1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Ivy 07/01/2022

O segundo livro conseguiu me ganhar ainda mais que o primeiro. Além das descrições cotidianas misturadas com a fantasia de forma muito bem balanceada, o enredo é carregado de diversos questionamentos relacionados à existência humana e a vida e viver.
Sinto que agora eu entendo só um POUQUINHO a mais do que está acontecendo, mas continuo completamente perdida de um jeito bom. O escritor sabe bem o equilíbrio entre manter o mistério e não revelar além da conta.

Well 24/12/2021

Cumpre seu papel de continuação...
O segundo volume dessa trilogia segue a jornada de Tengo e Aomame, contadas em capítulos alternados e, como era de se esperar, apresenta mais detalhes desse estranho mundo fictício criado por Murakami.

O começo parte exatamente de onde parou a primeira obra, que serviu mais como uma introdução daquele mundo de 1Q84, e aqui esclarecem-se os maiores enigmas deixados no primeiro.
Aomame segue em um de suas missões mais importantes e é surpreendida ao se deparar com algo que ela não imaginaria e que mexerá com seus sentimentos, e os do leitor também. Afinal, nos é mostrado mais sobre o povo pequenino, sobre esse ano com uma letra no meio e a história contida no romance dentro do romance "Crisalida de Ar".
Tengo, por sua vez, terá de encarar seu passado e lidar com o desalento deixado pelas pessoas ao seu redor, mas termina o romance muito mais forte e decidido do que começou.

No geral, o romance cumpre bem seu papel de continuação, mostrando mais detalhes sobre este universo e dando mais profundidade aos personagens - inclusive aos "coadjuvantes", sendo que um deles morre inesperadamente.
Contudo, esse volume sofre com os mesmos problemas do primeiro: narrativa instigante, porém lenta, muitas vezes (muitas vezes mesmo!) chegando a ser prolixo e repetitivo, como fosse pra ser lido bem devagar e em dias alternados, pois o autor não te deixa esquecer de nada.
Uma coisa chata na escrita de Haruki é sua necessidade de fazer seu narrador dizer o que o personagem pensa para na linha seguinte, o próprio personagem dizer exatamente as mesmas palavras do narrado. Aja paciência.

Este volume pareceu-me melhor que o primeiro pelos motivos óbvios de dar continuidade a história, mas, com as mesmas características negativas. No entanto, é uma história que mostra seu tema muito mais voltado ao amor, um amor puro, do que sobre um mundo ficcional mirabolante. É muito aprazível acompanhar os dois personagens, que são as melhores coisas do romance, e o tempo inteiro, ainda mais depois desse volume, ficamos torcendo com todas nossas forças pelo encontro dos dois.
E que venha o terceiro volume.

Gih 17/12/2021

O segundo livro parece que foi só enrolação.
Algumas perguntas foram respondidas, mas em compensação muitas outras foram surgindo.
Algumas cenas me incomodaram DEMAIS, por mais que eu tenha entendido o que o autor quis dizer e fazer com elas, mas sinceramente, achei desnecessário.
Aomame pra mim é maravilhosa, essa mulher tem meu coração.
Tengo é muito lerdo, não se questiona das coisas, simplesmente aceita.
De fato o que me prende na história é o universo criado pelo autor.
E pelo amor de Deus, que enrolação é essa pro casal ficar junto.

julia 21/11/2021

melhor que o primeiro
gostei bastante desse livro, muito mais que o primeiro... o mais interessante foi ter tido muitas respostas para várias perguntas (apesar de terem surgido várias perguntas que ainda estão sem respostas). o mundo de 1q84 é muito instigante, espero que o murakami consiga explorar mais ele no próximo livro!

Lari 21/11/2021

1Q84, livro 2 - Haruki Murakami
Esse livro tem o dom de te deixar confuso(a) e fascinado(a), entediado(a) e viciado(a), incomodado(a) e encantado(a)? tudo ao mesmo tempo.
Talvez não seja o seu tipo de história, definitivamente não é o meu.. mas Murakami te deixa tão intrigado(a) com a história que você tem que ler mais e mais.

Dave.Christian 14/11/2021

A expectativa só aumenta
Não tô sabendo mais o que esperar? tô perdido nesse mundo de duas luas? rsrs
Que no no cérebro?
Espero que o último livro me surpreenda!!

FilipeSS 09/11/2021

Gostei mais desse segundo volume. Ele é mais dinâmico, e finalmente descobrimos mais sobre este estranho universo de 1q84. Me incomoda um pouco a escrita de Murakami, no sentido de ter algumas repetições e informações que facilmente seriam identificadas como gordura no texto de um iniciante. Entretanto, adoro o aspecto criativo da história, ele realmente parece tecer uma crisálida à nossa volta.

