O Guardião

O Guardião Nicholas Sparks

Resenhas - O Guardião

Petra 09/07/2020

Nicholas Sparks nunca erra!
Eu adoro os livros e os filmes do Nicholas Sparks e em 'O Guardião' ele ainda conseguiu adicionar dogs fofos e suspense!!
O romance principal se desenvolve meio rápido demais, mas lá pro meio da história você já nem lembra mais disso. E o final, claro, dá uma agonia no coração, como todo suspense!!

Gabi 22/05/2020

Gostei muito dessa nova proposta do autor... Foi uma novidade... Mas quando o livro prende totalmente sua atenção, já é o final... Queria mais detalhes nesse desfecho.

Marcella 20/05/2020

Passei tanta raiva nesse livro, que nem sei. Um estilo que foge do clássico escrito por Nicholas e que não me encantou tanto assim.

Barbara Sa 09/06/2013

Resenha O Guardião Blog Segredos Entre Amigas
www.segredosentreamigas.com

O Guardião foi um livro que me surpreendeu positivamente. Na sinopse o autor já nos conta que a história não será mais um dos tão aclamados romances de sua autoria, mas sim contará com algumas notas de suspense, dando-lhe, a mais, o gênero thriller. De cara não consegui imaginar o Nicholas escrevendo suspense, senti que ele fugiu um pouco do romance em Um Porto Seguro (resenha), mas não foi tão explícito. Enfim, fui com a cara e com a coragem, e não é que gostei.

Nessa obra somos apresentados a Julie Barenson, uma jovem que perde o marido devido a um tumor no cérebro e tem que aprender a viver sozinha, visto que ele era sua única família. Ela é surpreendida por um presente que seu falecido marido, Jim, lhe deixou. Um cão. Jim, através de um bilhete, disse a Julie que o cão seria sua companhia a partir de agora e que, com o auxílio dele, seria seu guardião.

Julie se sente surpresa e emocionada com o presente, passa a tratar o cachorro como seu melhor amigo, e é o que ele acaba se tornando. Mas com o passar do tempo ela percebe que apenas o cão não lhe será suficiente, ela precisa encontrar alguém para contar nos melhores e piores momentos de sua vida, alguém para estar ao seu lado. O que ela não percebe é que esse alguém talvez já exista.

Julie passa a abrir seu coração para os homens novamente, aceitar propostas que antes lhe pareciam uma afronta a memória de Jim. Ela passa a sair com novos caras e conhecê-los, mas nenhum lhe balança realmente. Todos esses encontros estão sendo observados por Mike, um jovem que foi muito amigo de Jim e que hoje é muito amigo dela, mas que no fundo nutre um sentimento que vai além da amizade para com ela. Cada novo encontro que Julie tem é como uma facada para Mike, e ele vê que tudo está perdido quando ela passa a se encontrar constantemente com Richard, engenheiro de uma obra local. Mas Mike sente que Richard não é aquilo que aparenta ser. Então temos a entrada do suspense na trama.

Enquanto tenta demonstrar a Julie o que sente, Mike procura detalhe sobre a vida de Richard e a cada nova descoberta o cara se torna mais suspeito. Nicholas soube desenvolver bem o suspense na história, mas deixou o leitor a par de tudo o que está acontecendo. Desde o princípio sabemos quem é o mocinho e quem é o vilão, mas como em novela das nove, a cada nova páginas ficamos mais curiosos para saber quais ações eles irão tomar e no que isso influenciará na trama, isso faz com que desejemos não largar o livro nunca.

O autor também dosou, corretamente, o romance com o suspense. Apesar de toda a reviravolta na vida dos personagens temos um romance sólido, construído na base da amizade e da confiança. Durante a leitura ficamos presos aos dois pontos do livro, é o que deixa a leitura bem emocionante. O próprio Nicholas declarou, em uma nota ao fim da história, que O Guardião trata-se de um romance, e que o suspense é algo a mais no livro. Devo declarar que: "Tio Nick, faça mais disso.". As surpresas no decorrer da leituras nos fazem suspirar, gritar, tacar a almofada na parede, culpada, e ao final se perguntar por que a história acabou. Esse é um daqueles livros que, apesar de terminar maravilhosamente bem, deixa o leitor com vontade de mais. Um segundo volume não faria mal, hehe.

