1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Léo 22/07/2022

Ahhhhhhhh essa sequência que eu não tava preparado e agora me propus a escrever!
Quem gostou do primeiro livro, investe no segundo. Aqui, como em toda trilogia, a história é melhor explicada e as nuances dos personagens se intensificam.
QUEM TÁ PENSANDO QUE VAI SER ENROLAÇÃO, SE LIGA!
Nada aqui é convencional, nesse segundo livro a escrita fica mais fluida e até o ritmo se intensifica!
E o que mais acho incrível em Murakami é que me vejo lendo no ritmo em que imagino Tengo e Aomame existindo. O autor consegue por suas palavras exprimir o ritmo e a forma de vida das personagens.
E isso é foda.

Aline Tanaka 20/12/2013

E depois de 400 páginas...
...o livro termina com muita enrolação, e pouca pergunta respondida. G.R.E.A.T.

Se não fosse essa minha curiosidade, parava por aqui.
Renata 02/03/2015minha estante
concordo, Aline... achei que o segundo livro foi cheio de encheção de linguiça e muito repetitivo na descrição do quão talentosa Aomame é em seu trabalho, entre outras coisas... E que, ao que tudo indica, não será explicado no volume 3.

Gabi 30/08/2021

PROBLEMAS DE UM AUTOR HOMEM
O que me encanta em Murakami é o fascínio que sinto em ver sentido em coisas que absolutamente não fazem em termo narrativo. Mas nesse ponto muitos leitores vão se sentir ludibriados, porque quando lemos buscamos sentido em absolutamente tudo, como ele deixa a nós leitores aquela "arma" que o autor coloca em sua narrativa que não deve está ali por um acaso.
Mas por mais que ele explique que todos os focos narrativos devem haver explicação, ao mínimo ela deve fazer um mero de sentido. Mas apesar disso esse livro trás explicações narrativamente novas e um pouco falhas em seu desenvolvimento, com grandes respingos de misoginia e ate pedofilia.
Não me passa despercebido que a personagem de Fukaeri que tem apenas dezessete anos tem grandes conotações sexuais em detrimento do personagem principal Tengo que possui trinta anos. Bom eu parto do ponto em que tudo bem, isso acontece na vida real, mas já em ficção acho mais justo quando um livro aborda esse problema quando entre esse tipo de relacionamento sempre haverá um com maior poder, do que outro? Sem contar que enquanto a Fukaeri está na casa de Tengo ele da bebida alcoólica a ela e é nesse virada que eles transam, não me passou despercebido. Apesar de que ela teve o livro arbítrio naquela situação é uma passagem muito desconfortável. Mas no entanto foco desse livro não é um relacionamento e sim a busca de dois personagens de um pelo outro.
Bom já com Aomame, o autor faz dela um mártir para que o Tengo tenha um vida feliz, enquanto ela só se fode? Por mais que a vida dos dois tenha sido muito complicada, acho a vida da Aomame muito mais triste cheia de infortúnios, enquanto a de Tengo é repleta de paixões do grande macho alfa que ele é, que também não passa despercebido no texto.
Bom, mas porque dei quatro estrelas? Infelizmente a narrativa é boa de ler, é um livro bom, se você não é um leitor que se pega as problemáticas não há problema. Já eu como leitora velha vejo mais coisas, por exemplo de como não ser um escritor e expressar todas seus subconscientes em um livro, principalmente os ruins. Vou ler o ultimo porque já tenho e também porque quero muito saber o que acontece com a Aomame pelas mãos de Haruki Murakami.

Becca 12/03/2013

Mais do que intrigante!
Tengo e Aomame estão em 1Q84, um mundo com duas luas no céu, estranhas ceitas e como se não bastasse, sendo assistidos pelo tão questionado Povo Pequenino. Em seu segundo volume, Murakami se aprofunda no mistério que envolve a história, abre e fecha portas, além de deixar o leitor em um estado que vai além da curiosidade.

"- Mas isso não é ficção. Estamos falando do mundo real.
Tamaru estreitou os olhos e mirou atentamente o rosto de Aomame. Em seguida, abriu lentamente a boca para dizer:
- Quem pode afirmar isso?"

Intrigante é a palavra perfeita para descrever 1Q84. A história torna-se mais intrigante a cada página, a cada diálogo curto dos personagens. É, acima de tudo, um livro complexo que aborda um assunto original. Trata-se de uma história rica até nos mínimos detalhes. Uma obra realmente envolvente e em melhores palavras, curiosa.

Boa parte do livro depende da compreensão e da dedução do leitor. No segundo volume, algumas peças começam a se encaixar, enquanto outras parecem se distanciar ainda mais do quebra-cabeças (põe quebra nisso) criado pelo criativo Murakami. Por enquanto, muitas das coisas ainda não passam especulações. Como eu disse, as peças e pistas deixadas para trás precisam ser analisadas pelo leitor. Afinal, o Povo Pequenino não facilitará o lado de ninguém.

