1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Valério 24/08/2015

A continuação
No segundo volume, a trama se desenvolve um pouco modorrenta.
Não surpreende como o primeiro volume (até por não haver mais a apresentação dos personagens e os principais eventos desencadeadores da trama).
Também não temos desfechos significativos.
Há uma sensação de que o que deveria ter sido um livro foi transformado em trilogia, eis que a história toda poderia ter sido contada em um volume único - e com significativa redução do número de páginas.
Assim como no primeiro volume, há excesso de repetições. Alguns trechos são quase cópias fiéis de trechos anteriores.
Em resumo, a trilogia é boa. Mas não acho que valha 3 livros, principalmente quando sabemos que poderia ter sido escrita com um só livro.

Amadeu 30/01/2015

Ho, Ho!
A continuação de 1Q84, mantém o ritmo alucinante e vai nos elucidando mais sobre os mistérios do 1º volume (Inclusive aumentei a nota do 1º livro por conta disso), apesar de algumas pessoas sumirem misteriosamente – causando novos mistérios.

Agora as histórias de Tengo e Aomame se entrelaçam mais. O fantástico já substitui o cotidiano, na verdade, há um pouco de fantástico, ficção científica, drama, romance...

Neste volume nos é apresentado de como Povo Pequenino surgiu no fluxo temporal de 1984 e alguns vislumbres de por que e como eles fazem isso: (Dohta e a Meza).

Um dos grandes méritos desta saga é o enriquecimento cultural que vamos tendo conforme avançamos as páginas:

As histórias de Tchecov sobre o povo das Ilhas Sacalinas, a sinfônica de Janacek (assistia no youtube, graças a Murakami estou começando a gostar de música erudita), jazz, comportamento anos 80, obscurantismo, culinária e cultura japonesa, filmes, George Orwell - 1984 e cultura pop .

Enfim além de a história ser muito bem conduzida, de escrita limpa e moderna, de quebra ganhamos todo este enriquecimento cultural.

Sugiro fortemente a leitura.

Ho, ho!

(Vamo embora pro Livro 3!)

Adriana 06/01/2015

Decepcionante
Li o segundo volume aproximadamente um ano depois de ter terminado o primeiro, que devorei em pouco tempo. Não sei exatamente o que aconteceu com esse, porque adorei a primeira parte e já havia colocado "Norwegian Wood" entre meus livros favoritos, mas esse volume dois simplesmente não me desceu. Talvez eu tenha mudado demais nesse um ano (não sei se pra melhor ou pior), a ponto de achar a prosa rasa, por vezes infantil, chegando ao ponto de soar aborrecida. A todo tempo me perguntava "o que é isso que eu tô lendo, meu deus? Pra quê tanta metáfora? Pra quê tando floreio?", etc, etc. Sem falar na própria história, que em determinados momentos me fazia pensar "aqui ele parou de escrever e foi bater uma no banheiro", porque não era possível que aquilo não fosse o sonho erótico de algum homem na casa dos trinta. Uma jovem linda, inteligente, misteriosa, de seios absurdamente redondos, que NÃO FALA e praticamente LÊ SEUS PENSAMENTOS. Quer dizer.
Pra mim, ler esse livro foi uma experiência curiosa, mas foi sobretudo uma experiência extremamente frustrante, talvez a mais frustrante que eu já tive ao ler um livro. As duas estrelas vão pra Aomame e é só.
Preciso reler algum dos que já li de Murakami pra descobrir se me desencantei com o autor ou se apenas me decepcionei com a sequência da triologia (que não pretendo acabar de ler, já que não sobrou um pingo de interesse).