Sol 07/06/2020

Que esse livro é emocionante e te faz chorar não é segredo algum,mas vale a pena (não só a pena, mas a galinha inteira kkk) ler!
Infelizmente, Julie tem o desprazer de conhecer o Richard (que logo você descobrirá que não é bem esse o nome dele), o qual, depois de ser dispensando por ela, não aceita bem a ideia e começa a persegui-la.
Julie resolve sair com o seu melhor amigo Mike, que é apaixonado por ela. O que ela não esperaria é que o Richard transformaria a vida dela em um inferno, e poria seu guardião e seu namorado em risco.
Cheio de adrenalina, esse é um romance que te tirará do chão e te fará chorar litros.

Claudia.Saragioto 05/07/2020

O Guardião
Amei !! Ótima experiência para meu primeiro livro do Nicholas Sparks.

Carolina.Dumke 14/06/2020

Romance e Thriller
O livro possui um estilo um pouco diferente dos que Nicholas costuma escrever. Não é apenas uma historia de amor, mas também contém o suspense, elemento que te deixa vidrado no livro. Particularmente sempre gostei dos livros do autor, porém esse é sem dúvidas o melhor que já li. Em uma página você consegue sentir diversos sentimentos, desde o amor até raiva e medo, isso acontece porque o livro é escrito mostrando diferentes pontos de vistas, o que torna uma leitura bem fluída. O final poderia ter sido incrementado com mais informações, achei um pouco raso, porém isso não foi motivo para não chorar e se emocionar.

Vitória Camurça 28/08/2020

Nicholas Sparks sendo Nicholas Sparks
Fazia anos que não lia nada do autor então acabei pegando esse livro que estava parado na minha estante, o livro é bonito e a história é gostosinha de ler. Contudo, é o típico livro que se não tivesse o nome do autor na capa, você saberia exatamente quem escreveu.

lari 26/10/2020

o melhor que eu já li do sparks!
Começo essa resenha dizendo que entrei no mundo da leitura pelo Nicholas Sparks. Li cerca de 12 livros dele, e apesar de ter gostado muito da maioria, esse foi o único que entrou para os favoritos. No começo, pensei que seria só mais um romance dele que teria um casal bonitinho que acabaria com um final trágico e blá blá blá, mas esse com certeza foi muito mais que isso. Nas primeiras 100 páginas, o livro é bem parecido como todos os outros, mas ainda sim muito gostoso de ler, mas depois dessas... MEU DEUS, só parava de ler o livro pra comer e olhe lá, de tanto que me prendeu. Senti as angustias da personagem, aquele medo que dava borboletas no estomago e no final, quando tudo é explicado, eu fiquei em estado de choque, gritando internamente pela mente genial do vilão, e também, do Sparks. Enfim, indico esse livro pra todo mundo e já o reli várias e várias vezes.

Dayana @leitorareal 03/12/2020

Resenha @leitorareal
Julie perdeu o seu marido para uma doença terminal, sabendo que ela se sentirá só, ele deixa de pronta entrega um filhotinho dinamarquês que acaba virando um grande companheiro dela.

4 anos se passaram e Julie decidi recomeçar saindo em alguns encontros. Richard é um cara que toda mulher sonharia ter, jantares românticos e tudo mais. Por mais perfeito que seja, Julie não consegue sentir uma ligação com ele.

Mike, seu amigo de longa data, senti algo por ela e isso não é segredo para ninguém, mas Julie não consegue passar da barreira da amizade, até que um dia percebe que o que não encontrava em Richard, ela encontrava em seu amigo Mike. Então, porque não tentar?

A partir dai a vida de Julie começa a mudar e ela passa a correr um grande perigo.

A intenção do autor foi deixar o romance em primeiro plano, e depois o thriller. O objetivo dele foi alcançado sem desfazer de qualquer tema, o romance é bem presente e o thriller é bem envolvente, como um bom thriller você só quer devorar as páginas e saber como tudo vai terminar.

