe da vida de tengo e aomame desde sua infância nos permite entender cada decisão tomada pelos dois personagens principais ao decorrer da história. quanto a isso não tenho reclamações a fazer.
para mim os pontos negativos se isolam ao final desse segundo livro. particularmente achei que faltou um pouco de emoção para o final de um livro que já aguarda um próximo da saga. pela minha visão, se o último capítulo de aomame tivesse sido o capítulo final do livro em si, teria me despertado mais interesse em continuar a saga.
no entanto, isso não afeta a genialidade de murakami para com a história e seu desenvolvimento.

mr_reedies 18/05/2022

Excelente continuação!
Quando terminei de ler o volume 1, eu não via a hora de ler o volume 2, e agora me sinto mais do que feliz por ter feito isso.

No que o livro 1 é uma apresentação, esse aqui é um desenvolvimento. O autor sabe que já conhecemos os personagens e, por isso, os coloca em situações que nos fazem torcer para que tudo dê certo no final. Uma das coisas mais que achei interessante, inclusive, é que esse livro possui uma cena em especial que se arrasta por VÁRIOS capítulos, e não havia momento em que eu lesse sobre aquela situação e não sentisse um aperto no peito pelo que estava acontecendo.

Há muito mais fantasia nesse volume do que no anterior. Nada mais é suposição, é tudo confirmado, e eu adorei as explicações que foram dadas para alguns dos mistérios.

É um livro de leitura tão fluida que eu simplesmente leio sem ter noção do tempo. Murakami é, com certeza, um dos meus autores favoritos nesse momento.

Yuka 01/04/2022

1Q84 volume 2 ( Haruki Murakami)

Tengo, 30 anos, vive agora ou sempre viveu com a lembrança de Aomame na escola primária, quando ela segurou sua mão e depois ela saiu da escola e ele nunca mais a viu, mas sempre se arrepende de não ter dito algo mais ou talvez de procurá-la de verdade.
Depois de concluir o livro de Fukaeri, por segurança ela se mantém escondida, enquanto isso, Tengo passa por situações inesperadas. Ele recebe uma oferta de 3 milhões de ienes de ajuda para sua escrita de uma associação que nunca ouviu falar e sua namorada mais velha desapareceu.
Por sua vez, Aomame recebe uma missão de risco e se sobreviver, terá que mudar de nome, rosto e lugar sem deixar rastros. Caso contrário, se algo de errado acontecer, ela pode tirar a própria vida, já que não se imagina sendo torturada a ponto de revelar nomes.
Mas, quando finalmente chega o grande dia, Aomame conhece o grande líder religioso e sua missão é matá-lo. Mas ela não consegue fazer isso pois foi descoberta, pois o líder sabia o tempo todo de suas intenções. E ele sabe tudo sobre ela, até de Tengo, alguém que ela sequer disse seu nome em voz alta e para protegê-lo, faz um acordo com o Líder.
Tengo recebe Fukaeri em sua casa, já que ela não quer ficar escondida sozinha. Ela pressente algo perigoso chegando e prefere ficar com ele. Tengo rejeita a oferta de ajuda de 3 milhões e recebe um aviso que mais parece uma ameaça.
Com Fukaeri ali, Tengo passa por experiências que não consegue entender e ao mesmo tempo descobre similaridades com seu mundo e o do livro de Fukaeri, Crisálida de ar e entende que agora precisa encontrar Aomame.
Aomame por sua vez, conclui sua missão mas descobre coisas sobre o líder e o Povo pequenino que não pode contar a ninguém, principalmente porque ninguém acreditaria. Então, ela toma uma decisão depois de ver Tengo e não conseguir falar com ele...

Não me recordo de detalhes do primeiro volume, mas achei esse meio repetitivo. Não digo na história, mas nas falas dos personagens. Ficou meio cansativo de ler. Parece quando estamos ensinando uma criança a falar  quando fica repetindo as falas.
A história macabra do Líder de repente se torna algo mais brando? Como se ele não fosse uma má pessoa? Então, quem seria ou o quê seria o mal realmente? E a punição dele nem existiu, porque de uma certa forma foi um alívio para ele.
Tengo e Aomame passaram suas vidas pensando um no outro sem jamais se verem novamente. Isso cheira a um final feliz? Parece que não. Achei muito triste os dois no mesmo lugar mas a tonta da Amaome ficar na dúvida e quando resolve agir, ser tarde demais.
E Fukaeri? Se entendi bem o que ela pode vir a ser, ainda assim o que aconteceu entre ela e Tengo é meio... perturbador...
Ou seja, a história foi para caminhos que pra variar, jamais imaginei que seria assim... não sei descrever meus sentimentos para esse volume, ficou mais perguntas do que respostas e espero que o volume final possa respondê-las. E espero que aquele não seja o final da Aomame, caso contrário vou odiar essa trilogia hahaha

Tulio.Gama 27/03/2022

Desenvolvimento lento
Geralmente a fase de desenvolvimento de uma história é a mais desafiadora, criativamente. Onde conflitos são articulados e personagens postos à prova de sua capacidade de superação. Infelizmente, este livro 2 da trilogia o desenvolve de forma muito tímida e arrasta o leitor em passagens um pouco extensas demais em descrições e fluxos de pensamento. Ainda assim, a história consegue avançar, mas com a necessidade da paciência. Não foi um martírio terminar o volume, pelo contrário. Só houve o sentimento de que eram páginas demais para pouca ação.

JAssica45 24/03/2022

ótima continuação
o segundo livro é incrível, talvez meu favorito, continuamos acompanhando todo o desenrolar com a garota fukaeri e tenko enquanto aomami

Letícia 06/02/2022

Meus amores, que livro bom!
Ao meu ver, o segundo volume é melhor que o primeiro mesmo sendo um livro transitório. Na segunda parte da narrativa, são preenchidas as diversas lacunas que o primeiro volume deixa e aos poucos, vc consegue ir elucidando os questionamentos que vão surgindo ao longo da leitura. Além disso, se cria novas percepções sobre a história e conseguimos elaborar as nossas teorias de como será o final.
Assim como o primeiro volume, o segundo é extremamente poético e bem escrito. A riqueza de detalhes faz com que seja uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo cativante, vc sempre quer ler mais um pouco.

Ana Clara 23/01/2022

perturbador mas você não consegue parar
não é minha primeira leitura do Murakami e essa trilogia simplesmente está sendo muito maneira de ler. os personagens te prendem, o cenário mais ainda, você acaba ficando perdido nas milhares de perguntas e incógnitas que vão se formando ao longo da trama e mesmo sem entender nada você quer ler a continuação.

espero que a Aomame consiga encontrar alguma felicidade e que eu consiga ter alguma resposta para entender um pouquinho que seja do que por deus está rolando. ??????

Matheus945 12/01/2022

Uau que viagem, gostei bem mais desse volume do que do primeiro, as coisas parecem que se revelam mais. É uma obra muito estranha também, parece até que estava lendo algo mais sombrio do que realmente é?
Os toques surrealistas e fantasiosos realmente foram extrapolados nesse livro, e eu tava com muita vontade de querer saber o que tava acontecendo. Mais ou menos no meio desse livro as coisas ficaram tão intensas que eu não conseguia largar e acho que li umas boas 70 páginas sem parar. Ansioso pra saber como o Murakami vai terminar essa história.