1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

mila antares 03/06/2014

Volume 2 da Trilogia 1Q84

Caídos em outra realidade, o mundo de 1Q84, Aomame e Tengo, os protagonistas, dividem a narrativa da trama em primeira pessoa e assim nos arrastam junto com eles para essa dimensão paralela que parece existir em nosso próprio mundo.

A bizarrice da estranheza vai ficando tênue até que a divisão de mundos fica em dúvida. O absurdo faz sentido, o impossível é uma lei natural.

A leitura é deliciosa, acompanhamos a trajetória deles que vira uma busca incessante por se encontrarem; como vão entender que o mundo em que estão vivendo foi uma ruptura da realidade; e o mais importante, como sairão desta sufocante dimensão, como voltar para o mundo real.

Adorei. Uma excelente experiência da escrita oriental, altamente recomendado.

Claudio 02/08/2014

Murakami tem a incrível habilidade de transformar emoções em texto, especialmente quando se trata de solidão e amor.

Miyuki 01/09/2014

conexão
depois de sermos apresentados ao mundo de 1Q84 e seus personagens, nós começamos a ver como tudo começa a se encaixar, como os dois personagens principais se conheceram e como a vida deles estão aos poucos se cruzando novamente.

Honey 15/06/2017

Uau
Sério. Vários fatos que eu esperava que fossem revelados foram, e vários plot twists também, mal posso esperar pra ler o ultimo. É uma tensão, uma atmosfera estranha... Impossível explicar apenas sentir. Se você leu o primeiro e ta na duvida sobre ler o segundo, (o que é bem estranho porque se você terminou de ler o primeiro você QUER ler o segundo) leia sim, se você ta na duvida se vai gostar pelo menos você vai saber sobre o que é o livro da Crisálida de ar, e devo dizer que essa descoberta por tipo: "uouuuuu!"

Amadeu.Paes 30/01/2015

Ho, Ho!
A continuação de 1Q84, mantém o ritmo alucinante e vai nos elucidando mais sobre os mistérios do 1º volume (Inclusive aumentei a nota do 1º livro por conta disso), apesar de algumas pessoas sumirem misteriosamente – causando novos mistérios.

Agora as histórias de Tengo e Aomame se entrelaçam mais. O fantástico já substitui o cotidiano, na verdade, há um pouco de fantástico, ficção científica, drama, romance...

Neste volume nos é apresentado de como Povo Pequenino surgiu no fluxo temporal de 1984 e alguns vislumbres de por que e como eles fazem isso: (Dohta e a Meza).

Um dos grandes méritos desta saga é o enriquecimento cultural que vamos tendo conforme avançamos as páginas:

As histórias de Tchecov sobre o povo das Ilhas Sacalinas, a sinfônica de Janacek (assistia no youtube, graças a Murakami estou começando a gostar de música erudita), jazz, comportamento anos 80, obscurantismo, culinária e cultura japonesa, filmes, George Orwell - 1984 e cultura pop .

Enfim além de a história ser muito bem conduzida, de escrita limpa e moderna, de quebra ganhamos todo este enriquecimento cultural.

Sugiro fortemente a leitura.

Ho, ho!

(Vamo embora pro Livro 3!)

Valério 24/08/2015

A continuação
No segundo volume, a trama se desenvolve um pouco modorrenta.
Não surpreende como o primeiro volume (até por não haver mais a apresentação dos personagens e os principais eventos desencadeadores da trama).
Também não temos desfechos significativos.
Há uma sensação de que o que deveria ter sido um livro foi transformado em trilogia, eis que a história toda poderia ter sido contada em um volume único - e com significativa redução do número de páginas.
Assim como no primeiro volume, há excesso de repetições. Alguns trechos são quase cópias fiéis de trechos anteriores.
Em resumo, a trilogia é boa. Mas não acho que valha 3 livros, principalmente quando sabemos que poderia ter sido escrita com um só livro.

Blackpantoja 03/09/2015

Que seja doce a dúvida a quem a verdade pode fazer mal
... Não precisamos de todas as respostas, mas um pouquinho mais não faria mal não é❓

Carol 27/12/2015

Chato!
Se o primeiro livro já foi arrastado, esse então se superou! Mais um livro de trilogia sem final definido, mais um livro extremamente detalhista sem necessidade. Muita viagem.

joabe.lins 22/01/2016

Impressionado com a imaginação desse escritor, recomendo muito

Juliana 07/02/2016

Viagem literária
Gostei do livro 1, me deixou curiosa. Este livro superou expectativas, me deixou presa no suspense do mundo de 1Q84, onde, aos poucos se compreende o poder do Povo Pequenino e o papel de Aomame e Tengo, em meio a muito mistério e suspense. "Não havia dúvidas: eram duas luas."

Taisa 29/02/2016

Que loucura! Podem falar qualquer coisa dessa série, menos que ela não é original, Murakami teve claramente suas influências na hora de escrevê-los, mas ele criou um enredo tão diferente que eu fico sem saber se estou maravilhada ou aturdida com tanta informação incomum.