Uma coisa que gostei bastante nesse livro é que a personagem não cria caso, sabe aqueles livros que você se pega dizendo para a personagem não ter medo, para ela realmente fazer o que ela pensa, mas aí a personagem cria milhões de desculpa e não faz? Nesse thriller tudo que tinha para fazer a personagem fazia sem pensar duas vezes, o Nicholas não deu brecha para pensarmos que se ela tivesse feito tal coisa, teria como evitar tudo. Não, a personagem fez tudo que qualquer um faria e ainda assim o problema a perseguia, era um problema muito inteligente e bem arquitetado.

Quer saber esse grande problema que começou a assombrar a vida de Julie?

Se envolva nesse romance e thriller que eu gostei muito

Jécyka 10/08/2020

Adorei. Um misto de romance e suspense, O Guardião me manteve tão interessada que a leitura entrava madrugada a dentro sem que eu percebesse. Não conseguia parar.
_limamanu 10/08/2020minha estante
Esse é meu livro preferido do Nicholas. Lindo demais

Rebecca 20/05/2020

??????
A leitura me prendeu desde o início.
Porém, no decorrer dos capítulos, achei os personagens bem rasos e com um final bem ruim, sem conteúdo. Esperava mais.

Senti que o autor tava escrevendo o último capítulo como outro qualquer. Não vi uma conclusão concreta. Apenas frases soltas.

Não encontrei conexão de Julie com Mike desde o início, o que me deixou bastante incomodada.

Aione 06/03/2015

O Guardião foi, de longe, o livro mais diferente de Nicholas Sparks que já tive a oportunidade de ler e, embora a maior parte disso se deva ao suspense presente entre as páginas, senti diferença na narrativa desde os primeiros parágrafos.

Confesso que o livro demorou muito a me envolver e duvidei que pudesse vir a me agradar. A narrativa em terceira pessoa, embora abranja visões de diferentes personagens e, assim, possibilite a compreensão de diversos cenários e uma abordagem mais ampla da trama, me pareceu um tanto quanto superficial no início do enredo.

Julie tem um passado de vida bastante complicado e é de se esperar que isso tenha um impacto significativo em sua vida. Contudo, achei que tudo foi abordado muito superficialmente e simplesmente para dar uma história à personagem, sem que isso tivesse ligações com sua personalidade atual. Ainda, a forma de como é narrada a maneira de como ela e seu falecido marido se conheceram e, assim, desenvolveram um relacionamento, soou para mim pouco convincente.

Não bastasse estar pouco envolvida com essas personagens, meu envolvimento foi igualmente fraco na primeira metade da trama. Não consegui criar um vínculo com o romance criado por Sparks, e, ainda que tivessem sido dados vários indícios do suspense intensificado na segunda parte do livro, achei os primeiros capítulos bastante monótonos. Senti falta, acima de tudo, da sensação de envolvimento e conforto que suas obras costumam me despertar, bem como foi uma pena não ter me sentido realmente tocada.

Contudo, conforme o thriller começa a dominar as páginas, foi quase impossível me desgrudar delas. Ainda que eu tenha previsto boa parte das ações descritas, senti junto de Julie e das demais personagens toda a aflição vivenciada e torci pela resolução dos acontecimentos, buscando as revelações definitivas do caso.

Nicholas Sparks desenvolveu o medo de Julie com maestria e conseguiu transmitir com exatidão ao leitor todas as sensações necessárias em um thriller, algo ainda mais admirável considerando-se que o autor é conhecido por seus tocantes romances.

Também, merece destaque o motivo do título da obra, abertamente elucidado nas páginas finais. O significado assumido me agradou imensamente, e esse sim me pareceu um dos momentos mais belos do enredo.

Em sua nota ao final, Sparks declarou ter tido extrema dificuldade ao criar O Guardião porque seu objetivo principal era de criar um romance e fazer do thriller seu segundo patamar. Pela minha experiência, infelizmente, senti que o romance deixou bastante a desejar, e foi somente pelo thriller que minha avaliação final acabou sendo positiva. Aos fãs do autor, a leitura vale a pena especialmente por divergir tanto de suas habituais.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/03/05/resenha-o-guardiao-nicholas-sparks/