Eu estava muito curiosa sobre Crisálida de Ar e finalmente acabamos descobrindo mais sobre a obra neste segundo volume!

O desenvolvimento da história é como um passe de mágica e se bobear, um dos principais pontos fortes de 1Q84. Acho que algumas partes são extremamente desnecessárias e pura enrolação. No entanto, são poucas.

É um livro que requere atenção, isso é fato. Não diria que se trata de uma leitura leve e rápida, mas voltando a palavra chave: intrigante. Me senti parte da história, em uma leitura que quanto mais se lê, menos sabe onde está pisando.

isabelle. 18/09/2020

"um local em que, durante o dia, reinava a mais absoluta solidão e, durante a escuridão da noite, os gatos saíam obstinadamente no seu encalço travando uma eterna busca."

AnaB. 10/02/2024

Olha a resenha do volume 3, lá eu falei da trilogia como um todo. :)

Aqui tá um recorte sobre o volume 2.

"Terminei o livro pensando 'é uma coisa que você não consegue explicar, as pessoas não conseguem entender e fica por isso mesmo.'

(...)

No segundo livro, os protagonistas enfrentam as consequências das ações realizadas de forma meio de forma involuntária do primeiro livro e entendem menos ainda do que se trata esse mundo."

idkvixo 01/07/2021

Nesse segundo livro pude entender melhor sobre 1Q84, o fluxo temporal e os povos pequenininhos. Ele possui mais explicações e conta melhor a história do livro Crisálida de Ar, isso esclareceu bastante coisa, mas ainda é tudo muito complexo e espiritual. Mesmo assim estou gostando bastante.

Gosto muito de como Aomame e Tengo estão "na mesma sintonia", estão conectados de qualquer jeito. Estou torcendo muito por eles.

Uma única coisa que nao sei se gostei muito foram algumas cenas explícitas que tinham muito muito descritivismo. As vezes isso me deixou desconfortável ou até mesmo deixou a leitura mais lenta. Eu digo que nao sei se gostei, porque em outras cenas as descrições minuciosas foram ótimas e também as vezes a intenção do autor seria transmitir essas sensações meio desconfortáveis, então é isso kkkkk

Ainda não faço ideia do que pode acontecer no final de tudo e estou me segurando para não ler a última página do livro 3 para saber o final. Amando muito a leitura e muito curiosa para o desfecho.

Dave.Christian 14/11/2021

A expectativa só aumenta
Não tô sabendo mais o que esperar? tô perdido nesse mundo de duas luas? rsrs
Que no no cérebro?
Espero que o último livro me surpreenda!!

mmmainieri 20/04/2021

faz sentido o original ser um livro completo
o livro flui da mesma forma como o primeiro, a história não decai nem para de fluir em nenhum momento. igualmente cativante e interessante como o primeiro. para a história, nem havia a necessidade de transformar o livro em trilogia, pois a continuação é perfeita, não existe divisão. se eu não me engano, por já estar envolta na história, li o segundo mais rápido que o primeiro. todos os aspectos foram impecáveis.

JAssica45 24/03/2022

ótima continuação
o segundo livro é incrível, talvez meu favorito, continuamos acompanhando todo o desenrolar com a garota fukaeri e tenko enquanto aomami

Gih 17/12/2021

O segundo livro parece que foi só enrolação.
Algumas perguntas foram respondidas, mas em compensação muitas outras foram surgindo.
Algumas cenas me incomodaram DEMAIS, por mais que eu tenha entendido o que o autor quis dizer e fazer com elas, mas sinceramente, achei desnecessário.
Aomame pra mim é maravilhosa, essa mulher tem meu coração.
Tengo é muito lerdo, não se questiona das coisas, simplesmente aceita.
De fato o que me prende na história é o universo criado pelo autor.
E pelo amor de Deus, que enrolação é essa pro casal ficar junto.

gabi 30/06/2020

Que decepção
Amo a escrita de Murakami mas 1Q84 (livro 2) foi um dos piores livros que li em 2020. Um livro vazio, com uma história interessante mas nem isso consegue salva-ló. Achei ele incrivelmente chato e a todo momento eu pensava em abandonar a leitura. O livro começa a ficar empolgante a partir da página 300 e então ele acaba. Não recomendo, fiquei muito decepcionada com o autor e com a história (que havia me cativado com o primeiro livro)

Way 23/07/2020

O melhor da trilogia
Este é o melhor livro da triloga. A trama prende sua atenção

JoAo.Belos 02/03/2020

Aqui a dupla narrativa continua forçando a fronteira do real.