O livro continua exatamente onde o outro termina (resenha aqui) e as narrações são intercaladas entre Aomame e Tengo. Eles continuam firmes em suas respectivas essências, ela foda, e ele.... ele sendo Tengo, não sei muito bem como definir esse personagem, ao mesmo tempo que é fraco dali a pouco já o acho forte, está sendo um tico desonesto e depois se mostra altamente íntegro, é indiferente, em seguida apaixonado. Tudo vai depender do que está interagindo com ele na cena, acredito que esse é o grande charme do Tengo, ele é real, não há uma característica que domine o tempo todo, ele é altamente humano. Mas os dois ainda compartilham o amor, amor esse que não permite que ambos se encaixem onde quer que seja.

O livro é cheio de metáforas maravilhosas, trás muitas reflexões sobre diversos aspectos como escolhas, religião, principalmente de como as aparências enganam e como uma situação contemplada de pontos de vistas diferentes pode ser julgada de maneira diferente. Houveram reviravoltas que eu não esperava, gostei de mudar de lado, mas no fim me senti em cima do muro, fiquei com a sensação que não há escolha nenhuma, nem certo nem errado. E isso não foi uma metáfora.

Esse livro me fez refletir sobre questões morais, sobre o que é certo, quem está certo e principalmente: há necessidade de alguém estar certo? No fim tudo se define à batalhas pessoais, o que cada um precisa fazer para poder se sentir uma pessoa melhor.

" ...Quanto mais nos esforçamos para nos tornar seres humanos perfeitos e bondosos, mas claro fica o propósito de a sombra querer se tornar negra, malvada e destrutiva."

Voltando ao livro, aqui começam as explicações sobre a Crisálida e Ar e o Povo Pequenino. O que falar disso? Viagem na batata completa e muito louca. Mesmo assim viajei junto, se é para comprar a ideia, comprarei, a única coisa que me incomodou foi uma certa pornografia bizarra que há, tentei digerir mas acredito que necessitarei do último livro para ela poder descer realmente goela à baixo.

As outras coisas sobre esse mundo maluco que ele criou sinto que não preciso de muitas explicações, ele narra tudo em uma velocidade tão dele, que as informações vão vindo, devagar, de forma leve mas perceptível, não me sinto na obrigação de exigir explicação de tudo, me vejo como os personagens: curiosa e assombrada na mesma medida.

"Não havia dúvidas: eram duas luas."

Não me sinto confortável ainda em indicar, pois não finalizei a série, mas acho que ela sempre merece uma chance. Certamente não é uma leitura do agrado de todos, mas se ela conseguir pescar você não haverá arrependimentos.

"...O tempo era curto, mas o problema é que Tengo não sabia onde ela se escondia.
- Ho, ho - disse o ritimista.
- Ho, ho - Disseram, em uníssono, as outras seis vozes."

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/02/leitura-1q84-livro-2.html#sthash.BbeN16kL.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Becca 12/03/2013

Mais do que intrigante!
Tengo e Aomame estão em 1Q84, um mundo com duas luas no céu, estranhas ceitas e como se não bastasse, sendo assistidos pelo tão questionado Povo Pequenino. Em seu segundo volume, Murakami se aprofunda no mistério que envolve a história, abre e fecha portas, além de deixar o leitor em um estado que vai além da curiosidade.

"- Mas isso não é ficção. Estamos falando do mundo real.
Tamaru estreitou os olhos e mirou atentamente o rosto de Aomame. Em seguida, abriu lentamente a boca para dizer:
- Quem pode afirmar isso?"

Intrigante é a palavra perfeita para descrever 1Q84. A história torna-se mais intrigante a cada página, a cada diálogo curto dos personagens. É, acima de tudo, um livro complexo que aborda um assunto original. Trata-se de uma história rica até nos mínimos detalhes. Uma obra realmente envolvente e em melhores palavras, curiosa.

Boa parte do livro depende da compreensão e da dedução do leitor. No segundo volume, algumas peças começam a se encaixar, enquanto outras parecem se distanciar ainda mais do quebra-cabeças (põe quebra nisso) criado pelo criativo Murakami. Por enquanto, muitas das coisas ainda não passam especulações. Como eu disse, as peças e pistas deixadas para trás precisam ser analisadas pelo leitor. Afinal, o Povo Pequenino não facilitará o lado de ninguém.

Eu estava muito curiosa sobre Crisálida de Ar e finalmente acabamos descobrindo mais sobre a obra neste segundo volume!

O desenvolvimento da história é como um passe de mágica e se bobear, um dos principais pontos fortes de 1Q84. Acho que algumas partes são extremamente desnecessárias e pura enrolação. No entanto, são poucas.

É um livro que requere atenção, isso é fato. Não diria que se trata de uma leitura leve e rápida, mas voltando a palavra chave: intrigante. Me senti parte da história, em uma leitura que quanto mais se lê, menos sabe onde está pisando.

isa.dantas 22/10/2016

A segunda parte da trilogia de 1Q84 segue o mesmo ritmo da primeira, mantendo o leitor grudado e tentando juntar as peças do quebra-cabeça. Vamos ver como Murakami encerrará essa história!