1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Davi 01/11/2023

Sobrenatural
Continuo gostando muito da trama e como ela é escrita alternando entre os protagonistas.
Mas acho que o aspecto sobrenatural muito forte não é legal, queria que fossem toques dentro de uma realidade diferente em um novo mundo.

Esse fator, claro, é bem pessoal, o principal ponto negativo pra mim foi o anticlímax do autor em vários capítulos, a demora para terminar determinadas situações alterando o capítulo é proposital para gerar suspense, mas acontece tanto que fica chato.

Como história me pegou bastante, fiquei bastante imerso novamente, além de achar os personagens muito interessantes.

Vamos ao último volume e desfecho com sentimentos contraditórios, mas bem curioso.

Pedro 11/10/2023

Talvez se torne a minha trilogia preferida
Se você gostou do primeiro volume, acho que vai gostar desse.
A obra continua a história rica do primeiro livro, te pretendo do início ao fim e os personagens corroboram nisso, sem contar as diferentes camadas de leitura do livro que enriquece mais ainda.
O volume continua o mesmo ritmo do anterior, se você consegue entrar na mesma sintonia, a experiência é maravilhosa.
Nem sempre eu estava neste momento de abertura para mergulhar no livro. Contudo, valeu a pena me permitir seguir o tempo de leitura construído na relação com a obra, sem buscar forçar: as vezes, eu avançava um pouco; as vezes, eu avançava muito; em outros momentos, haviam retrocessos.
Só tenho a agradecer pelo privilégio de entrar em contato com esse universo criado pelo autor, pela metalinguagem e pelos diferentes temas interessantíssimo que ele aborda.
Vale muito a pena embarcar nessa aventura.
Obrigado por ler até aqui, abraços.

Leninha 29/09/2023

Murakami, vamos agilizar
Mucho bueno, como td q Murakami coloca a mão, mas vamo encerrar logo essa história, não sei se tinha necessidade de mil páginas disso. Não tão bom quanto o primeiro livro da trilogia mas interessantíssimo.

Paty Rio 18/08/2023

É o mais legal dos 3
Correria, assassinatos e muita suposição.
Da trilogia 1Q84, o segundo é o melhor livro por envolver muita conspiração e deixas um número suficiente de coisas em aberto que faz vc querer ler o 3° livro imediatamente.

Cy 04/08/2023

Que mundo incrível
Eu só não dei 5 estrelas porque alguns conceitos e certas coisas me incomodaram demais e achei um pouco desnecessárias. Elas já vieram do primeiro livro, mas neste segundo são explicitadas e explicadas, e não consegui deixar de me sentir incomodada. Outro ponto é que algumas partes pareciam se alongar demais (famoso encher linguiça), mas tenho dúvidas se eram pra gravar bem a mente do leitor sobre os sentimentos, pensamentos e sensações de Tengo e Aomame, porque pode muito bem ser isso. Mas não senti esse incômodo em nenhum momento no primeiro livro.
De resto, é uma obra fascinante e extremamente envolvente, e estou ansiosíssima pra ler o último livro dessa trilogia!

anabeatriiii 27/06/2023

1Q84 volume 2
Provavelmente o melhor da trilogia, as coisas ficam ainda mais confusas, dá muita curiosidade e desespero pra ler o volume 3

haruurane 21/06/2023

A crisálida de ar, as revelações do líder, a cidade dos gatos e as memórias da fukaeri foram o que salvaram esse livro.
isso simplesmente tá indo de uma história mágica e obscura pra um romance totalmente feito pelo acaso do destino.

Bruce 10/06/2023

Hoho
O ritmo continua intenso, o prazer da leitura segue similar. As perguntas se mantém e poucos fios são desenrolados com vistas à compreensão de toda a trama. Sigo para o terceiro com a esperança de encontrar uma boa conclusão.

Desirre2 27/05/2023

Ficção realista é minha nova paixão
Que obra, senhores. Achei surpreendente e inusitada. Cada passagem, cada momento em que a engrenagem movia-se adiante. Senti um toque já visto no jogo Ico e isso tem me deixado refletir sobre essa questão do nascimento das crianças em "casulos" ou o renascer, de branco, em Shadow of the Colossus. Apesar de eu ter lido o livro 1 há muito tempo e nem me recordasse da história direito, a obra é tão bem escrita que restaura na memória detalhes deixados no primeiro livro, o que dá uma sensação de fechamento de detalhes abertos anteriormente, sem deixar de abrir questões novas para o próximo. Incrível!

Camila 22/04/2023

O segundo volume da trilogia é, sem dúvidas, mais ágil e interessante. Enquanto o volume 1 nos contextualiza em pequenos detalhes, todos os personagens e suas nuances, o volume dois traz ação, muito mais acontecimentos marcantes.
Murakami tem uma escrita envolvente, mas muitas vezes também cansativa nos detalhes. Ainda assim, a leitura flui e o desejo de encaixar as histórias todas, incluindo o universo paralelo formado ao longo do volume um, ainda assim, foi mais rápida a finalização deste livro.
Claro que lerei o terceiro.

Luan 21/03/2023

Contiuação
A parte 2 de 1Q84 continua tendo a mesma magia do primeiro. Não é possível sequer separar o livro. É belo e único.

(Acredito que a separação do livro em três volumes foi apenas para não assustar o leitor. 1Q84 é uma obra colossal.)
Ramiro.ag 22/03/2023minha estante
Eu fiquei com vontade de ler essa trilogia só pelos seus comentários, desconhecia completamente

Luan 22/03/2023minha estante
Não vai se arrepender. É delicioso.

Gabriel 13/02/2023

Nem gosto muito de destilar muito ódio contra um livro, depois de ter lido Norgiean Wood do mesmo autor entrei nesse calhamaço, e já para preparar os mais corajosos, terminei os 3 volumes pra escrever a resenha pois não funcionam sozinhos, ou tão pouco funcionam juntos,
temos muitas coisas semânticas acontencendo por esse livro e no final creio que não há laço nenhum, por exemplo a morte de 3 personagens no livro é da mesma maneira e acaba que isso te chama atenção, mas na realidade não é nada, acredito que a história toca em algumas temas muito controversos e não se paga em nenhum momento, e até acho que a explicação é preguiçosa, pois "meu corpo paralisa e eles fazem tudo". O ruim é que ignorando isso o livro também continua sem substância, um emaranhado de frases de efeito que pode ser lido ao acaso e se servir pra você ok, mas se não serve o autor já é conhecido pra não ligar pra isso, mas chega num nível de infantilidade, que parece aquele perna de pau do seu bairro que fala que só ruim, porque não é pago pra jogar bola.