1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Matheus Augusto 29/04/2021

Me decepcionei
Sempre ouvi maravilhas sobre os livros do Murakami, e sobre essa obra não foi diferente. Esse que é o segundo volume de uma trilogia, não respondeu nada. A escrita do Murakami para 1Q84 é muito arrastada e repetitiva, embora seja uma escrita fácil de ser, chega a ser cansativa por tanta repetição e por nunca se aprofundar na questões que se abrem no longo do caminho. Confesso que a decepção foi grande que eu desisti de terminar a trilogia faltando um livro e já dei um fim neles.

mmmainieri 20/04/2021

faz sentido o original ser um livro completo
o livro flui da mesma forma como o primeiro, a história não decai nem para de fluir em nenhum momento. igualmente cativante e interessante como o primeiro. para a história, nem havia a necessidade de transformar o livro em trilogia, pois a continuação é perfeita, não existe divisão. se eu não me engano, por já estar envolta na história, li o segundo mais rápido que o primeiro. todos os aspectos foram impecáveis.

Sophia Estrela 25/03/2021

a sensação que eu tenho é que quanto mais eu leio menos entendo.................

Baunilha 14/03/2021

Uma bela segunda parte.
Continuamos acompanhando a história de Tengo e Aomame exatamente de onde terminou no primeiro livro. Um pouco mais sobre a história de Fukaeri, a Crisálida de Ar e o Povo Pequenino é explicado mas sem apresentar as respostas; os "porquês". A explicação sobre o mundo/ano de 1Q84 veio bem a calhar; e isso contribui no impacto da escrita que o autor tem. A riqueza de detalhes e sensações traz um ritmo bom a leitura; ao mesmo tempo que me deixou com muitas perguntas.

Lucia.Gomes 06/02/2021

Estranho
Que história estranha!!! Muito profunda, sobre relações, medo ... Sabe quando você lê uma história e fica pensando, pensando, é justamente isso. Apesar dos longos textos, da quase falta de diálogos, não tem como parar. O mistério que o autor te envolve vai te  acompanhar na sua casa, e você vai querer saber a porcaria do desfecho! Indo para o terceiro livro :)

Coutoxk 30/01/2021

O suspense continua
O livro é continuação direta do primeiro volume. Nesse o autor desenvolve os personagens à medida em seus a história principal avança! O estilo de escrita é muito interessante e apesar de várias vezes ele não tratar do enredo principal consegue deixar o leitor curioso e interessado. Recomendo muito.

Mari Imaginária 29/01/2021

CONTINUAC?A?O DA TRILOGIA 1Q84 DO MURAKAMI.
? Terminei o ano lendo o primeiro volume e iniciei 2021 lendo o segundo. Finalizei a leitura do segundo livro da trilogia esses dias e caramba, que livro incri?vel! Eu fiquei perplexa kkkkk ? No primeiro livro temos uma apresentac?a?o dos personagens e a introduc?a?o ao mote principal da trama. Ja? no segundo, com os personagens ja? cativados, temos o momento em que as histo?rias se cruzam. Muitas pontas soltas sa?o explicadas, ale?m suscitar muitas questo?es filoso?ficas existenciais. Esse livro e? mais denso, e emerge o leitor num mergulho mais fanta?stico, e termina tambe?m sem respostas, o que leva a querer ler logo o terceiro e u?ltimo livro (que ja? comecei!). Com certeza o autor e? genial, criativo e inteligente ao extremo! No fim das contas 1Q84 e? o inconsciente coletivo e suas eternas perguntas.

? 1Q84 e? um mundo real, mas as coisas na?o sa?o exatamente como antes. Para comec?ar, duas luas agora pairam no ce?u; uma grande, cinzenta, e outra menor, irregular, de tom levemente esverdeado. E ha? tambe?m o chamado Povo Pequenino, cujas intenc?o?es permanecem ocultas. Nesse mundo, paralelo a 1984, o destino de duas pessoas, Tengo e Aomame, esta? intimamente ligado. Cada um, a? sua maneira, esta? fazendo algo perigoso, que pode colocar sua vida - e a de outras pessoas - em risco. E, aparentemente, na?o ha? como fugir desta realidade nem e? possi?vel que ambos sejam salvos; apenas um sera? o escolhido.