Ricardo 09/09/2014

Grandes revelações
No livro 2, a forma de escrita fluida e leve de Haruki Murakami se mantém. A caracterização de personagens é menos intensa, uma vez, que para os personagens principais essa foi muito bem detalhada no livro 1.
O livro 2 é um livro com emoções mais fortes, uma vez que importantes revelações são feitas e nos ajudam a avançar um pouco mais na compreensão do final do primeiro livro. Entretanto, esse é o mistério principal e ainda não está completamente revelado (o quê deve acontecer no livro 3).
É realmente digno de nota como o autor consegue manter o leitor interessado na história durante as quase 900 páginas de leitura; histórias que parecem ser sem grande importância se revelam fundamentais para os acontecimentos e esclarecimento de mistérios que aos poucos vão contribuindo com o entendimento do leitor sobre o quê realmente se trata o mundo de 1q84.
E sigo meu caminho para o terceiro livro muito interessado no que ainda está por vir...

Miyuki 01/09/2014

conexão
depois de sermos apresentados ao mundo de 1Q84 e seus personagens, nós começamos a ver como tudo começa a se encaixar, como os dois personagens principais se conheceram e como a vida deles estão aos poucos se cruzando novamente.

Claudio 02/08/2014

Murakami tem a incrível habilidade de transformar emoções em texto, especialmente quando se trata de solidão e amor.

Stinson 11/06/2014

Eletrizante.

Você se pergunta como tanta genialidade habita a cabeça de um só autor.

mila antares 03/06/2014

Volume 2 da Trilogia 1Q84

Caídos em outra realidade, o mundo de 1Q84, Aomame e Tengo, os protagonistas, dividem a narrativa da trama em primeira pessoa e assim nos arrastam junto com eles para essa dimensão paralela que parece existir em nosso próprio mundo.

A bizarrice da estranheza vai ficando tênue até que a divisão de mundos fica em dúvida. O absurdo faz sentido, o impossível é uma lei natural.

A leitura é deliciosa, acompanhamos a trajetória deles que vira uma busca incessante por se encontrarem; como vão entender que o mundo em que estão vivendo foi uma ruptura da realidade; e o mais importante, como sairão desta sufocante dimensão, como voltar para o mundo real.

Adorei. Uma excelente experiência da escrita oriental, altamente recomendado.

Tatiana 12/03/2014

Nem pense em ler se você não tiver lido o primeiro livro, porque não vai ter começo nem fim!
As coisas começam a esquentar, os mistérios ficam ainda mais interessantes e você quer devorar pra saber o que acontece com essas pessoas!
Mocinhos e bandidos se confundem e o que era já não é mais. Desencontros e encontros...

Danielle 06/03/2014

Haruki Murakami - 1Q84 Livro 2
O primeiro livro me conquistou logo de cara e quando acabou fiquei desesperada precisando de respostas e ele não me decepcionou foi tão brilhante quanto o primeiro.

Nesse livro as histórias de Anomame e Tengo começam a se cruzar e muitos mistérios são desvendados, Anomame e Tengo agora percebem que estão vivendo nesse mundo paralelo que Anomame chama de 1Q84.

Devorei o livro que está mais fantástico e sombrio que o primeiro a história vem avançando na medida certa e deixando o leitor cada vez mais deslumbrado, eu não vejo a hora de começar logo o livro 3 para saber o desfecho.

1Q84 entrou para os favoritos, recomendo muito a leitura da trilogia.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Aline Tanaka 20/12/2013

E depois de 400 páginas...
...o livro termina com muita enrolação, e pouca pergunta respondida. G.R.E.A.T.

Se não fosse essa minha curiosidade, parava por aqui.
Renata 02/03/2015minha estante
concordo, Aline... achei que o segundo livro foi cheio de encheção de linguiça e muito repetitivo na descrição do quão talentosa Aomame é em seu trabalho, entre outras coisas... E que, ao que tudo indica, não será explicado no volume 3.

Claire 07/11/2013

A estória definitivamente não segue uma linearidade e não possui os elementos convencionais que marcam um personagem ou uma trama. Não tem como se esperar o que vai acontecer no capítulo seguinte, que pode variar entre uma sequencia de páginas sem fim de diálogos não encaixados com o todo ou em cenas que te fazem parar de ler por um momento para digerir o novo contexto.
Apesar de totalmente não convencional, eu gostei. De alguma forma a leitura me cativou e vou esperar o terceiro ser traduzido para o português.