Blame! #01

Blame! #01 Tsutomu Nihei

Resenhas - Blame!

Uelinton.Caique 10/09/2023

Sinceramente, não sei qual era a intenção do autor com esse primeiro volume, mas deu certo para mim.
Acredito que a obra tem no mínimo ambientar o leitor diante do mundo e os acontecimentos em volume inicial, mas não foi isso que aconteceu aqui.
Simplesmente não tem condições de continuar a leitura, se não faço ideia do que a obra quer propor.

HV_sep 20/09/2023

Bom início
Blame! é um mangá bem diferente do que costumo ler. Futurista, tem uma pegada mais explícita nas cenas de ações (e estas são incríveis). É muitíssimo bem desenhado. A ambientação é um espetáculo.

Não me parece uma história sobre os personagens (até por ser curta), mas sim sobre o mundo, o que está me instigando.

Fernando 29/02/2020

Para que gosta de ficção científica
Uma obra interessante de um tempo e espaço desconhecidos, mas muito às frente do próprio mundo tecnológico que envolve o personagem central. Arte que se esmera tanto em trazer uma tecnologia bizarra, como nossa envolver na ação.

No entanto, alguns leitores podem ser impactados pela narrativa expressa mais no desenho do que nos argumentos.

Maria Tereza 01/01/2022

Poucas palavras e grandes reflexões
Blame é um quadrinho que mais parece um filme sendo narrado página a página.

Vejam a resenha completa no meu IG @uchihachanleu: https://www.instagram.com/p/CX9ejGzvH6H/?utm_medium=copy_link

Tiago 30/12/2016

Finalmente um mangá nacional semelhante aos mangás japoneses
Blame! é um mangá de Tsutomo Nihei, publicado originalmente entre 1996 e 2003, finalizado em 10 volumes. Blame! é do gênero seinen com elementos de sci-fi, psicológico e ação.

O mangá conta a história do personagem Killy que vive em uma espécie de superestrutura vertical com infinitos andares. Nessa superestrutura a humanidade foi reduzida a muitos poucos indivíduos e em sua maioria híbridos homem/máquina e Killy está em busca de um humano puro.
Blame! é um mangá diferenciado com uma narrativa gráfica incrível, onde muitas partes da história é contada através da arte do mangaká e possui poucas conversas e nenhum tipo de explicação. Em alguns momentos requer atenção do leitor às imagens para entender o que o autor quis demonstrar e isso é um ponto forte da obra.

Sobre a qualidade do mangá, me surpreendi com a edição da JBC e a classifico como um dos mangás mais bem acabadas de 2016. A edição nacional vem com sobre-capa com material de ótimo aspecto, a capa e contra-capa são brancas com detalhes cinza de muito bom gosto e o miolo é composto por papel Lux Cream com boa gramatura, sem apresentar transparência. Como tem no título da resenha, Blame! nacional tem todos os aspectos de um mangá japonês, incluindo a qualidade na escolha dos materiais, a JBC está de parabéns!

Apesar do preço ser mais elevado em comparação com outros mangás, a qualidade é de primeira conferindo um bom custo/benefício. Além disso o enredo é ótimo e a arte uma primazia.

Danilo 12/06/2018

Blame - uma história sem história
Eu acho difícil classificar a história de Tsunomu Nihei. O mangá parece uma viagem acompanhando o protagonista por um futuro distópico, cyberpunk, mas ao mesmo tempo com criaturas e coisas que lembram lovecraft embora não haja um culto ou mistura com os antigos, mas com a tecnologia. Aqui você não sabe a história do mundo, do personagem ou sequer porque os conflitos acontecem ou os motivos das facçoes brigando entre si, apenas que o protagonista está atrás de um gene específico que pode ter acesso á uma rede de dados negada a quem não é humano.
É uma viagem silenciosa e melancólica, aterradora pela imensão da mega estrutura e por quão desconhecida ela é, muitas vezes criando povos que nunca tiveram contato entre si. A beleza dessa jornada é explorar esse universo tão visualmente bem trabalho, tanto que o roteiro é apens deixado de lado praticamente, e somos levados a apenas imaginar como foi construida essa fortificação e a história das coisas que habitam nela.

Xsavier 22/07/2014

Já li tudo
Todos os volumes de blame
Todos os volumes de biomega
Tudo que consegui encontrar de Tsutomu Nihei
No momento estou lendo Sidonia's no kishi (knights of Sidonia em inglês)
E só digo uma simples palavra

Do it!

Ou seja duas,
Já li duas vezes blame e pretendo ler novamente. 8D.
Me desculpem se pareci algo como aficionado mas, é porque... Sou mesmo! E se tivesse mais coisas dele leria também.

Joao Felipe 18/12/2016

Uma Premissa Interessante
É um mangá de ficção cientifica com muitas influências do próprio gênero, gostei muito da arte apesar de ser em um papel lux creem, que é amarelado e deixa a ilustração com aspecto escurecido.
O primeiro volume é interessante e a narrativa é muito visual, vale a pena pra quem procura obras com um visual mais adulto assim como em EDEN.

Jessé 31/12/2016

Visual deslumbrante
O mangá pra que gosta de imagens belas, e bem desenhadas e cheias de violência é um prato cheio. A história do mangá se desenrola práticamente em imagens, já que possui poucas falas. Apesar disso o enquadramento das cenas, são muito bem feitos, O que te deixa muito bem situado, ao que o autor quer te passar. Recomendo muito, ainda mais que gosta do estilo Cyber Punk .

Alex 02/02/2017

Perda de tempo
Mangá impossível de entender, arte feia e confusa, quase sem nenhum diálogo, erro bizarro de revisão ("extição") na sobrecapa (que eu detesto, porque a capa mesmo é horrível). Fiquei com a impressão de que páginas brancas, em offset, destacariam mais a arte do autor. Enfim, não recomendo... só para quem é muito fã mesmo do gênero ficção científica-sem-história.
Alan188 05/11/2017minha estante
Continue lendo... Só vai começar a entender mais pra frente... E acho que é exatamente isso... Ele te joga numa incompreensão que desestrutura suas bases de entendimento. Um dos melhores mangás que já li!

Alex 07/02/2018minha estante
Continuei lendo Alan e melhorou bastante!

Jorge 29/07/2017

???
Um volume de apresentação que deixa várias interrogações soltas no ar em um clima de mistério, insegurança e violência.

Killy, o protagonista, vive em uma estrutura/cidade subterrânea de mais de 5 mil andares. Nesta cidade, também vivem bio-robôs em disputa com humanos. Aparentemente ninguém sabe o que é essa estrutura ou quem a construiu.

O que ambos os grupos parecem estar procurando são “genes de antigamente que não foram modificados”. Há ainda a citação a uma “agência moderadora” que parece estar contra humanos e robôs.

Como a série envolve uma guerra e bastante ódio entre os dois grupos, o autor capricha na violência gráfica.

A arte de Tsutomo Nihei é um pouco “suja” e "dura" neste volume e não ajuda muito a entender o que está se passando às vezes. Mas esperemos que melhore nos volumes seguintes.

Guilherme.Viegas 09/01/2020

AÇÃO AÇÃO AÇÃO
Manga de ação bem feita com poucos diálogos.

Chelly Mei 11/01/2024

São tantas informações e ao mesmo tempo, nenhuma. Blame causa medo, claustrofobia e solidão, pra você que curte a ideia de backrooms, essa é a obra perfeita.