Diego.Rates 25/01/2021

Uma continuação excepcional, envolvente e emocionante
Fui completamente envolvido na leitura dessa obra, que me fez ler muito rápido e me deixou ainda mais ansioso pra ler o desfecho dessa saga.

Mais uma vez, Murakami é excepcional na construção da história, com seus mistérios, oferecendo algumas respostas e deixando um grande gancho para o livro final.

Karolina.Mariano 13/01/2021

Gostei
Gostei. Não amei. Acho que faz parte da sequência de um mesmo livro. Quero continuar com o livro 3

Camila 30/12/2020

No segundo livro de Murakami, continuamos acompanhando os desejos alucinados de reencontro entre Tengo e Aomame, num mundo paralelo, duas luas no céu, num ano estranho que é 1Q84.

Edméia 11/12/2020

*Tudo tem o seu preço !!!

*Resenha do livro : 1Q84 - Haruki Murakami.
Tradução : Lica Hashimoto.
Editora : Objetiva.
Publicação : editora Alfaguara.
Volume : 2.

Neste segundo volume da trilogia 1Q84 de Haruki Murakami temos uma situação
difícil para Tengo , Aomame e Fukaeri ! Os três se veem em apuros ! Fukaeri e Tengo por
causa da publicação do livro CRISÁLIDA DE AR e Aomame devido à sua missão frente ao
Líder de Sakigate !
Achei interessante a história que Tamaru conta para Aomame sobre o garoto
que ele conheceu no orfanato e que só esculpia ratos !
Emocionei-me com o monólogo de Tengo ao lado da cama do pai dele no hospital.
Senti a coragem dele em ser realmente sincero, em falar, sem floreios, sobre os seus
sucessos e as suas decepções, seus próprios medos.
Haruki Murakami é curto e grosso ! Ele fala de solidão, de abandono , de
vazio existencial sem rodeios e isso me torna cada vez mais sua fã !
Tanto Tengo quanto Aomame têm um histórico de uma vida familiar cheia de
conflitos e por vários motivos !
É isso.
Vamos agora, para o volume 3 !!!

*Guaratinguetá - 11 de Dezembro de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Lótus 06/12/2020

Assim como o primeiro volume, esse livro me manteve muito envolvida com a história. Murakami é, sem dúvida, um ótimo
Narrador. No entanto, confesso que estou um pouco incomodada com os rumos da história. De qualquer forma, vou ler o próximo volume em seguida!! Acho incrível como a imaginação dele não tem limites, e ficamos sempre sem ter ideia dos caminhos da narrativa..
Em alguns pontos, me lembrou bastante um anime ou manga..

anna 25/11/2020

It's happening. Everybody stay calm. Stay fucking calm.
Eu amo a construção de 1Q84. Desde as descrições desse mundo que vão acontecendo aos poucos ao longo do livro, conforme os personagens vão percebendo, assim como a escrita detalhista de Murakami.

Eu admito que o começo foi um pouco lento. Nessa leitura, comecei a não gostar de algumas coisas na escrito do autor, por exemplo, as descrições das personagens femininas com foco no formato dos seios e etc, assim como as muitas páginas dedicadas a pensamentos repetidos. Isso acontece no livro 1, mas por algum motivo só me incomodou agora.

Mas reforço que esse incômodo é quase irrelevante quando a história de Aomame e Tengo finalmente começou a se cruzar no presente. Os breves pensamentos, ambos buscando a mesma coisa, eu me senti envolvida durante todo esse percurso.

Essa leitura me lembrou o motivo de eu ter amado tanto o primeiro livro 1Q84 quando li em 2019. Apesar de ser um livro intermediário, feito para conectar os dois personagens a mesma linha da história, também traz muitos esclarecimentos e novos mistérios.

Nathália 14/11/2020

A experiência nesse segundo livro foi muito mais interessante do que o primeiro da trilogia, faz tempo que um livro não me prende tanto igual a esse, só posso elogiar o trabalho incrível do Murakami.