@limakarla 30/08/2021

Eu gostei bastante desse segundo livro, me voltou a deixar animada como no início da saga, mas várias coisas me irritam nesses livros de fantasia, a pessoa simplesmente coloca na cabeça que está em outro ano e aceita normalmente como se fosse a coisa mais comum? Pelo amor.
oiinatalia 30/08/2021minha estante
kkkkkkkkkk

Gabi 30/08/2021

PROBLEMAS DE UM AUTOR HOMEM
O que me encanta em Murakami é o fascínio que sinto em ver sentido em coisas que absolutamente não fazem em termo narrativo. Mas nesse ponto muitos leitores vão se sentir ludibriados, porque quando lemos buscamos sentido em absolutamente tudo, como ele deixa a nós leitores aquela "arma" que o autor coloca em sua narrativa que não deve está ali por um acaso.
Mas por mais que ele explique que todos os focos narrativos devem haver explicação, ao mínimo ela deve fazer um mero de sentido. Mas apesar disso esse livro trás explicações narrativamente novas e um pouco falhas em seu desenvolvimento, com grandes respingos de misoginia e ate pedofilia.
Não me passa despercebido que a personagem de Fukaeri que tem apenas dezessete anos tem grandes conotações sexuais em detrimento do personagem principal Tengo que possui trinta anos. Bom eu parto do ponto em que tudo bem, isso acontece na vida real, mas já em ficção acho mais justo quando um livro aborda esse problema quando entre esse tipo de relacionamento sempre haverá um com maior poder, do que outro? Sem contar que enquanto a Fukaeri está na casa de Tengo ele da bebida alcoólica a ela e é nesse virada que eles transam, não me passou despercebido. Apesar de que ela teve o livro arbítrio naquela situação é uma passagem muito desconfortável. Mas no entanto foco desse livro não é um relacionamento e sim a busca de dois personagens de um pelo outro.
Bom já com Aomame, o autor faz dela um mártir para que o Tengo tenha um vida feliz, enquanto ela só se fode? Por mais que a vida dos dois tenha sido muito complicada, acho a vida da Aomame muito mais triste cheia de infortúnios, enquanto a de Tengo é repleta de paixões do grande macho alfa que ele é, que também não passa despercebido no texto.
Bom, mas porque dei quatro estrelas? Infelizmente a narrativa é boa de ler, é um livro bom, se você não é um leitor que se pega as problemáticas não há problema. Já eu como leitora velha vejo mais coisas, por exemplo de como não ser um escritor e expressar todas seus subconscientes em um livro, principalmente os ruins. Vou ler o ultimo porque já tenho e também porque quero muito saber o que acontece com a Aomame pelas mãos de Haruki Murakami.

Andieplacido 18/08/2021

Algumas vezes pertubador...
Esse segundo livro, na minha opinião, foi muito melhor que o primeiro. A escrita flui um pouco mais e algumas coisas sendo esclarecidas torna ele bem mais viciante. Porém, teve algumas partes que eu só sabia sentir nojo e pensar o porquê do autor ter feito aquelas escolhas...pertubador, bizarro e nojento. Não sei se isso incomodou mais pessoas, mas me deixou realmente desanimada de continuar, mesmo com as explicações dadas no próprio livro. Contudo, ainda é uma história boa e misteriosa o bastante para continuar e a escrita do autor é bem elegante e moderna, gosto bastante.
Shadai.Vieira 24/11/2021minha estante
quase abandonei nas partes explicitas de fetiche japonês descrevendo o corpo nu de garota de 17 anos e o lance do homem ficar paralisado com ereção.

Andieplacido 13/02/2022minha estante
essa é a principal coisa que me incomoda nesses três livros do murakami

Taynan 28/06/2022minha estante
Nossa, concordo totalmente! Nada a ver a questão de ficar paralisado e ereto? E a obsessão dele em toda hora descrever os seios da Fukaeri? Nojo

Andieplacido 12/07/2022minha estante
e levando em conta tudo o que vem acontecendo ultimamente quando se discute questões que envolvem violência contra o corpo de mulheres e crianças, essas escolhas do livro ficam mais difíceis ainda de considerar tentar entender...

Alessandro117 17/08/2021

As dúvidas permanecem...
Quanto mais leio, mais dúvidas sobre esse universo, esse cosmo particular criado pelo Murakami surgem. O escritor criou conceitos e uma lógica desse mundo do 1Q84 particular, o qual ele só revela a conta gotas.
Nesse segundo volume, nos deparamos com um aprofundamento maior da zona ficcional e também dos personagens e suas histórias, como a do guarda costa Tamuru, que descobrimos suas motivações e histórias, sendo que no primeiro volume não existia espaço para esses diálogos. Descobre-se quais são os poderes do Povo Pquenino e até onde vai suas capacidades, fora que agora sabemos quem é o Líder de Sagikage e seu propósito e filosofia.
Ainda falta um volume para concluir, e estou empolgado para o desfecho..

Amilton.Dantas 03/08/2021

Que viagem
O mundo de Tengo, Aomame e Fukaeri é fantasioso e cheio nuances, que vão do melancólico ao cômico (esse segundo livro é bem mais melancólico).

Os personagens são muito profundos, e Murakami visita frequentemente seus passados e os esmiuça cada vez mais.

Curioso pro livro final.

Lali 19/07/2021

1Q84 vai tomando cada vez mais sua forma. Aomame e Tengo vão se consolidando enquanto personagens e os acontecimentos vão se tornando cada vez mais instigantes. Mantém a mesma tensão e a mesma ?assinatura? do primeiro livro.
Fantástico!